Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que a Vel n é medida por gps?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque é que a Vel n é medida por gps?

    Porque é que o ponteiro da velocidade não trabalha em função do gps?

    Ou os fabricantes têm medo que descubram a verdadeira velocidade do carro?

    #2
    Nem todos os carros á venda hoje em dia disponiblizam gps, aparece como opcao quase sempre.

    Depois a maior parte das pessoas ja esta habituada a dar o desconto (digo eu)..

    Comentário


      #3
      Mesmo o GPS, em alguns pontos pode dar erro

      Comentário


        #4
        Penso que a velocidade no GPS também tem erro.

        Comentário


          #5
          O GPS não dá erro praticamente nenhum em velocidades medias, mas em velocidades instantaneas pode e por vezes dá tanto ou mais erro do que o tradicional ponteiro..

          E no ponteiro desde que uses os pneus da medida certa, dá o erro que os fabricantes querem, no GPS o erro é aleatorio, tanto pode ser para mais, como para menos...

          Comentário


            #6
            E depois nos tuneis como e' que has-de saber a velocidade?

            Alem que duvido do lag de resposta dessas medicoes em aceleracao.

            Comentário


              #7
              pq é lento para actualizar a velocidade actual

              Comentário


                #8
                Antes de mais, porque é que precisas de saber a velocidade com tal precisão? os 5-10 km/h de erro dos velocímetros são um problema?

                Depois, um velocímetro nunca poderia trabalhar apenas em função do GPS. Tinha de ser híbrido. Já viste o q era entrares num túnel e pufff, lá se foi o velocímetro? :D

                Comentário


                  #9
                  E no ponteiro desde que uses os pneus da medida certa, dá o erro que os fabricantes querem, no GPS o erro é aleatorio, tanto pode ser para mais, como para menos...

                  O que pode ser um grande problema porque nao sabes a quantas andas, ao menos no ponteiro sabes que vais a menos sempre..

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por ppais

                    Antes de mais, porque é que precisas de saber a velocidade com tal precisão? os 5-10 km/h de erro dos velocímetros são um problema?

                    Depois, um velocímetro nunca poderia trabalhar apenas em função do GPS. Tinha de ser híbrido. Já viste o q era entrares num túnel e pufff, lá se foi o velocímetro? :D
                    Desde qd é q um GPS deixa de funcionar dentro de um tunel? Apenas em tuneis muito longos, coisa q nao há em Portugal. Alem disso esses tuneis já tem antenas internas.

                    Já trabalhei em GPS (NAVTEQ) e o q vi foi q o gps em termos de medição de velocidades não é instantaneo, isto é, tem algum tempo de comunicação entre o aparelho e o satelite, o q em velocidades grandes pode ser grave.

                    Outra coisa, a UE tem regras muito rigidas pros intervalos de velocidade, o q nao deixa os construtores "fugirem" muito da velocidade real.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por k_pt

                      Porque é que o ponteiro da velocidade não trabalha em função do gps?

                      Ou os fabricantes têm medo que descubram a verdadeira velocidade do carro?
                      O GPS é um sistema militar dos EUA. Pode deixar de estar disponivel para o cidadão comum a QUALQUER momento. Depois medias a velocidade com 1 cronometro?

                      O sistema actual tem a vantagem de te indicar sempre a velocidade real ou uma superior à real. Nunca te indica uma velocidade inferior à real desde que não alteres elementos da transmissão (jante, pneu, etc).

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por pingalhete



                        Desde qd é q um GPS deixa de funcionar dentro de um tunel?
                        Sempre...

                        Pode fazer estimativas por outros meios, mas o posicinamento por GPS não funciona.

                        Comentário


                          #13
                          Esse sistema não seria muito funcional principalmente devido ao tempo que demoraria até fixar os satelites e nos locais onde não haveria sinal.

                          Actualmente ha umas "manhas" que os softwares utilizam para continuar a navegação mesmo sem sinal, como por exemplo o ultimo Route 66 ou o Tomtom. Já pude verificar e se o sinal se perder, ele continua na estrada à velocidade que nós circulavamos anteriormente, até captar de novo sinal.. Agora que se perde, perde. Um bom exemplo disso são os tuneis da CREL.

                          Quanto ao erro, ja li por ai a dizerem que nem sempre é exacto, que varia de dia para dia, etc.. Eu pessoalmente posso dizer que já tive hipotese de verificar em vários automoveis em dias e situações distintas e o erro de velocimetro é sempre o mesmo, não falha.. Não há variação.. E é engraçado que com softwares que não fazem o ajuste automatico para a estrada, se eu parar na berma, aparece mesma na berma.. Ou seja, não detecto erro de localização nenhuma.. Claro que isso também já dependerá de GPS para GPS.. Até agora a unica coisa que eu notei que não é muito preciso nos GPS é a altitude. Mesmo se estiver parado, esta por vezes varia um pouco

                          Comentário


                            #14
                            O meu carro (Ibiza TDI 110CV) já deu isto por GPS..



                            O chipset do GPS é um SFIR STAR III, que é um dos mais sensiveis e precisos do mercado..

                            Agora interpretem como quiserem.. Ou a medição por GPS deu erro, ou o meu carro é muita bom..

                            Comentário


                              #15
                              Passou-se ai qualquer coisa nessa medição.. Essa medição foi constante ou foi apenas um pico? Só estou a ver duas situações. Ou o sinal perdeu-se durante uns momentos e quando fixou novamente houve um pico enorme (pois para ir do ponto x ao ponto y num pequeno intervalo de tempo, supostamente é necessária uma grande velocidade), ou então deu qualquer coisinha má ao GPS nessa altura.. Os SIRF III tem vantagens e desvantagens.. Por serem mais sensiveis, são menos precisos.. Digamos que é uma combinação de SIRF II com XT..

                              Passo a explicar muito resumidamente. O meu GPS por exemplo tem os dois modos, SIRF II e XT. No primeiro modo capta os sinais directamente dos satelites, logo menos sensivel pois necessita de estar em linha de vista, mas é muito mais preciso. Em XT capta qualquer sinal minimo, mesmo os reflectidos.. Até dentro de casa apanha sinal Acontece que neste modo tem menos precisão.. Por isso evito usa-lo. Como isto não era muito pratico fez-se um novo chipset tentando posicionar-se no meio destes dois.. Um pouco mais sensivel que o SIRF II e um pouco mais preciso que o XT.. Mas duvido muito que tenha assim tanto erro, pois nem o XT puro o tem.. É uma coisa minima [xx(]

                              Conseguiste repetir esse feito?

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por k_pt

                                Porque é que o ponteiro da velocidade não trabalha em função do gps?

                                Ou os fabricantes têm medo que descubram a verdadeira velocidade do carro?
                                pela mesma razao de existirem limites diferentes em paises diferentes. depois ha questoes tecnicas, mas essas até se ultrapassam bem.

                                não ha nenhum fabricante com medo do que quer que seja.

                                Comentário


                                  #17
                                  DoubleM101, o SFIR III não é assim tão impreciso como isso. Aqui dentro de casa, com o software Sfirdemo já fiz umas experiencias e ao fim de algumas horas o desvio maximo que deu em relação à posição inicial não ultrapassou os 10 metros... Isto, dentro de casa.

                                  Quanto aquela medição.. Sinceramente não sei como foi, ia em viagem e numa parte estiquei bem o carro, mas nem de perto nem de longe poderia ter dado 227 kms/H.. No entanto era esse o valor que ficou registado como velocidade maxima, só vi no finalda viagem.

                                  Penso que deve ter sido alguma interferencia, ou algum pontão daqueles que fazem sobre as AE's para passarem os caminhos que já havia.. O maximo que consegui sem ser valores assim anormais foi 209.. E foi a descer..


                                  De qualquer forma, acho que dá para provar que o GPS está sujeito a interferencias que osactuais sistemas não estão, o que faz com que possam existir erros, e pior do que isso, faz com que esses erros sejam aleatorios. Já nos sistemas actuais, desde que com os pneus na medida de origem, o carro sabe precisamente, com uma diferença minima a que velocidade vamos. Um teste simples é por o CB a zeros e depois ver o primeiro valor que aparece na velocidade media. Normalmente é muitissimo perto do real.. Ora, o que isto significa é que os erros nos ponteiros são previsiveis e propositados e têm um comportamento constante..

                                  Comentário


                                    #18
                                    De facto deve ter sido algum ponto onde ele perdeu sinal e após uns metros fixou novamente e então deu esse valor máximo.. Por acaso eu utilizo esse programa e nunca me aconteceu. O que já me aconteceu foi nos Route 66 e Tomtom antigos em tuneis.. Quando saia do tunel indicava velocidades instantaneas na ordem dos 300 e tais km/h :D mas isso devido ao que já foi explicado anteriormente..

                                    Quanto a mim não é o sistema perfeito para substituir os velocimetros actuais, mas sem duvida que é mais exacto.. tirando essas pequenas falhas que possam surgir espontaneamente, claro

                                    Já agora um exemplo meu com o Bluesky..

                                    Comentário


                                      #19
                                      A Nissan diz que a Navara ´"só" dá 170Km/h de velocidade maxima

                                      [img]uploaded/automobilista/200610518035_VEL MED 1.jpg [/img]

                                      Aqui está com 177,1 Km/h de média...mas se fizerem bem as contas...

                                      2,7Km : 54 seg. = 0,05Km/segundo

                                      0,05Km/segundo x 60 segundos = 3Km/minuto

                                      3Km/minuto x 60minutos = 180Km/hora de média


                                      ...bem sei que o "reset" do CB foi feito com o carro já lançado, mas se a velocidade maxima fosse de 170Km/h como diz a Nissan, jamais poderia ter medias destas, lançado ou não.;)

                                      P.S - foi tirado em plano.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não te esqueças que o CB também tem erro.. Não é por ser digital que obrigatoriamente tem menos erro.. e os 170km/h é a marca anunciada em plano, é normal que a descer dê mais qualquer coisita

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por DoubleM101

                                          Não te esqueças que o CB também tem erro.. Não é por ser digital que obrigatoriamente tem menos erro.. e os 170km/h é a marca anunciada em plano, é normal que a descer dê mais qualquer coisita
                                          1º - estes numeros foram tirados em plano
                                          2º - Se olhares para a distância percorrida e o tempo gasto´...é só fazer contas...a não ser que o cronómetro do CB tb esteja marado!
                                          Claro que foi um caso especial e que não é possivel fazer muitos Km com esta média...mas é impossivel que a velocidade maxima de um carro seja menor que a média conseguida,seja por que tempo for (sempre em plano claro).

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Automobilista



                                            1º - estes numeros foram tirados em plano
                                            2º - Se olhares para a distância percorrida e o tempo gasto´...é só fazer contas...a não ser que o cronómetro do CB tb esteja marado!
                                            Claro que foi um caso especial e que não é possivel fazer muitos Km com esta média...mas é impossivel que a velocidade maxima de um carro seja menor que a média conseguida,seja por que tempo for (sempre em plano claro).
                                            E quem te diz que os KMS contados estão bem?

                                            Um amigo meu tinha uma Nissan Navara de 2000 (salvo erro) e na AE, por cada 10 kms (daquelas marcas na berma) o carro dele contava 9, no conta kms..

                                            É uma diferença de 10%..

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por mundano

                                              citação:Originalmente colocada por Automobilista



                                              1º - estes numeros foram tirados em plano
                                              2º - Se olhares para a distância percorrida e o tempo gasto´...é só fazer contas...a não ser que o cronómetro do CB tb esteja marado!
                                              Claro que foi um caso especial e que não é possivel fazer muitos Km com esta média...mas é impossivel que a velocidade maxima de um carro seja menor que a média conseguida,seja por que tempo for (sempre em plano claro).
                                              E quem te diz que os KMS contados estão bem?

                                              Um amigo meu tinha uma Nissan Navara de 2000 (salvo erro) e na AE, por cada 10 kms (daquelas marcas na berma) o carro dele contava 9, no conta kms..
                                              É uma diferença de 10%..
                                              Isso já me aconteceu com varios carros de varias marcas...penso que a precisão dessas placas seja apenas aproximada.

                                              Eu não queria entrar ir por aqui pk o tópico não trata deste assunto mas...

                                              Lisboa - Porto 304Km
                                              1h53m

                                              Agora esquece os erros e faz as contas;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por pingalhete

                                                citação:Originalmente colocada por ppais

                                                Antes de mais, porque é que precisas de saber a velocidade com tal precisão? os 5-10 km/h de erro dos velocímetros são um problema?

                                                Depois, um velocímetro nunca poderia trabalhar apenas em função do GPS. Tinha de ser híbrido. Já viste o q era entrares num túnel e pufff, lá se foi o velocímetro? :D
                                                Desde qd é q um GPS deixa de funcionar dentro de um tunel? Apenas em tuneis muito longos, coisa q nao há em Portugal. Alem disso esses tuneis já tem antenas internas.

                                                Oh meu amigo, para quem já trabalhou em GPS não sabes lá muito de como o sistema funciona. O GPS funciona à volta de 1575 MHz (L1) ou 1227 (L2) (mais coisa menos coisa) e isso está longe de ser uma frequência capaz de penetrar uma parede de betão armado quanto mais.

                                                Os novos chipsets SiRF III (SIRF e não SFIR) são capazes de facto de manter o sincronismo em situações muito más de multipercurso melhorando a precisão em cidade e permitindo p.ex. manter a recepção até dentro de um prédio se estiveres perto de uma janela, mas daí a funcionar num túnel.

                                                Desafio-te a mostrares-me um GPS a funcionar dentro de um túnel. Ah, e não vale a passares de carro dentro do túnel e ele dizer que está a medir velocidade! O que os receptores fazem quando perdem momentaneamente o sinal é assumir que mantiveste a velocidade a que vinhas, o que conjuntamente com uma bossula electronica dá uma estimativa temporaria da posição. Mas se parares lá dentro do túnel vais ver o problema!!!

                                                Quanto a túneis com antenas internas. Seria de facto possível teres um repetidor que propagasse sinal de GPS dentro do túnel embora não sei como o sistema lidaria com isso. Os repetidores introduzem um atraso que torna o sistema inviável no seu funcionamento normal. Porque é precisamente pelo atraso na recepção do sinal de vários satélites que o GPSr estima a sua posição. Consegues dar me um exemplo de um túnel onde isso exista?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não sou nenhum expert em GPS, mas já li muito e muito sobre o assunto, esse senhor que disse que o sinal se manteria num túnel acaba de mostrar que nada sabe sobre o assunto, ou então está altamente desinformado.

                                                  Comentário


                                                    #26

                                                    Por isso é que o metropolitano de Lisboa anda em carris em vez de ter GPS...é para não se perder!!!![}]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      le-se cada coisa.....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por mundano

                                                        O meu carro (Ibiza TDI 110CV) já deu isto por GPS..



                                                        O chipset do GPS é um SFIR STAR III, que é um dos mais sensiveis e precisos do mercado..

                                                        Agora interpretem como quiserem.. Ou a medição por GPS deu erro, ou o meu carro é muita bom..
                                                        A precisão do GPS está no satélite, não no aparelho de recepção...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          nao sei

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X