Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Custos de manutenção de comprar um carro usado (com + de 15 anos e + de 200.000 kms)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Custos de manutenção de comprar um carro usado (com + de 15 anos e + de 200.000 kms)

    Este tópico serve para dar uma idéia dos custos de manutenção que uma pessoa pode esperar de um carro utilitário usado com mais de 15 anos e mais de 200.000kms.

    Claro que existirão casos onde se poderá gastar mais ou menos, dependendo do modelo/marca escolhido. Vou dar o meu exemplo, que é de um Clio (um carro utilitário muito usual em Portugal, com bastante procura/oferta nos sites de usados.

    Antes de mais, digo já que sou uma pessoa muito exigente com o estado mecânico dos meus carros. Quero com isto dizer que qualquer órgão mecânico que não esteja em condições merece logo a minha atenção e é devidamente reparado/mantido.

    Posto isto passo a descrever todas as intervenções (com quilometragem e custo detalhado) que foram realizadas no meu Clio II 1.6 16v, Fase 1, ano de 2000. O carro foi comprado em OUT 2017 com cerca de 203.000 Kms. Conta atualmente com mais de 234.000 Km, ou seja, fez cerca de 31.000 kms em cerca de 3 anos, o que dá uma média de aproximadamente 860km/mês.


    Até agora foram realizadas as seguintes intervenções no carro:

    1. JAN 2018, aos 205.722 Kms (custo total = €327,00)

    Material = Kit de distribuição + bomba de água (€163); Correia de acessórios (€17); Apoio de motor lado direito (€53); Anto-congelante RENAULT (€19).
    Mão de Obra = Substituição da correia de distribuição + bomba de água, da correia de acessório, do apoio de motor do lado direito e do líquido anticongelante; Fixação do friso lateral do para brisas do lado do condutor; Limpeza do sensor de cambota (€75).


    2. OUT 2018, aos 214.846 Kms (Custo total = €236,75)

    Material = Óleo de motor ELF Evolution 900 SXR 5W30 - 5 Lt (22,75€); Filtro de óleo (€4,98); Filtro de ar (€7,67); Filtro de gasolina (€9,84); Filtro de pólen (€7,13) Vedantes do coletor de admissão (€52,84); Sensor de cambota - pms (€29,70); Óleo da cx de velocidades - 3 Lt (€25,50); Anti-congelante verde - 0,5 Lt (€1,00).
    Mão de Obra = Afinar correia de acessórios; substituír sensor de cambota; mudar óleo de motor e da cx de velocidades substituír filtros de óleo, pólen, ar e gasolina; trocar os vedantes do coletor de admissão; verificar luzes, focar faróis e substituír escivas do limpa para-brisas dianteiro; verificar estado das velas e dos travões (€75).


    3. JUN 2019, aos 221.810 Kms (custo total = €203,89)

    Material = 4 velas de ignição NGK BKR6EZ (€16,50); Sensor de temperatura exterior (€12,65); Bombitos (€34,93); Calços de tambor (€26,38); Pastilhas de disco (€25,43); Óleo de travões DOT4 - 1 Lt (€8,00).
    Mão de Obra = Afinar correia de acessórios; substituír velas, pastilhas de disco, bombitos e calços de tambor; substituír lâmpada do farol de nevoeiro dianteiro direito; trocar o sensor de temperatura exterior; verificar o estado dos rolamentos dianteiros e traseiros; fazer rotação das rodas FT/TR; polir e focar os faróis dianteiros (€80,00).


    4. JUL 2019, aos 222.527 (custo total = 127,30)

    Material = Rolamentos dianteiros (€52,30).
    Mão de Obra = Substituição dos rolamentos dianteiros (€75,00).


    5. SET 2019, aos 224.205 (custo total = 162,70)

    Material = Rolamentos traseiros (€40,65); suporte panela de escape (€12,55); 1 Fole de transmissão c/ rolamento (completo) (€24,50).
    Mão de Obra = Substituição dos rolamentos traseiros (€35,00); Substituição do fole de transmissão (€40,00).


    6. FEV 2020, aos 228.610 (custo total = 103,80)

    Material = 2 pneus Goodyear Efficient Grip Performance 185/60R14 82H (€89,32); Ecovalor 2 pneus (€2,58).
    Mão de Obra = Montagem + Equilibragem + Válvulas (€11,90).


    7
    . MAR 2020, aos 229.096 (custo total = 131,80)

    Material
    = 2 pneus Goodyear Efficient Grip Performance 185/60R14 82H (€97,32); Ecovalor 2 pneus (€2,58).
    Mão de Obra = Montagem + Equilibragem + Válvulas (€11,90); Alinhamento dianteiro da direção e verificação de geometria (€20,00).


    8. JUN 2020, aos 231.208 Kms (custo total = €374,66)

    Material = Kit de embraiagem SACHS (€72,90); Cabo de acionamento da embraiagem (€33,51); Óleo de motor ELF Evolution 900 SXR 5W30 - 5 Lt (€25,90); Lâmpada farol de nevoeiro (€4); Filtros de óleo (€5,95), de ar (€8,98) e de habitáculo (€9,32); Casquilhos barra estabilizadora dianteira (€11); Mola para seletor de velocidade (€8,10).
    Mão de Obra = Substituir embraiagem (€150); afinar correia de acessórios, mudar óleo de motor, substituir filtros de óleo, ar e habitáculo; substituir lâmpada do farol de nevoeiro dianteiro; substituir casquilhos da barra estabilizadora dianteira; substituir mola partida do seletor de velocidades (€25); alinhamento da direção e verificação de geometria (€20).


    9. OUT 2020, aos 234.197 Kms (custo total = €630,84)

    Material = 1 Kit de rolamentos para cx de velocidades (€204,88); 1 kit de embraiagem VALEO (€94); 3,8 lts de valvulina 75W80 (€31,16); 1 casquilho original RENAULT (€22,82); 1 retentor de transmissão original RENAULT (€7,98).
    Mão de Obra = reparação da cx de velocidades com substituição da embraiagem (€250); alinhamento da direção e verificação de geometria (€20).


    10. DEZ 2020, aos 235.505 Kms (custo total = €98,30)

    Material = apoios (3) da linha de escape + amortecedores da bagageira (€70,80).
    Mão de Obra = substituir apoios da linha de escape e amortcedores da bagageira (€10,00); soldar contactos elétricos dos farolins traseiros, para resolver o problema de massa que provocava o acender de luzes no painel de instrumentos (€17,50).


    11. SET 2021, aos 244.773 Kms (custo total = 167,90)

    Material = óleo de motor ELF Evolution 900SXR 5W30 5Lts (€29,90); filtro de óleo (€5,00); filtro de ar (€7,50); filtro de pólen (€7,44); correia de acessórios (€0,00 - garantia); tensor da correia de acessórios (€35,87); óleo de travões (€7,50).
    Mão de Obra = substituir correia de acesórios + tensor; mudar óleo do motor; substituir filtros de óleo, ar e pólen; trocar o óleo dos travões; afinar a orientação dos esguichos dianteiros; verificar estado das velas, dos rolamentos FRT e TR e dos travões (€75,00).


    12. DEZ 2021, aos 248.834 Kms (custo total = 65,26)

    Material = 1 Bateria 44 Ah 440 A (€52,95) + Ecotaxa Bateria (€0,31)
    Mão de Obra = montagem e diagnóstico do circuito de carga (€12,00)


    Além disto gastei €20,99 num par de colunas de som da Pioneer para trás, €37,00 num conjunto de 4 tapetes (dianteiros + traseiros) e €25,00 na reparação da costura do estofo lateral do banco de condutor. Em Fev 2021 gastei mais €6,99 num conjunto de escovas limpa pára-brisas (FRT). Em Mar 2022 mandei estofar o volante em pele, serviço esse que teve um custo de €100,00.



    Conclusão: até agora, em quase 5 anos e volvidos mais de 52.000 kms, gastei €2.820,18 em manutenção com o Clio 1.6 16v. No entanto, há que deduzir o custo do kit de embraiagem defeituoso (€72,90), uma vez que o mesmo foi reeembolsado pelo formecedor do material. Sendo um utilitário não se pode dizer que os custos sejam comedidos. Claro que se tem de ter em consideração a idade do carro e a sua quilometragem. E que a fiabilidade não é o ponto forte dos Clio desta geração. Tem a seu favor o facto de ser fácil encontrar material de substituição e a preço relativamente acessível.
    Editado pela última vez por PauloRaposo; 23 July 2022, 18:30.

    #2
    Os amortecedores, continuam a ser os mesmos?

    Comentário


      #3
      Boa iniciativa!

      Porém, para dar uma ideia mais exacta do tipo de uso, convinha pores as datas (ainda que aproximadas) dessas intervenções para avaliarmos com que periodicidade gastas esses valores (ou seja, ao longo de quanto tempo) e qual a média anual de quilómetros percorridos.

      Gastar 1 x por ano 100 € num carro que faz 5.000 km é menos impressionante que gastar 3 x 100 € num ano num carro que faz 30.000 km nesse tempo.

      Comentário


        #4
        Tópico muito interessante

        Na verdade isso acaba por ser praticamente tudo peças de desgaste, ou seja, não vi aí avarias o que é um bom sinal. Sendo que até podes nos próximos anos gastar apenas uma fracção desses 900 € para manteres o carro em condições. Assim espero e desejo.

        Comentário


          #5
          eu não faço contas e quando as tenho que fazer, é sempre por alto.

          ora este tópico vai ser só exemplos, mas cá vai o meu. no meu zx, que veo aqui para casa com 19 anos e me foi dado, senão nem vinha, gastou-se 350€ mais o registo. motor 200€, correia 75, óleo e filtros e pouco mais. de resto foi para o ribatejo, andou por lá mais de 6 meses, fazia cerca de 900/1000kms por mês. não gastei nada a não ser 4 pneus dunlop e alinhar antes de o levar para baixo. depois era para durar mais um anito, andou por cá no total cerca de 6 anos e vendi-o no final. depois poucos kms fazia, cerca de 4 mil por ano e pela zona, tirando quando tive que ir trabalhar para o porto alto e levei-o novamente, isto quando ele já tinha 25 anos. foi a rolar lá para baixo, num misto de nacional e AE, com a caixa a dar o berro. se partisse, olha, chamava o reboque e levava-o para a sucata. aguentou e ainda foi embora assim com a caixa. nesse tempo todo meti-lhe um bombito, calços, tambores atrás, mais uma mudança de óleo e praticamente foi isto.

          acabei foi por gastar 100€ nele quando o tinha à venda, mas não pude criticar, uma vez que nunca me deu despesas, era só por gasolina. nessa altura foi desentupir o sistema de escape e mais uma treta qualquer que o fazia engasgar-se. no total foram 100€.

          o fiat já tu estás farto de saber. vinha da mãe e de um filho, 1 só registo, gpl com 145 mil e 14 anos. um salto grande para o zx e alguma eletrónica. em 2 anos foram mais de 1200€ de gastos, metade peças de desgaste, metade em partes eletrónicas e elétricas... tive mesmo que o despachar. chegou impecável por dentro, foi impecável por dentro, com mais 2 ou 3 marcas por fora, assim como o tejadilho a precisar de ser lixado e pintado.

          Comentário


            #6
            Esse tipo de intervenções sao comuns para quem tem carro e lhes dá bom trato
            Mais grave sao mesmo as avarias, e nos carros actuais é de louvar quando isso so acontece esporadicamente ja podemos afirmar que foram fiáveis
            Em relação a mao de obra no meu caso eu poupo nisso, pois faço eu mesmo mas fico na mesma no prejuízo pois tive que investir em ferramentas

            Comentário


              #7
              por razões óbvias eu gostava era de ver aqui dois ou três users a falarem dos seus segmentos B/C/D com cerca de 200 ou 225 mil e por volta de 15 anos. e já estou a alargar o leque a vários segmentos.

              Comentário


                #8
                Nada mau... eu no 1º ano gastei uns 900€ numa junta de cabeça e tudo o mais que veio atrás... distribuição, filtros, merdices e IVAs e o catano...

                1º ano... na minha mão! O carro é de 2004, veio com 83.500km, muito estimado, mas já com a juntivite muito bem dissimulada que nem eu a topei (mas comprava-o na mesma porque eram mesmo 80k km...) o resto foi o forro do tejadilho (120€), forros das portas (150€ em pele de xona) com debruado a vermelho escuro... mais o que já nem me lembro!

                É uma amante cara que não troco por nada!

                Bem... se fosse uma XF de 2018... assim troca por troca e se alguém me pagasse depois as revisões e avarias na Jaguar... eu trocava já ontem!


                Ainda nem chegou aos 123k km... mas bate os 215 quando eu lhe pedir... gosto imenso desta porcaria deste carro! Mas trocava pelo Jag... a diesel

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  por razões óbvias eu gostava era de ver aqui dois ou três users a falarem dos seus segmentos B/C/D com cerca de 200 ou 225 mil e por volta de 15 anos. e já estou a alargar o leque a vários segmentos.
                  Tive vários carros, em todos esses segmentos, que atingiram e ultrapassaram essas quilometragens. Só não atingiram idades dessas. Os que atingiram, tinham muito menos kms!

                  Comentário


                    #10
                    Interessante.

                    Tenho de discordar da tua afirmação quando dizes que a fiabilidade não é o ponto forte dos clios dessa geração... tive contacto com 2, com motores diferentes, e foram muito acima da média nesse campo (um passou os 400k nas minhas mãos...). Mas também é preciso ver que as definições de fiabilidade, conformidade, qualidade, durabilidade e manutibilidade por vezes misturam-se um pouco.

                    Só um comentário geral em relação a carros usados com estas idades e quilometragens, sejam de que segmento forem:

                    Depende muito da expectativa pessoal do utilizador e, ainda mais, do destino a que o utilizador tem em mente. Uma coisa é ter um carro desta idade e realizar uma quilometragem anual baixa e com percursos pouco desafiadores. Outra coisa é ter (ou comprar!) um veículo destes e mete-lo "no batedouro". É muito vulgar vir alguém dizer que tem o carro X e que nunca lhe deu problemas... mas o certo é que passa o tempo na garagem e quando sai vai às compras. Por outro lado quem realiza mais de 20k anuais com percursos desafiadores, irremediavelmente vê o material a "derreter".

                    Comentário


                      #11
                      era mais para eu depois não me assustar quando começar a precisar de levar peças...

                      Comentário


                        #12
                        até hoje e tirando o abarth sempre tive carros usados, mas nenhum com 200kkm nem sequer feitos por mim.
                        em praticamente todos eles sempre tive uma ou outra intervenção a fazer desde o primeiro ano de posse, desde um rolamento, amortecedores, elevador de vidro, etc.
                        como tal o facto de comprar um carro carregado de kms e gastar poucos €€ não quer dizer que o/os antigos proprietários já não o tenham feito ou que o material ainda está eficiente.

                        facto que não posso desvalorizar num mesmo espaço temporal de uso, o carro novo teve zero de intervenções, sendo acompanhado pelos usados com pouca idade e quilometragem, um deles foi meu segundo carro e o que mais sofreu tendo sido comprado novo pelo meu pai. nos outros usados mais rodado e velhos havia sempre uma ou outra coisa que surgia para alem da manutenção normal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Boa iniciativa!

                          Porém, para dar uma ideia mais exacta do tipo de uso, convinha pores as datas (ainda que aproximadas) dessas intervenções para avaliarmos com que periodicidade gastas esses valores (ou seja, ao longo de quanto tempo) e qual a média anual de quilómetros percorridos.

                          Gastar 1 x por ano 100 € num carro que faz 5.000 km é menos impressionante que gastar 3 x 100 € num ano num carro que faz 30.000 km nesse tempo.
                          A média de Kms percorridos já referi: 900km/mês, ou seja, quase 11.000 kms/ano.
                          Quanto à periodicidade dos gastos, vou editar o meu post e colocar lá as datas aproximadas

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Os amortecedores, continuam a ser os mesmos?
                            Desde que está comigo, sim. Antes disso, não sei.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Tópico muito interessante

                              Na verdade isso acaba por ser praticamente tudo peças de desgaste, ou seja, não vi aí avarias o que é um bom sinal. Sendo que até podes nos próximos anos gastar apenas uma fracção desses 900 € para manteres o carro em condições. Assim espero e desejo.
                              Avaria (de o carro não pegar/ligar), só mesmo o sensor pms.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Interessante.

                                Tenho de discordar da tua afirmação quando dizes que a fiabilidade não é o ponto forte dos clios dessa geração... tive contacto com 2, com motores diferentes, e foram muito acima da média nesse campo (um passou os 400k nas minhas mãos...). Mas também é preciso ver que as definições de fiabilidade, conformidade, qualidade, durabilidade e manutibilidade por vezes misturam-se um pouco.

                                Só um comentário geral em relação a carros usados com estas idades e quilometragens, sejam de que segmento forem:

                                Depende muito da expectativa pessoal do utilizador e, ainda mais, do destino a que o utilizador tem em mente. Uma coisa é ter um carro desta idade e realizar uma quilometragem anual baixa e com percursos pouco desafiadores. Outra coisa é ter (ou comprar!) um veículo destes e mete-lo "no batedouro". É muito vulgar vir alguém dizer que tem o carro X e que nunca lhe deu problemas... mas o certo é que passa o tempo na garagem e quando sai vai às compras. Por outro lado quem realiza mais de 20k anuais com percursos desafiadores, irremediavelmente vê o material a "derreter".
                                Não é o meu caso. Este Clio 1.6 16v é o meu carro do dia a dia. É o meu meio de transporte para o trabalho e anda todos os dias. Não faz muitos quilómetros, mas também não faz poucos. Faz os cerca de 11.000 kms/ano que já referi, o que é o "normal" para um utilitário a gasolina.

                                Comentário


                                  #17
                                  Por acaso acho que tens aí uma combinação bem interessante. É um carro que não filtra demasiado, direcção hidráulica, suspensão qb e nem gasta assim tanto. Tendo em conta o peso envolvido até se deve safar muito bem

                                  É uma escolha que dá a entender que não estás "morto por dentro" ainda...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ao nível, de qualidade do interior?, veio razoável?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                      Ao nível, de qualidade do interior?, veio razoável?
                                      Sim, o interior estava bastante razoável para a idade do carro. O volante em pele já tem algum desgaste na sua parte superior (nada de dramático, apenas estética) e parte superior do tablier (a parte mais escura) também podia estar mais bem cuidada. Mas não é um carro novo, tem quase 20 anos, portanto não está mal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Muito bom aspecto, a própria combinação de cor, esse banco aparenta uma boa aba de apoio. Para o uso apontado, e após a manutenção mecânica, é não descurar o interior.

                                        Há 2º carro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Interessante.

                                          Tenho de discordar da tua afirmação quando dizes que a fiabilidade não é o ponto forte dos clios dessa geração... tive contacto com 2, com motores diferentes, e foram muito acima da média nesse campo (um passou os 400k nas minhas mãos...). Mas também é preciso ver que as definições de fiabilidade, conformidade, qualidade, durabilidade e manutibilidade por vezes misturam-se um pouco.

                                          Só um comentário geral em relação a carros usados com estas idades e quilometragens, sejam de que segmento forem:

                                          Depende muito da expectativa pessoal do utilizador e, ainda mais, do destino a que o utilizador tem em mente. Uma coisa é ter um carro desta idade e realizar uma quilometragem anual baixa e com percursos pouco desafiadores. Outra coisa é ter (ou comprar!) um veículo destes e mete-lo "no batedouro". É muito vulgar vir alguém dizer que tem o carro X e que nunca lhe deu problemas... mas o certo é que passa o tempo na garagem e quando sai vai às compras. Por outro lado quem realiza mais de 20k anuais com percursos desafiadores, irremediavelmente vê o material a "derreter".
                                          O último parágrafo diz tudo. A andar Ali pela "zona" um carro com essa idade e kilometragem é praticamente infinito, se for para os 20k anuais. Vais estar sempre a pedir alguma coisa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Manutenção.
                                            Editado pela última vez por Impostiga; 10 September 2019, 05:32.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                              Muito bom aspecto, a própria combinação de cor, esse banco aparenta uma boa aba de apoio. Para o uso apontado, e após a manutenção mecânica, é não descurar o interior.

                                              Há 2º carro?
                                              Há um 2º carro (da esposa, um Honda Jazz), mas é como se não houvesse, pois também anda todos os dias. Ou seja, não dá para poupar este ou o outro. São ambos carros utilizados diariamente para deslocações para o trabalho. Quando não são utilizados para idas para o trabalho, o Jazz acaba por ser mais utilizado por consumir menos gasolina, ter 5 portas e uma capacidade de carga e modularidade interior notável (já foi uma mais-valia muito importante em 3 mudanças de casa que fizemos desde 2014, data em que foi comprado)

                                              O Clio 1.6 16v está com uma média anual de 10.800 Kms. O Jazz tem uma média anual de 18.200 Kms (em 5 anos) mas neste ano de 2019 está com uma média de apenas 1.000 Kms/mês.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Correcção no custo total da intervenção 3: o valor certo é €203,89 e não €182,90.

                                                NOTA: Já foi editado no 1º post.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                  Desde que está comigo, sim. Antes disso, não sei.




                                                  Coloquei a questão, porque de facto não faltam viaturas que os mesmos ao longo da sua vida, não os chegam a trocar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post



                                                    Coloquei a questão, porque de facto não faltam viaturas que os mesmos ao longo da sua vida, não os chegam a trocar.
                                                    Acho que isso também vai da exigência de cada um. Os amortecedores do meu parecem ainda estar em razoável condição (mas com 223K em cima, com certeza que já não estão em condições ótimas). Os amortecedores (e os pneus) são das coisas a que dou mais importância e, não fosse este um carro de baixo valor e que já me deu várias despesas, já os tinha substituído. Até já sei o que lhe colocaria. Mas temos que ter em conta que em carros deste tipo (muita idade e muitos kms) o valor comercial dos mesmos é baixo. Há que ser racional com os custos de manutenção e mudar apenas aquilo que é mesmo estritamente necessário, de acordo com o nosso grau de exigência.

                                                    Como já disse anteriormente, sou muito exigente com a boa manutenção da parte mecânica dos meus carros. A nível interior também gosto de ter tudo bem estimado. Já a nível exterior sou mais relaxado. Este Clio comprei-o com algumas mazelas exteriores (pequenas mossas, alguns riscos, pintura com o verniz a saltar nas lâminas lateriais do tejadilho, etc) mas isso não me preocupa tanto numa compra de usado de baixo preço. A saúde mecânica e os interiores foram o meu foco quando o comprei. Não tenho garagem, como tal, mandar pintar ou arranjar pequenas mossas/riscos, não é prioridade para mim, uma vez que manda-se arranjar tudo, fica bonitinho, e depois (passado pouco tempo) corremos o risco de chegarmos ao carro e temos novamente um risco ou mossa no mesmo. É muito stressante e já me deixei disso. Um carro destes é um instrumento de trabalho, quer-se barato e em boa condição por forma a não nos deixar apeados e podermos circular em segurança.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                      Não é o meu caso. Este Clio 1.6 16v é o meu carro do dia a dia. É o meu meio de transporte para o trabalho e anda todos os dias. Não faz muitos quilómetros, mas também não faz poucos. Faz os cerca de 11.000 kms/ano que já referi, o que é o "normal" para um utilitário a gasolina.
                                                      Como carro de dia-a-dia, a média de consumo anda por volta de que valores? Uns 7,5 l/100?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                        Acho que isso também vai da exigência de cada um. Os amortecedores do meu parecem ainda estar em razoável condição (mas com 223K em cima, com certeza que já não estão em condições ótimas). Os amortecedores (e os pneus) são das coisas a que dou mais importância e, não fosse este um carro de baixo valor e que já me deu várias despesas, já os tinha substituído. Até já sei o que lhe colocaria. Mas temos que ter em conta que em carros deste tipo (muita idade e muitos kms) o valor comercial dos mesmos é baixo. Há que ser racional com os custos de manutenção e mudar apenas aquilo que é mesmo estritamente necessário, de acordo com o nosso grau de exigência.

                                                        Como já disse anteriormente, sou muito exigente com a boa manutenção da parte mecânica dos meus carros. A nível interior também gosto de ter tudo bem estimado. Já a nível exterior sou mais relaxado. Este Clio comprei-o com algumas mazelas exteriores (pequenas mossas, alguns riscos, pintura com o verniz a saltar nas lâminas lateriais do tejadilho, etc) mas isso não me preocupa tanto numa compra de usado de baixo preço. A saúde mecânica e os interiores foram o meu foco quando o comprei. Não tenho garagem, como tal, mandar pintar ou arranjar pequenas mossas/riscos, não é prioridade para mim, uma vez que manda-se arranjar tudo, fica bonitinho, e depois (passado pouco tempo) corremos o risco de chegarmos ao carro e temos novamente um risco ou mossa no mesmo. É muito stressante e já me deixei disso. Um carro destes é um instrumento de trabalho, quer-se barato e em boa condição por forma a não nos deixar apeados e podermos circular em segurança.



                                                        Obvio, mas com quilometragens elevadas, quer se queira ou não, já estarão longe das condições ideias.

                                                        Infelizmente e também muito por culpa dos centros IPO, as pessoas pensam que os ditos ainda estão "bons", tendo por base o facto de passar na IPO.


                                                        Mas concordo em tudo, em que acima de tudo, é a parte mecânica que tem de estar super funcional e dar as garantias de segurança.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                          Como carro de dia-a-dia, a média de consumo anda por volta de que valores? Uns 7,5 l/100?
                                                          Isso já referi noutros posts aqui no Fórum (post do Clio 1.6 16v). A média geral desde que o comprei, ou seja a média dos 20.000 kms em que está nas minhas mãos, está atualmente nos 6,53 l/100, o que considero muito bom. Mas praticamente não faço cidade. É 80% estradas nacionais/municipais. Quando o comprei a minha expectativa eram esses 7,5 l/100.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Num carro com mais de 15 anos e 200 mil kM ( ou similar ) , quem o quer manter realmente funcional, tem de gastar alguns euros, de outra forma não poderia ser.

                                                            Como eu sempre disse e repito, há muita gente que diz que tem carros com 20 anos e 300 ou 400 mil que diz que nunca levou nada alem de filtros e pastilhas pois tá bem, isso não pode ser real.

                                                            Os carros precisam de manutenção, não há volta a dar.

                                                            Como dizia um tipo conhecido no youtube, num canal de TDI's alterados : " ter um carro que nunca dá problemas, é comprar NOVO no Stand e estacioná-lo na garagem e nunca mais andar com ele. Esse, é garantido que não vai dar problemas "

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X