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Fiabilidade dos motores a gasolina da VW

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    Fiabilidade dos motores a gasolina da VW

    Muito se fala neste fórum da falta de fiabilidade de vários motores da VW.

    Gostaria que os entendidos na matéria dessem a sua opinião sobre os motores, a GASOLINA, que não são fiáveis e que tipo de problemas estão associados a esses motores. Também seria interessante saber, dentro da gama VW, quais as motorizações a gasolina que se revelaram fiáveis.

    Do que já li por aqui, parece que os 1.4 TSI são problemáticos, o mesmo acontece com os 1.4 e 1.6 FSI?

    #2
    O 1.4TSI tem fama de ser problemático sim, deu imensos problemas principalmente nos Sciroccos (terá sido onde se vendeu mais) na versão de 160cv. Não esquecer que o motor teve várias potências e um "facelift" que o tornou bem mais fiável (em 2014 ou 2015).
    O 1.4 também tem fama de pouco fiável, podia consumir bastante óleo (se não me engano pela junta da cabeça). O 1.6 era de guerra.
    Curiosamente tenho um 1.4TSI de 125cv num A3 e, embora me esteja a desfazer agora dele, não é pela falta de fiabilidade. No entanto, só lhe fiz cerca de 25 mil km.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
      O 1.4TSI tem fama de ser problemático sim, deu imensos problemas principalmente nos Sciroccos (terá sido onde se vendeu mais) na versão de 160cv. Não esquecer que o motor teve várias potências e um "facelift" que o tornou bem mais fiável (em 2014 ou 2015).
      O 1.4 também tem fama de pouco fiável, podia consumir bastante óleo (se não me engano pela junta da cabeça). O 1.6 era de guerra.
      Curiosamente tenho um 1.4TSI de 125cv num A3 e, embora me esteja a desfazer agora dele, não é pela falta de fiabilidade. No entanto, só lhe fiz cerca de 25 mil km.
      E os FSI (1.4 de 90cv e 1.6 de 115cv)? Tens algum feedback?
      Esses 1.4 (pouco fiável) e 1.6 que consideras de guerra não são os FSI certo? Penso que te referes aos 1.4i 16v (75cv) e 1.6i 8v (102cv).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
        E os FSI (1.4 de 90cv e 1.6 de 115cv)? Tens algum feedback?
        Esses 1.4 (pouco fiável) e 1.6 que consideras de guerra não são os FSI certo? Penso que te referes aos 1.4i 16v (75cv) e 1.6i 8v (102cv).
        O bloco dos FSI é o mesmo que os anteriores, a única diferença é que os FSI são injecção directa, o que dá melhores consumos e maior potência. Basicamente, o 1.4FSI é a "base" do 1.4TSI, ou seja, é o mesmo bloco mas sem turbo e compressor. Já experimentei todos eles e no Golf o 1.4FSI é curto, o 1.6FSI é melhor mas bebe bastante para o que anda, o 1.4i 75cv (é 8v e não 16v, esses tinham 90/105cv) é horrível e o 1.6i é amorfo mas linear e fiável.

        Comentário


          #5
          Eu tive uma Touran de 2006 com um 1.4 Tsi de 140cv, comprei-a tinha a mesma 180k km.
          Fiz poucos kms com ela porque a Maria não gostava do carro, mas o motor ia com os tais 180k e era poupado, fazia na Touran médias de 7.5l

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            #6
            Andava a equacionar a Golf SW a gasolina com o 1.5 tsi Evo 150, pois o motor tem óptimas reviews, no entanto após algumas pesquisas encontrei demasiados relatos semelhantes de problemas.

            O que indicam é que a VW ainda não tem resolução.

            É só pesquisar por 1.5 tsi Evo kangaroo

            Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
              Curiosamente tenho um 1.4TSI de 125cv num A3 e, embora me esteja a desfazer agora dele, não é pela falta de fiabilidade. No entanto, só lhe fiz cerca de 25 mil km.
              Em 2014 tive um A3 versão 3 portas (não havia outra) e penso que o motor seria esse. Era de facto um 1.4 com cerca de 120cv. Era um motor muito agradável.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                O bloco dos FSI é o mesmo que os anteriores, a única diferença é que os FSI são injecção directa, o que dá melhores consumos e maior potência. Basicamente, o 1.4FSI é a "base" do 1.4TSI, ou seja, é o mesmo bloco mas sem turbo e compressor. Já experimentei todos eles e no Golf o 1.4FSI é curto, o 1.6FSI é melhor mas bebe bastante para o que anda, o 1.4i 75cv (é 8v e não 16v, esses tinham 90/105cv) é horrível e o 1.6i é amorfo mas linear e fiável.
                Vi esses num A2. À época foi o arranque da injecção directa na VW.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                  O bloco dos FSI é o mesmo que os anteriores, a única diferença é que os FSI são injecção directa, o que dá melhores consumos e maior potência. Basicamente, o 1.4FSI é a "base" do 1.4TSI, ou seja, é o mesmo bloco mas sem turbo e compressor. Já experimentei todos eles e no Golf o 1.4FSI é curto, o 1.6FSI é melhor mas bebe bastante para o que anda, o 1.4i 75cv (é 8v e não 16v, esses tinham 90/105cv) é horrível e o 1.6i é amorfo mas linear e fiável.
                  Antes de mais, obrigado a todos.

                  Para o sgtscales, tens a certeza que o boco do 1.6 i (102cv) é o mesmo do 1.6 FSI? É que eu fui pesquisar as características deste dois motores e obtive estes valores:

                  1.6i - 1595cc; 102cv; 8 válvulas e OHC.
                  1.6 FSI - 1598cc; 115cv, 16 válvulas e DOHC.

                  Ou seja, não têm a mesma cilindrada. Além de que o 1.6 FSI apresenta valores de consumo muito interessantes (contrariamente ao 1.6i, e até anda bem melhor que o 1.6i.

                  Pode-se dizer que o 1.6 (seja o FSI ou MPI) é o motor a gasolina até 1.600 cc mais fiável da VW?
                  Editado pela última vez por PauloRaposo; 02 July 2019, 11:30.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    Em 2014 tive um A3 versão 3 portas (não havia outra) e penso que o motor seria esse. Era de facto um 1.4 com cerca de 120cv. Era um motor muito agradável.
                    122cv na verdade
                    É muito suave e linear, é facílimo andar com ele e deve casar na perfeição com uma DSG. O meu é manual.

                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                    Antes de mais, obrigado a todos.

                    Para o sgtscales, tens a certeza que o boco do 1.6 i (102cv) é o mesmo do 1.6 FSI? É que eu fui pesquisar as características deste dois motores e obtive estes valores:

                    1.6i - 1595cc; 102cv; 8 válvulas e OHC.
                    1.6 FSI - 1598cc; 115cv, 16 válvulas e DOHC.

                    Ou seja, não têm a mesma cilindrada. Além de que o 1.6 FSI apresenta valores de consumo muito interessantes (contrariamente ao 1.6i, e até anda bem melhor que o 1.6i.

                    Pode-se dizer que o 1.6 (seja o FSI ou MPI) é o motor a gasolina até 1.6 mais fiável da VW?
                    Têm ambos a mesma cilindrada (1598cm3). Haviam versões do 1.6 com 16v também, entraram no Polo e Lupo GTI e tinham 125cv.
                    O 1.6FSI era melhor em tudo, mas o 1.6 era mais suave e silencioso particularmente ao ralenti.
                    Até 1.6 penso que sim, porque o 1.8 era mesmo de guerra.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post

                      Têm ambos a mesma cilindrada (1598cm3). Haviam versões do 1.6 com 16v também, entraram no Polo e Lupo GTI e tinham 125cv.
                      O 1.6FSI era melhor em tudo, mas o 1.6 era mais suave e silencioso particularmente ao ralenti.
                      Até 1.6 penso que sim, porque o 1.8 era mesmo de guerra.
                      Obrigado pelo feedback sgtscales

                      Pode-se concluír dizer que um GOLF V 1.6 FSI é uma boa escolha em termos de fiabilidade de motor e a melhor opção, a gasolina, para essa geração? Ou existem outras hipóteses a considerar?

                      Comentário


                        #12
                        Tive cá por casa uma Fabia Break com o famigerado 1.4 16v de 100cv e não tenho nada de especial a apontar. Tinha de andar em cima do nível do óleo mas não gastava assim óleo desmesuradamente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                          Obrigado pelo feedback sgtscales

                          Pode-se concluír dizer que um GOLF V 1.6 FSI é uma boa escolha em termos de fiabilidade de motor e a melhor opção, a gasolina, para essa geração? Ou existem outras hipóteses a considerar?
                          A bom preço, é uma boa escolha, mas tendem a ser muito sobrevalorizados.
                          Como alternativas tens por exemplo o Focus 1.6, mas esse é raro de encontrar.

                          Comentário


                            #14
                            1.0 50cv
                            1.2 12v 68cv
                            1.6 FSI
                            1.4 TSI (todos)
                            2.0 TSI (dos primeiros)

                            Seja de que ano for, seja qual for a tecnologia os motores do grupo VAG são do pior que se pode apresentar do ponto de vista da fiabilidade. Que ganham prémios ganhas mas isso não chega para quem compra e quer manter o carro por uns anos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                              Antes de mais, obrigado a todos.

                              Para o sgtscales, tens a certeza que o boco do 1.6 i (102cv) é o mesmo do 1.6 FSI? É que eu fui pesquisar as características deste dois motores e obtive estes valores:

                              1.6i - 1595cc; 102cv; 8 válvulas e OHC.
                              1.6 FSI - 1598cc; 115cv, 16 válvulas e DOHC.

                              Ou seja, não têm a mesma cilindrada. Além de que o 1.6 FSI apresenta valores de consumo muito interessantes (contrariamente ao 1.6i, e até anda bem melhor que o 1.6i.

                              Pode-se dizer que o 1.6 (seja o FSI ou MPI) é o motor a gasolina até 1.600 cc mais fiável da VW?
                              Opta pelo 1.6 MPi, tanto de 8 válvulas como 16 válvulas são fiáveis. São excelente opções para meter a GPL.

                              Já os FSI não são muito fiáveis, tendo principalmente problemas de relantin.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                Obrigado pelo feedback sgtscales

                                Pode-se concluír dizer que um GOLF V 1.6 FSI é uma boa escolha em termos de fiabilidade de motor e a melhor opção, a gasolina, para essa geração? Ou existem outras hipóteses a considerar?
                                O Focus 1.6 também é uma boa opção.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora, também houve o 1.6 16V MPI de 105cv.... o mesmo motor que o 1.6 FSI

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                    A bom preço, é uma boa escolha, mas tendem a ser muito sobrevalorizados.
                                    Como alternativas tens por exemplo o Focus 1.6, mas esse é raro de encontrar.
                                    Estás a referir-te ao Focus 2 com o 1.6 Duratec TI-VCR 16v de 115cv? Se sim, concordo que é uma boa opção ao GOLF V 1.6 FSI. Não são fáceis de encontrar, mas são mais comuns em versão SW.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                      Estás a referir-te ao Focus 2 com o 1.6 Duratec TI-VCR 16v de 115cv? Se sim, concordo que é uma boa opção ao GOLF V 1.6 FSI. Não são fáceis de encontrar, mas são mais comuns em versão SW.

                                      Quer me parecer, que ele estava tão só a referir-se ao "simples" 1.6i 16V de 100cv.

                                      Mas sim, de facto e encontrar um 1.6 Ti-VCT será muito raro por exemplo em Portugal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        a vw há dezenas de anos que não tem um motor fiável a gasolina. no outro dia era o 2.4 de um audi Cabrio, isto contado em primeira mão (o motor até será bom, mas tudo à volta já deu problemas) e hoje li aqui que os 1.5 também deram alguns problemas graves.

                                        acho que o único bom, mas gastador como o meu, é o 1.6i.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O 1.8 também era bastante fiável. O "problema" é que tinhas versões entre os 125 e os 225cv, em que lhe iam metendo turbos e intercoolers lá para o meio, e isso acrescenta à complexidade. Mas mesmo as versões turbo eram fiáveis.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Gulosos?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                              Gulosos?
                                              As versões de 180/210/225 bebem, mas também andam

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nem num A2 era económico (à data a comparação é um pouco forçada), o FSI, quanto um 1.8T.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A malta que fala em gulosos...nem imagina o apetite do 4.2 V8...isso é que é gula

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu 1.2tsi 105cv ja andou de reboque 3 vezes antes dos 80 mil km.

                                                    Todos os cabos de vela já avariaram. A corrente de distribuição já foi mudada antes dos 80 mil km porque esticou com o tempo (e a nova para lá caminha). O turbo teve de levar um espaçador para rectificar defeitos de fabrico.

                                                    O motor está num yeti de 2010. É pena, porque o resto do carro de facto mereceu ter ganho aquele 1º lugar nos rankings de satisfação ingleses durante alguns anos seguidos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
                                                      O meu 1.2tsi 105cv ja andou de reboque 3 vezes antes dos 80 mil km.

                                                      Todos os cabos de vela já avariaram. A corrente de distribuição já foi mudada antes dos 80 mil km porque esticou com o tempo (e a nova para lá caminha). O turbo teve de levar um espaçador para rectificar defeitos de fabrico.

                                                      O motor está num yeti de 2010. É pena, porque o resto do carro de facto mereceu ter ganho aquele 1º lugar nos rankings de satisfação ingleses durante alguns anos seguidos.
                                                      infelizmente os 1.2 e 1.4 tsi sempre foram grandes cancros, também tenho uma amiga minha que com um new beetle de 2015 1.2 tsi já teve que o levar de reboque e fazer n coisas no motor.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                        As versões de 180/210/225 bebem, mas também andam
                                                        cheguei a conduzir um a3 180cv e um tt 225cv e realmente andavam, mas para um 1.8 tinham consumos demasiado elevados, curiosamente o tt era a gpl precisamente por causa disso

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                                          infelizmente os 1.2 e 1.4 tsi sempre foram grandes cancros, também tenho uma amiga minha que com um new beetle de 2015 1.2 tsi já teve que o levar de reboque e fazer n coisas no motor.
                                                          E mesmo o 2.0...

                                                          Fazem parte daquele lote que teve os seus problemas...

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                                                            #30
                                                            Tenho ideia que dos motores a gasolina o 1.0 TSI tem-se safado bastante bem, mas lá está, está à relativamente pouco tempo no mercado (mas à mais que o 1.5tsi, que pelos vistos já há problemas...)

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