Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião na compra usado - garantia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião na compra usado - garantia

    Boa noite. Para ajudar a minha irmã a comprar carro usado em stand, tenho andado na busca online por ela.

    Sabendo que a garantia, em termos legais, é de 2 anos, quão difícil/moroso/dispendioso é abrir uma reclamação na ASAE ou no CASA para conseguir que o stand resolva algum eventual problema nos primeiros 1 ou 2 anos. (Ela é advogada, portanto, deve dar para poupar alguma coisa, na eventualidade).

    Isto porquê? Reduzimos a lista a três carros:

    1 - Punto 1.2 2007 60kkms c garantia total de 1 ano 5300eur

    2 - Punto 1.2 2009 53kkms c garantia de 1 ano motor e caixa lol por 6000eur ou sem garantia 5600eur

    3 - Punto 1.2 2011 80kkms c garantia de 1 ano motor e caixa 6500eur, sem garantia 6000eur

    As nossas dúvidas aparecem aqui. Sabemos que garantia de motor e caixa é nulo, remetendo para garantia total de 2 anos (certo?), com as devidas dores de cabeça. Alguém sabe quanto tempo pode demorar uma chatice dessas no Centro de Arbitragem do Sector Automóvel?

    Resumindo, na opção 1, garantiram-me cobertura total, aposta segura, carro mais antigo mas em bom estado.
    Opção 2 e especialmente 3, o carro está mais bem equipado, mais recente, mas aposta menos segura logo pela conversa do comercial. No entanto, teoricamente, fazendo o acordo sem garantia, temos na mesma 2 anos, enquanto com a de 1 ano ficamos com isso, 1 ano.

    Gostava de ouvir as vossas opiniões. Grato.

    #2
    Que preços são esses, meu Deus???

    Comentário


      #3
      Penso que esses quilómetros são um pouco estranhos. Um carro mesmo citadino que seja só fez 60.000 km em 12 anos? Esse é o primeiro que apresentas.

      Segundo: eu nunca aceitaria comprar a um profissional uma viatura usada sem garantia ou com garantia limitada ao motor e caixa de velocidades. Podia, se fosse caso disso, acordar num só ano de garantia mas mais nada.
      A tua irmã é advogada e saberá muito bem o que fazer em caso de litígio. Claro que dados os valores em causa esse hipotético litígio só iria dar dores de cabeça e chatices. O melhor é não comprar a esses que anunciam garantias ilegalmente limitadas.
      Editado pela última vez por MANOG; 30 July 2019, 22:15.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Que preços são esses, meu Deus???
        É muito dinheiro? Não queria coisas com muitos kms...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Burgos Ver Post
          É muito dinheiro? Não queria coisas com muitos kms...
          Fui ver e os preços andam pelos valores que pedem no Standvirtual. Só a quilometragem é que me não convence muito no caso do Fiat de 2007. A tua irmã só quer Fiat Punto?

          Comentário


            #6
            O comercial contou uma história credível...

            Pelos preços e kms só aparecem mais um ou outro clio ou 206s. Excluindo pandas e smarts e outros "mais pequenos".

            Comentário


              #7
              Pede a declaração ao IMT das inspeçoes de cada um desses carros para tentares confirmar os KM, pode ser que tenhas alguma surpresa...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Burgos Ver Post
                O comercial contou uma história credível...

                Pelos preços e kms só aparecem mais um ou outro clio ou 206s. Excluindo pandas e smarts e outros "mais pequenos".
                Olha que é preciso procurar. Uns exemplos:

                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#b64fccf33f

                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#cd34ca958a

                Mais caro mas com muito mais salero para uma senhora:

                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#d204c0f32d

                E há mais, muito mais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Burgos Ver Post
                  Boa noite. Para ajudar a minha irmã a comprar carro usado em stand, tenho andado na busca online por ela.

                  Sabendo que a garantia, em termos legais, é de 2 anos, quão difícil/moroso/dispendioso é abrir uma reclamação na ASAE ou no CASA para conseguir que o stand resolva algum eventual problema nos primeiros 1 ou 2 anos. (Ela é advogada, portanto, deve dar para poupar alguma coisa, na eventualidade).

                  Isto porquê? Reduzimos a lista a três carros:

                  1 - Punto 1.2 2007 60kkms c garantia total de 1 ano 5300eur

                  2 - Punto 1.2 2009 53kkms c garantia de 1 ano motor e caixa lol por 6000eur ou sem garantia 5600eur

                  3 - Punto 1.2 2011 80kkms c garantia de 1 ano motor e caixa 6500eur, sem garantia 6000eur

                  As nossas dúvidas aparecem aqui. Sabemos que garantia de motor e caixa é nulo, remetendo para garantia total de 2 anos (certo?), com as devidas dores de cabeça. Alguém sabe quanto tempo pode demorar uma chatice dessas no Centro de Arbitragem do Sector Automóvel?

                  Resumindo, na opção 1, garantiram-me cobertura total, aposta segura, carro mais antigo mas em bom estado.
                  Opção 2 e especialmente 3, o carro está mais bem equipado, mais recente, mas aposta menos segura logo pela conversa do comercial. No entanto, teoricamente, fazendo o acordo sem garantia, temos na mesma 2 anos, enquanto com a de 1 ano ficamos com isso, 1 ano.

                  Gostava de ouvir as vossas opiniões. Grato.
                  A lei pode estar do teu lado e os 2 anos são o valor estipulado. Claro que, se tens um stand que te diz à cabeça que aceita vender "sem garantia" ou que a "garantia é só motor e caixa" é meio caminho andado para dares meia volta e eliminares essa opção porque no fundo ele está a dizer-te que embora a lei obrigue a 2 anos de garantia (e quando muito redução para 1 ano por mútuo acordo), em caso de avaria, ele não te vai reparar nada e só mesmo judicialmente consegues alguma coisa. Na minha opinião não compensa o risco. Os fiat são relativamente baratos, eu preferia subir ligeiramente a fasquia e ir a um concessionário oficial fiat e por 7-8 mil euros já deves conseguir um punto e com 2 anos de garantia, mesmo que com ligeiramente mais kms que esse.

                  Os processos no CASA levam em média 4 meses até à resolução, mas no caso dos vendedores a dizerem-te isso à cabeça, não vão aceitar acordo e vão atrasar o mais que podem a decisão e lá está, atendendo aos valores em causa, não compensa.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado pelos inputs e sugestões. Se calhar vamos mesmo para garantias totais...

                    Comentário


                      #11
                      Eu não riscava um stand, por me dizer que dáva apenas garantia de caixa ou motor, pois, infelizmente, isso é prática corrente

                      Eu prescindia da tal garantia, o que faz que na prática fiquemos com 2 anos de garantia total

                      Claro que se tiver-mos uma avaria ao abrigo da garantia... vai ser o cabo dos trabalhos...

                      Atenção que qualquer garantia, cobre apenas defeitos, não peças de desgaste. Um Fiat Punto é um carro bastante fiável, só com muito azar é que irás usar a garantia.

                      Comentário


                        #12
                        Sendo a tua irmã da área, só ela saberá se está disposta na eventualidade, de correr o risco de em casos de problemas, ficar eventualmente com uma viatura imobilizada, enquanto o processo decorre.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X