Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ricardo Oliveira: “Nenhum construtor ganha dinheiro a produzir veículos elétricos”

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ricardo Oliveira: “Nenhum construtor ganha dinheiro a produzir veículos elétricos”

    O fundador da World Shopper é perentório: nesta fase de transição tecnológica, os construtores não ganham dinheiro a produzir veículos elétricos mas evitam multas milionárias em que poderiam incorrer se não cumprissem os limites de emissões.


    Ricardo Oliveira: “Nenhum construtor ganha dinheiro a produzir veículos elétricos”

    Os construtores estão a responder a exigências políticas na produção de veículos elétricos. É provável que a partir de 2025 a rentabilidade seja reposta para a generalidade dos construtores, mas não é previsível “que se venham a alcançar as margens máximas que alguma vez se atingiram nos veículos a combustão”, diz o fundador da World Shopper, Ricardo Oliveira.
    Por que são os carros elétricos diferentes na conceção, produção, marketing, utilização e manutenção?
    Na conceção e produção, os automóveis 100% elétricos (BEV, Battery Electric Vehicle) são tendencialmente mais simples: menos peças móveis, ausência de sistemas de alimentação, escape, embraiagem, caixa de velocidades, entre outros. Esta simplicidade irá abrir as portas da indústria automóvel a novos construtores que irão utilizar plataformas fornecidas pelos OEM tradicionais. A redução do número de peças de desgaste e a inexistência de mudanças de óleo implicam a reinvenção do modelo de negócio do após venda, ao nível da manutenção. O marketing é diferente porque o produto tem especificidades (autonomia mais limitada, por exemplo) e o público-alvo tem expetativas diferentes. Na World Shopper Conference 2019 apresentámos vários workshops sobre o impacto dos BEV no retalho automóvel.
    O futuro dos carros é mais elétrico ou poderá ser mais hidrogénio ou outro tipo de alimentação?
    Neste momento o futuro dos automóveis é mais elétrico porque esta é a via financeiramente mais sustentável para os construtores atingirem as metas de emissões de CO2, de 95 g/km até 2020/21. A alternativa de se continuar a despoluir os motores de combustão interna (I.C.E.) iria acabar por ter impactos significativos nos seus custos e fiabilidade. A via do hidrogénio é uma opção interessante mas ainda muito penalizada pelas dificuldades de distribuição. Os combustíveis sintéticos são uma hipótese menos conhecida e de fácil implementação mas não resolve o problema da poluição localizada: no processo produtivo destes combustíveis é consumido CO2, pelo que existe uma compensação das emissões produzidas pelos veículos. Mas esta compensação só seria efetiva se a produção dos combustíveis sintéticos ocorresse nas cidades, nas zonas de elevada concentração de emissões de CO2.
    E que futuro se prevê para as baterias? Terão grande densidade? Haverá novos produtos químicos na sua composição para evitar a saturação de componentes raros?
    A densidade energética das baterias de ião de lítio ainda tem cerca de 30% de margem de progressão mas perfilam-se alternativas, como é o caso das baterias de estado sólido. Os acumuladores tipo “solid-state” possuem um eletrólito sólido, em lugar do eletrólito líquido utilizado hoje nas baterias de ião de lítio. Estas novas baterias podem duplicar a densidade energética (no máximo 300 watts por kg, atualmente) ocupando menos espaço. Podem carregar mais rapidamente, durar mais e eliminar os riscos de segurança associados às baterias dotadas de eletrólito líquido. A Toyota – o construtor mais avançado nesta tecnologia – prevê o lançamento de um veículo equipado com baterias de estado sólido até 2021.
    O lítio e o cobalto são duas das matérias-primas que mais condicionam a produção das baterias. Se no primeiro caso, Portugal é líder europeu na produção de lítio já o cobalto está muito concentrado na República Democrática do Congo, uma região muito conturbada. De uma forma geral os fabricantes de baterias têm vindo a reduzir os índices de cobalto e o construtor que lidera nesta matéria é a Tesla. As baterias produzidas pela Tesla e pelo seu parceiro Panasonic Corp. são as que necessitam de menores quantidades de cobalto e, por isso, alcançam o custo mais baixo por kW/hora: 100 dólares.
    Podem os construtores de carros elétricos alterar o “mindset” do consumidor relativamente à mobilidade tradicional?
    A mobilidade partilhada, na qual se insere o car-sharing, recorre a diferentes tipos de propulsão: gasolina, diesel e elétrica. Pelo sua acessibilidade, o car-sharing pode ser uma excelente oportunidade para novos condutores experimentarem veículos elétricos. Nos test-drive prolongados, os condutores podem apreciar a forma como estes veículos se adaptam idealmente às atuais condições de circulação: binário máximo sempre disponível, silêncio, condução zen. Fazer chegar estas experiências de condução a mais pessoas poderá contribuir para alterar o “mindset” do consumidor. De qualquer forma, na nossa opinião, o “mindset” pró-elétrico dos consumidores já é hoje muito favorável.
    O carro elétrico ainda tem mitos? Quais?
    Não diríamos mitos. Tem algumas barreiras que podem ser mais ou menos ultrapassadas em função do perfil de mobilidade e das condições de cada utilizador. A autonomia das baterias, a eficácia da infraestrutura da rede de carregamento, o preço dos veículos, a origem da eletricidade utilizada e a reciclagem das baterias são barreiras que, em função de cada país, estão em vias de resolução. Não se pode avaliar o impacto destas barreiras, sem ter em conta a perspetiva da sua evolução: por exemplo, a capilaridade da rede de carregamento nas cidades e os corredores de carga rápida nas autoestradas estão a evoluir muito rapidamente, como podemos constatar através das diferentes RoadTrips Elétricas que a World Shopper realiza ao longo do ano, na Europa (por exemplo a rede IONITY tenciona instalar 400 pontos de carregamento na Europa, até 2020).
    O volume de vendas atual de carros elétricos permite sustentabilidade às marcas?
    Não. Atualmente praticamente nenhum construtor ganha dinheiro a produzir veículos elétricos. Em 2014 ficou famoso o pedido de Sergio Marchionne (à época CEO na FCA) para as pessoas não comprarem o Fiat 500e porque cada unidade vendida representava um prejuízo de 14 mil dólares. O grande obstáculo à rentabilidade é o preço das baterias: atualmente o preço do kWh ronda os 150 dólares para células de baterias. Prevê-se que este valor venha a cair para baixo dos 50 dólares em 2025, graças às economias de escala.
    Nesta fase de transição tecnológica os construtores não ganham dinheiro a produzir veículos elétricos mas evitam multas milionárias em que poderiam incorrer se não cumprissem os limites de emissões acordados. A partir de 2025 a rentabilidade será reposta para a generalidade dos construtores mas não é previsível que se venham a alcançar as margens máximas que já alguma vez se atingiram nos veículos a combustão.




    #2
    Título enganoso, na verdade seria - tal como no texto - “quase nenhuma OEM consegue lucro”.

    So com vendas em massa conseguem e ainda estão muito, muito longe disso. É apenas e só por imposições políticas que anda tudo a investir nisso.

    Ainda ha uns dias estava a ler um relatório da Audi em como explicam que já torraram muitos milhões de euros, continuam sem rentabilidade e ainda não chegaram ao nível tecnológico da Tesla.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
      Título enganoso, na verdade seria - tal como no texto - “quase nenhuma OEM consegue lucro”.

      So com vendas em massa conseguem e ainda estão muito, muito longe disso. É apenas e só por imposições políticas que anda tudo a investir nisso.

      Ainda ha uns dias estava a ler um relatório da Audi em como explicam que já torraram muitos milhões de euros, continuam sem rentabilidade e ainda não chegaram ao nível tecnológico da Tesla.
      Um agricultor quando planta/semeia os produtos, também não tem logo o retorno.
      Não tenho dúvidas que daqui a uns anos vão ter o retorno do investimento.

      Comentário


        #4
        Portanto, mais uma prova de que vivemos numa sociedade com cada vez mais incautos que gostam de se deixar enganar

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
          Título enganoso, na verdade seria - tal como no texto - “quase nenhuma OEM consegue lucro”.

          So com vendas em massa conseguem e ainda estão muito, muito longe disso. É apenas e só por imposições políticas que anda tudo a investir nisso.

          Ainda ha uns dias estava a ler um relatório da Audi em como explicam que já torraram muitos milhões de euros, continuam sem rentabilidade e ainda não chegaram ao nível tecnológico da Tesla.
          É como o PRESIDENTE da ACEA e/ou PSA, bem como a CASA BRANCA dizer o óbvio.

          Não há produção (nem venda em massa), a paz SOCIAL, assim o reclama no mundo civilizado.

          Comentário


            #6
            A Nissan já ganha dinheiro, a Tesla se descontarmos os investimentos na Gigafactory na china e dos futuros modelo, tambem já ganha dinheiro, o exemplo do Fiat 500 Electrico tem um fundamento para perder dinheiro, basicamente a Fat compra tudo a Bosch, baterias, motores, inversores, etc, mas como é obrigada a ter o modelo em alguns mercados teve de se sujeitar, o Fiat 500VE é um Compliance car, não é grande exemplo.

            Gosto muito deste pseudo Expecialistas, que falam sem saber a fundo do que estão a falar.

            Comentário


              #7
              Ricardo Oliveira: “Nenhum construtor ganha dinheiro a produzir veículos elétricos”

              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
              A Nissan já ganha dinheiro, a Tesla se descontarmos os investimentos na Gigafactory na china e dos futuros modelo, tambem já ganha dinheiro, o exemplo do Fiat 500 Electrico tem um fundamento para perder dinheiro, basicamente a Fat compra tudo a Bosch, baterias, motores, inversores, etc, mas como é obrigada a ter o modelo em alguns mercados teve de se sujeitar, o Fiat 500VE é um Compliance car, não é grande exemplo.

              Gosto muito deste pseudo Expecialistas, que falam sem saber a fundo do que estão a falar.
              “Se descontarmos” é muito bom [emoji23][emoji108] A Audi se descontarmos todos os custos também é riquérrima e só faz lucro

              Há sempre uma desculpa, mas até ver quase ninguém faz dinheiro.

              Comentário


                #8
                Nem a TOYOTA.

                E (re)lembrar que o executivo nipónico deu ordem à NISSAN, TOYOTA e HONDA para avançar para o H, (inclusive já conglomerado industrial para esta questão industrial no Japão).
                Editado pela última vez por TURBO; 23 June 2019, 15:10.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                  Portanto, mais uma prova de que vivemos numa sociedade com cada vez mais incautos que gostam de se deixar enganar
                  Só para lembrar que, no tópico do hidrogénio, ainda estamos à espera que expliques porque é que uma simples explicação de hidrólise estava errada.

                  Não queres que as pessoas te confundam com alguém que só escreve coisas absurdas sem ponta nem fundamento, pois não? É que a reputação do que escreves está em risco, e faz com o que tu escreves valha zero.

                  Vai lá ao tópico e dá a tua explicação, por favor, há muitas pessoas interessadas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                    “Se descontarmos” é muito bom [emoji23][emoji108] A Audi se descontarmos todos os custos também é riquérrima e só faz lucro

                    Há sempre uma desculpa, mas até ver quase ninguém faz dinheiro.
                    São os investimentos na área dos EV que leva ao não lucro das marcas sobre tais produtos. A Tesla é ainda pior, visto não ter outra maneira de lucro como tem uma marca convencional.

                    A Nissan consegue lucrar com os Leaf, não consegue é rentabilizar ainda os investimentos no desenvolvimento de tais produtos.

                    Comentário


                      #11
                      Os construtores (ainda) não ganham dinheiro com os VE.

                      Mas é uma questão de tempo até começarem a ganhar.

                      Comentário


                        #12
                        Como não fosse o bloco europeu, que derrete (literalmente ), maior volume de capital em I&D automóvel, e pasme-se alcança lucro, e óbvio (re)distribui pela massa accionista.

                        É irrisória a questão eléctrica, face ao padrão actual da industria, há uma questão de paz social óbvia.

                        https://twitter.com/ACEA_eu/status/1141229378728321024

                        Comentário


                          #13
                          Basta que percebam que é preciso mudar de vida e atirar-se a isso com empenho, deixando de torrar dinheiro a desenvolver motores de combustão obsoletos, bem como todo o conjunto crrscente de acessórios que os tornam um niquinho menos poluentes.

                          Recordo aos menos informados que a Tesla tem a maior margem da indústria automóvel em cada carro vendido.

                          Comentário


                            #14
                            ob·so·le·to |ê|
                            (latim obsoletus, -a, -um, gasto, caído em desuso)
                            adjectivo
                            1. Caído em desuso; que já não se usa. = ARCAICO

                            2. Que está fora de moda ou não corresponde aos últmos desenvolvimentos técnicos. = ANTIQUADO, ULTRAPASSADO ≠
                            ACTUAL, MODERNO3. [Biologia] Pouco desenvolvido. = ATROFIADO, RUDIMENTAR ≠ HIPERTROFIADO

                            (Embarrassment)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                              Basta que percebam que é preciso mudar de vida e atirar-se a isso com empenho, deixando de torrar dinheiro a desenvolver motores de combustão obsoletos, bem como todo o conjunto crrscente de acessórios que os tornam um niquinho menos poluentes.

                              Recordo aos menos informados que a Tesla tem a maior margem da indústria automóvel em cada carro vendido.
                              E mesmo assim prejuízo :/

                              Comentário


                                #16
                                Ricardo Oliveira: “Nenhum construtor ganha dinheiro a produzir veículos elétricos”

                                As marcas estão todas tramadas, há tecnologia disruptiva ao virar da esquina e não é só as baterias, é a condução autónoma, e todos os novos tipos de negócio que andam por aí a pairar.

                                É só analisar as vendas de cada modelo VE e ver que cada vez que aparece um concorrente (também ele VE) as vendas caem mais do que a subida geral do mercado.

                                Vamos ver se em 2020/21 as vendas de cada modelo VE não serão ainda mais residuais dentro das vendas das marcas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                  E mesmo assim prejuízo :/
                                  Sim, de acordo com o típico percurso de empresas de Silicon, como a Amazon, a Uber, o Twitter.

                                  Dentro do padrão expectável num mercado onde os construtores andam a fundir-se para não falirem, porque as margens são pequenas.

                                  Mas alguma coisa esses prejuízos devem estar a fazer bem, porque finalmente andam todos a mudar as suas gamas para terem híbridos e eléctricos, e como vários fabricantes já admitiram, ainda a anos de distância do que a Tesla anda a fazer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Andam todos a mudar porque as multas por não cumprir as novas normas anti-poluição são gigantescas e ou os diferentes construtores entram na electrificação das suas gamas ou não têm viabilidade em 10 anos nos mercados ocidentais e até na China.

                                    Basta ver que a FCA que nunca investiu tusto na matéria tem que agora pagar principescamente créditos de carbono a empresas como a Tesla para não levar com as ditas multas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Exato, quem andou a dormir agora paga. Se tivessem cumprido com os limites das emissões, em vez de andarem todos a aldrabar, talvez o ajuste fosse mais suave.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                        Exato, quem andou a dormir agora paga. Se tivessem cumprido com os limites das emissões, em vez de andarem todos a aldrabar, talvez o ajuste fosse mais suave.
                                        E cumprem, o problema não é agora, mas sim no FUTURO...

                                        Pelo menos finge que sabes do que falas

                                        Comentário


                                          #21
                                          O FUTURO...segundo as páginas oficiais de alguns grupos/marcas ( incluindo a do Carlos Tavares )...

                                          https://www.groupe-psa.com/en/automo...ion-in-motion/

                                          https://group.renault.com/en/innovation-2/

                                          https://www.toyota-europe.com/world-...ectric-vehicle

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                            E cumprem, o problema não é agora, mas sim no FUTURO...

                                            Pelo menos finge que sabes do que falas
                                            Engraçada essa observação....se soubesses do que falas, sabias que quase ninguém cumpre em situações reais as normas de emissão. Quando muito conseguem em laboratório fingir que cumprem, e as autoridades têm fechado os olhos.

                                            O proiblema é que agora a tolerância está a acabar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                              se soubesses do que falas, sabias que quase ninguém cumpre em situações reais as normas de emissão. Quando muito conseguem em laboratório fingir que cumprem, e as autoridades têm fechado os olhos.

                                              O proiblema é que agora a tolerância está a acabar.
                                              Pronto, falo em alhos e tu vens com bugalhos. Isso não tem nada a ver com as multas que irao pagar se não houver transição para EV, NADA.
                                              Na boa, confesso que não tinha esperado absolutamente nada diferente vindo daí

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                ...não tem nada a ver com as multas que irao pagar se não houver transição para EV, NADA.
                                                As multas são mecanismos normais em sociedade para tudo e sempre que se pretende harmonizar determinado comportamento da/na sociedade...A multa é uma penalização por não cumprires as regras para estares nessa sociedade...

                                                Todas as marcas descrevem nas suas páginas oficiais que um futuro sustentável é eléctrico...NENHUMA fala ou se queixa de ser obrigada a NADA e de ter de pagar multas...NENHUMA diz que os eléctricos poluem mais ou que o gasóleo...NENHUMA diz que está a mudar contra a vontade...Apenas dizem que estão conscientes com o problema das emissões e do planeta...e que estão comprometidas com uma sustentabilidade limpa da mobilidade que passa pela electrificação de todas as gamas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas estão a falar que multas que ainda não entendi?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ricardo Oliveira: “Nenhum construtor ganha dinheiro a produzir veículos elétricos”

                                                    Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                    As multas são mecanismos normais em sociedade para tudo e sempre que se pretende harmonizar determinado comportamento da/na sociedade...A multa é uma penalização por não cumprires as regras para estares nessa sociedade...

                                                    Todas as marcas descrevem nas suas páginas oficiais que um futuro sustentável é eléctrico...NENHUMA fala ou se queixa de ser obrigada a NADA e de ter de pagar multas...NENHUMA diz que os eléctricos poluem mais ou que o gasóleo...NENHUMA diz que está a mudar contra a vontade...Apenas dizem que estão conscientes com o problema das emissões e do planeta...e que estão comprometidas com uma sustentabilidade limpa da mobilidade que passa pela electrificação de todas as gamas...
                                                    [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

                                                    “Sentimo-nos obrigados a alterar o nosso sistema de negócio, indo de ICE para EV, já que os nossos políticos são burros e nos obrigam a tal. Nos não estamos de acordo e achamos que quem partilha da opinião dos políticos devia estar era calado”

                                                    Que tal te parece?

                                                    Quando vos convém são mentirosos e só dizem asneira, ora o que dizem de vez em quando também serve, mas só quando encaixa que nem uma luva. A hipocrisia! [emoji23]

                                                    Claro que todos sabem que o futuro vai ser de EV, mais vale mostrar a vontade de contribuir pra tal futuro que se mostrar conta e não ganhar nada com isso. Qualquer pessoa com 2 dedos de testa sabe disso.

                                                    Vá mods, façam merge deste tópico ao dos eléctricos, encaixa 100%

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Mas estão a falar que multas que ainda não entendi?
                                                      Não cumprimento de metas de NOx/CO2 que aí vêm

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Lembrei-me daquele pequeno construtor nipónico, MAZDA.

                                                        Skyactiv-G, D e X.

                                                        Na América esmifram um 2.5 T, um pequeno DOCE.

                                                        NB: Onde é que a industria automóvel diz de modo peremptório que a electrificação é a opção viável?, Aqui utilizam em barda a palavra OBSOLETO e/ou VIABILIDADE, em vão.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                          [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

                                                          “Sentimo-nos obrigados a alterar o nosso sistema de negócio, indo de ICE para EV, já que os nossos políticos são burros e nos obrigam a tal. Nos não estamos de acordo e achamos que quem partilha da opinião dos políticos devia estar era calado”

                                                          Que tal te parece?
                                                          Parece-me alguém que esteve anos habituado a lucro fácil sem ter de mexer muito na máquina e que chama burros aqueles que lhes dizem que têm de mudar qq coisa na máquina...

                                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                          Quando vos convém são mentirosos e só dizem asneira, ora o que dizem de vez em quando também serve, mas só quando encaixa que nem uma luva. A hipocrisia! [emoji23]
                                                          Então mas os políticos decidiram com vários estudos na mão...não foi só porque sim...

                                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                          Claro que todos sabem que o futuro vai ser de EV, mais vale mostrar a vontade de contribuir pra tal futuro que se mostrar conta e não ganhar nada com isso. Qualquer pessoa com 2 dedos de testa sabe disso.

                                                          Vá mods, façam merge deste tópico ao dos eléctricos, encaixa 100%
                                                          Ah bom...o importante é que tu e as marcas já perceberam que o futuro é eléctrico......agora, uma vez que as marcas já estão todas a trabalhar nisso, podias era aceitar, que dói menos...... e gastar essa energia toda em algo que ajudasse a transição...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                            agora, uma vez que as marcas já estão todas a trabalhar nisso, podias era aceitar, que dói menos...... e gastar essa energia toda em algo que ajudasse a transição...
                                                            Já aceitei, mas comigo resultou ao contrário, deu num carro com mais 50% de emissões ainda [emoji3525]

                                                            E ajudo mais na transição que tu imaginas, mas não é preciso entrar em detalhes cá [emoji4]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X