Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Primeiro carro! Qual comprar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Primeiro carro! Qual comprar?

    Olá, a todos! Tenho 19 e pretendo adquirir o meu primeiro carro mas estou bastante á nora em relação a qual escolher e qual seria ou seriam as melhores opções de escolha! Aqui seguem-se algumas informações que poderão ser úteis a possiveis ajudas da vossa parte! Obrigado!
    Tive a dar uma vista de olhos e fiquei bastante interessado num Honda Civic 1.5 115cv de 1998, acham uma boa opção?

    1. Que tipo de carros gostas? Citadino, Utilitario e Sedan
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Citadino, Utilitario e Sedan
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Honda(Civic), Renault, VW....Mas estou aberto a sugestões melhores!
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, não com muita mas eventualmente será necessário
    5. Precisarás de levar carga com frequência? 1 vez por semana, máximo 2 vezes
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Estimo que vá fazer cerca de 10 mil km anuais, pelos próximos anos
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estrada? Sim, para me deslocar á universidade e passeios eventuais
    8. Os consumos terão grande importância? Sim, visto que sou estudante e há outras prioridades, mas se tiver que sacrificar alguns trocos a mais para os consumos, tudo bem!
    9. A potência do motor terá grande importância? Sim, estou á procura de um carro que "não me deixe ficar mal" e que tenha uma boa preço/performance
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não muito, mas não descarto essa possibilidade embora com baixíssimafrequência
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Por volta de 1600 euros
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, o ano é irrelevante!

    #2
    o carro em si sempre foi bom, mas tens que contar que já teve alguns donos, tem 21 anos, vai sempre necessitar de alguma manutenção. além do mais, não sei se estás já a contar com o seguro, que no teu caso e mesmo sendo contra terceiros vai ser altíssimo, IUC, inspeção, manutenção preventiva e alguma outra peça que possa vir a dar problemas, pneus, calços, etc. entre 1500€ e 1000/1100€, tens um carro 1 ano mais velho. se procurares algum utilitário para ires ganhando prática desde já, consegues algumas coisas. se quiseres esse modelo em específico, vais ter que procurar bem e os preços não andarão muito longe desses tais 1600 que falaste.

    Comentário


      #3
      Muito obrigado! Já tinha pensado nisso, no facto de ser um carro relativamente antigo, talvez vá ter uns gastos extra!
      Tem alguma recomendação dentro dos "requisitos" que mencionei acima?
      Obrigado mais uma vez!

      Comentário


        #4
        Dentro desses valores terá sempre que ser um carro já com uns bons anos e vários km, eventualmente vários donos e diferentes tratos ao longo do tempo.

        Tendo isso em consideração, há marcas/modelos que são mais resistentes ao uso do que outros, apesar de que isto é sempre uma questão subjectiva e depende muiti da circunstância em geral.

        Na minha opinião, seria melhor procurares "uma oportunidade" em vez de um modelo em específico.

        Por exemplo, o civic 1.5ils era e ainda é um excelente carro, com uma mecânica fantástica, salvo alguns problemas de aquecimento que alguns têm, em função da falta de atenção ou desleixo dos proprietários. No entanto, podes encontrar um desses carros que esteja todo roto, sem manutenção em dia, que levou muito calor e que consequentemente te vai dar problemas.

        Por outro lado, pode surgir um simples fiat punto dos 90's, que apesar de à partida ser um carro menos fiável, se levou um tratamento impecável ao longo do tempo, pode ser ums opção que não te vai trazer uma probabilidade tão grande de despesas surpresa em reparações a curto prazo etc.

        Não sei se me faço entender, mas talvez seja melhor definires os teus limites financeiros e dentro disso procurares o melhor negócio, independentemente da marca ou modelo.
        Por vezes surgem bons negócios, carros que estão em muito bom estado, mas que descartamos por não ser aquele modelo que queremos ou porque não é tão potente, etc.

        Nisto dos usados é preciso bastante ponderação para não nos sair mal. E olha que já tive uma boa dose de lições com usados...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por lns Ver Post
          Dentro desses valores terá sempre que ser um carro já com uns bons anos e vários km, eventualmente vários donos e diferentes tratos ao longo do tempo.

          Tendo isso em consideração, há marcas/modelos que são mais resistentes ao uso do que outros, apesar de que isto é sempre uma questão subjectiva e depende muiti da circunstância em geral.

          Na minha opinião, seria melhor procurares "uma oportunidade" em vez de um modelo em específico.

          Por exemplo, o civic 1.5ils era e ainda é um excelente carro, com uma mecânica fantástica, salvo alguns problemas de aquecimento que alguns têm, em função da falta de atenção ou desleixo dos proprietários. No entanto, podes encontrar um desses carros que esteja todo roto, sem manutenção em dia, que levou muito calor e que consequentemente te vai dar problemas. ALÉM DE QUE PODE ESTAR MUITO BONITO POR FORA E ENGANAR BEM, COMO PODE ESTAR DESLEIXADO DE PINTURA E RISCOS E ESTAR BOM DE MECÂNICA.
          acrescentei isso.

          Comentário


            #6
            O Civic 1.5 de 115cv é uma das melhores compras de usados que se pode fazer. O Civic VI (1996 a 2000) é considerado pelos expert da marca como o melhor Civic, em termos de fiabilidade e robustez. Qualquer mecânico da Honda te vai dizer isto mesmo.

            Tem é que estar em condições. É extremamente fiável e com um mecânica robusta. A manutenção não é cara e existem peças em fartura no mercado paralelo, dado ser um modelo que foi vendido a nível mundial (Japão, Austrália, Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul).

            Agora, encontrar um carro desses em condições por 1600€ é muito difícil. Mesmo o sedan, que é mais fácil de encontrar (e barato) que o hatchback. Mais importante do que a quilometragem é se foram bem mantidos e cuidados, uma vez que são motores que fazem muitos Kms sem problemas.

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos mais uma vez, mas existe algum carro em especifico que aconselhem dentro daquele preço e baseado nas minhas respostas?
              Embora goste bastante do Honda Civic que mencionei, se houver melhor opção, prefiro!
              Obrigado!

              Comentário


                #8
                Como já disseram atrás, tratando-se de um usado com esse nível de orçamento, a melhor opção é um usado que esteja em boas condições (independentemente da marca) e que esteja de acordo com os parâmetros que definiste. Se encontrares um Civic desses em bom estado de conservação e manutenção por esse preço, e uma vez que gostas do carro e não te importas com a idade do mesmo, eu não hesitaria.
                Editado pela última vez por PauloRaposo; 04 August 2019, 17:08.

                Comentário


                  #9
                  Nessa gama de preços não é muito fácil encontrar um carro em muito bom estado, mas encontram-se bastantes em estado muito razoável!

                  Comprámos um 206 XT cá para casa há quase 3 anos por 1800 € e tem sido um fiel companheiro, apesar de não fazer muitos kms. Mas os que faz são maioritariamente trajectos curtos, o que também não são as condições ideais, mas mesmo assim não tem dado grandes chatices ou despesas. Não teria qualquer problema ou falta de confiança para fazer uma viagemzinha maior nele.

                  Acho que deverias fazer como já te sugeriram - procurar dentro dos preços que pretendes:

                  a) Os modelos que te agradem esteticamente
                  b) Avaliar pelo anúncio se parece estar em bom estado e estimado, se o vendedor e o anúncio são credíveis, etc.
                  c) Perto de ti que te permita ir ver o carro sem teres que gastar muito tempo e dinheiro

                  E depois é escolher o que marcar mais pontos nestes critérios todos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Nessa gama de preços não é muito fácil encontrar um carro em muito bom estado, mas encontram-se bastantes em estado muito razoável!

                    Comprámos um 206 XT cá para casa há quase 3 anos por 1800 € e tem sido um fiel companheiro, apesar de não fazer muitos kms. Mas os que faz são maioritariamente trajectos curtos, o que também não são as condições ideais, mas mesmo assim não tem dado grandes chatices ou despesas. Não teria qualquer problema ou falta de confiança para fazer uma viagemzinha maior nele.

                    Acho que deverias fazer como já te sugeriram - procurar dentro dos preços que pretendes:

                    a) Os modelos que te agradem esteticamente
                    b) Avaliar pelo anúncio se parece estar em bom estado e estimado, se o vendedor e o anúncio são credíveis, etc.
                    c) Perto de ti que te permita ir ver o carro sem teres que gastar muito tempo e dinheiro

                    E depois é escolher o que marcar mais pontos nestes critérios todos.
                    Eu ainda acrescentaria que deve deixar de parte algum $$$ para alguma eventualidade. Todos os carros usados, mais cedo ou mais tarde vão precisar de algo. Eu deixaria de parte, no mínimo, 500€ para poder fazer uma revisão o mais completa possível dos órgãos mecânicos.

                    Comentário


                      #11
                      Sim, deve haver uma pequena folga para isso, mas 500 € parecem-me perfeitamente exagerados - isso é quase 1/3 do que ele pode/quer gastar!

                      E nestes carros mais simples fazes uma boa revisão por 100/200 €.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Dan1el Ver Post
                        Muito obrigado! Já tinha pensado nisso, no facto de ser um carro relativamente antigo, talvez vá ter uns gastos extra!
                        Tem alguma recomendação dentro dos "requisitos" que mencionei acima?
                        Obrigado mais uma vez!
                        Com 2000 euros arranjas bastantes carros.
                        Tenho esse tal civic e foi realmente um carro muito resistente. É económico e anda bastante bem. O meu comprei com 80 mil e já vai nos 300 mil e com suspensão de origem e embraiagem de origem que são itens de desgaste mas sei que vou mudar porque tenho os retentores da cambota com uma pequena fuga de óleo.

                        É sem dúvida um carro muito durável e até a minha maria não quer trocar por outro porque nunca deixou ficar mal e sempre levou apenas as revisões normais de 20 em 20 mil kms.

                        O líquido refrigerante tem de ser apenas o original que é organico. Óleo 5w40 ou 10w40 no máximo e é só meter gasolina.

                        Problema crónico é mesmo o colector de escape que racha a meio e os discos que empenam com facilidade

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          Com 2000 euros arranjas bastantes carros.
                          Tenho esse tal civic e foi realmente um carro muito resistente. É económico e anda bastante bem. O meu comprei com 80 mil e já vai nos 300 mil e com suspensão de origem e embraiagem de origem que são itens de desgaste mas sei que vou mudar porque tenho os retentores da cambota com uma pequena fuga de óleo.

                          É sem dúvida um carro muito durável e até a minha maria não quer trocar por outro porque nunca deixou ficar mal e sempre levou apenas as revisões normais de 20 em 20 mil kms.

                          O líquido refrigerante tem de ser apenas o original que é organico. Óleo 5w40 ou 10w40 no máximo e é só meter gasolina.

                          Problema crónico é mesmo o colector de escape que racha a meio e os discos que empenam com facilidade
                          Tenho ideia que alguns davam um problema de aquecimento, ou seria apenas no 1.4is?

                          Eu tive um por muito pouco tempo, precisamente porque tinha um problema desse género. Já não me recordo o que era ao certo, seria termostato ou ventoinha não disparava, já não sei.

                          Sei que o carro já veio com esse problema, estava parado ha um ano e no dia que o comprei, a subir o Marão, sobreaqueceu e queimou a junta da colaça. Felizmente dei com boa gente na altura e no dia seguinte devolvi o carro e o senhor devolveu-me o dinheiro.

                          E sim, também sempre ouvi falar que o 1.5ils era muito bom.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por lns Ver Post
                            Tenho ideia que alguns davam um problema de aquecimento, ou seria apenas no 1.4is?

                            Eu tive um por muito pouco tempo, precisamente porque tinha um problema desse género. Já não me recordo o que era ao certo, seria termostato ou ventoinha não disparava, já não sei.

                            Sei que o carro já veio com esse problema, estava parado ha um ano e no dia que o comprei, a subir o Marão, sobreaqueceu e queimou a junta da colaça. Felizmente dei com boa gente na altura e no dia seguinte devolvi o carro e o senhor devolveu-me o dinheiro.

                            E sim, também sempre ouvi falar que o 1.5ils era muito bom.
                            Nenhum aquece. Se tiver durante a vida útil o anti congelante original não tens problemas. O meu mudei a distribuição aos 190 mil e agora aos 290 mil e tudo estava novo, as tubagens todas novas por dentro. Mudei apenas por descargo de consciência e ainda tenho a bomba de água da muda dos 190 mil que posso tirar foto pa ver como estava como nova lol.

                            Depois é usar o material que equipa a origem, assim como os filtros de óleo originais da honda são na realidade da hamp. Tensor da distribuição koyo, mais material da aisin etc etc.

                            O meu provavelmente vendo ao desbarato para o ano ou então fica para substituir uma focus de 99 1.6

                            Comentário


                              #15
                              Tenho um ek3 hatchback do mês 9 do ano 2000, 1.5 115cv, comprei com 230 mil klm e tem agora 245 mil.

                              Só posso dizer maravilhas do carro, tenho o carro a 1 ano e tal , primeiramente fizlhe logo as manutenções todas, oleo, filtros distribuicao, velas etc
                              Optimos consumos , e mesmo se andares sempre a pisar nunca fiz mais de 7.2 e o minimo que ja fiz foi 5.6.

                              Posso dizer que o meu carro com 19 anos vai fazer agora 10 mil klm com o mesmo oleo e não gastou uma gota, quantos carros novos hoje podem dizer o mesmo?
                              De motor esquece é do mais fiavel que podes ter, tem tambem uma bela velocidade de ponta.

                              Agora tem em conta que 1 carro com 19 anos vai ter sempre coisas dos antigos donos por corrigir. Podes encontrar um negócio de alguem que tenha super estima pelo carro, assim como eu estou a resolver tudo no meu até deixálo mesmo impecavel (faltame muito poucas coisas) porque nao me interessa o valor comercial do carro, jamais vendia o carro pelo dinheiro que dei por ele, interessame sim o que ele vale enquanto carro, e tu teres um carro destes super bem estimado tens carro para a vida.

                              Depois tens sempre extras engraçados para por no carro, no meu caso meti volante do ep3 type R, jantes do ek4 VTI, barra AA do vti, barra estabilizadora traseira do VTI.





                              Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brunosantos718 Ver Post
                                Tenho um ek3 hatchback do mês 9 do ano 2000, 1.5 115cv, comprei com 230 mil klm e tem agora 245 mil.

                                Só posso dizer maravilhas do carro, tenho o carro a 1 ano e tal , primeiramente fizlhe logo as manutenções todas, oleo, filtros distribuicao, velas etc
                                Optimos consumos , e mesmo se andares sempre a pisar nunca fiz mais de 7.2 e o minimo que ja fiz foi 5.6.

                                Posso dizer que o meu carro com 19 anos vai fazer agora 10 mil klm com o mesmo oleo e não gastou uma gota, quantos carros novos hoje podem dizer o mesmo?
                                De motor esquece é do mais fiavel que podes ter, tem tambem uma bela velocidade de ponta.

                                Agora tem em conta que 1 carro com 19 anos vai ter sempre coisas dos antigos donos por corrigir. Podes encontrar um negócio de alguem que tenha super estima pelo carro, assim como eu estou a resolver tudo no meu até deixálo mesmo impecavel (faltame muito poucas coisas) porque nao me interessa o valor comercial do carro, jamais vendia o carro pelo dinheiro que dei por ele, interessame sim o que ele vale enquanto carro, e tu teres um carro destes super bem estimado tens carro para a vida.

                                Depois tens sempre extras engraçados para por no carro, no meu caso meti volante do ep3 type R, jantes do ek4 VTI, barra AA do vti, barra estabilizadora traseira do VTI.





                                Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
                                Para mim a estabilizadora traseira é do mais importante e prioritário nestes carros. O comportamento do carro muda da noite para o dia em curva.

                                Só as jantes do ek vti não meti pois ficam demasiado metidas para dentro

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X