Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Documento Único Automóvel vai mudar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Documento Único Automóvel vai mudar

    Adeus, livrete. O Documento Único Automóvel vai mudar

    A partir de agosto o Documento Único Automóvel vai passar a caber na carteira.





    O livrete dos carros - Documento Único Automóvel (DUA) - vai mudar. Vai passar ter um formato semelhante ao de um cartão do cidadão.
    O novo Documento Único Automóvel entra em vigor a 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas. A partir de 2020 deve chegar a todos os veículos.








    Em comunicado, o ministério da Justiça anuncia a ideia é que seja mais fácil de guardar na carteira, mas também que seja simplificado o conteúdo informativo disponível no documento que reúne dados relativos às características do veículo e do seu proprietário.

    A medida faz parte do Simplex+.








    in: https://www.tsf.pt/portugal/economia...4dl-87SgE-crPc

    #2
    Já que pretendem em 2020 implementar a medida para todos... fica a questão se irá existir custos ou não, para proceder à alteração?

    Comentário


      #3
      Há 6 meses comprei uma carteira maior, precisamente para o DUA lá caber

      SCAM!!!

      Comentário


        #4
        Será que o DUA vai ser de plástico biodegradável? Ou andam a gozar connosco quando dizem que querem reduzir os plásticos? Eu tenho um DUA de papel, amigo da natureza e vão-me cobrar dinheiro para poluir o ambiente ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por velhinh0 Ver Post
          Será que o DUA vai ser de plástico biodegradável? Ou andam a gozar connosco quando dizem que querem reduzir os plásticos? Eu tenho um DUA de papel, amigo da natureza e vão-me cobrar dinheiro para poluir o ambiente ?
          Nem mais

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por velhinh0 Ver Post
            Será que o DUA vai ser de plástico biodegradável? Ou andam a gozar connosco quando dizem que querem reduzir os plásticos? Eu tenho um DUA de papel, amigo da natureza e vão-me cobrar dinheiro para poluir o ambiente ?
            Talvez te cobrem alguma coisa...devia ser DUA digital, agregado ao CC...enquanto o veiculo for nossa propriedade..se é papel não pode ser amigo da natureza...porque para o fazerem deram cabo de uns ramos de árvore...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
              Talvez te cobrem alguma coisa...devia ser DUA digital, agregado ao CC...enquanto o veiculo for nossa propriedade..se é papel não pode ser amigo da natureza...porque para o fazerem deram cabo de uns ramos de árvore...
              Tens alguma dúvida que se for obrigatório usar o novo modelo vão cobrar por ele?

              Inimigos da natureza somos todos ( uns mais que outros, é certo ) mas quando o meu carrinho se finar o DUA deve ser a "peça" que menos estragos ambientais vai provocar… pode voltar à terra e ajudar a adubar uma árvore, mas se for de plástico já não

              Comentário


                #8
                Não obrigaram ninguém a trocar o livrete + registo de propriedade pelo DUA, pelo que ficaria surpreendido se o fizessem agora do DUA de papel para o de plástico.
                Editado pela última vez por MSchumacher; 19 June 2019, 18:34.

                Comentário


                  #9
                  Desde que ponham os numeros e letras maiores e que o 8 não se confunda com o 6 ou com o 9 e zero com o "O" ou com o D, por mim é mais uma....

                  Comentário


                    #10
                    Até que enfim um mais pequeno e que não se estrague na carteira.

                    Comentário


                      #11
                      Se são 2 documentos é porque são 2, se é só um é porque é grande, se é pequeno é porque é de plástico, se fosse digital era porque tinha côdea...

                      É óbvio que a troca dos actuais só pode ser voluntária ou gratuita, é escusado sofreres por antecipação.

                      Comentário


                        #12
                        Há malta que ainda tem os antigos livrete + registo propriedade ou assim, o documento azul e o verde.

                        E sobrevivem, pasmem-se

                        Comentário


                          #13
                          Não percebo o que podemos aplaudir.

                          Já há mais que tecnologia para não ser necessário termos documentos físicos de propriedade no automóvel.

                          A evolução não devia ser arranjar um mas que agora cabe finalmente na carteira. A evolução era não ser preciso andar com nenhum documento. Nos controlos eventuais, bastava às forças policiais terem acesso a uma base de dados: tanto para o DUA, como para o seguro automóvel, como para a inspecção. Checkavam, confirmava-se a identidade e pronto.

                          Comentário


                            #14
                            Porra, isso é extremamente radical (e sofisticado, nem carro de PSP/GNR há, ). Há que constantemente mudar o papel burocrata, e é óbvio contribuir via TAXA/EMOLUMENTOS.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                              Não percebo o que podemos aplaudir.

                              Já há mais que tecnologia para não ser necessário termos documentos físicos de propriedade no automóvel.

                              A evolução não devia ser arranjar um mas que agora cabe finalmente na carteira. A evolução era não ser preciso andar com nenhum documento. Nos controlos eventuais, bastava às forças policiais terem acesso a uma base de dados: tanto para o DUA, como para o seguro automóvel, como para a inspecção. Checkavam, confirmava-se a identidade e pronto.
                              Concordo e acrescento:

                              Para quê vinhetas nos vidros?

                              Para quê ter matrículas com datas como elemento "informativo" quando a mesma deveria ser exclusivamente "identificativa"?

                              Para quê tanto papel, plástico e informação redundante?

                              Comentário


                                #16
                                Vinhetas nos vidros é exactamente porque as forças policiais não têm meio de confirmar o seguro ou inspecção acedendo a bases de dados. Aliás, se não estou em erro, até a porcaria da carta verde temos que ter, não basta a vinheta. Estamos nesse nível de atraso.

                                Não me choca a matrícula ter data, é um elemento de rápida identificação da idade do veículo. Útil, desde logo, numa venda futura nomeadamente para o comprador.

                                Uma das coisas que me choca por cá é "necessidade" de termos que levar no nosso seguro com os custos do fundo de garantia automóvel porque uns quantos cromos descivilizados circulam alegremente sem seguro. Bastaria uma base de dados a ligar matrícula e seguro e uma política de apreensão do carro mal estivesse uns dias sem seguro válido. Com uma política inicial de fiscalização activa, o efeito de grupo rapidamente se criava pelo medo da apreensão, e esses tansos começavam logo a pagar o seguro. Mas não. É melhor este sistema onde todos andamos a pagar por eles.

                                Comentário


                                  #17
                                  Complementando, há uns anos vi uma reportagem sobre a BT espanhola, em que os seus carros estavam equipados com câmaras especialmente para fazer essa verificação das matrículas confrontando com uma base de dados unificada, se houvesse alguma situação desconforme os agentes eram avisados automaticamente e o veículo posteriormente abordado.

                                  De referir que o sistema de matrícula por prefixo de localidade foi abolido em Espanha e implementado um completamente aleatório.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mifisarte Ver Post
                                    De referir que o sistema de matrícula por prefixo de localidade foi abolido em Espanha e implementado um completamente aleatório.
                                    Os franceses continuam a ter a identificação do departamento/região e eu acho isso muito característico. Os americanos também o fazem com a matrícula personalizada por Estado.

                                    Mas sim percebe-se que se acabe com isso pelos efeitos negativos na identificação de veículos que estão longe de casa e até para facilitar a venda de carros entre as diferentes zonas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      Os franceses continuam a ter a identificação do departamento/região e eu acho isso muito característico. Os americanos também o fazem com a matrícula personalizada por Estado.

                                      Mas sim percebe-se que se acabe com isso pelos efeitos negativos na identificação de veículos que estão longe de casa e até para facilitar a venda de carros entre as diferentes zonas.
                                      Vai viver num país como o Brasil (gigante) em que vendi o meu carro para dentro do estado mas para outro município obrigando o comprador a fazer novas inspeções pagamento de taxas e mudança da tarja da matrícula aonde consta o estado/município. Agora com o modelo Mercosul, inicialmente nem essa opção tinhas, precisavas trocar a placa toda em caso de compra/venda. O que vale é que o bom senso prevaleceu e decidiram remover de vez a inscrição de estado e município.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só estou curioso para ver o custo. Não deve ficar pelo mesmo preço.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Poderá ser bom, tal como nos antigos livretes, onde indicava peso rebocável de X, com os atuais dua, tem com travão e sem travão, onde a maioria tem sem travão XXXX e com travão 1000kg (ex), o que faz com que se tenha de legalizar, para rebocar uma caravana (sendo geralmente, sem travão). Os livretes antigos, só mencionavam peso rebocável 1000kg (ex) e assim não havia necessidade de legalizar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aqui na Holanda já é assim pelo menos desde que eu cá estou (há 11 anos). E outra coisa fixe é que para comprar um carro, o stand vai ao site do IMT cá do sítio e introduz um código e regista tudo imediatamente. Mais fixe ainda é que NO DIA SEGUINTE recebe-se o "DUA" no correio. Já comprei vários carros e motas e nunca falhou, é impecável.

                                            E de qualquer maneira, está tudo registado no sistema e a Polícia tem acesso directo, por isso não é necessário andar com o documento no carro. O mesmo vale para o seguro, já nem enviam carta verde (mas pode-se fazer o download e imprimir para conduzir noutros países).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                              Aqui na Holanda já é assim pelo menos desde que eu cá estou (há 11 anos). E outra coisa fixe é que para comprar um carro, o stand vai ao site do IMT cá do sítio e introduz um código e regista tudo imediatamente. Mais fixe ainda é que NO DIA SEGUINTE recebe-se o "DUA" no correio. Já comprei vários carros e motas e nunca falhou, é impecável.

                                              E de qualquer maneira, está tudo registado no sistema e a Polícia tem acesso directo, por isso não é necessário andar com o documento no carro. O mesmo vale para o seguro, já nem enviam carta verde (mas pode-se fazer o download e imprimir para conduzir noutros países).
                                              Isso sim é SIMPLEX!

                                              Pelo esboço do cartão que eu vi, dá a sensação que vem tudo lá estampado, então a cada averbação espero sinceramente que não seja preciso emitir um cartão novo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mifisarte Ver Post
                                                Isso sim é SIMPLEX!

                                                Pelo esboço do cartão que eu vi, dá a sensação que vem tudo lá estampado, então a cada averbação espero sinceramente que não seja preciso emitir um cartão novo.
                                                Não só é Simplex, como mostra claramente que o Simplex não foi nada mais do que Portugal a fazer o que os outros já fizeram, com 10 anos de atraso. Isto conclui eu há muito tempo, e em muitas áreas da interacção com o Estado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mifisarte Ver Post
                                                  Concordo e acrescento:

                                                  Para quê vinhetas nos vidros?

                                                  Para quê ter matrículas com datas como elemento "informativo" quando a mesma deveria ser exclusivamente "identificativa"?

                                                  Para quê tanto papel, plástico e informação redundante?
                                                  De facto, já há condições informáticas e de telecomunicações para que a matrícula seja suficiente para obter todas essas informações

                                                  SIMPLEX AUTO JÁ!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                                    Não só é Simplex, como mostra claramente que o Simplex não foi nada mais do que Portugal a fazer o que os outros já fizeram, com 10 anos de atraso. Isto conclui eu há muito tempo, e em muitas áreas da interacção com o Estado.
                                                    Isso não é bem verdade. O simplex colocou Portugal na linha da frente em matéria de inovação em cidadania. Neste campo fomos seguidos, em vez de seguidores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                      Não percebo o que podemos aplaudir.

                                                      Já há mais que tecnologia para não ser necessário termos documentos físicos de propriedade no automóvel.

                                                      A evolução não devia ser arranjar um mas que agora cabe finalmente na carteira. A evolução era não ser preciso andar com nenhum documento. Nos controlos eventuais, bastava às forças policiais terem acesso a uma base de dados: tanto para o DUA, como para o seguro automóvel, como para a inspecção. Checkavam, confirmava-se a identidade e pronto.
                                                      os meus dois DUA estão imaculado, nem dobras nem sujidade nem nada. estão como no dia em que saíram da carta, compridos e colocados junto dos outros documentos. mas para mim será mais fácil esse de plástico, seja biodegradável ou não. assim se me esquecer dos documentos do carro em casa, pelo menos já tenho a carta, o CC e o livrete na carteira e só me faltará a inspeção e a carta verde, que são menos necessários.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X