Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Morreram 100 pessoas atropeladas em 2018, 14 delas em atropelamento com fuga

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Morreram 100 pessoas atropeladas em 2018, 14 delas em atropelamento com fuga

    Há pelo menos cinco anos que não se registavam tantas mortes por atropelamento

    Morreram 100 pessoas atropeladas em 2018, 14 delas foram vítimas de atropelamento com fuga.

    Em 2018, 100 pessoas morreram atropeladas. O número é o mais elevado em cinco anos. Em 2017, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) contabilizava 88 vítimas mortais deste tipo de acidente. Em 2016, foram 80, no ano anterior, 88, e em 2014, 84.


    No total, morreram 508 pessoas em acidentes rodoviários no ano passado — no início do ano, a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR) tinha avançado outro número: 513 vítimas mortais. Os dados finais agora apresentados são relativos às vítimas no local, até 24 horas após o acidente. A ANSR, responsável pelo tratamento estatístico da informação, ainda terá de publicar o relatório relativo às vítimas até 30 dias após o acidente.

    Link para o resto do artigo.

    #2
    É por toda a gente a andar de bicicleta

    Comentário


      #3
      A ver pela quantidade de inconscientes que agora se atiram literalmente para a frente dos carros nas passadeiras até nem são muitos

      Comentário


        #4
        Estranho era se descesse.

        Cada vez há mais incumprimento de parte a parte. Os peões acreditam nas capacidades milagrosas de travagem quando se atiram para a estrada (até fora das passadeiras), e do outro lado temos carros estacionados a tapar toda a visibilidade e condutores com pressa ou o nariz enfiado no telemóvel...

        O problema é que toda a gente acha que tem direitos, mas obrigações é para os outros.

        Comentário


          #5
          Estacionamentos, que em muitos casos são marcados e pagos, sem respeitar a distancia minima das passadeiras dificultando a visibilidade.
          Pessoas que não param e olham antes de passar a estrada.
          Pessoas viciadas nas redes sociais que não conseguem deixar de estar ligados ao dispositivo.

          Sejam condutores sejam peões há responsabilidade de ambas as partes. E com isto chegamos a um sintoma que provavelmente está a ser menosprezado que penso ser o resultado do isolamento social ironicamente causado pelas redes sociais, que é a falta de empatia e desresponsabilização dos seus actos, passando a responsabilidade e a culpa a ser sempre do outro

          Comentário


            #6
            Concordo com o que foi dito e certamente muitos automobilistas tambem cometem erros como todos nós sabemos.

            Mas a meu ver , por exemplo antigamente andava-se muito mais depressa em localidades....havia menos lombas, menos cuidado, combustiveis mais baratos, etc.

            Hoje até se assiste a gente que anda a pastar.

            E curiosamente tenho notado cada vez mais uma coisa : há peões que atravessam fora da passadeira, e como vêm que o carro que lá vem abranda ( claro ) , atravessam como se fossem num passeio à beira rio.....

            Juro que não percebo tal atitude.

            Comentário


              #7
              Estacionamento selvagem....inadmissível para mim (paizinhos nas escolinhas são os reis). E o segundo ponto é quando há locais onde a 30km/h ou menos a visibilidade à passadeira continua inexistente) e as autoridades locais nada fazem.

              E ainda outro ponto aqui na terra das rotundas....na entrada e saída das mesmas podem enfiar as plantinhas no olho do **. A visibilidade tem prioridade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                É por toda a gente a andar de bicicleta
                Trotinetas!!

                Comentário


                  #9
                  Enquanto peões ignorantes que provavelmente noutras alturas também conduzem continuarem a testar a paciência dos condutores, isto continuará a ser uma realidade.

                  Nao gosto quando o fazem e nunca o fiz mas compreendo os carros que por vezes se lixam para mim e outros peões e não param nas passadeiras.

                  Aqui no fórum é que poucos assumem as asneiras que fazem seja para preservarem a reputação seja para ninguém lhes atirar à cara o que contam.

                  Sempre que a realidade do momento me permite atravesso as estradas fora da passadeira para não parar o transito.

                  Ou em alternativa caso seja realmente prático atraso ligeiramente o meu percurso para atravessar a passadeira com outras pessoas.

                  Também atraso por vezes o meu percurso quando circulam poucos carros no meu caminho para nao pararem por me verem na passadeira e então so atravesso depois desses poucos carros passarem.
                  Editado pela última vez por ChicoEsperto; 27 July 2019, 14:35.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                    Estacionamento selvagem....inadmissível para mim (paizinhos nas escolinhas são os reis). E o segundo ponto é quando há locais onde a 30km/h ou menos a visibilidade à passadeira continua inexistente) e as autoridades locais nada fazem.

                    E ainda outro ponto aqui na terra das rotundas....na entrada e saída das mesmas podem enfiar as plantinhas no olho do **. A visibilidade tem prioridade.

                    Isto, para alem de dificultar ou mesmo impossibilitar a visibilidade no transito, acrescentar ao facto de haverem passadeiras logo nesses locais que estão escondidos por essas belas mas mal colocadas plantas

                    Comentário


                      #11
                      Touché, folgo em saber que não sou o único a quem estas "pintelhices" causam uma dose elevada de raiva.

                      Comentário


                        #12
                        Gostava de saber se existe alguma estatística sobre o nº de atropelamentos que existem nas passadeiras depois das rotundas.

                        Isto, é um aborto legislativo e nunca devia ser permitido. Praticamente todas as rotundas que conheço têm passadeiras imediatamente seguintes.

                        Ora, um condutor que vem concentrado a fazer a rotunda perante os restantes veículos, não tem mais um par de olhos para verificar os peões que estão a atravessar a estrada precisamente na saída da rotunda!

                        Já me aconteceu ter que fazer uma ou duas travagens arriscadas à conta disto e, do que vejo, não sou caso único.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                          Gostava de saber se existe alguma estatística sobre o nº de atropelamentos que existem nas passadeiras depois das rotundas.

                          Isto, é um aborto legislativo e nunca devia ser permitido. Praticamente todas as rotundas que conheço têm passadeiras imediatamente seguintes.

                          Ora, um condutor que vem concentrado a fazer a rotunda perante os restantes veículos, não tem mais um par de olhos para verificar os peões que estão a atravessar a estrada precisamente na saída da rotunda!

                          Já me aconteceu ter que fazer uma ou duas travagens arriscadas à conta disto e, do que vejo, não sou caso único.
                          Só me acontece por causa das florzinhas e árvores.

                          Aliás há três passadeiros do género que abordo sempre com o pé no travão, porque só vejo os peões em cima

                          Comentário


                            #14
                            E melhor ainda, é nos cruzamentos onde o verde dos peões abre ao mesmo tempo do que o dos carros. Para quem não conhecer, vê o verde aberto, passa a estrada e arrisca-se a levar com um carro em cima porque os carros também têm verde ao mesmo tempo.

                            Como é que isto pode acontecer?



                            Este tipo de situações só aumenta o risco de atropelamentos.
                            Editado pela última vez por MartinsTM; 29 July 2019, 18:23.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                              E melhor ainda, é nos cruzamentos onde o verde dos peões abre ao mesmo tempo do que o dos carros. Para quem não conhecer, vê o verde aberto, passa a estrada e arrisca-se a levar com um carro em cima porque os carros também têm verde ao mesmo tempo.

                              Como é que isto pode acontecer?



                              Este tipo de situações só aumenta o risco de atropelamentos.
                              Nessas situações tens um sinal extra por cima do verde a piscar em amarelo intermitente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ddrexj Ver Post
                                Nessas situações tens um sinal extra por cima do verde a piscar em amarelo intermitente.
                                No caso que postei acima, digo-te com 100% de certeza que não existe. Acende o verde, ao mesmo tempo para os carros e peões.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                                  No caso que postei acima, digo-te com 100% de certeza que não existe. Acende o verde, ao mesmo tempo para os carros e peões.
                                  Então mas o semáforo dos peões tem 3 luzes... Pelo que vejo na foto. Sendo esse o caso a última é vermelho, acima dessa verde e acima de todas é a que pisca em amarelo, ao mesmo tempo que acende a verde para os peões atravessarem.
                                  E ao mesmo tempo o semáforo dos carros acende o verde também.

                                  Ou então é a contagem decrescente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aqui no Porto é fácil ver um autocarro a parar numa passadeira ou num semáforo vermelho e vir logo 6 idiotas a ultrapassar o autocarro só porque sim e quase atropelar os peoes e a passar o vermelho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também não percebo essa tara dos ligeiros quererem ultrapassar os autocarros que estão a carregar e descarregar passageiros.

                                      Sobretudo se tiverem uma passadeira à frente do autocarro isso então é só rdícle. Parece que o mundo vai acabar por ficarem alguns segundos a aguardar que o autocharuto arranque..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                                        E melhor ainda, é nos cruzamentos onde o verde dos peões abre ao mesmo tempo do que o dos carros. Para quem não conhecer, vê o verde aberto, passa a estrada e arrisca-se a levar com um carro em cima porque os carros também têm verde ao mesmo tempo.

                                        Como é que isto pode acontecer?



                                        Este tipo de situações só aumenta o risco de atropelamentos.
                                        vais-me desculpar mas essa situação está contemplada no código da estrada, ensinada na escola de condução e passível de surgir tanto no exame de código como de condução.
                                        o condutor que desconhece essa regra é o tal que faz aumentar estatísticas de atropelamentos e que deveria ser punido sempre que fosse apanhado a infringir.
                                        já agora:
                                        ponto 3 do art. 103 do CE
                                        alínea i do art. 145 do CE

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Também não percebo essa tara dos ligeiros quererem ultrapassar os autocarros que estão a carregar e descarregar passageiros.

                                          Sobretudo se tiverem uma passadeira à frente do autocarro isso então é só rdícle. Parece que o mundo vai acabar por ficarem alguns segundos a aguardar que o autocharuto arranque..
                                          algo que também é proibido pelo d) do art. 41, mas a malta não liga a isso e já o faz naturalmente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Também não percebo essa tara dos ligeiros quererem ultrapassar os autocarros que estão a carregar e descarregar passageiros.

                                            Sobretudo se tiverem uma passadeira à frente do autocarro isso então é só rdícle. Parece que o mundo vai acabar por ficarem alguns segundos a aguardar que o autocharuto arranque..
                                            A minha mãe ficou meses acamada e acabou por perder o emprego à conta de um idiota desses.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                                              A minha mãe ficou meses acamada e acabou por perder o emprego à conta de um idiota desses.
                                              Pois, e depois é assim, se o fizessem com cuidado....sabendo que pode haver peões à frente do autocarro.....

                                              Claro que os peões têm também de ter cuidado mas os carros têm responsabilidade acrescida.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Pois, e depois é assim, se o fizessem com cuidado....sabendo que pode haver peões à frente do autocarro.....

                                                Claro que os peões têm também de ter cuidado mas os carros têm responsabilidade acrescida.

                                                Mas a partir do momento em que se tem um autocarro à
                                                Frente e que à frente deste tem uma passadeira não se pode ultrapassar pois não se tem visibilidade.

                                                Já vi também um autocarro a arrancar naturalmente e mais uns 6 idiotas uns atraz dos outros a ultrapassa lo e de seguida vir um carro de frente e todos a parar bruscamente para evitar embates frontais. Mas ainda começam a mandar vir.

                                                O artigo 20 do código da estrada diz mesmo o que?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não consigo distinguir bem o cenário da foto, mas pela descrição que fazem, não estão a falar de abrir verde para carro e este virar (à direita ou esquerda)? Onde encontra uma passadeira com verde para peões?

                                                  Eu aprendi que o verde só dá prioridade quando se segue em frente - se virar, perde logo prioridade e tem de parar nas passadeiras. Ou algo assim.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Engraçado que numa busca rápida no Google, encontro este tópico de cá:
                                                    https://forum.motorguia.net/forum-ge...ost_1069513398

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                      Não consigo distinguir bem o cenário da foto, mas pela descrição que fazem, não estão a falar de abrir verde para carro e este virar (à direita ou esquerda)? Onde encontra uma passadeira com verde para peões?

                                                      Eu aprendi que o verde só dá prioridade quando se segue em frente - se virar, perde logo prioridade e tem de parar nas passadeiras. Ou algo assim.
                                                      Como é que paras em passadeiras sem visibilidade? Ou paras sempre por precaução?

                                                      O código também diz que mesmo sem passadeira, um veículo mudando de direcção, o peão tem prioridade....e isso interessa o quê se no cruzamento a visibilidade é quase nula? 10km/h? Ou resolver o problema inerente?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        Como é que paras em passadeiras sem visibilidade? Ou paras sempre por precaução?
                                                        Espera aí, eu estou a falar no caso da foto, na qual me parece haver visibilidade.

                                                        Mas sim, no geral, ao virar, assumo que há quase sempre passadeira logo ali (isto claro, quando não conheço - se conheço, já sei) e entro na rua com esse cuidado... Se não há visibilidade ou esta é reduzida, à partida a minha velocidade também o será por não estar a ver bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quem andar muito a pé, como até o meu caso, vai ficar chocado com a quantidade de malta que passa pelas passadeiras sem abrandar, mesmo com peões à espera para atravessar. Também é bastante comum eu, enquanto condutor, parar numa passadeira, enquanto os veículos em sentido contrário continuam a circular como se nada fosse. O mesmo acontece nas passadeiras que atravessam mais do que uma via em cada sentido. Um gajo para e os dos lados continuam a passar.

                                                          Muitas vezes, isto acontece sem os condutores sequer se aperceberem do que estão a fazer. Não só não entendem que circulam a uma velocidade desadequada para zona, como nem sequer vêm os peões a tentar atravessar. É como se tivessem palas nos olhos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                            Como é que paras em passadeiras sem visibilidade? Ou paras sempre por precaução?

                                                            O código também diz que mesmo sem passadeira, um veículo mudando de direcção, o peão tem prioridade....e isso interessa o quê se no cruzamento a visibilidade é quase nula? 10km/h? Ou resolver o problema inerente?
                                                            não tens visão periférica capaz de ver um peão a atravessar numa mudança de direção como a da foto?
                                                            e mesmo num hipotético cruzamento com visibilidade reduzida não me parece que seja suposto fazer a manobra a muito mais que esses 10km/h que mencionas, dando sempre tempo e reação de paragem a um condutor capaz e que deverá à partida saber o tipo e riscos inerentes à sua manobra.

                                                            qual seria a tua solução?
                                                            meter as passadeiras/travessias mais longe do cruzamento e com isso fazer o coitado do peão andar bastante mais? com a tal passagem mais longe facilmente se percebe que os carros após o cruzamento iriam ganhar velocidade para depois parar de seguida e em caso de azar de atropelamento ou traseirada a velocidade seria maior causando mais danos?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X