Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O design automóvel já atingiu o auge?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O design automóvel já atingiu o auge?

    São vários os modelos que o meu preferido não é a geração actual e gostava de saber quem partilha a minha opinião.

    Atenção que não estou a dizer que os carros pioraram como produto, não sei se sim ou não.

    E também nao estou a dizer que não gosto de nenhum carro actual, gosto do alfa Giulietta, do Giulia, do Mercedes E...

    Vou dar exemplos que me ocorrem por muito subjetivo que seja falar em beleza seja do que for...

    Nos carros que se seguiram nenhum superou o Mercedes A w176, o Bmw série 5 e60, o SEAT Ibiza 6l, o audi A3 8p, o Ferrari f430, o Ferrari 575, o Porsche 911 997, o Lamborghini murcielago...

    Se a moderação achar o tópico fraco faca o que lhe parecer melhor.

    Aceito que alguém ache o tópico fraco pois tal como disse é um pedaço subjetivo discutir beleza.

    Mas esse raciocínio pode também ser aplicado aos tópicos de meninas bonitas e no entanto nao acontece e bem.

    #2
    Sim, cada vez se aposta mais na "evolução na continuidade" (eufemismo para "acabaram-se-nos as ideias, a partir de agora só mudamos os detalhes" ou ainda "temos que investir tudo na electrificação e já não há dinheiro nem pachorra para estourar em design").

    Dito isto, os Audi já sofrem disso há várias gerações e outras se estão a seguir. Longe vão os tempos em que o design de uma geração para a outra "não tinha nada a ver" e permitia distinguir "novo" de "antigo" em fracções de segundo...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
      São vários os modelos que o meu preferido não é a geração actual e gostava de saber quem partilha a minha opinião.

      Atenção que não estou a dizer que os carros pioraram como produto, não sei se sim ou não.

      E também nao estou a dizer que não gosto de nenhum carro actual, gosto do alfa Giulietta, do Giulia, do Mercedes E...

      Vou dar exemplos que me ocorrem por muito subjetivo que seja falar em beleza seja do que for...

      Nos carros que se seguiram nenhum superou o Mercedes A w176, o Bmw série 5 e60, o SEAT Ibiza 6l, o audi A3 8p, o Ferrari f430, o Ferrari 575, o Porsche 911 997, o Lamborghini murcielago...

      Se a moderação achar o tópico fraco faca o que lhe parecer melhor.

      Aceito que alguém ache o tópico fraco pois tal como disse é um pedaço subjetivo discutir beleza.

      Mas esse raciocínio pode também ser aplicado aos tópicos de meninas bonitas e no entanto nao acontece e bem.
      É verdade que o design automóvel passou a ser muito igual, sem emoção e pior...sem diferenciação.

      Mas não quer dizer que tenha atingido o auge, ele está cada vez melhor...simplesmente está mais de acordo com o que o comprador procura - coisas sensaboronas e iguais. O grupo VW tem sido disso exemplo e o que mais tem vendido são carros que ao longo de gerações e mesmo através dos vários modelos são iguais entre eles...

      Comentário


        #4
        Ibiza? A3?

        Se ainda falássemos num Supra, num NSX, num RX-8, ainda dava-te razão.

        Mas sim, chegou-se a uma altura em que sai tudo igual, e o que é diferente é logo apelidado de "extra-terreste", "aborto" e outros mimos.

        Comentário


          #5
          Há modelos cujo design continua a evoluir...Renault Megane, Toyota Corolla, Seat Ibiza e o novo Classe A são exemplo disso. Outros, de facto, regridem, A3, Golf's (então o que vem aí...ai Jesus...se se confirmarem as fotos/renderes).

          Penso que o design faz parte da estratégia de marketing das marcas. Se repararem, as versões Sport dos carros são sempre mais apelativas do que as outras versões desse modelo em questão...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            Ibiza? A3?

            Se ainda falássemos num Supra, num NSX, num RX-8, ainda dava-te razão.

            Mas sim, chegou-se a uma altura em que sai tudo igual, e o que é diferente é logo apelidado de "extra-terreste", "aborto" e outros mimos.
            Faz sentido falarmos em carros mais e menos realistas como eu procurei fazer.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
              Faz sentido falarmos em carros mais e menos realistas como eu procurei fazer.
              Ferrari, Porsche e Lamborghini?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Ferrari, Porsche e Lamborghini?
                Esses são os menos realistas claro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
                  Esses são os menos realistas claro.
                  Li "mais ou menos"...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Li "mais ou menos"...
                    É propicio a isso, é parecido.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      Ibiza? A3?

                      Se ainda falássemos num Supra, num NSX, num RX-8, ainda dava-te razão.

                      Mas sim, chegou-se a uma altura em que sai tudo igual, e o que é diferente é logo apelidado de "extra-terreste", "aborto" e outros mimos.
                      Só é apelidado disso quando combina "diferente" com "mau gosto" (leia-se, exagero) num só produto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Só é apelidado disso quando combina "diferente" com "mau gosto" (leia-se, exagero) num só produto.
                        Pelo que tenho visto, só é apelidado assim se tiver certos símbolos no capot... ;)

                        Comentário


                          #13
                          Civic nave espacial é verdadeiramente diferente e mesmo assim bonito imho.

                          Não me obriguem a pesquisar qual o nome de código do carro em causa. :D

                          Comentário


                            #14
                            É relativo. Por exemplo nos anos 90 marcas japonesas era quase tudo à base de frigoríficos com rodas ( esteticamente falando, calma fanáticos, não fiquem sem sono ) .

                            Hoje, marcas japonesas têm todas assim um estilo que facilmente se diferencia os modelos uns dos outros.

                            Comentário


                              #15
                              Não me parece que tenha atingido o auge, nem acredito que isso seja possível. Não podemos é exigir que todas as gerações seguintes sejam melhores em termos de design que as anteriores.
                              Umas são, outras não são...depende também do gosto de cada um.

                              Eu identifico marcas que estão num bom momento actualmente (por exemplo Mazda para identificar uma normal, e Porsche para referir uma mais exclusiva), mas há muitas mais!.

                              Mas concordo que atualmente vivemos mais como uma "sociedade iPhone", onde se tenta impingir um determinado modelo de produto e as marcas já perceberam que esse é o caminho mais fiável e lucrativo.

                              Ser muito criativo traz riscos acrescidos, e cada vez menos a sociedade pede isso e prefere seguir a carneirada.
                              Colhemos o que semeamos

                              Mas respondendo ao tópico, ou meu top3 de design automóvel são todos dos anos 60/70, no entanto identifico alguns actualmente muito bem conseguidos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                É relativo. Por exemplo nos anos 90 marcas japonesas era quase tudo à base de frigoríficos com rodas ( esteticamente falando, calma fanáticos, não fiquem sem sono ) .

                                Hoje, marcas japonesas têm todas assim um estilo que facilmente se diferencia os modelos uns dos outros.
                                O que dizer dos Franceses?

                                Comentário


                                  #17
                                  antigamente via-se muito mais diversidade nos design's pois as marcas eram independentes e havia mais competitividade, hoje com as uniões e comprarem-se umas as outras, começou-se em algumas a seguir os padrões de uma evolução significativa entre gerações, mas ainda assim vão aparecendo algumas marcas que se vão destacando, logo não se pode generalizar que a industria automovel atingiu o auge em termos de design, muito longe disso, ainda existe muito para dar...

                                  o mercado hoje tem mais feedback do cliente final logo tem em conta o que o cliente procura, logo o que vai aparecendo nas novas gerações vai de encontro com o que o potencial cliente procura...

                                  agora no final existe para todos os tipos de gostos as mais diversas opções...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                    O que dizer dos Franceses?
                                    Peugeot não tanto mas nessa altura gostava muito dos Citroens e Renaults.....especialmente segmentos C e D.....mas actualmente nem pensar, cruzes.

                                    Mas inverteu-se tudo. Agora há o 508 que parece um passat e um Aerteon que parece um Renault Talisman

                                    Comentário


                                      #19
                                      Hoje a maior evolução chama-se tecnologia.

                                      Aqueles anos 80/90 dificilmente se repetem. Não falo mais para trás porque não conheço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        As falsas ponteiras de escape da Mercedes... ai ai

                                        Comentário


                                          #21
                                          Então e é só a Mazda?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para mim o designa automóvel atingiu o auge na década de 60...

                                            Hoje em dia as normas de segurança também cortam muito a criatividade dos designers mas obviamente não pode servir de desculpa para tudo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                              Hoje em dia as normas de segurança também cortam muito a criatividade dos designers mas obviamente não pode servir de desculpa para tudo...
                                              Não são só as normas de segurança, é também a aerodinâmica e o espaço interior (se bem que algumas marcas andam a sacrificar a altura disponível para os passageiros do banco de trás).

                                              Os designers estão muito limitados.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Então e é só a Mazda?
                                                Foi só para citar duas, pese embora tenha havido modelos muito interessante no passado ��

                                                Mas tens por exemplo Hyundai e Kia que será unânime que estão melhores que nunca.
                                                A Volvo, Land Rover, Jaguar (desde os anos 60) ou mesmo a Peugeot, estão num bom momento em termos de trazer umas design de qualidade, outras equilíbrio, outras novas abordagens.
                                                A própria Aston Martin tem-se mantido sempre na crista da onda em termos de design.
                                                Tens é muitas outras que vão indo, por vezes bem, outras menos bem, conforme o gosto. Outras ainda por muito bem que estejam é difícil bater o que já fizeram antigamente, como por exemplo a própria Ferrari.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Não são só as normas de segurança, é também a aerodinâmica e o espaço interior (se bem que algumas marcas andam a sacrificar a altura disponível para os passageiros do banco de trás).

                                                  Os designers estão muito limitados.
                                                  E a critica

                                                  O CHR e o novo Mazda 3 são bons exemplos onde os designers previlegiaram a estética adoptando soluções menos funcionais, e levam logo por tabela por parte da crítica, se são a maioria.

                                                  Mas do que nunca os designers têm à disposição montanhas de ferramentas e possibilidades de desenho, o problema é a passagem para a produção e as limitações impostas pelas normas de segurança, pela engenharia e pela administração, que têm mesmo de existir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
                                                    Nos carros que se seguiram nenhum superou o Mercedes A w176 (o atual é melhor), o Bmw série 5 e60 (o E39 riu-se), o SEAT Ibiza 6l, o audi A3 8p (epá não para ambos), o Ferrari f430 (o 355 e 458 riram-se), o Ferrari 575(812 riu-se), o Porsche 911 997 (o 993 riu-se), o Lamborghini murcielago...
                                                    Com excepção do Murcielago, que é algo que nunca mais vamos ver a sair da lamborghini, estilo sóbrio e agressivo,os restantes não são nenhum marco do seu modelo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como o colega Atadinho postou aqui há poucos dias num tópico de um subfórum vizinho:

                                                      Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post

                                                      Agora a sério, cada época tem as suas pérolas e de certeza que o futuro trará muita coisa interessante. Muita monotonia também, é certo, mas uma monotonia aprimorada

                                                      -

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BMN Ver Post
                                                        Com excepção do Murcielago, que é algo que nunca mais vamos ver a sair da lamborghini, estilo sóbrio e agressivo,os restantes não são nenhum marco do seu modelo.
                                                        Não gosto do design do novo classe A.

                                                        Acho o série 5 e39 demasiado monotono.

                                                        O Ferrari f430 é o meu carro preferido de sempre. :D

                                                        Quando falei no 575 queria compara lo ao 599.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Post repetido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            pessoas que dizem que hoje em dia os carros sao todos iguais não sabem do que estão a falar.

                                                            entao vao ver os carros dos anos 60. estes sim eram todos iguais. todos (quase todos) tinham farois redondos. nao acreditam, ora vejam esta amostra aleatoria de um site de venda de classicos.



                                                            sim, eram todos bonitos...porque eram todos iguais.
                                                            vao aos aos 80 e é a mesma coisa: todos quadrados. comparem o vw polo a um opel corsa dos anos 80 e agora comparem os novos...pois...

                                                            hoje em dia vivemos a maior diversidade de design da historia. isto é um facto....para além de que existem muito....mas mesmo muito mais modelos do que antes.

                                                            quantos modelos a mercedes tinha em 1980? 4? 5? quantos tem agora? mais de 10, com certeza.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X