Anúncio

Collapse
No announcement yet.

relações de caixa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    relações de caixa

    o mesmo modelo, tem 2 motorizações diferente, no mesmo combustivel
    uma com:
    7,3 6,8
    14,3 13,4
    20,4 20,8
    27,2 28,9
    33,9 37,4
    39,6 45,5
    7,6 7,1
    não percebendo muito disto, significa que na opção da esquerda a 1ª e 2ª mudança são um pouco mais longas, e depois as outras um pouco mais curtas
    ou seja, se for a 100km em 5ª ou 6ª no caso da esquerda vai numa rotação mais alta, certo ?
    o que significa tambem que se a potencia fosse a mesma no caso da esquerda as recuperações seriam um pouco melhores, certo ?
    o da esquerda tem 120cv e o da direita 140cv

    #2
    Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
    o mesmo modelo, tem 2 motorizações diferente, no mesmo combustivel
    uma com:
    7,3 6,8
    14,3 13,4
    20,4 20,8
    27,2 28,9
    33,9 37,4
    39,6 45,5
    7,6 7,1
    não percebendo muito disto, significa que na opção da esquerda a 1ª e 2ª mudança são um pouco mais longas, e depois as outras um pouco mais curtas
    ou seja, se for a 100km em 5ª ou 6ª no caso da esquerda vai numa rotação mais alta, certo ?
    o que significa tambem que se a potencia fosse a mesma no caso da esquerda as recuperações seriam um pouco melhores, certo ?

    o da esquerda tem 120cv e o da direita 140cv
    Certo, é isso. E pode-se também concluír que a 100 Km/h, e em 6ª velocidade, no carro da esquerda vais às 2.525 rpm e no da direita às 2.198 rpm.

    Quanto às reprises, se a potência fosse a mesma, eu diria que as recuperações (em 5ª e 6ª velocidades) não seriam apenas um pouco melhores mas bastante melhores, dada a diferença das relações de caixa. Isto pressupondo que estaríamos na presença de 2 motores iguais (com curvas de potência e de binário iguais).
    Editado pela última vez por PauloRaposo; 17 July 2019, 09:34.

    Comentário


      #3
      É por isso que o da dtª, que tem 140cv, mesmo com relações mais longas, será sempre mais rápido que a lesma da direita. O fabricante não quis fazer um sport do de 140cv.

      Comentário


        #4
        Com mesma rotaçao motor a caixa que atinge menos velocidade parte-se do principio que sao relaçoes mais reduzidas bom para terreno acidentado mantendo o torque enquanto a outra caixa mais longa bom para terreno plano nao exige tanto esforço, se estou em erro rectifiquem

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          É por isso que o da dtª, que tem 140cv, mesmo com relações mais longas, será sempre mais rápido que a lesma da direita. O fabricante não quis fazer um sport do de 140cv.
          Ora isso é que não sabemos. Admitindo que esses 2 motores e caixas de velocidades equipam o mesmo modelo e o peso e a aerodinâmica são semelhantes, o que tiver maior binário será o que vai recuperar melhor, isto tendo em conta a mesma relação de caixa. Com a variante aqui colocada não podemos afirmar que o motor mais potente mas com as relações mais longas terá ou não melhores recuperações em 5ª ou 6ª velocidades. Se o binário for parecido até serão piores.

          Comentário


            #6
            Eu aposto nos 20 cv a mais... e tu? Ficas-te pelo binário para compensar a mais parca potência?

            A diferença de raports é tão pequena que eu não tenho dúvida que os eng. da casa fizeram o trabalham de casa...

            É que o binário pode ser giro para recuperar depressa... mas quando eu te passar nunca mais me cheiras a traseira!



            É assim... tendo potência tens várias relações de caixa para usar... em casos de necessidade, uma 2ª a 80 km/h resolve tanta coisa... e tão depressa!

            Não tendo potência... há sempre a opção de saltar depressa do carro e empurrar!
            Editado pela última vez por CL; 17 July 2019, 16:55.

            Comentário


              #7
              um faz 120cv às 5.750rpm com 190nm às 1.750
              e outro faz 140cv às 5.500rpm com 230nm às 1.750

              Comentário


                #8
                Que raio... não arranjas motores de jeito? Daqueles que cortam às 7.200 rpm? E cujo binário máximo é às 4.500 rpm?

                Agora binários às 1.750 rpm... isso é quase o ralenti... quase que ainda nem acordei da bica e da empadinha de galinha!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Eu aposto nos 20 cv a mais... e tu? Ficas-te pelo binário para compensar a mais parca potência?

                  A diferença de raports é tão pequena que eu não tenho dúvida que os eng. da casa fizeram o trabalham de casa...

                  É que o binário pode ser giro para recuperar depressa... mas quando eu te passar nunca mais me cheiras a traseira!



                  É assim... tendo potência tens várias relações de caixa para usar... em casos de necessidade, uma 2ª a 80 km/h resolve tanta coisa... e tão depressa!

                  Não tendo potência... há sempre a opção de saltar depressa do carro e empurrar!
                  Nestes casos meter uma 2ª a 80 km/h é travar o carro em vez de o acelerar! Basta ver pela relação de caixa as rotações a que o motor iria se metesses a 2ª a essa velocidade.

                  E quanto ao binário ser a 1750 rpm não digas disparates. Quanto a menor rotação se alcançar o binário máximo, melhor e o que é necessário é que esse binário se mantenha a rotações mais elevadas. Normalmente nesses casos o binário mantém-se no seu ponto mais alto entre essas 1750 e as 4000 ou 4500 e só depois decresce.

                  Comentário


                    #10
                    [QUOTE=Ccorreia;1070443711]o mesmo modelo, tem 2 motorizações diferente, no mesmo combustivel

                    Já agora que modelos são esses?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                      Nestes casos meter uma 2ª a 80 km/h é travar o carro em vez de o acelerar! Basta ver pela relação de caixa as rotações a que o motor iria se metesses a 2ª a essa velocidade.

                      E quanto ao binário ser a 1750 rpm não digas disparates. Quanto a menor rotação se alcançar o binário máximo, melhor e o que é necessário é que esse binário se mantenha a rotações mais elevadas. Normalmente nesses casos o binário mantém-se no seu ponto mais alto entre essas 1750 e as 4000 ou 4500 e só depois decresce.
                      Não é bem assim. Estes binários máximos a rpms muito baixas normalmente pagam-se nas altas. São compromissos. O CL tem razão os melhores motores têm binários máximos a rpms mais altas e são mais rotativos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                        Nestes casos meter uma 2ª a 80 km/h é travar o carro em vez de o acelerar! Basta ver pela relação de caixa as rotações a que o motor iria se metesses a 2ª a essa velocidade.

                        E quanto ao binário ser a 1750 rpm não digas disparates. Quanto a menor rotação se alcançar o binário máximo, melhor e o que é necessário é que esse binário se mantenha a rotações mais elevadas. Normalmente nesses casos o binário mantém-se no seu ponto mais alto entre essas 1750 e as 4000 ou 4500 e só depois decresce.

                        Oh Manog... 80km/h é quando começa a 2ª para acabar a 105 para despachar uma ultrapassagem mais ousada... depois 3ª e esgota nos 140 e só depois começa a vida!

                        Comentário


                          #13
                          E depois um dia acordas com o motor em cima das pernas a fumegar!

                          Comentário


                            #14
                            Deves julgar que isto é um VW...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                              os melhores motores têm binários máximos a rpms mais altas e são mais rotativos.
                              Os melhores motores para que situação?

                              Para condução desportiva? Para economia de combustível? Para circuitos citadinos?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Os melhores motores para que situação?

                                Para condução desportiva? Para economia de combustível? Para circuitos citadinos?
                                Os mais gratificantes de utilizar em automóveis.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Oh Manog... 80km/h é quando começa a 2ª para acabar a 105 para despachar uma ultrapassagem mais ousada... depois 3ª e esgota nos 140 e só depois começa a vida!
                                  Não sei se leste o tópico. Nos exemplos dados a relação da 2ª velocidade na coluna da esquerda era de menos de 14 km por cada 1000rpm e na da direita, se não erro, 14,3. Se souberes fazer contas verás que se essa relação de caixa der 14 km por cada 1000rpm, às 5000 o carro já vai a 70 km/h e às 6000 rpm a 84 km/h E queres tu que o condutor meta a 2ª a 80????? Para quê? A essa velocidade o motor está já no seu final. Não estamos aqui a falar de Ferraris nem de Porsches.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X