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Os kms, o combustível, a decisão

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    Os kms, o combustível, a decisão

    Boas minha gente.

    Desde 2011 que passei a morar em Lisboa e os carro que tive foram todos a gasolina devidos ao poucos kms que fazia (e faço) diariamente e pelo que poupava na aquisição do carro.

    Mas actualmente começei a repensar se ainda estarei correcto ou não.

    Contextualizando, actualmente tenho uma Ford Focus 1.0 EcoBoost de 2014 que foi comprada em finais de Janeiro de 2018 com 45.000km e ao dia de hoje está com 71.000km, ou seja, em pouco mais de ano e meio andei cerca de 26.000km.

    No CB indica média de 6.0 l/100km, no entanto comecei a usar a aplicação Spritmonitor e com a ainda pouco informação lá colocada está a dar-me uma média de 8.91 l/100km (presumo que a média do CB no final do dia vale o que vale, se a do spritmonitor é mais precisa)

    Sempre ouvi dizer que "se é para fazeres poucos kms compra gasolina, se vais fazer muitos kms compra gasóleo".

    Segue-se a minha grande questão, qual a quilometragem ideal para se ter carros a gasolina e a gasóleo? tem que se ver apenas os kms que se fazem diariamente ou no todo (anual)?

    Até meados do mês passado estava a fazer 32.3km/dia, entretanto mudei de emprego e passei a fazer 22.3km/dia e a partir de setembro vai passar a ser 21km/dia (nos bons dias em que faça 2ª circular caso contrário tenho que usar caminhos alternativos que vão aumentar cerca de 3km +/-), por mudança de instalações.

    A todos os experientes e gurus do sitio, peço-vos que me iluminem o caminho

    #2
    Não sou tão experiente como outros, mas para mim estás bem como estás.

    Reza a lenda que para um carro a gasóleo de compensar (compra - combustível) tens que fazer acima de 20/25mil km ao ano...coisa que fizeste em ano e meio.

    A isso junta-se o facto de uma viatura a diesel ser mais cara aos olhos no estado, na manutenção e por aí fora.

    Há simuladores em que podes comparar e ver os valores.

    Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fredman Ver Post
      Boas minha gente.

      Desde 2011 que passei a morar em Lisboa e os carro que tive foram todos a gasolina devidos ao poucos kms que fazia (e faço) diariamente e pelo que poupava na aquisição do carro.

      Mas actualmente começei a repensar se ainda estarei correcto ou não.

      Contextualizando, actualmente tenho uma Ford Focus 1.0 EcoBoost de 2014 que foi comprada em finais de Janeiro de 2018 com 45.000km e ao dia de hoje está com 71.000km, ou seja, em pouco mais de ano e meio andei cerca de 26.000km.

      No CB indica média de 6.0 l/100km, no entanto comecei a usar a aplicação Spritmonitor e com a ainda pouco informação lá colocada está a dar-me uma média de 8.91 l/100km (presumo que a média do CB no final do dia vale o que vale, se a do spritmonitor é mais precisa)

      Sempre ouvi dizer que "se é para fazeres poucos kms compra gasolina, se vais fazer muitos kms compra gasóleo".

      Segue-se a minha grande questão, qual a quilometragem ideal para se ter carros a gasolina e a gasóleo? tem que se ver apenas os kms que se fazem diariamente ou no todo (anual)?

      Até meados do mês passado estava a fazer 32.3km/dia, entretanto mudei de emprego e passei a fazer 22.3km/dia e a partir de setembro vai passar a ser 21km/dia (nos bons dias em que faça 2ª circular caso contrário tenho que usar caminhos alternativos que vão aumentar cerca de 3km +/-), por mudança de instalações.

      A todos os experientes e gurus do sitio, peço-vos que me iluminem o caminho
      Tens a certeza que os dados do spritmonitor estão corretos? Nunca vi uma diferença tão grande entre o CB e o consumo real.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por fredman Ver Post
        Boas minha gente.

        Desde 2011 que passei a morar em Lisboa e os carro que tive foram todos a gasolina devidos ao poucos kms que fazia (e faço) diariamente e pelo que poupava na aquisição do carro.

        Mas actualmente começei a repensar se ainda estarei correcto ou não.

        Contextualizando, actualmente tenho uma Ford Focus 1.0 EcoBoost de 2014 que foi comprada em finais de Janeiro de 2018 com 45.000km e ao dia de hoje está com 71.000km, ou seja, em pouco mais de ano e meio andei cerca de 26.000km.

        No CB indica média de 6.0 l/100km, no entanto comecei a usar a aplicação Spritmonitor e com a ainda pouco informação lá colocada está a dar-me uma média de 8.91 l/100km (presumo que a média do CB no final do dia vale o que vale, se a do spritmonitor é mais precisa)

        Sempre ouvi dizer que "se é para fazeres poucos kms compra gasolina, se vais fazer muitos kms compra gasóleo".

        Segue-se a minha grande questão, qual a quilometragem ideal para se ter carros a gasolina e a gasóleo? tem que se ver apenas os kms que se fazem diariamente ou no todo (anual)?

        Até meados do mês passado estava a fazer 32.3km/dia, entretanto mudei de emprego e passei a fazer 22.3km/dia e a partir de setembro vai passar a ser 21km/dia (nos bons dias em que faça 2ª circular caso contrário tenho que usar caminhos alternativos que vão aumentar cerca de 3km +/-), por mudança de instalações.

        A todos os experientes e gurus do sitio, peço-vos que me iluminem o caminho
        Na minha opinião falta-te aí a equação GPL, em que se estivesse na tua situação era o que faria!
        Um sistema de injeção direta fica-te a 2500/3000€ mas mais tarde vais buscar o retorno!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
          Tens a certeza que os dados do spritmonitor estão corretos? Nunca vi uma diferença tão grande entre o CB e o consumo real.

          Também me parece uma diferença demasiado grande.

          Falta saber se entradas estão correctas.

          Comentário


            #6
            Não tenho ocupado muito tempo a ver a app de ponta a ponta, mas tenho tentado preencher as coisas o mais correctamente possivel.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por fredman Ver Post
              Não tenho ocupado muito tempo a ver a app de ponta a ponta, mas tenho tentado preencher as coisas o mais correctamente possivel.


              Mas tens enchido o depósito sempre?


              Faço a questão, porque por defeito o spritmonitor a cada entrada realizada, assume que foi feito um depósito cheio.
              Editado pela última vez por nto; 30 July 2019, 11:31.

              Comentário


                #8
                Tens garagem? Carro elétrico.

                Enviado do meu Pixel 2 através do Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Cada carro é um carro. tens de fazer as contas de quanto te custa fazer 100km a gasolina e 100km a gasóleo. Depois abater o diferencial de preço.

                  Vou te dar um exemplo. Imagina 2 carros iguais, um a gasolina de 120cv e outro diesel de 120cv. O diesel custa mais 5000€.

                  A gasolina a média é 6.5, considerando 1,5 € o litro, para fazeres 100km gastas 9.75€

                  O diesel a média é 5,5, considerando o gasóleo a 1.4, para fazeres 100km gastas 7.7€

                  Daqui se conclui que o diesel é mais barato 2.05€ por cada 100km. Mas o diesel custou mais 5000€. Se dividirmos os 5000€ por 1.05 (a poupança por cada 100km),dá o valor de 2439,02439
                  . Multiplicando por 100, dá 244000 km.

                  Se fizeres mais de 476190km com o diesel, compensa. Se não, não compensa. É assim que se fazem as contas.

                  Depois há pequenas nuances, como o facto de o diesel poder dar para recuperar alguma coisa na retoma. Ou o facto de ser mais caro pagar mais seguro de danos próprios, ou tendo mais cilindrada pagar mais iuc.

                  Nada como fazer uma tabela coom os custos de um e de outro. Mas o principal é mesmo a conta do combustível.
                  Editado pela última vez por dci80; 31 July 2019, 12:53. Razão: Correção das contas

                  Comentário


                    #10
                    Pela minha experiência a diferença não é 1 lt, mas anda a volta de 2 lt no mínimo e se aumentarmos o ritmo no carro a gasolina essa diferença dispara, para mim fazer no máximo dos máximos a volta dos 12 mil km/ano gasolina acima disso sempre gasóleo, mas cada um sabe de si.

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                      Boas minha gente.

                      Desde 2011 que passei a morar em Lisboa e os carro que tive foram todos a gasolina devidos ao poucos kms que fazia (e faço) diariamente e pelo que poupava na aquisição do carro.

                      Mas actualmente começei a repensar se ainda estarei correcto ou não.

                      Contextualizando, actualmente tenho uma Ford Focus 1.0 EcoBoost de 2014 que foi comprada em finais de Janeiro de 2018 com 45.000km e ao dia de hoje está com 71.000km, ou seja, em pouco mais de ano e meio andei cerca de 26.000km.

                      No CB indica média de 6.0 l/100km, no entanto comecei a usar a aplicação Spritmonitor e com a ainda pouco informação lá colocada está a dar-me uma média de 8.91 l/100km (presumo que a média do CB no final do dia vale o que vale, se a do spritmonitor é mais precisa)

                      Sempre ouvi dizer que "se é para fazeres poucos kms compra gasolina, se vais fazer muitos kms compra gasóleo".

                      Segue-se a minha grande questão, qual a quilometragem ideal para se ter carros a gasolina e a gasóleo? tem que se ver apenas os kms que se fazem diariamente ou no todo (anual)?

                      Até meados do mês passado estava a fazer 32.3km/dia, entretanto mudei de emprego e passei a fazer 22.3km/dia e a partir de setembro vai passar a ser 21km/dia (nos bons dias em que faça 2ª circular caso contrário tenho que usar caminhos alternativos que vão aumentar cerca de 3km +/-), por mudança de instalações.

                      A todos os experientes e gurus do sitio, peço-vos que me iluminem o caminho
                      Pelos dados que apresentas darás uns 17 a 18mil km ano.
                      Comoraste um focus com 4 anos a gasolina, o semelhante a diesel nas mesmas circunstâncias teria custado mais +-2 a 3 mil euros, não sei bem.
                      O consumo que referes 8.9l/100 é muito elevado, mas como dizes estares a ter cuidado na introdução dos dados não deve estar muito errado.
                      Parece-me que para o teu caso seria mais racional o diesel.

                      Comentário


                        #12
                        Eu por exemplo no Captur a diferença entre a gasolina e a gasóleo chega a ser de 2L o 1.5dci de 110cv´s está com 5,21L de média o 1.2tce de 120cv´s está em 7,28L isto dados tirados do Spritmonitor

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Mas tens enchido o depósito sempre?


                          Faço a questão, porque por defeito o spritmonitor a cada entrada realizada, assume que foi feito um depósito cheio.
                          Não encho o deposito, mas na app dá para definir se foi deposito cheio ou parcial.

                          Originalmente Colocado por ramscosta Ver Post
                          Tens garagem? Carro elétrico.

                          Enviado do meu Pixel 2 através do Tapatalk
                          Não tenho garagem e isso também já foi equacionado inclusivé um hibrido plug-in, mas como não tenho uma forma prática de carregar o carro ia andar á rasca no caso do elétrico e no caso do hibrido o que poderia poupar em gasolina para usar somente as baterias no percurso diário iria ser dificil porque lá está, não tendo uma forma prática, fácil e conveninente de o carregar não iria usufruir em pleno.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                            Não encho o deposito, mas na app dá para definir se foi deposito cheio ou parcial.

                            Sim claro que dá.... mas se não tiveres feito nenhum depósito "cheio"... o spritmonitor apenas faz a contagem e fica "aguardar" que haja um deposito cheio, para fazer a media.


                            Assim sendo, quer parecer que se calhar a média "geral" que estás a ter na aplicação, poderá não estar o mais correcto.
                            Editado pela última vez por nto; 30 July 2019, 12:36.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por erzo0 Ver Post
                              Não sou tão experiente como outros, mas para mim estás bem como estás.

                              Reza a lenda que para um carro a gasóleo de compensar (compra - combustível) tens que fazer acima de 20/25mil km ao ano...coisa que fizeste em ano e meio.

                              A isso junta-se o facto de uma viatura a diesel ser mais cara aos olhos no estado, na manutenção e por aí fora.

                              Há simuladores em que podes comparar e ver os valores.

                              Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk
                              Consegues indicar esse(s) simulador(s)?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                Pela minha experiência a diferença não é 1 lt, mas anda a volta de 2 lt no mínimo e se aumentarmos o ritmo no carro a gasolina essa diferença dispara, para mim fazer no máximo dos máximos a volta dos 12 mil km/ano gasolina acima disso sempre gasóleo, mas cada um sabe de si.

                                Cumps
                                Cada carro é um carro. Não se pode fazer uma regra. Há modelos que o gasóleo compensa logo. outros nem por isso. Tem de se saber quantos quilómetros se faz na vida do carro. As diferenças de consumo também têm a ver com a utilização. Modo de condução. Percursos. Eu consigo pôr o meu diesel a gastar mais que o meu a gasolina. E nem é aumentar o ritmo.

                                Resumindo. Cada carro é um carro. Para comparar de uma forma realista o consumo é consultar os consumos dos carros iguais no sprintmonitor.

                                Para fazer uma média de consumo, e já cometendo um erro, é sempre atestar. Mas do que conheço dos sistemas, o mais certo de todos os métodos é sempre o computador de bordo. Nunca metemos exatamente a mesma quantidade de combustivel. Mesmo sendo a mesma bomba.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não fazes muitos kms por ano. Pareceu-me que dizes que fazes poucos kms diariamente.

                                  À primeira vista parece-me que gasolina é a escolha acertada. Gasóleo com poucos kms diários não vai permitir limpar o FAP convenientemente, vais propiciar mais regenerações e muitas serão interrompidas. Enquanto se fazem as regenerações o consumo de combustível é bem mais elevado (lá vai parte da poupança), e haverá diluição de combustível para o óleo. Por isso terias de mudar o óleo com mais regularidade e eventualmente trocar o FAP. Não é o fim do mundo mas para além das despesas dá chatices. Com gasolina é tranquilo nesse aspecto.

                                  Se a ideia de mudar era por causa de combustível, parece-me que o melhor é manter como estás.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu faço na maior parte das vezes percursos citadinos, O meu Audi 1.4 TFSI (gasolina) gasta cerca de 8,5l/100, o BMW 320D de 2000 que tinha anteriormente, nos mesmos percursos, gastava 7,6l/100. A diferença não chega a 1l...

                                    Se fazes percursos quase sempre citadinos e com trânsito, 8,9l, é um consumo normal, não esperes num diesel um consumo de 5l...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      Cada carro é um carro. Não se pode fazer uma regra. Há modelos que o gasóleo compensa logo. outros nem por isso. Tem de se saber quantos quilómetros se faz na vida do carro. As diferenças de consumo também têm a ver com a utilização. Modo de condução. Percursos. Eu consigo pôr o meu diesel a gastar mais que o meu a gasolina. E nem é aumentar o ritmo.

                                      Resumindo. Cada carro é um carro. Para comparar de uma forma realista o consumo é consultar os consumos dos carros iguais no sprintmonitor.

                                      Para fazer uma média de consumo, e já cometendo um erro, é sempre atestar. Mas do que conheço dos sistemas, o mais certo de todos os métodos é sempre o computador de bordo. Nunca metemos exatamente a mesma quantidade de combustivel. Mesmo sendo a mesma bomba.
                                      Cada carro é um carro, cada trajeto é um trajeto e cada pessoa é uma pessoa e cada um sabe de si e para mim a melhor maneira de fazer a média é encher o depósito ao primeiro click parar de encher, fazer 200 km e voltar a encher até o primeiro click ver os litros que levou e dividir por 2.

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        O carro mais barato é aquele que já possuímos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                          Cada carro é um carro, cada trajeto é um trajeto e cada pessoa é uma pessoa e cada um sabe de si e para mim a melhor maneira de fazer a média é encher o depósito ao primeiro click parar de encher, fazer 200 km e voltar a encher até o primeiro click ver os litros que levou e dividir por 2.

                                          Cumps
                                          tu achas que é a melhor maneira. Mas matemáticamente, 200km são menos significativos que 800 por exemplo. E isto não é achar. É matemática. Se o clic por alguma razão não for feito exatamente na mesma altura, porque a mangueira entra mais um bocadinho, ou o sistema mecânico tiver um ligeiro atraso, metes mais meio litro. Esse meio litro altera logo a média em 0,25 aos 100. E é só um exemplo.

                                          Portanto fazermos de forma manual, com achismos, é muito mais fiável que um sistema calibrado, programado, para fazer medições exatas de consumo. Está certo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                                            Não encho o deposito, mas na app dá para definir se foi deposito cheio ou parcial.
                                            Mesmo assim estás a meter alguma coisa mal. Os valores estão errados.

                                            Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                                            Não tenho garagem e isso também já foi equacionado inclusivé um hibrido plug-in, mas como não tenho uma forma prática de carregar o carro ia andar á rasca no caso do elétrico e no caso do hibrido o que poderia poupar em gasolina para usar somente as baterias no percurso diário iria ser dificil porque lá está, não tendo uma forma prática, fácil e conveninente de o carregar não iria usufruir em pleno.
                                            Há hibridos que não são plug-in. Mesmo os plug-in, a autonomia dá para uma ou outra dezena de kms e dá para acumular autonomia através de travagem regenerativa, tal como os hibridos convencionais.

                                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                            O carro mais barato é aquele que já possuímos.
                                            Mais barato só se for emprestado.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                                              Boas minha gente.

                                              Desde 2011 que passei a morar em Lisboa e os carro que tive foram todos a gasolina devidos ao poucos kms que fazia (e faço) diariamente e pelo que poupava na aquisição do carro.

                                              Mas actualmente começei a repensar se ainda estarei correcto ou não.

                                              Contextualizando, actualmente tenho uma Ford Focus 1.0 EcoBoost de 2014 que foi comprada em finais de Janeiro de 2018 com 45.000km e ao dia de hoje está com 71.000km, ou seja, em pouco mais de ano e meio andei cerca de 26.000km.

                                              No CB indica média de 6.0 l/100km, no entanto comecei a usar a aplicação Spritmonitor e com a ainda pouco informação lá colocada está a dar-me uma média de 8.91 l/100km (presumo que a média do CB no final do dia vale o que vale, se a do spritmonitor é mais precisa)

                                              Sempre ouvi dizer que "se é para fazeres poucos kms compra gasolina, se vais fazer muitos kms compra gasóleo".

                                              Segue-se a minha grande questão, qual a quilometragem ideal para se ter carros a gasolina e a gasóleo? tem que se ver apenas os kms que se fazem diariamente ou no todo (anual)?

                                              Até meados do mês passado estava a fazer 32.3km/dia, entretanto mudei de emprego e passei a fazer 22.3km/dia e a partir de setembro vai passar a ser 21km/dia (nos bons dias em que faça 2ª circular caso contrário tenho que usar caminhos alternativos que vão aumentar cerca de 3km +/-), por mudança de instalações.

                                              A todos os experientes e gurus do sitio, peço-vos que me iluminem o caminho
                                              Essas contas de consumos estão erradas. Faz no papel com caneta e tira a prova dos 9. Após isso, faz as contas de quanto terias de desemblosar para comprar um carro a diesel, somando tambem impostos, revisão e manutenção. No final de fazeres essas contas acho que vais chegar à conslusão que o melhor é ficar quieto e manter o que tens, 17 000kms por ano não é um valor assim tão alto quanto isso.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                                                Boas minha gente.

                                                Desde 2011 que passei a morar em Lisboa e os carro que tive foram todos a gasolina devidos ao poucos kms que fazia (e faço) diariamente e pelo que poupava na aquisição do carro.

                                                Mas actualmente começei a repensar se ainda estarei correcto ou não.

                                                Contextualizando, actualmente tenho uma Ford Focus 1.0 EcoBoost de 2014 que foi comprada em finais de Janeiro de 2018 com 45.000km e ao dia de hoje está com 71.000km, ou seja, em pouco mais de ano e meio andei cerca de 26.000km.

                                                No CB indica média de 6.0 l/100km, no entanto comecei a usar a aplicação Spritmonitor e com a ainda pouco informação lá colocada está a dar-me uma média de 8.91 l/100km (presumo que a média do CB no final do dia vale o que vale, se a do spritmonitor é mais precisa)

                                                Sempre ouvi dizer que "se é para fazeres poucos kms compra gasolina, se vais fazer muitos kms compra gasóleo".

                                                Segue-se a minha grande questão, qual a quilometragem ideal para se ter carros a gasolina e a gasóleo? tem que se ver apenas os kms que se fazem diariamente ou no todo (anual)?

                                                Até meados do mês passado estava a fazer 32.3km/dia, entretanto mudei de emprego e passei a fazer 22.3km/dia e a partir de setembro vai passar a ser 21km/dia (nos bons dias em que faça 2ª circular caso contrário tenho que usar caminhos alternativos que vão aumentar cerca de 3km +/-), por mudança de instalações.

                                                A todos os experientes e gurus do sitio, peço-vos que me iluminem o caminho
                                                Tens sitio onde guardar uma mota? Viajas sozinho? Em vez de trocar de carro que tal comprar uma 125cc daquelas que dá com carta de carro? Consumos de 2 a 3lts ao 100, melhor despacho no transito e poupas €€€...
                                                T

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                                                  Tens sitio onde guardar uma mota? Viajas sozinho? Em vez de trocar de carro que tal comprar uma 125cc daquelas que dá com carta de carro? Consumos de 2 a 3lts ao 100, melhor despacho no transito e poupas €€€...
                                                  T
                                                  À uns anos pensei nisso, fiz umas contas e na realidade não poupava nada... Saía mais caro, pois tens que somar às despesas do carro que continuas a ter, o seguro da mota, a manutenção e o seu custo.

                                                  Feitas as contas, para quem faz cerca de 15.000kms/ano, não compensa. Excepto, se paga parque no local de trabalho e claro, na maior rapidez em se deslocar no trânsito.
                                                  Nem sequer vou falar, no que é andar de moto à chuva ... Quem tem a opção de poder ir de carro, com chuva, opta pelo carro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                    Essas contas de consumos estão erradas. Faz no papel com caneta e tira a prova dos 9. Após isso, faz as contas de quanto terias de desemblosar para comprar um carro a diesel, somando tambem impostos, revisão e manutenção. No final de fazeres essas contas acho que vais chegar à conslusão que o melhor é ficar quieto e manter o que tens, 17 000kms por ano não é um valor assim tão alto quanto isso.
                                                    Não fiz contas, apenas apresentei dados concretos dos km de faço e do consumo que o CB diz

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                                                      Não fiz contas, apenas apresentei dados concretos dos km de faço e do consumo que o CB diz

                                                      Então se assim é... o CB está apresentar-te um valor... (isto sem estrar na questão de estar +- correcto)

                                                      E no spritmonitor, enquanto não deres indicação de depósito cheio... não te apresentará medias de consumo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                                                        Tens sitio onde guardar uma mota? Viajas sozinho? Em vez de trocar de carro que tal comprar uma 125cc daquelas que dá com carta de carro? Consumos de 2 a 3lts ao 100, melhor despacho no transito e poupas €€€...
                                                        T
                                                        Não tenho garagem, o estacionamento é na rua.

                                                        No limite compraria mota eléctrica com solução de bateria amovivel para carregamento em casa/escritório, mas de manhã tenho o miudo para deixar no infantário e a mulher para deixar no trabalho. E ao final do dia tenho de ir buscar o miudo, portanto a mota está fora da equação

                                                        Mas obrigado pela solução

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                                                          Não fiz contas, apenas apresentei dados concretos dos km de faço e do consumo que o CB diz
                                                          O dado de consumo mais correto é sempre o do CB. E quanto mais quilõmtros melhor. Eu guio-me sempre pelo consumo a longo prazo +- 10000km(entre os 5,5 a 5,7).

                                                          Se fizer 200km em estrada nacional posso fazer a volta dos 4. se fizer 200km em AE sempre perto dos 200, faz perto dos 8.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            O dado de consumo mais correto é sempre o do CB. E quanto mais quilõmtros melhor. Eu guio-me sempre pelo consumo a longo prazo +- 10000km(entre os 5,5 a 5,7).

                                                            Se fizer 200km em estrada nacional posso fazer a volta dos 4. se fizer 200km em AE sempre perto dos 200, faz perto dos 8.

                                                            Como é claro e à contrário de que alguns fazem... é ao final de uns quilómetros e não 100 ou 200km, como por vezes alguns fazem as contas.

                                                            Comentário

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