Filtro partículas melhor no 116d ou qashqai 1.5dci ?

A mostrar resultados 1 para 12 de 12
Like Tree2Likes
  • 2 Post By msantos

Título: Filtro partículas melhor no 116d ou qashqai 1.5dci ?

Piloto de Testes Ccorreia's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito Filtro partículas melhor no 116d ou qashqai 1.5dci ?

Uma pessoa amiga pode escolher pela empresa um BMW 116d ou um qashqai 1.5 DCI.
    A pessoa em causa faz todos os dias percursos pequenos e uma ou 2 vezes por mês uma viagem mais longa.
    Como é empresa tem de ser diesel.
    Nestas duas opções qual lida melhor com o filtro de partículas. Algum destes modelos é mais ou menos sensível a este "flagelo de ir passear o cão" , e ter uma carro que manda em nós ?
    Ou são mais ou menos idênticos ?
    Obrigado

Piloto de Testes PSoares's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
    Uma pessoa amiga pode escolher pela empresa um BMW 116d ou um qashqai 1.5 DCI.
    A pessoa em causa faz todos os dias percursos pequenos e uma ou 2 vezes por mês uma viagem mais longa.
    Como é empresa tem de ser diesel.
    Nestas duas opções qual lida melhor com o filtro de partículas. Algum destes modelos é mais ou menos sensível a este "flagelo de ir passear o cão" , e ter uma carro que manda em nós ?
    Ou são mais ou menos idênticos ?
    Obrigado
    Os dois funcionam da mesma maneira.

Ambos penso eu de que (quase a certeza se forem ambos Euro 6 temp) já usam AdBlue.

Têm ambos um catalizador Nox

Piloto de Testes bigturbo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

entre os dois para o tipo de uso o 1.5 do nissan safa-se melhor que o do BMW é mais picuinhas com esse tipo de utilização e volta e meia vais estás na oficina para uma regeneração forçada...

mas para percursos curtos deveria ser um carro a gasolina ou apostarem num eléctrico.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Qual o diesel 1.5/1.6 de +/- 110cv que seja menos sensível a isto ?
    peugeot ? renault/mercedes ? opel ? bwm ? etc

Piloto de Testes pedrolima678's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Se é carro de empresa, a manutenção e avarias será pago pela empresa, certo?
    Se assim for, não haverá motivo para preocupação

PS: Mas penso que em termos de regeneração será tudo mais ou menos a mesma coisa.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
    Se é carro de empresa, a manutenção e avarias será pago pela empresa, certo?
    Se assim for, não haverá motivo para preocupação

PS: Mas penso que em termos de regeneração será tudo mais ou menos a mesma coisa.
    tempo é dinheiro !!!!

Piloto de Testes bigturbo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
    Qual o diesel 1.5/1.6 de +/- 110cv que seja menos sensível a isto ?
    peugeot ? renault/mercedes ? opel ? bwm ? etc
    o 1.5 DCI 110CV da renault é o que a nissan usa e milhares de outras marcas e é o indicado para esses problemas é é o que menos dá dores de cabeça...

Piloto de Fórmula 1 msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Eu nem me focava muito nessa questão do filtro de partículas porque apesar de qualquer marca poder dar raia nisso, parece-me que esse problema já está muito melhor resolvido do que há uns anos atrás, por isso focava-me nos carros em si e sem dúvidas que gosto mais do S1 do que do QQ, como S1 está em fim de carreira até pode ser que se arranje um bem equipado a preços “simpáticos”
    Echos e midnightblack gostam disto.

Piloto de Testes AstonM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

O que posso testemunhar relativamente ao 16d 1.5cc é que em milhares de quilómetros já feitos nunca senti uma única regeneração e os seus sintomas típicos (barulho extra, rotação elevada, escape mais quente ou mau cheiro). Nunca precisei de "ir passear o cão" com este motor, mesmo com utilização diária em trajectos muito curtos. Posso testemunhar o mesmo comportamento no que concerne ao 18d da bmw.
    O meu termo de comparação e experiências anteriores são com o 1.6d PSA que quando regenerava tinha os comportamentos típicos (rotação elevada, barulho de ventoinhas muito elevado e ar quente pela saída de escape) e não raras vezes era necessário "dar uma volta" com o carro ou na pior das hipóteses interromper a regeneração. Neste caso a regeneração ocorria sensivelmente de 600km em 600km (no máximo ia aos 800km com a utilização dada), ao passo que na bmw nunca consegui perceber quando ocorre e com que periodicidade.

Mas também entre este dois exemplos de filtros de partículas e motores vão 10 anos de diferença, é normal a tecnologia ter evoluído.
    De qualquer modo acho que a escolha do veículo tem de ser determinada pelo gosto pessoal da cliente e não por esta questão tão pequena e insignificante. A vida são dois dias, ela que escolha o modelo que mais gostar.

Piloto de Fórmula 1 Jbranco's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Só posso dizer que, ao fim de quase 5 anos, ainda ninguém se queixou do do 116ed cá de casa (ainda o 1.6 de quatro cilindros) que quase só é usado em curtos trajectos urbanos. Nunca ninguém se apercebeu da regeneração e nunca foi preciso forcar a regeneração do FAP.

O mesmo posso dizer do qashqai com esse motor, comprado dois meses antes do referido BMW, que também tem uma utilização idêntica e de que até agora também ninguém se queixou.

Piloto de Fórmula 1 msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
    O que posso testemunhar relativamente ao 16d 1.5cc é que em milhares de quilómetros já feitos nunca senti uma única regeneração e os seus sintomas típicos (barulho extra, rotação elevada, escape mais quente ou mau cheiro). Nunca precisei de "ir passear o cão" com este motor, mesmo com utilização diária em trajectos muito curtos. Posso testemunhar o mesmo comportamento no que concerne ao 18d da bmw.
    O meu termo de comparação e experiências anteriores são com o 1.6d PSA que quando regenerava tinha os comportamentos típicos (rotação elevada, barulho de ventoinhas muito elevado e ar quente pela saída de escape) e não raras vezes era necessário "dar uma volta" com o carro ou na pior das hipóteses interromper a regeneração. Neste caso a regeneração ocorria sensivelmente de 600km em 600km (no máximo ia aos 800km com a utilização dada), ao passo que na bmw nunca consegui perceber quando ocorre e com que periodicidade.

Mas também entre este dois exemplos de filtros de partículas e motores vão 10 anos de diferença, é normal a tecnologia ter evoluído.
    De qualquer modo acho que a escolha do veículo tem de ser determinada pelo gosto pessoal da cliente e não por esta questão tão pequena e insignificante. A vida são dois dias, ela que escolha o modelo que mais gostar.
    No meu Mini com o mesmo motor só dei por ele estar a fazer a regeneração uma vez, quando o estacionei na garagem de casa, a ventoinha ficou a trabalhar e cheirava ligeiramente a queimado, ou seja interrompi a regeneração, mas também não fui pegar no carro para concluir.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Já está. 116d
    Obrigado pelas opiniões

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia