Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1ª Multa de 0.6g/l de alcool, fico sem carta?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1ª Multa de 0.6g/l de alcool, fico sem carta?

    Boas fórum.

    Tenho carta a cerca de 10 anos, e em 2017 fui apanhado com alcool no sangue, 0.6g/l, multa paga na hora de 250€. Primeira e única contra ordenação que tive até agora!

    A quase 2 anos depois, recebo uma carta da ASRN, em que não pecebo muito bem este parágrafo:

    "...determino a aplicação ao arguido da sanção acessória de inibição de conduzir pelo período de 30 dias, suspendendo-se a execução da mesma por um período de 180 dias, condicionada à frequência de uma ação de formação no módulo Álcool, devendo esta ser frequentada durante o periodo de suspenção.

    Alguém me é capaz de traduzir isto, fico sem carta 30 dias + Formação, ou só Formação?

    #2
    suspendendo-se a execução da mesma por um período de 180 dias, condicionada à frequência de uma ação de formação no módulo Álcool
    Se não voltares a reincidir num prazo de 180 dias, manténs a carta, desde que frequentes essa acção de formação sobre álcool.

    P.S. - Já agora, duvido (e espero que não!) que a carta da ANSR contenha suspenção...

    Comentário


      #3
      2 anos??? isso prescreveu...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Se não voltares a reincidir num prazo de 180 dias, manténs a carta, desde que frequentes essa acção de formação sobre álcool.

        P.S. - Já agora, duvido (e espero que não!) que a carta da ANSR contenha suspenção...
        Do que percebo, tem que frequentar a acção de formação, para a sanção ficar suspensa.
        suspendendo-se a execução da mesma por um período de 180 dias, condicionada à frequência de uma ação de formação no módulo Álcool, devendo esta ser frequentada durante o periodo de suspenção.

        Comentário


          #5
          Exacto, foi o que eu disse.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
            2 anos??? isso prescreveu...
            como é que prescreveu se:
            1º pagou a multa na hora
            2º ele referiu quase 2 anos
            as multas para prescrevem pelo prazo, tem que passar 2 anos e além disso a carta que recebeu não é a multa mas sim a sanção acessória.

            confirmo. se fizer a formação, não fica com a carta apreendida.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Exacto, foi o que eu disse.
              Da forma que estruturaste a frase percebi, erradamente, que estaria ilibado. Não poderia era, no prazo de 180 dias ser apanhado novamente e então aquando da sanção acessória teria que frequentar a dita formação.

              Comentário


                #8
                Ui... 250€ - 3 pontos na carta + frequentar uma formação durante 6 meses (ou ao longo de 6 meses) é bastante mais do que eu pensava para uma primeira infracção e com taxa tão pouco acima do limite legal. Que de certeza que estavas ainda assim muito mais apto para conduzir que muita gente sóbria que se vê por aí na estrada e que passam uma vida impunes.

                -

                Comentário


                  #9
                  Essa formação é paga, custa cerca de 200€.
                  Pega nessa carta, e leva a um advogado, ele saberá o que fazer.
                  Livra te da formação, e perder a carta, se tiver por onde contestar.
                  Que sirva de lição. ��

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                    Ui... 250€ - 3 pontos na carta + frequentar uma formação durante 6 meses (ou ao longo de 6 meses) é bastante mais do que eu pensava para uma primeira infracção e com taxa tão pouco acima do limite legal. Que de certeza que estavas ainda assim muito mais apto para conduzir que muita gente sóbria que se vê por aí na estrada e que passam uma vida impunes.

                    -
                    A verdade é que uma coisa não pode desculpar a outra e as multas de álcool são pesadas, neste caso é CO Grave.

                    Atenção estó só a comentar relativo a isto e não a querer dar uma de moralista, nada disso.

                    Em algum valor a lei teria de decidir quando é C.O. Grave e nestes casos é 0.50 .

                    Claro há por aí muitos azelhas sem reflexos, visão ou jeito mas enfim, infelizmnete parece não ter tendência a melhorar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                      Essa formação é paga, custa cerca de 200€.
                      Pega nessa carta, e leva a um advogado, ele saberá o que fazer.
                      Livra te da formação, e perder a carta, se tiver por onde contestar.
                      Que sirva de lição. ��
                      Como vais contestar uma cousa destas sumária ?

                      Pode tentar mas.....de qualquer forma vai ter de lhe pagar também , mas não sei se nestes casos valerá a pena após tanto tempo....para isso era recorrer na hora, digo eu... ( ? )

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Como vais contestar uma cousa destas sumária ?

                        Pode tentar mas.....de qualquer forma vai ter de lhe pagar também , mas não sei se nestes casos valerá a pena após tanto tempo....para isso era recorrer na hora, digo eu... ( ? )
                        Até porque 0.6 não é propriamente 0.79 ou mesmo 1.19. Mas aí é como dizes. Teria sido melhor pedir contra-análise. Ou até foi bem ficar por ali... Podia dar um valor mais alto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Como vais contestar uma cousa destas sumária ?

                          Pode tentar mas.....de qualquer forma vai ter de lhe pagar também , mas não sei se nestes casos valerá a pena após tanto tempo....para isso era recorrer na hora, digo eu... ( ? )
                          O aparelho usado para medir, pode não estar legal, pode ter a data de inspeção ultrapassada, pode não ser aprovado.... Existem muitas coisas por onde o advogado pode safar. Sei porque fiz o mesmo, e ate agora depois de contestar já passou um ano e não recebi mais nada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                            O aparelho usado para medir, pode não estar legal, pode ter a data de inspeção ultrapassada, pode não ser aprovado.... Existem muitas coisas por onde o advogado pode safar. Sei porque fiz o mesmo, e ate agora depois de contestar já passou um ano e não recebi mais nada.
                            Sim tambem pensei nisso a minha questão é que já passou algum tempo....se tivesse sido na hora não seria mais credível a contestação?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                              O aparelho usado para medir, pode não estar legal, pode ter a data de inspeção ultrapassada, pode não ser aprovado.... Existem muitas coisas por onde o advogado pode safar. Sei porque fiz o mesmo, e ate agora depois de contestar já passou um ano e não recebi mais nada.
                              ou seja, queres que ele para se safar a uma formaçao de 200€ (que nao lhe faz mal nenhum), va provavelmente gastar o mesmo ou mais num advogado...ok.

                              Comentário


                                #16
                                As questões do advogado é mais para evitar perder pontos na carta mas neste caso a decisão já foi tomada pela ANSR não sei se há volta a dar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                  ou seja, queres que ele para se safar a uma formaçao de 200€ (que nao lhe faz mal nenhum), va provavelmente gastar o mesmo ou mais num advogado...ok.
                                  Depende do advogado, eu não gastei isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    A verdade é que uma coisa não pode desculpar a outra e as multas de álcool são pesadas, neste caso é CO Grave.

                                    Atenção estó só a comentar relativo a isto e não a querer dar uma de moralista, nada disso.

                                    Em algum valor a lei teria de decidir quando é C.O. Grave e nestes casos é 0.50 .

                                    Claro há por aí muitos azelhas sem reflexos, visão ou jeito mas enfim, infelizmnete parece não ter tendência a melhorar.
                                    Pois, mas era precisamente por aí, por eu saber que uma multa de excesso de velocidade (por exemplo circular a 74km/h num local onde o limite é 50km/h) também é uma infracção grave mas sendo a primeira, resolve-se com o pagamento de 120 euros e já está. Por comparação, esta é igualmente grave e paga 250 euros, mais 200 euros da formação mas a obrigatoriedade de frequentar a formação.

                                    Era nessa perspectiva. De resto concordo com tudo.

                                    -

                                    Comentário


                                      #19
                                      O pessoal bebe e depois conduz. Desta vez foram 0.6, da próxima é 1.0.
                                      Quem sabe...
                                      O que se sabe é que alguém conduziu com um limite de álcool acima do permitido e agora aconselham-no a contestar a sanção acessória. Só porque era pouco...

                                      Temos mesmo a sociedade que queremos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        As questões do advogado é mais para evitar perder pontos na carta mas neste caso a decisão já foi tomada pela ANSR não sei se há volta a dar.
                                        Sendo o episódio anterior à alteração e introdução da carta por pontos, julgo que não tem pontos a perder.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado a todos pelas respostas.

                                          Podem ter a certeza que serviu de exemplo, eu achava que estava bem, naquela noite, e como estava perto de casa(9km), numa festa de aldeia, facilitei...

                                          Em relação a carta veio também com + 7€ de custos de decisão administrativa, que vou ter de pagar.

                                          250€ de multa, foram suficientes para eu aprender a lição, acho que não havia necessidade de formações, quando é a 1° vez em 10 anos de condução, que tive uma contra ordenação, e já soprei no balão uma dezena de vezes.

                                          Mais alguém sabe, como funcionam estas formações, vou mesmo ter de enterrar mais 200€ para não ficar sem carta

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                            O aparelho usado para medir, pode não estar legal, pode ter a data de inspeção ultrapassada, pode não ser aprovado.... Existem muitas coisas por onde o advogado pode safar. Sei porque fiz o mesmo, e ate agora depois de contestar já passou um ano e não recebi mais nada.
                                            Pois o meu sogro foi há 2 dias apanhado pela polícia com 1.56 de álcool mas ele só bebeu 2 cervejas que eu vi. Não pediu logo o contra teste e lixou se... Agora vai a tribunal

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois, neste caso ele é, de facto e aos olhos da lei, um criminoso!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Pois, neste caso ele é, de facto e aos olhos da lei, um criminoso!
                                                É verdade é crime! Mas achei muito estranho ter dado semelhante valor quando já eu há 4 anos fui mandado na mesma situação e acusou 0.02

                                                Para 1.56 tinha de estar bêbado e estava muito longe disso mas pronto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas em tribunal só não são admitidos análises ao sangue?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                    Pois o meu sogro foi há 2 dias apanhado pela polícia com 1.56 de álcool mas ele só bebeu 2 cervejas que eu vi. Não pediu logo o contra teste e lixou se... Agora vai a tribunal
                                                    Isso é impossível ou então as cervejas eram de litro e ele estava em jejum ou perto disso, o que duvido! Se ele sabia que apenas tinha bebido isso, tinha mais era que pedir para repetir o teste ou exigir a contra-análise.

                                                    Cá para mim... aí há gato escondido com rabo de fora! Já soprei várias vezes (algumas por brincadeira) e nunca vi nenhum alcoolímetro com um erro assim! Para teres valores dessa ordem desconfio que é mais com uma dezena de cervejas ou foram minis... de rosca, aka, litrosas!!!

                                                    A fórmula é mais ou menos isto:

                                                    imaginando que a cerveja tivesse perto de graduação 6º e não costumam ter e ele tivesse um peso de 70 kg (a maioria dos adultos homens tem mais).

                                                    1 litro de cerveja terá 60 ml de álcool, o que representa próximo de 50 gr.

                                                    TAXA: álcool consumido (em gr) que divide pelo resultado do peso corporal, multiplicado pelo coeficiente (nos homens é de 0,7 em jejum que tendo comido sobe para 1,1).

                                                    Sem ter comido representaria cerca de 1,02 (muito grave).
                                                    Tendo comido: 0,64 (grave).

                                                    E isto é imaginando que eram canecas de meio litro e sem considerar variáveis como o metabolismo ou o tempo que passou entre o consumo e o teste

                                                    Caso queiram ver com se faz:

                                                    gr ?lcool e taxa alcool?mia
                                                    Editado pela última vez por petrus; 22 July 2019, 08:55.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                      Isso é impossível ou então as cervejas eram de litro e ele estava em jejum ou perto disso, o que duvido! Se ele sabia que apenas tinha bebido isso, tinha mais era que pedir para repetir o teste ou exigir a contra-análise.

                                                      Cá para mim... aí há gato escondido com rabo de fora! Já soprei várias vezes (algumas por brincadeira) e nunca vi nenhum alcoolímetro com um erro assim! Para teres valores dessa ordem desconfio que é mais com uma dezena de cervejas ou foram minis... de rosca, aka, litrosas!!!

                                                      A fórmula é mais ou menos isto:

                                                      imaginando que a cerveja tivesse perto de graduação 6º e não costumam ter e ele tivesse um peso de 70 kg (a maioria dos adultos homens tem mais).

                                                      1 litro de cerveja terá 60 ml de álcool, o que representa próximo de 50 gr.

                                                      TAXA: álcool consumido (em gr) que divide pelo resultado do peso corporal, multiplicado pelo coeficiente (nos homens é de 0,7 em jejum que tendo comido sobe para 1,1).

                                                      Sem ter comido representaria cerca de 1,02 (muito grave).
                                                      Tendo comido: 0,64 (grave).

                                                      E isto é imaginando que eram canecas de meio litro e sem considerar variáveis como o metabolismo ou o tempo que passou entre o consumo e o teste

                                                      Caso queiram ver com se faz:

                                                      gr ?lcool e taxa alcool?mia
                                                      Pois foi esquesito, mas realmente foram 2 cervejas...

                                                      No meu primeiro ano de carta também tinha saído de uma discoteca que tinha andado a beber whisky e mais umas bebidas brancas , fui mandado parar e deu 0.00 por isso acho que é passível de erros o teste do balao

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                        É verdade é crime! Mas achei muito estranho ter dado semelhante valor quando já eu há 4 anos fui mandado na mesma situação e acusou 0.02

                                                        Para 1.56 tinha de estar bêbado e estava muito longe disso mas pronto.
                                                        Olha que não. Um ex colega meu foi apanhado com taxa crime e também estava sóbrio ( dizia ele claro ) , mas a verdade é que pode parecer que estão bem mas na verdade as capacidades estão reduzidas. Mas se não pede-se contra análise.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                          Pois o meu sogro foi há 2 dias apanhado pela polícia com 1.56 de álcool mas ele só bebeu 2 cervejas que eu vi. Não pediu logo o contra teste e lixou se... Agora vai a tribunal
                                                          Tu viste-o a beber 2 cervejas, mas e nas horas anteriores o que tinha bebido o teu sogro?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                                                            Tu viste-o a beber 2 cervejas, mas e nas horas anteriores o que tinha bebido o teu sogro?
                                                            Água das pedras.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X