Este tópico serve para dar uma idéia dos custos de manutenção que uma pessoa pode esperar de um carro utilitário usado com mais de 15 anos e mais de 200.000kms.
Claro que existirão casos onde se poderá gastar mais ou menos, dependendo do modelo/marca escolhido. Vou dar o meu exemplo, que é de um Clio (um carro utilitário muito usual em Portugal, com bastante procura/oferta nos sites de usados.
Antes de mais, digo já que sou uma pessoa muito exigente com o estado mecânico dos meus carros. Quero com isto dizer que qualquer órgão mecânico que não esteja em condições merece logo a minha atenção e é devidamente reparado/mantido.
Posto isto passo a descrever todas as intervenções (com quilometragem e custo detalhado) que foram realizadas no meu Clio II 1.6 16v, Fase 1, ano de 2000. O carro foi comprado em OUT 2017 com cerca de 203.000 Kms. Conta atualmente com mais de 234.000 Km, ou seja, fez cerca de 31.000 kms em cerca de 3 anos, o que dá uma média de aproximadamente 860km/mês.
Até agora foram realizadas as seguintes intervenções no carro:
1. JAN 2018, aos 205.722 Kms (custo total = €327,00)
Material = Kit de distribuição + bomba de água (€163); Correia de acessórios (€17); Apoio de motor lado direito (€53); Anto-congelante RENAULT (€19).
Mão de Obra = Substituição da correia de distribuição + bomba de água, da correia de acessório, do apoio de motor do lado direito e do líquido anticongelante; Fixação do friso lateral do para brisas do lado do condutor; Limpeza do sensor de cambota (€75).
2. OUT 2018, aos 214.846 Kms (Custo total = €236,75)
Material = Óleo de motor ELF Evolution 900 SXR 5W30 - 5 Lt (22,75€); Filtro de óleo (€4,98); Filtro de ar (€7,67); Filtro de gasolina (€9,84); Filtro de pólen (€7,13) Vedantes do coletor de admissão (€52,84); Sensor de cambota - pms (€29,70); Óleo da cx de velocidades - 3 Lt (€25,50); Anti-congelante verde - 0,5 Lt (€1,00).
Mão de Obra = Afinar correia de acessórios; substituír sensor de cambota; mudar óleo de motor e da cx de velocidades substituír filtros de óleo, pólen, ar e gasolina; trocar os vedantes do coletor de admissão; verificar luzes, focar faróis e substituír escivas do limpa para-brisas dianteiro; verificar estado das velas e dos travões (€75).
3. JUN 2019, aos 221.810 Kms (custo total = €203,89)
Material = 4 velas de ignição NGK BKR6EZ (€16,50); Sensor de temperatura exterior (€12,65); Bombitos (€34,93); Calços de tambor (€26,38); Pastilhas de disco (€25,43); Óleo de travões DOT4 - 1 Lt (€8,00).
Mão de Obra = Afinar correia de acessórios; substituír velas, pastilhas de disco, bombitos e calços de tambor; substituír lâmpada do farol de nevoeiro dianteiro direito; trocar o sensor de temperatura exterior; verificar o estado dos rolamentos dianteiros e traseiros; fazer rotação das rodas FT/TR; polir e focar os faróis dianteiros (€80,00).
4. JUL 2019, aos 222.527 (custo total = 127,30)
Material = Rolamentos dianteiros (€52,30).
Mão de Obra = Substituição dos rolamentos dianteiros (€75,00).
5. SET 2019, aos 224.205 (custo total = 162,70)
Material = Rolamentos traseiros (€40,65); suporte panela de escape (€12,55); 1 Fole de transmissão c/ rolamento (completo) (€24,50).
Mão de Obra = Substituição dos rolamentos traseiros (€35,00); Substituição do fole de transmissão (€40,00).
6. FEV 2020, aos 228.610 (custo total = 103,80)
Material = 2 pneus Goodyear Efficient Grip Performance 185/60R14 82H (€89,32); Ecovalor 2 pneus (€2,58).
Mão de Obra = Montagem + Equilibragem + Válvulas (€11,90).
7. MAR 2020, aos 229.096 (custo total = 131,80)
Material = 2 pneus Goodyear Efficient Grip Performance 185/60R14 82H (€97,32); Ecovalor 2 pneus (€2,58).
Mão de Obra = Montagem + Equilibragem + Válvulas (€11,90); Alinhamento dianteiro da direção e verificação de geometria (€20,00).
8. JUN 2020, aos 231.208 Kms (custo total = €374,66)
Material = Kit de embraiagem SACHS (€72,90); Cabo de acionamento da embraiagem (€33,51); Óleo de motor ELF Evolution 900 SXR 5W30 - 5 Lt (€25,90); Lâmpada farol de nevoeiro (€4); Filtros de óleo (€5,95), de ar (€8,98) e de habitáculo (€9,32); Casquilhos barra estabilizadora dianteira (€11); Mola para seletor de velocidade (€8,10).
Mão de Obra = Substituir embraiagem (€150); afinar correia de acessórios, mudar óleo de motor, substituir filtros de óleo, ar e habitáculo; substituir lâmpada do farol de nevoeiro dianteiro; substituir casquilhos da barra estabilizadora dianteira; substituir mola partida do seletor de velocidades (€25); alinhamento da direção e verificação de geometria (€20).
9. OUT 2020, aos 234.197 Kms (custo total = €630,84)
Material = 1 Kit de rolamentos para cx de velocidades (€204,88); 1 kit de embraiagem VALEO (€94); 3,8 lts de valvulina 75W80 (€31,16); 1 casquilho original RENAULT (€22,82); 1 retentor de transmissão original RENAULT (€7,98).
Mão de Obra = reparação da cx de velocidades com substituição da embraiagem (€250); alinhamento da direção e verificação de geometria (€20).
10. DEZ 2020, aos 235.505 Kms (custo total = €98,30)
Material = apoios (3) da linha de escape + amortecedores da bagageira (€70,80).
Mão de Obra = substituir apoios da linha de escape e amortcedores da bagageira (€10,00); soldar contactos elétricos dos farolins traseiros, para resolver o problema de massa que provocava o acender de luzes no painel de instrumentos (€17,50).
11. SET 2021, aos 244.773 Kms (custo total = 167,90)
Material = óleo de motor ELF Evolution 900SXR 5W30 5Lts (€29,90); filtro de óleo (€5,00); filtro de ar (€7,50); filtro de pólen (€7,44); correia de acessórios (€0,00 - garantia); tensor da correia de acessórios (€35,87); óleo de travões (€7,50).
Mão de Obra = substituir correia de acesórios + tensor; mudar óleo do motor; substituir filtros de óleo, ar e pólen; trocar o óleo dos travões; afinar a orientação dos esguichos dianteiros; verificar estado das velas, dos rolamentos FRT e TR e dos travões (€75,00).
12. DEZ 2021, aos 248.834 Kms (custo total = 65,26)
Material = 1 Bateria 44 Ah 440 A (€52,95) + Ecotaxa Bateria (€0,31)
Mão de Obra = montagem e diagnóstico do circuito de carga (€12,00)
Além disto gastei €20,99 num par de colunas de som da Pioneer para trás, €37,00 num conjunto de 4 tapetes (dianteiros + traseiros) e €25,00 na reparação da costura do estofo lateral do banco de condutor. Em Fev 2021 gastei mais €6,99 num conjunto de escovas limpa pára-brisas (FRT). Em Mar 2022 mandei estofar o volante em pele, serviço esse que teve um custo de €100,00.
Conclusão: até agora, em quase 5 anos e volvidos mais de 52.000 kms, gastei €2.820,18 em manutenção com o Clio 1.6 16v. No entanto, há que deduzir o custo do kit de embraiagem defeituoso (€72,90), uma vez que o mesmo foi reeembolsado pelo formecedor do material. Sendo um utilitário não se pode dizer que os custos sejam comedidos. Claro que se tem de ter em consideração a idade do carro e a sua quilometragem. E que a fiabilidade não é o ponto forte dos Clio desta geração. Tem a seu favor o facto de ser fácil encontrar material de substituição e a preço relativamente acessível.
Claro que existirão casos onde se poderá gastar mais ou menos, dependendo do modelo/marca escolhido. Vou dar o meu exemplo, que é de um Clio (um carro utilitário muito usual em Portugal, com bastante procura/oferta nos sites de usados.
Antes de mais, digo já que sou uma pessoa muito exigente com o estado mecânico dos meus carros. Quero com isto dizer que qualquer órgão mecânico que não esteja em condições merece logo a minha atenção e é devidamente reparado/mantido.
Posto isto passo a descrever todas as intervenções (com quilometragem e custo detalhado) que foram realizadas no meu Clio II 1.6 16v, Fase 1, ano de 2000. O carro foi comprado em OUT 2017 com cerca de 203.000 Kms. Conta atualmente com mais de 234.000 Km, ou seja, fez cerca de 31.000 kms em cerca de 3 anos, o que dá uma média de aproximadamente 860km/mês.
Até agora foram realizadas as seguintes intervenções no carro:
1. JAN 2018, aos 205.722 Kms (custo total = €327,00)
Material = Kit de distribuição + bomba de água (€163); Correia de acessórios (€17); Apoio de motor lado direito (€53); Anto-congelante RENAULT (€19).
Mão de Obra = Substituição da correia de distribuição + bomba de água, da correia de acessório, do apoio de motor do lado direito e do líquido anticongelante; Fixação do friso lateral do para brisas do lado do condutor; Limpeza do sensor de cambota (€75).
2. OUT 2018, aos 214.846 Kms (Custo total = €236,75)
Material = Óleo de motor ELF Evolution 900 SXR 5W30 - 5 Lt (22,75€); Filtro de óleo (€4,98); Filtro de ar (€7,67); Filtro de gasolina (€9,84); Filtro de pólen (€7,13) Vedantes do coletor de admissão (€52,84); Sensor de cambota - pms (€29,70); Óleo da cx de velocidades - 3 Lt (€25,50); Anti-congelante verde - 0,5 Lt (€1,00).
Mão de Obra = Afinar correia de acessórios; substituír sensor de cambota; mudar óleo de motor e da cx de velocidades substituír filtros de óleo, pólen, ar e gasolina; trocar os vedantes do coletor de admissão; verificar luzes, focar faróis e substituír escivas do limpa para-brisas dianteiro; verificar estado das velas e dos travões (€75).
3. JUN 2019, aos 221.810 Kms (custo total = €203,89)
Material = 4 velas de ignição NGK BKR6EZ (€16,50); Sensor de temperatura exterior (€12,65); Bombitos (€34,93); Calços de tambor (€26,38); Pastilhas de disco (€25,43); Óleo de travões DOT4 - 1 Lt (€8,00).
Mão de Obra = Afinar correia de acessórios; substituír velas, pastilhas de disco, bombitos e calços de tambor; substituír lâmpada do farol de nevoeiro dianteiro direito; trocar o sensor de temperatura exterior; verificar o estado dos rolamentos dianteiros e traseiros; fazer rotação das rodas FT/TR; polir e focar os faróis dianteiros (€80,00).
4. JUL 2019, aos 222.527 (custo total = 127,30)
Material = Rolamentos dianteiros (€52,30).
Mão de Obra = Substituição dos rolamentos dianteiros (€75,00).
5. SET 2019, aos 224.205 (custo total = 162,70)
Mão de Obra = Substituição dos rolamentos traseiros (€35,00); Substituição do fole de transmissão (€40,00).
6. FEV 2020, aos 228.610 (custo total = 103,80)
Material = 2 pneus Goodyear Efficient Grip Performance 185/60R14 82H (€89,32); Ecovalor 2 pneus (€2,58).
Mão de Obra = Montagem + Equilibragem + Válvulas (€11,90).
7. MAR 2020, aos 229.096 (custo total = 131,80)
Material = 2 pneus Goodyear Efficient Grip Performance 185/60R14 82H (€97,32); Ecovalor 2 pneus (€2,58).
Mão de Obra = Montagem + Equilibragem + Válvulas (€11,90); Alinhamento dianteiro da direção e verificação de geometria (€20,00).
8. JUN 2020, aos 231.208 Kms (custo total = €374,66)
Material = Kit de embraiagem SACHS (€72,90); Cabo de acionamento da embraiagem (€33,51); Óleo de motor ELF Evolution 900 SXR 5W30 - 5 Lt (€25,90); Lâmpada farol de nevoeiro (€4); Filtros de óleo (€5,95), de ar (€8,98) e de habitáculo (€9,32); Casquilhos barra estabilizadora dianteira (€11); Mola para seletor de velocidade (€8,10).
Mão de Obra = Substituir embraiagem (€150); afinar correia de acessórios, mudar óleo de motor, substituir filtros de óleo, ar e habitáculo; substituir lâmpada do farol de nevoeiro dianteiro; substituir casquilhos da barra estabilizadora dianteira; substituir mola partida do seletor de velocidades (€25); alinhamento da direção e verificação de geometria (€20).
9. OUT 2020, aos 234.197 Kms (custo total = €630,84)
Material = 1 Kit de rolamentos para cx de velocidades (€204,88); 1 kit de embraiagem VALEO (€94); 3,8 lts de valvulina 75W80 (€31,16); 1 casquilho original RENAULT (€22,82); 1 retentor de transmissão original RENAULT (€7,98).
Mão de Obra = reparação da cx de velocidades com substituição da embraiagem (€250); alinhamento da direção e verificação de geometria (€20).
10. DEZ 2020, aos 235.505 Kms (custo total = €98,30)
Material = apoios (3) da linha de escape + amortecedores da bagageira (€70,80).
Mão de Obra = substituir apoios da linha de escape e amortcedores da bagageira (€10,00); soldar contactos elétricos dos farolins traseiros, para resolver o problema de massa que provocava o acender de luzes no painel de instrumentos (€17,50).
11. SET 2021, aos 244.773 Kms (custo total = 167,90)
Material = óleo de motor ELF Evolution 900SXR 5W30 5Lts (€29,90); filtro de óleo (€5,00); filtro de ar (€7,50); filtro de pólen (€7,44); correia de acessórios (€0,00 - garantia); tensor da correia de acessórios (€35,87); óleo de travões (€7,50).
Mão de Obra = substituir correia de acesórios + tensor; mudar óleo do motor; substituir filtros de óleo, ar e pólen; trocar o óleo dos travões; afinar a orientação dos esguichos dianteiros; verificar estado das velas, dos rolamentos FRT e TR e dos travões (€75,00).
12. DEZ 2021, aos 248.834 Kms (custo total = 65,26)
Material = 1 Bateria 44 Ah 440 A (€52,95) + Ecotaxa Bateria (€0,31)
Mão de Obra = montagem e diagnóstico do circuito de carga (€12,00)
Além disto gastei €20,99 num par de colunas de som da Pioneer para trás, €37,00 num conjunto de 4 tapetes (dianteiros + traseiros) e €25,00 na reparação da costura do estofo lateral do banco de condutor. Em Fev 2021 gastei mais €6,99 num conjunto de escovas limpa pára-brisas (FRT). Em Mar 2022 mandei estofar o volante em pele, serviço esse que teve um custo de €100,00.
Conclusão: até agora, em quase 5 anos e volvidos mais de 52.000 kms, gastei €2.820,18 em manutenção com o Clio 1.6 16v. No entanto, há que deduzir o custo do kit de embraiagem defeituoso (€72,90), uma vez que o mesmo foi reeembolsado pelo formecedor do material. Sendo um utilitário não se pode dizer que os custos sejam comedidos. Claro que se tem de ter em consideração a idade do carro e a sua quilometragem. E que a fiabilidade não é o ponto forte dos Clio desta geração. Tem a seu favor o facto de ser fácil encontrar material de substituição e a preço relativamente acessível.
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