Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen C4 HDI usado (2013 a 2016?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen C4 HDI usado (2013 a 2016?)

    Bons dias,


    Por razões de trabalho, terei de pensar num carro diesel.
    Ando interessado num usado C4 1.6 Hdi fase_2 (nao sei se é esta a designação correcta - lançada em 2011, creio), sei que já nao se fabrica mais o C4 e existem algumas dúvidas que gostava de esclarecer.

    Desconheço se a última geração (fase 2) tera a mesma base /chassis que o seu primo Peugeot 307 ou 308 e nem sei se este facto é bom ou mau ou se é irrelevante.
    Pensei neste carro/motorização porque me parece ter preços acessíveis dentro daquilo que quero/posso gastar. O Renault megane (bem como outras viaturas do mesmo segmento) seria outro candidato, mas pelo que vi parece-me ser um pouco mais caro. A ideia e ter um carro mais novo que o que tenho agora.

    Ja andei pelo OLX e Stand Virtual, vejo preços dos 9mil ate aos 12mil. De entre os anos de 2012 a 2013 seria por aqui que estava interessado (ano vs orçamento) sendo que a partícular se conseguem preços mais em conta com as desvantagens existentes tento em consideração este vertente de negocio. Faço conta a carro para 10 anos, se bem que isto é sempre relativo. Tentanto conjugar, a ideia é comprar com menos idade e com menos KM possiveis.

    Nunca andei em nenhum C4 HDi pelo a minha curiosidade é grande (ENORME - digo), tenho curiosidade em perceber e ter a experiencia do que o motor HDI 1.6 entrega. Nos anúncios vejo, quanto a potencia desde 92cv, 100cv e 115cv. Quais a principais diferenças do de 92Cv para de 115Cv, sendo a mesma cilindrada, pelo menos nas prestações será melhor o de 115cv penalizando os consumos que presumo nao ser grande a diferença neste campo. Tambem tenho visto alguns e-Hdi, a que se refere isto?

    Quanto poderá custar uma mudança de distribuição num 1.6Hdi? A que quilometragem o faz? Esta um anuncio numa das plataforma que acima mencionei, em que a maquina tem 170mil KM, tem livro de revisões e pedem 9mil eur pela viatura, pelas fotos tem bom aspecto. O que esperar de uma maquina com 170mil Km (ou ate eventualmente de mais KM)? Terá mudado de amortecedores, mudou a distribuição? Mudou o FAP? Mudou embraiagem ? Que outros problemas me poderei deparar com uma maquina com 170mil KM?
    Preferencialmente, seria o ideal menos KM e com a distribuição trocada

    Outras questões tem a ver com a história do FAP deixam me um tanto de pe atrás. Um FAP quantos KM pode fazer? Ou de quantos em quantos KM tera de ser mudado? Quanto custa a troca de um FAP por desgaste natural/normal (sem ser por falta de regenerações)
    Tirando esta questao do FAP que é sensivel, que outros pormenores a ter em conta com um diesel de ultima geração.

    Como será melhor, comprar uma unidade mais barata e mais KM, ou uma mais cara mas com menos KMs, ainda que a idade da viatura possa ser a mesma?

    Pra ja é so, desculpem eu alonguei-me um tanto.
    Editado pela última vez por LetsMakeCakes; 04 August 2019, 11:10.

    #2
    Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
    O que esperar de uma maquina com 170mil Km (ou ate eventualmente de mais KM)? Terá mudado de amortecedores, mudou a distribuição? Mudou o FAP? Mudou embraiagem ? Que outros problemas me poderei deparar com uma maquina com 170mil KM?
    O post é enorme... focando apenas no que concretamente posso afirmar com convicção, digo-te que com esses km o mais provável é não ter mudado nada disso.

    A distribuição nos hdi desses tempos penso ser em todos aos 240 mil km, ou 180 mil km com uso severo;
    A embraiagem ainda não deve ter dado o berro, mas pode estar para breve;
    Os amortecedores, ninguém muda a não ser que um se estrague, comece a verter, ou tenha um acidente que o afete...
    O FAP, depende do tipo de percursos feitos, poderá ter saturado ou não... Mas nesse caso, dificilmente o trocaram - ou o retiraram, ou o limparam.

    Comentário


      #3
      Boas pessoal, preciso de mais opiniões, por favor agradeço.
      EU sei que o post é enorme, peço que compreendam.

      Obrigado

      Comentário


        #4
        O motor 1.6 psa é fiável, pela minha experiência. Bons consumos, manutenção pouco dispendiosa.

        Por esses anos e valor ligeiramente acima arranjas V40 115cv e com essa quilometragem já trocaram a distribuição e são mais "carro" que um c4 ou Megane.

        Os kms são sempre relativos. Se eu souber que dois carros iguais, um com 50 mil, o outro com 100 mil, o primeiro fez os 50 mil no ic19 e em Lx no pára-arranca, e o outro fez os 100 mil em AE, pois prefiro de longe o de 100 mil. No fundo, é sempre uma questão de sorte

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
          Boas pessoal, preciso de mais opiniões, por favor agradeço.
          EU sei que o post é enorme, peço que compreendam.

          Obrigado
          Eu tenho um de 2011 de segunda geração. É de 92 cavalos. É uma maravilha tendo em consideração o preço e o segmento. Muito confortável [andei a testar outros carros para trocar e mesmo novos alguns eram mais desconfortáveis e pior insonorizados que o meu com 8 anos e 160 mil] a construção é muito melhor que a do Renault Megane [poucos ruidos interiores, materiais macios mas sólidos] e a mecânica tem sido fiável. Outras qualidades são o comportamento porque embora adorne um pouco porque a suspensão é macia, o carro é sempre previsível e os limites não se atingem com facilidade; o espaço é abundante principalmente nos bancos de trás e bagageira [muito melhor que o megane que é mesmo acanhado]. Quanto às peças de uso: Correia é só aos 220 mil, FAP idem. Pessoalmente gosto do design e do aspeto do interior. Os consumos são razoáveis: faço 5,1-5,4 de média com percursos de todo o tipo. O megane é capaz de gastar 0,3-0,5 menos. Sei porque já tive um.

          Defeitos: Embraiagem: tive que mudar aos 150K porque nestes modelos é frágil. gastei 700 euros. O meu não tem sensores de estacionamento nem retrovisores rebatíveis electricamente o que é uma pena. O repousa braços corre para dar mais conforto mas tem um manípulo frágil o que faz com que ande para a frente e para trás quando tens lá o braço de cima. O computador de bordo não é muito completo. Não tem indicador de temperatura da água [nunca tive problemas de aquecimento mas porque raio a citroen tem estas manias?]

          Globalmente é um excelente carro [bastante melhor que alguns dos competidores da altura mais vendidos da anterior geração Megane, Ceed, 308 ou Auris por exemplo] e não me arrependo nada da compra que fiz há 6 anos. Se tiveres mais dúvidas apita.

          Comentário


            #6
            Obrigado amigos, estou a gostar de ler

            O V40 é superior, entendo, mas isso tambem significa ''modificar'' (para cima) o orçamento, e aqui é coisa que nao posso mesmo mexer e muito provavelmente a manutenção tambem terá um preço superior ao C4, mas poderei estar enganado.

            Escolhi o C4, porque é um carro que tem um bom preço no mercado de usados, apesar de ja ter sido descontinuado aliado ao facto da fiabilidade do HDI, fez me pensar neste modelo de aspecto consensual, quer de interiores, quer de exteriores.

            A questao do manipulo do apoio de braços nao tem uma solução (reparação) ou forma de evitar o movimento que faz quando não deve?

            E a falta de do indicador de temperatura da agua, tem algum tipo de aviso que apareça quando existem problemas?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
              Obrigado amigos, estou a gostar de ler

              O V40 é superior, entendo, mas isso tambem significa ''modificar'' (para cima) o orçamento, e aqui é coisa que nao posso mesmo mexer e muito provavelmente a manutenção tambem terá um preço superior ao C4, mas poderei estar enganado.

              Escolhi o C4, porque é um carro que tem um bom preço no mercado de usados, apesar de ja ter sido descontinuado aliado ao facto da fiabilidade do HDI, fez me pensar neste modelo de aspecto consensual, quer de interiores, quer de exteriores.

              A questao do manipulo do apoio de braços nao tem uma solução (reparação) ou forma de evitar o movimento que faz quando não deve?

              E a falta de do indicador de temperatura da agua, tem algum tipo de aviso que apareça quando existem problemas?
              NO caso do apoio de braços deve ter uma solução, eu é que nunca fui à procura dela. É o trinque que prende que é muito frágil e que parte deixando aquilo à banda. No que comprares pode até estar tudo bem. Mas se estiver tem cuidado para não o partires.

              NO caso do aquecimento tem o avisador normal de quando o carro atinge uma temperatura alta. Mas quando isso acontece já não é bom sinal.

              Comentário


                #8
                A direção assistida é por motor eletrico ou é semi-mecanica?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                  A direção assistida é por motor eletrico ou é semi-mecanica?
                  Francamente não te sei dizer, mas é ligeiramente para o "pesado"

                  Comentário


                    #10
                    Parti do principio que fosse mais evoluida/leve

                    Os pneus 205 ''ajudam' a isso.
                    Nao chegava 195?

                    Comentário


                      #11
                      O C4 mk2 utiliza a plataforma do 307, 308 mk1 e C4 mk1. Não tem a mesma plataforma do 308 mk2.
                      A direcção assistida é electro-hibraulica. Não conheço a afinação usada no C4 mk2, mas já tive um 307. Não é tão leve como um Fiat com modo City mas também não é muito pesada. Eu gostava.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                        O C4 mk2 utiliza a plataforma do 307, 308 mk1 e C4 mk1. Não tem a mesma plataforma do 308 mk2.
                        A direcção assistida é electro-hibraulica. Não conheço a afinação usada no C4 mk2, mas já tive um 307. Não é tão leve como um Fiat com modo City mas também não é muito pesada. Eu gostava.
                        Curiosamente eu tenho um Fiat também. A minha mulher nota muita a diferença quando salta para o meu carro. Eu pessoalmente gosto do feeling mas ela diz que é pesada demais, principalmente quando comprada com o modo city da Fiat. Não é defeito na minha opinião e não aconselho a baixar a medida para 195 por causa disso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                          O C4 mk2 utiliza a plataforma do 307, 308 mk1 e C4 mk1. Não tem a mesma plataforma do 308 mk2.
                          .
                          A do 308 mk2 é melhor que a anterior plataforma ?

                          O modo City da FIAT tambem conheço pois tive um punto na versão de 2000 (1.2 e 16v)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                            A do 308 mk2 é melhor que a anterior plataforma ?

                            O modo City da FIAT tambem conheço pois tive um punto na versão de 2000 (1.2 e 16v)
                            É superior. O eixo traseiro é menos seco e os carros feitos com essa plataforma são mais leves.






                            El 308 tiene la plataforma que Peugeot denomina «EMP2». Es una plataforma que el grupo PSA Peugeot-Citroën va a utilizar en algunos de sus próximos modelos y que es la misma que también tiene el nuevo Citroën C4 Picasso. Según Peugeot, el uso de esta nueva plataforma permite disminuir 70 kilogramos la masa de este vehículo. Esto, junto con la reducción de proporciones de la carrocería y otras medidas, ha hecho que la masa total del nuevo Peugeot 308 disminuya en de forma importante.

                            Así por ejemplo, hemos comparado el peso del nuevo Peugeot 308 en sus versiones HDi 92 (ficha comparativa) con el anterior y la reducción llega a 110 kg; en el caso de las versiones e-HDI 110 del anterior 308 y e-HDI 115 del nuevo (ficha comparativa), la reducción de peso llega hasta 158 kg. Hemos hecho otra comparativa con la versión de gasolina de 1.6 THP 156 (ficha comparativa) y la reducción de peso llega hasta 150 kg.

                            https://www.km77.com/coches/peugeot/...macion-tecnica

                            Comentário


                              #15
                              E a nível de problemas (de motor e não só) crónicos ou recorrentes, alguma coisa a salientar?
                              Editado pela última vez por LetsMakeCakes; 21 August 2019, 21:13.

                              Comentário


                                #16
                                Viva companheiro de fórum.

                                Eu tenho um C4 e-hdi 1.6 de 112cv com JLL17 comprado novo por mim em jan2011. Conta hoje com 200.000kms.

                                Tem sido extremamente fiável. Apenas manutenção normal até hoje. Levou aos 180.000 o atesto do eolys e aos 120.000 optei por mudar a correia de distribuição por precaução.
                                É um bom estradista, espaçoso, e cheio de gadjets, pelo que ainda hoje é um carro muito actual. O meu é o exclusive full-extras (menos o subwofer na mala e pele integral nos bancos).

                                Agora, o que eu acho é que a montagem é boa, mas a qualidade de alguns materiais não é a melhor. Onde se toca mais com as mãos nota-se o desgaste (ex. puxadores das portas), curiosamente o volante está impecável. As borrachas das portas também já notam desgaste e quebras.

                                Pontos a verificar: verifica fugas de óleo no compartimento do motor junto ao turbo e caixa de velocidades, verifica o FAP e nível de eolys, os casquilhos da suspensão traseira, condução em AE sem vibrações por volta dos 120 km/h (importante).

                                Na globalidade é um bom carro. O meu é mantido em garagem, pelo que tem aspecto de novo, mas se dormisse na rua, pela qualidade de alguns materiais estaria em pior estado certamente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Podes sempre olhar para o Focus mk3, tem o mesmo motor, o espaço será um pouco mais apertado mas o chassis é bem melhor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                    Podes sempre olhar para o Focus mk3, tem o mesmo motor, o espaço será um pouco mais apertado mas o chassis é bem melhor.
                                    Um bom carro também. O chassis é muito bom. Mas é um pouco mais duro de suspensão e o espaço a bordo é muito mais acanhado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                      Um bom carro também. O chassis é muito bom. Mas é um pouco mais duro de suspensão e o espaço a bordo é muito mais acanhado.
                                      Sim, é verdade. Mas o chassis é basicamente o mesmo que o do V40.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Do focus não gosto dos interiores, em especial da consola central. E o aspecto exterior também não me cativa.

                                        Andei num focus, mas era uma versão anterior, o carro era de 2001, a diesel e até gostei do comportamento dinâmico.

                                        Estou mesmo focado no C4 [emoji16] a estetica exterior e interior é consensual (para meu gosto e opinião). Estéticamente acho um carro de linhas muito actuais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          1. Como posso diferenciar a versao de 92cv da de 115cv/112cv/110cv/100cv (vejo estas referências todas). Basta olhar na tampa da mala e ver se tem a sigla e-hdi?

                                          2. E gasóleo dos postos de combustível dos supermercados, é seguro a longo prazo? E a nível de rendimento/consumos faz diferença?

                                          3. Nas versões com painel avançado (Gps) qual é a experiência de uso desse painel? É agradável de usar ou confuso e pouco prático?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho um C4 de 2013, um e-hdi de 115cv com cmp6.
                                            tem sido fiável. Até hoje teve sempre revisões na marca. Deve ser despachado a breve trecho.
                                            tem cerca de 100000 e comprei-o em 2014 com 40000.
                                            Tem muito espaço, o motor é agradável e pouco mais.
                                            Nao acho o carro confortável, a suspensão traseira é bastante mais dira que a dianteira o que faz com que a baixa velocidade oscile demasiado.
                                            os materiais interiores são fofinhos e não geram ruídos, mas quer por dentro quer por fora já existem diversos pontos onde ser vê que resiste mal ao passar do tempo.
                                            Tirando a habitabilidade, mala e motor não lhe vejo muitas mais coisas positivas. Talvez a estética interior.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em relação ao proprietários destes C4, podem-me dizer como é o espaço no banco traseiro, particularmente em todas as dimensões e se é possivel por exemplo levar uma criança (adolescente) e dois adultos com conforto?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                                Em relação ao proprietários destes C4, podem-me dizer como é o espaço no banco traseiro, particularmente em todas as dimensões e se é possivel por exemplo levar uma criança (adolescente) e dois adultos com conforto?
                                                O conforto é mto relativo.
                                                Posso dizer-te que entre a megane III que tive, a 308 actual que tenho e o C4 este último é claramente o mais largo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O que vos parece esta unidade? : https://www.filintomota.pt/carro/car...anco-52-qi-77/

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Todos os C4 fase-2 tem o tão falado FAP?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Carros de 2013 para cá certamente já todos têm FAP.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                                                        Todos os C4 fase-2 tem o tão falado FAP?
                                                        o meu é de 2011 e já tem FAP.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          FAP é obrigatório desde 2010.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Era a ideia que tinha

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X