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Eléctricos e híbridos obrigados a produzir ruído

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    Eléctricos e híbridos obrigados a produzir ruído

    Eléctricos e híbridos obrigados a produzir ruído



    Entrou hoje em vigor a norma europeia que obriga a que os novos veículos eléctricos e híbridos introduzidos no mercado estejam equipados com o chamado AVAS, para evitar o atropelamento de peões.




    A partir de hoje, no espaço da União Europeia, a homologação de novos veículos eléctricos e híbridos obriga a que este tipo de automóveis esteja equipado de série com um avisador acústico (artificial), de modo a que emitam ruído quando a circular a uma velocidade de até 20 km/h.

    A medida pretende minimizar o risco de atropelamento em zonas urbanas, com o barulho a alertar os peões para a aproximação de um veículo eléctrico, a rodar a baixa velocidade ou a efectuar uma manobra de marcha-atrás, pois estudos já provaram que um veículo que se desloque em modo zero emissões, a 30 km/h, só é percebido pelo peão ou pelo ciclista a escassos 8 metros, deixando-lhes apenas segundo e meio para reagir.

    O AVAS, acrónimo de Audible Vehicle Alert System, passa a ter de ser um dispositivo de série em todos os novos modelos capazes de circular em modo zero emissões, pelo que a legislação que acaba de entrar em vigor na Europa também incide sobre os híbridos.

    Tal como aqui antecipámos, a normativa exige que todo o parque automóvel capaz de circular em modo eléctrico se adapte a esta nova exigência de segurança até Julho de 2021.


    A legislação norte-americana vai no mesmo sentido, mas contempla prazos e limites distintos. A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o equivalente à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, eleva para 30 km/h a obrigatoriedade de fazer soar o avisador acústico e estipulou que, já em Setembro deste ano, os fabricantes de automóveis têm de garantir que metade dos novos eléctricos ou híbridos que colocam no mercado cumpre este requisito. O objectivo é que, em Setembro de 2020, todos os novos modelos que circulam em modo EV não possam passar despercebidos em cidade – daí que, em ambos os lados do Atlântico, o AVAS não possa ser desligado pelo condutor.

    https://observador.pt/2019/07/01/electricos-e-hibridos-obrigados-a-produzir-ruido/

    #2
    Que tontice. Já agora podiam também obrigar os VE a emitir partículas, NOx e outras porcarias.

    A atitude correta, obviamente, é a de abolir os carros que fazem barulho.

    Comentário


      #3
      Há uns anos que se vinham referindo que tal deveria ser introduzido... sempre avançaram com a questão.

      Comentário


        #4
        Do ponto de vista social faz sentido que emitam algum ruído.

        Agora, o ruído que possam emitir ou até que ia emitem, será sempre mais baixo que um ICE. Portando, não vale muito a pena pegar por aí.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
          Que tontice. Já agora podiam também obrigar os VE a emitir partículas, NOx e outras porcarias.

          A atitude correta, obviamente, é a de abolir os carros que fazem barulho.
          Obviamente

          Comentário


            #6
            faz mais que sentido que tenham de fazer mais ruido por questões de segurança, ai não discuto...

            mas quero o som possa ser personalizado, por exemplo hoje apetece-me ir de Ferrari vou ao som de uma Ferrari, amanhã pode-me bem me apetecer ir ao som de um bugatti ou de um V8 americano...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
              Que tontice. Já agora podiam também obrigar os VE a emitir partículas, NOx e outras porcarias.

              A atitude correta, obviamente, é a de abolir os carros que fazem barulho.
              Errado. Algum ruído é necessário para que, sobretudo os peões, se possam aperceber da presença de um veículo. Isso pode salvar vidas. Claro que isso faz mais sentido nas localidades, mas em termos de software deveria ser fácil programar os carros para apenas emitirem ruído em circunstâncias que se justifiquem. Em AE, por exemplo, não se justifica.

              Comentário


                #8
                A notícia refere que tem que emitir ruído até aos 20km/h. É serão 30km/h no caso dos EUA.

                Comentário


                  #9
                  Podia ser só em caso de marcha-atrás, mas pronto.
                  Só espero que no futuro quando for normal todos os carros detectarem obstáculos e pararem automaticamente, voltem a retirar o ruido obrigatório.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                    Podia ser só em caso de marcha-atrás, mas pronto.
                    Só espero que no futuro quando for normal todos os carros detectarem obstáculos e pararem automaticamente, voltem a retirar o ruido obrigatório.
                    Claro, faz mais sentido ter carros a travar a fundo do que ter as pessoas cientes que alguem vem aí e evitar o circo.
                    Claro!!!!

                    Comentário


                      #11
                      Se até aos 20km/h não me choca.

                      Estamos numa fase de transição em que as pessoas usam o barulho dos carros instintivamente para atravessarem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Errado. Algum ruído é necessário para que, sobretudo os peões, se possam aperceber da presença de um veículo. Isso pode salvar vidas. Claro que isso faz mais sentido nas localidades, mas em termos de software deveria ser fácil programar os carros para apenas emitirem ruído em circunstâncias que se justifiquem. Em AE, por exemplo, não se justifica.
                        Desculpa mas isso é treta, eu ando com um tractor (diesel), e varias vezes tenho de parar pois as pessoas vem no meio da estrada, passam a estrada sem olhar, etc. o problema está nas pessoas e não nos carros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                          Se até aos 20km/h não me choca.

                          Estamos numa fase de transição em que as pessoas usam o barulho dos carros instintivamente para atravessarem.
                          Nao é por ser fase de transicao que as pessoas usam instintivamente o barulho dos carros para atravessarem. É algo super pratico e que, como tu bem dizes, funciona instintivamente, sem que se tenha de estar activamente à procura do carro que nos poderá vir a passar por cima.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                            Desculpa mas isso é treta, eu ando com um tractor (diesel), e varias vezes tenho de parar pois as pessoas vem no meio da estrada, passam a estrada sem olhar, etc. o problema está nas pessoas e não nos carros.
                            O que tu dizes nao tem nada a ver com o que o Lino disse.

                            Uma coisa é nao conseguir ouvir. Outra é nao querer saber.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                              Nao é por ser fase de transicao que as pessoas usam instintivamente o barulho dos carros para atravessarem. É algo super pratico e que, como tu bem dizes, funciona instintivamente, sem que se tenha de estar activamente à procura do carro que nos poderá vir a passar por cima.
                              É pois.

                              Na Holanda os turistas andam ali 2/3 dias a apanhar sustos com as bicicletas, depois habituam-se a olhar e não confiar só na audição.
                              É menos práctico, ok, mas troco isso pela ausência de ruido.

                              Mesmo com carros ICE mais silenciosos isto acontece.

                              E um peão não tem que procurar carros que lhe querem passar por cima, tem é que estar mais atento antes de invadir a via dos carros, isso sim.
                              Portanto sim, o problema é do peão, mas aceito "ceder" em colocar uma barulho em quem "não tem culpa" se isso significa menos acidentes.
                              Editado pela última vez por PePa; 04 July 2019, 10:02.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                O que tu dizes nao tem nada a ver com o que o Lino disse.

                                Uma coisa é nao conseguir ouvir. Outra é nao querer saber.
                                Então vamos meter os carros a fazer barulho porque as pessoas não querem saber?

                                Se existir algum estudo que prove, que existem mais acidentes em pessoas surdas com carros eléctricos do que com ICE, eu calo-me.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                  É pois.

                                  Na Holanda os turistas andam ali 2/3 dias a apanhar sustos com as biciletas, depois habituam-se a olhar e não confiar só na audição.
                                  É menos práctico, ok, mas troco isso pela ausência de ruido.

                                  E um peão não tem que procurar carros que lhe querem passar por cima, tem é que estar mais atento antes de invadir a via dos carros, isso sim.
                                  Ruido... um gajo ja nem nota que existe isso. E há com certeza situacoes em que nao da para ver bem se vem um carro ou nao, mas ouve-se.

                                  E preocupar-me com bicicletas é diferente, se me passarem por cima nao morrem e podem desviar-se muito mais facilmente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                    Então vamos meter os carros a fazer barulho porque as pessoas não querem saber?

                                    Se existir algum estudo que prove, que existem mais acidentes em pessoas surdas com carros eléctricos do que com ICE, eu calo-me.
                                    Nao, é precisamente o contrario. Só te quis dizer que o que tu disseste nao faz sentido para argumentar com o Lino. Ele diz que deve haver barulho para as pessoas estarem cientes, tu dizes que as pessoas mesmo com barulho nao querem saber. Sao dois problemas distintos.
                                    Primeiramente as pessoas têm de saber que vem um carro (é a discussao que aqui estamos a ter, se basta olhar ou se o ruido ajuda) e depois cada um sabe de si se mesmo assim deve atravessar ou nao.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Salvo erro o Leaf já emite um barulho a baixar velocidade, se for o caso, não vejo que seja muito útil porque é algo baixo.

                                      Continuo na minha, compreendo a medida. Contudo, devia-se de formar melhor os peões... Há muito pessoal com tendências suicidas a atravessar estradas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        acho bem e já agora um ruído agradável tipo a sinfonia do starwars...join the darkside of the force...os raios azuis ecológicos que saem das mãos do imperador e tal...

                                        Comentário


                                          #21
                                          O Leaf já emite um ruido a baixa velocidade, quando sobe deixa de o produzir, também dá para desligar.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                            Nao, é precisamente o contrario. Só te quis dizer que o que tu disseste nao faz sentido para argumentar com o Lino. Ele diz que deve haver barulho para as pessoas estarem cientes, tu dizes que as pessoas mesmo com barulho nao querem saber. Sao dois problemas distintos.
                                            Primeiramente as pessoas têm de saber que vem um carro (é a discussao que aqui estamos a ter, se basta olhar ou se o ruido ajuda) e depois cada um sabe de si se mesmo assim deve atravessar ou nao.
                                            É uma questão de percepção.
                                            As pessoas estão habituadas a que os carros façam barulho e muito. E guiamo-nos por isso instintivamente.
                                            Portanto sim o ruído ajuda, principalmente enquanto temos o chip do ruído.

                                            Mas embarcar por aí para justificar andarmos a fazer barulho a avisar os tolos dos peões, também é um princípio algo errado, no ridículo começa-se a conduzir à la país Asiático, sempre a buzinar.

                                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                            acho bem e já agora um ruído agradável tipo a sinfonia do starwars...join the darkside of the force...os raios azuis ecológicos que saem das mãos do imperador e tal...
                                            Há aí umas smart scooters (Gogoro julgo eu) que permitem até configurar o barulho

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                              Desculpa mas isso é treta, eu ando com um tractor (diesel), e varias vezes tenho de parar pois as pessoas vem no meio da estrada, passam a estrada sem olhar, etc. o problema está nas pessoas e não nos carros.
                                              Recentemente também devo ter circulado a passo uns 5 metros à espera que um casal desse conta que tinham um carro (a gasóleo) atrás deles.

                                              Sou completamente a favor dos EV e híbridos emitirem ruído. Até porque devem ser menos ruidosos e menos desagradáveis do que um carro a gasóleo. Não considero que vá ser poluição sonora.

                                              Há quem possa achar que não precisa deste ruído mas esta legislação surgiu porque já existem estatísticas a mostrar que os atropelamentos ocorrem com mais frequência com estes veículos e a causa é a ausência do ruído de motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                Recentemente também devo ter circulado a passo uns 5 metros à espera que um casal desse conta que tinham um carro (a gasóleo) atrás deles.

                                                Sou completamente a favor dos EV e híbridos emitirem ruído. Até porque devem ser menos ruidosos e menos desagradáveis do que um carro a gasóleo. Não considero que vá ser poluição sonora.

                                                Há quem possa achar que não precisa deste ruído mas esta legislação surgiu porque já existem estatísticas a mostrar que os atropelamentos ocorrem com mais frequência com estes veículos e a causa é a ausência do ruído de motor.
                                                Há estatísticas? Podes meter a fonte?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É carta branca para a continuação da desresponsabilização do peão....nada de novo, choca apenas (pseudo) condutores descartarem este fenómeno e chamarem a si responsabilidade que não é de todo sua.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estive recentemente em Florença e reparei que a maioria dos táxis eram eléctricos ou híbridos e todos eles já tinham este sistema.

                                                    Era um barulho muito simples e pouco incomodativo que nada tinha a ver com o barulho de um carro com motor a combustão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Errado. Algum ruído é necessário para que, sobretudo os peões, se possam aperceber da presença de um veículo. Isso pode salvar vidas. Claro que isso faz mais sentido nas localidades, mas em termos de software deveria ser fácil programar os carros para apenas emitirem ruído em circunstâncias que se justifiquem. Em AE, por exemplo, não se justifica.
                                                      Já me vi em situação de estar numa passadeira, a olhar e estar um carro movido com um mecânica híbrida a circular (cria uma dúvida no peão, é óbvio, é ver uma criança ou idoso por mero exemplo), ou num cruzamento rodoviário a pessoa apercebe que há ali uma diferença subtil, há movimento rodoviário, no entanto há uma redução de ruído na estrada urbana.

                                                      A cidade é literalmente criada, em torno de ruído humano e de máquina, é uma questão de reacção ao ruído.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        É carta branca para a continuação da desresponsabilização do peão....nada de novo, choca apenas (pseudo) condutores descartarem este fenómeno e chamarem a si responsabilidade que não é de todo sua.
                                                        Também os há.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                          Claro, faz mais sentido ter carros a travar a fundo do que ter as pessoas cientes que alguem vem aí e evitar o circo.
                                                          Claro!!!!
                                                          A varrer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O que nós temos mesmo é peões cada vez mais alheios a tudo, são os fones, os telemóveis e a atitude de se mandarem de repente para a passdeira sem olharem. Isto sim é um problema crescente, quem conduz há muitos anos nota bem a diferença. E para estas coisas não há ruído que resolva.

                                                            Comentário

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