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Combustíveis - vale a pena premium ou low-cost? Aditivado ou simples?

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    Combustíveis - vale a pena premium ou low-cost? Aditivado ou simples?

    Boas.

    Pois é isto, que percepção têm sobre os combustíveis mais caros ou menos caros?

    Metem nas BP's e Galp ou o mais barato dos jumbos tá bom?

    E os aditivos, afinal, servem para quê?

    Tenho metido sempre gasóleo na BP ou Repsol, aditivado, mas a diferença no litro para p. exemplo o aditivado do jumbo é bastante grande, quase 30 cent. de diferença por litro. Ultimamente tenho metido aditivado no jumbo, talvez uns 3 depósitos, e não noto diferenças, seja no consumo, seja na performance do carro.

    Vocês metem o quê, e porquê?

    #2
    Do mais barato que encontrar.

    Todos os combustíveis à venda na Europa, cumprem com os requisitos mínimos, impostos pela legislação europeia.


    Mas como em tudo, cabe cada um fazer as suas "experiências" e ajuizar o que lhe justifica ou não usar.

    Comentário


      #3
      desde que nao seja um motor diesel FAP de primeira geração, qq coisa serve

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por canicula Ver Post
        Boas.

        Pois é isto, que percepção têm sobre os combustíveis mais caros ou menos caros?

        Metem nas BP's e Galp ou o mais barato dos jumbos tá bom?



        E os aditivos, afinal, servem para quê?

        Tenho metido sempre gasóleo na BP ou Repsol, aditivado, mas a diferença no litro para p. exemplo o aditivado do jumbo é bastante grande, quase 30 cent. de diferença por litro. Ultimamente tenho metido aditivado no jumbo, talvez uns 3 depósitos, e não noto diferenças, seja no consumo, seja na performance do carro.

        Vocês metem o quê, e porquê?
        E que tal experimentar e meter do mais barato? Aposto que diferenças se não vão notar.

        Comentário


          #5
          Usem a pesquisa, por favor.

          Já se discutiu aqui mais vezes este mesmo tema que o milagre de Fátima...

          Comentário


            #6


            6 coisos...
            Ficheiros anexados
            Editado pela última vez por AMR; 15 July 2019, 21:59.

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              #7
              Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
              E que tal experimentar e meter do mais barato? Aposto que diferenças se não vão notar.
              Gasóleo simples? Vou experimentar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                desde que nao seja um motor diesel FAP de primeira geração, qq coisa serve
                O meu carro é um v40 1.6 de 115, tem FAP de 1ª geração?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Usem a pesquisa, por favor.

                  Já se discutiu aqui mais vezes este mesmo tema que o milagre de Fátima...
                  Deculpem qualquer coisa. De facto, não usei a pesquisa. Se acharem por bem fechar o tópico, tudo bem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Do mais barato que encontrar.

                    Todos os combustíveis à venda na Europa, cumprem com os requisitos mínimos, impostos pela legislação europeia.


                    Mas como em tudo, cabe cada um fazer as suas "experiências" e ajuizar o que lhe justifica ou não usar.
                    Pois, de facto existe um controlo e regras, pelo que a qualidade minima têm de ter.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                      Boas.

                      Tenho metido sempre gasóleo na BP ou Repsol, aditivado, mas a diferença no litro para p. exemplo o aditivado do jumbo é bastante grande, quase 30 cent. de diferença por litro. Ultimamente tenho metido aditivado no jumbo, talvez uns 3 depósitos, e não noto diferenças, seja no consumo, seja na performance do carro.

                      Vocês metem o quê, e porquê?
                      o que já tinhas poupado em euros até agora com essas diferença de preço malucas! os big bosses dessas empresas petrolíferas estão todos contentes e a esfregar as mãos, sentados nas suas cadeiras de ouro e platina, enquanto lêem as linhas que vais escrevendo...


                      Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                      O meu carro é um v40 1.6 de 115, tem FAP de 1ª geração?
                      o que interessa mesmo é isto: de que ano é? importado com quantas dezenas de milhar de kms? 12? quantos tem agora? 140? 150 mil? quantos depósitos de aditivada levou no país de origem? centenas? dezenas? se calhar meia dúzia deles...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        o que já tinhas poupado em euros até agora com essas diferença de preço malucas! os big bosses dessas empresas petrolíferas estão todos contentes e a esfregar as mãos, sentados nas suas cadeiras de ouro e platina, enquanto lêem as linhas que vais escrevendo...




                        o que interessa mesmo é isto: de que ano é? importado com quantas dezenas de milhar de kms? 12? quantos tem agora? 140? 150 mil? quantos depósitos de aditivada levou no país de origem? centenas? dezenas? se calhar meia dúzia deles...

                        Pois, da mesma forma que andei 6 anos com um gasolina turbo, imagino quanto teria poupado se já tivesse o diesel a gastar 5l/100, mesmo a meter diesel do mais caro

                        Ultimamente tenho metido do jumbo, aditivado.

                        2014, tem quase 130 mil, o carro é nacional e já o tenho há algum tempo, comprei com 100 mil +- e km's certificados, sempre assistido na marca
                        Agora sei lá se lhe metiam gasóleo premium ou agrícola

                        Comentário


                          #13
                          andou bem também, é igual aos importados que se vêem por aí aos pontapés nesse modelo e versão, todos com mais de 120 mil em 4 anitos. agora não esperes que lhe tenham metido pinga da boa constantemente...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            andou bem também, é igual aos importados que se vêem por aí aos pontapés nesse modelo e versão, todos com mais de 120 mil em 4 anitos. agora não esperes que lhe tenham metido pinga da boa constantemente...
                            Nacional ou importado, é tudo igual, pode-se apanhar bom e mau nos dois, como em tudo.

                            Sei lá, até pode ter levado sempre do diesel mais caro. Ou do mais barato...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Usem a pesquisa, por favor.

                              Já se discutiu aqui mais vezes este mesmo tema que o milagre de Fátima...
                              Eu a pensar " o Lino vai entrar neste tópico e vai evocar repost "

                              E bingo

                              Comentário


                                #16
                                Para quem tem controlo sobre as revisões especialmente poder verificar o filtro de combustivel em especial o de gasoleo.
                                Preocuparia-me antes em seleccionar o minimo de bombas onde meter combustivel e garantir que nessas não se apanha grande lixo, borras ou agua, pois é mais isto que me preocupa do que propriamente a qualidade dita.

                                Na minha opinião é mais isto que prejudica o motor, combustíveis dentro das normas com com misturas manhosas e falta de manutenção dos depósitos.

                                Neste momento praticamente só meto em 3 sitios e evito de meter noutros lados, o resultado dos filtros de gasóleo são satisfatórios, portanto prefiro manter assim a coisa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já disse noutro tópico, viu também dizer aqui.
                                  Façam um teste de verios depósitos de ambos os combustíveis nos mesmos percursos, por exemplo percurso para o trabalho.

                                  O meu resultado foi que com o mesmo dinheiro (ex 20€) de low-cost e de marca, fazia +- os mesmos km. Juntando os descontos das marcas, cartões, talões etc, o combustível de marca apesar de mais caro fica mais barato no final das contas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ou seja, posso meter gasóleo simples à vontade, sem stress, é isto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                                      Boas.

                                      Pois é isto, que percepção têm sobre os combustíveis mais caros ou menos caros?

                                      Metem nas BP's e Galp ou o mais barato dos jumbos tá bom?

                                      E os aditivos, afinal, servem para quê?

                                      Tenho metido sempre gasóleo na BP ou Repsol, aditivado, mas a diferença no litro para p. exemplo o aditivado do jumbo é bastante grande, quase 30 cent. de diferença por litro. Ultimamente tenho metido aditivado no jumbo, talvez uns 3 depósitos, e não noto diferenças, seja no consumo, seja na performance do carro.

                                      Vocês metem o quê, e porquê?
                                      Já respondi isto várias vezes...

                                      Todo o gasóleo em Portugal e por toda a europa corresponde à norma EN 590.

                                      Seja ele simples ou aditivado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os aditivos em si, servem concretamente para quê?

                                        Lubrificam o sistema? Têem melhor desempenho?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                          Para quem tem controlo sobre as revisões especialmente poder verificar o filtro de combustivel em especial o de gasoleo.
                                          Preocuparia-me antes em seleccionar o minimo de bombas onde meter combustivel e garantir que nessas não se apanha grande lixo, borras ou agua, pois é mais isto que me preocupa do que propriamente a qualidade dita.

                                          Na minha opinião é mais isto que prejudica o motor, combustíveis dentro das normas com com misturas manhosas e falta de manutenção dos depósitos.

                                          Neste momento praticamente só meto em 3 sitios e evito de meter noutros lados, o resultado dos filtros de gasóleo são satisfatórios, portanto prefiro manter assim a coisa.
                                          Ainda a semana passada toquei o filtro de gasóleo de uma Clio de 96,que foi o primeiro carro da minha esposa,dois anos depois e 25kkm,estava praticamente limpo.

                                          Sempre abastecida na Prio de um Pingo Doce daqui da zona.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                                            Os aditivos em si, servem concretamente para quê?

                                            Lubrificam o sistema? Têem melhor desempenho?
                                            Para tudo.

                                            Aumentam o cetano,limpeza dos componentes mecânicos do sistema de injeção(mas estes o simples já o tem).

                                            Nos combustiveis aditivados pouco mais percentagem de aditivos deste género terão,o que têm a mais são aditivos antiemulsionantes,menos espuma no abastecimento,e aditivo de dispersão,querendo dizer que as impurezas físicas são mantidas em dispersão no combustivel,deixando menos depósitos no tanque e serão retidas depois no filtro.

                                            Vê o preço e mete o que quiseres.

                                            Faço parte do "mundo" da mecânica,abasteço sempre com combustiveis normais,seja em gasóleo,oi em gasolina e nunca tive nenhum problema relacionado ou induzido por combistiveis

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                                              Os aditivos em si, servem concretamente para quê?

                                              Lubrificam o sistema? Têem melhor desempenho?
                                              Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                                              Ou seja, posso meter gasóleo simples à vontade, sem stress, é isto?
                                              Nunca notei qualquer problema ou menos performance quando metia sempre low-cost.
                                              Mas como percebi que com o mesmo dinheiro fazia os mesmos km com o mais caro a minha conclusão é que as low-cost fazem alguma coisa à quantidade de combustível que metem nos nossos depósitos ... Isto é muito controverso e não vai ter consenso mas é a minha experiência.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cookie Ver Post
                                                Nunca notei qualquer problema ou menos performance quando metia sempre low-cost.
                                                Mas como percebi que com o mesmo dinheiro fazia os mesmos km com o mais caro a minha conclusão é que as low-cost fazem alguma coisa à quantidade de combustível que metem nos nossos depósitos ... Isto é muito controverso e não vai ter consenso mas é a minha experiência.
                                                Pois, se metes mais litros do mais barato e fazes os mesmos kms, é porque o low-cost gastará mais do que com o combustível mais caro.

                                                Também poderá depender de carro para carro, penso eu.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                                                  Pois, se metes mais litros do mais barato e fazes os mesmos kms, é porque o low-cost gastará mais do que com o combustível mais caro.

                                                  Também poderá depender de carro para carro, penso eu.
                                                  Não foi nisso que disse. Estou convicto que numa low cost quando metemos 20litros ha dias que só entram lá dentro 19litros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cookie Ver Post
                                                    Não foi nisso que disse. Estou convicto que numa low cost quando metemos 20litros ha dias que só entram lá dentro 19litros.
                                                    Achas? As máquinas são sujeitas periodicamente a testes e verificações, não sei. Mas é possível, claro que é, trafulhas há-os em todo o lado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cookie Ver Post
                                                      Não foi nisso que disse. Estou convicto que numa low cost quando metemos 20litros ha dias que só entram lá dentro 19litros.
                                                      Isso é o mesmo que dizer que o IPQ só tem funcionários alcoolizados a calibrarem a maquinaria.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cookie Ver Post
                                                        Não foi nisso que disse. Estou convicto que numa low cost quando metemos 20litros ha dias que só entram lá dentro 19litros.
                                                        Depende da densidade e da tempertura ambiente...

                                                        A densidade do gasóleo por exemplo e não pondo um valor justo...

                                                        895 por litro à temperatura de 15 graus célsius...

                                                        Se abasteces quando faz 5 graus estarás a ganhar,se abasteces quando estão 30/35 perdes....as máquinas de abastecimento estão feitas para corrigir o erro,e existem entidades reguladores para este tipo de maquinaria de venda por líquidos e pesos,não é por nada que são controladas anualmente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Isso é o mesmo que dizer que o IPQ só tem funcionários alcoolizados a calibrarem a maquinaria.
                                                          Os funcionários verificam bem os postos, não é por aí que a coisa acontece.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É mais importante fazer a manutenção a tempo e horas do que a marca do combustível

                                                            Comentário

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