VW Passat 1.9 TDI ou Citroen C5 2.0 Hdi

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Título: VW Passat 1.9 TDI ou Citroen C5 2.0 Hdi

  1. #1
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    Por Defeito VW Passat 1.9 TDI ou Citroen C5 2.0 Hdi

    Boa noite a todos.
    E é, sumariamente, o que o título diz.
    Neste momento, preciso de um carro extra para dar umas voltas mais curtas, e levar as pranchas de surf.
    Plafond limitado a 2000.
    O início do processo fez-me pesquisar pelo Passat: pela sua famosa fiabilidade. No entanto, apareceu-me - até com surpresa, admito - a C5 com boas referências.
    Para estes efeitos, e tendo como objeto, fiabilidade, conforto e economia, quais as vossas preferências e razões?
    Nos negócios em particular, a Passat é de 1998 e a C5 de 2001, ambas com cerca de 300 mil kms.
    Obrigado


  2. #2
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    Por Defeito

    essa C5 é das primeiras unidades e até ao restyling deram alguns problemas elétricos, mas principalmente até 2003. neste caso iria para a passat sem sombra de dúvidas, mesmo sabendo que é 3 anos mais velha. deve ser a de 90cv, mas o motor aguente bem mais 50 mil sem grandes stresses. estou a cingir-me apenas ao motor, atenção!
    costaverde111 e Topolino gostam disto.

  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    essa C5 é das primeiras unidades e até ao restyling deram alguns problemas elétricos, mas principalmente até 2003. neste caso iria para a passat sem sombra de dúvidas, mesmo sabendo que é 3 anos mais velha. deve ser a de 90cv, mas o motor aguente bem mais 50 mil sem grandes stresses. estou a cingir-me apenas ao motor, atenção!
    Isto - Passat sem pensar 2 vezes. Manutenção muito mais em conta por menos complexidade tecnológica e dsponibilidade quase infinita de peças, etc.

    Mas a Passat, sendo de 1998 e não importada em usada, ou seja "nacional", é a de 110 CV. Esta geração de Passat não foi importada em 90 CV. Mesmo lá fora não sei se existia.
    costaverde111 gosta disto.

  4. #4
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    Já vendeste o Bmw?

    Estou a achar muito barato conseguires encontrar Passats a 2 mil €, mesmo de 1998...de qualquer das formas com essa idade eu escolhia o que estivesse em melhor estado.

    Em igualdade de circunstâncias, Passat.
    costaverde111 gosta disto.

  5. #5
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    Esse Passat ainda é um pouco da era pré-boom da electrónica dos inicios de 2000.

    Em motor ambos são fiáveis económicos e há muitas peças.

    O ideal é experimentares os 2 . Se o objectivo é voltas mais pequenas, a questão do estradista pode não fazer falta.

    A suspensão Hydractive III desse C5 dura uma vida. Convém ter esferas e óleo LDS em bom estado, assim como o Passat convém ter amortecedores em bom estado para que nenhum deles seja rijo / saltitante / mau em curva.

    Em termos de electrónica houve alguns C5 que o velocímetro avariava, noutros havia uma peça por trás do volante que fazia a suspensão ficar a subir e descer depois de desligar o carro, tinha a ver com a posição do volante, bug electrónico, e noutros os motores de ventilação do tablier danificavam-se com facilidade.

    É provável que esses componentes já tenham sido substituídos.

    Resumidamente ia para o que estiver em melhor estado. Mas o Passat qualquer um mexe naquilo, no C5 não é tanto assim.

    De resto o C5 obviamente tem um conforto sublime e um espaço brutal, e claro no conforto deixa os convencionais mola/amortecedor a milhas, literalmente, embora isso seja algo que tanto aqui no forum como lá fora a maioria desconhece. Só quem os tem muito tempo e andou várias vezes em alcatrão manhoso ou empedrado é que sabe.
    A suspensão faz várias dezenas de cálculos por segundo em cada roda para se adaptar ao piso/condução/carga/etc.

    Mas volto a dizer, tudo isto te pode passar ao lado se o objectivo é ter como carro secundário.


  6. #6
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    Bom dia a todos. Agradeço profundamente aos que contribuíram para que em abstracto a compra seja o mais acertada possível.
    Ecoflex, espero que estejas bem. Há uns tempos que não falamos. Ainda tenho o E60. Passou a ser o carro principal e está à venda. Quando o vender logo verei o que compro, mas face à curta quilometragem que faço (actualmente faço 10x mais de bicicleta ) talvez passe para uma besta a gasolina.

    Bom, a Passat está pendente face aos pormenores de compra. A chapeleira para uma variant é coisa fácil de arranjar?
    A C5 transmite-me bom feeling: está bem estimada no interior no entanto não sei como apurar o real estado da suspensão. Se estiver "mamada" o custo da operação é avultado?

    Quanto a experimentar uma e outra, não terei possibilidade nisso, considerando que chego ao aeroporto e no dia seguinte é rolar com ela.
    Alguém

  7. #7
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    É dificil a suspensão avariar e mesmo que tal, surge avisos no computador de bordo.

    No limite pode é estar um pouco mais rija ou demorar muito tempo a subir e descer.

    A troca de óleo LDS + esferas anda pelos 500 euros mas a diferença face aos amortecedores vulgares é que dá para mais tempo e distância. Já vi C5's que aos 160 mil já dá jeito trocarem e outros que aos 200 e tal mil ainda não estão duros nem nada.

  8. #8
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    Vocês são umas enciclopédias.
    Ganhe eu o Euromilhões e serão meus conselheiros nas aquisições de uns velhinhos.
    Entretanto apareceu-me uma Avensis com 200 mil 2.0 D-4D. Altera alguma coisa nas preferências, do vosso ponto de vista?
    EscapeLivre gosta disto.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por costaverde111 Ver Post
    Vocês são umas enciclopédias.
    Ganhe eu o Euromilhões e serão meus conselheiros nas aquisições de uns velhinhos.
    Entretanto apareceu-me uma Avensis com 200 mil 2.0 D-4D. Altera alguma coisa nas preferências, do vosso ponto de vista?
    Depende, há muita desinformação pelo forum, mas muito menos que " lá fora ".

    No caso dos citroen especialmente hidropneumáticos, aprendi com quem realmente sabe, desde mecânicos até altos entusiastas, possuidores de clássicos, etc, enfim, sítios online ou offline que concentram especialistas. Aqui no forum motorguia é apenas um forum geral, com um ou outro entendido em determinada área.

    O Avensis diria que em termos de motor deve ser equivalente ao C5 ou passat, mas reza a lenda que são mais fiáveis no resto. Aqui, só alguém entendido em japunas o poderá dizer.
    costaverde111 gosta disto.

  10. #10
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    Para confundir ainda mais: A4, de 1999 é a mesma coisa que o Passat, certo? 400 kms assustam?

  11. #11
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    Tudo depende do tratamento que teve ao longo da vida. Um A4 é um Passat refinado, com tudo o que isso implica. Possivelmente manutenção mais cara, ou no limite, nos componentes eléctricos, ou do interior ou etc pode ser mais caro. Mas tambem há muita peça em usado.

    Desses 3, ou seja A4, C5 e Passat, o C5 é o que tem mais tecnologia até porque já é mais recente, e isso implica mão de obra mais especializada.

    Os outros, A4 e Passat não são tão refinados em alguns aspectos como o conforto ou o espaço , segurança e tecnologia, mas, têm à partida interiores que resistem melhor ao passar do tempo ( digo à partida porque depende também de como foram tratados ) e qualquer um mexe naquilo.

    Por exemplo não é em qualquer esquina que arranjas alguém que mude o óleo e as esferas ao C5.

  12. #12
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    Obrigado EscapeLivre. Estou a ler atentamente tudo o que escreves.
    Eventualmente tirarei da equação o A4. Como posicionas nisso o Avensis?

  13. #13
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    Não sei bem costaverde, seria ideal aparecer por cá alguém mais entendido em A4 e Avensis. É agosto , muitos estão de férias, há menos movimento, mas pode ser que venham cá mais users dizer as vantagens e eventualmente problemas conhecidos nos carros referidos.

  14. #14
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    Passat +1.9TDI não existe melhor combo pelo preço, venha quem vier.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    Passat +1.9TDI não existe melhor combo pelo preço, venha quem vier.
    Esse venha quem vier significa o quê ? Estamos a falar de um usado com 20 anos. As coisas aqui ficam muito relativas ou não?

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Esse venha quem vier significa o quê ? Estamos a falar de um usado com 20 anos. As coisas aqui ficam muito relativas ou não?
    Pelo preço que possa custar esse passat com 20 anos não existe melhor. Qualidade/Fiabilidade/espaço

  17. #17
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    A Avensis será uma boa aposta estando em bom estado. O que me preocupa é comprares sem fazeres uma avaliação ao vivo. Tem atenção a isso.

    P.S. Eu estou óptimo (férias).

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    Pelo preço que possa custar esse passat com 20 anos não existe melhor. Qualidade/Fiabilidade/espaço
    Não ? de certeza ? o que não faltava no tempo desse passat eram segmentos D com essas permissas.

  19. #19
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    Atenção, que em espaço a Passat deve ser imbatível, ou quase. Tenha 20 anos ou 50.

  20. #20
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    obrigado, lino, pela achega. não fui verificar, mas sendo de 1998 e a 2000€, presumi que tivesse algum motor de 90cv. sendo de 110cv, dá muito mais jeito, é verdade! o 2.0 d4d foi um bom motor também e não envergonha ninguém. os mais recentes é que já envergonharam alguns taxistas, uns quantos que tinham mercs ou hdis, mudaram para avensis e depois lá voltaram para coisas mais simples, como dacias dci e 308 e 508 hdi para ver se não avariavam tanto.

    já agora e em relação a passats a 2000€, isso não sei, certameente existirão muitas, uma vez que já se apanham com cerca de 250 mil passats de 2002 a 3500€.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    Pelo preço que possa custar esse passat com 20 anos não existe melhor. Qualidade/Fiabilidade/espaço
    Tb tenho uma com o místico motor AFN 110cv
    Scutar gosta disto.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Atenção, que em espaço a Passat deve ser imbatível, ou quase. Tenha 20 anos ou 50.
    Mal seria que com a idade encolhesse

    Não sei se é mais espaçoso ou não que o C5 , sei que este ultimo já tem muito espaço mas quem sabe se nunca é demais.

    Tem tambem um pormenor interessante, como não tem cabos de travão de mão a passar para trás, o chão dos bancos de trás é plano, o que ajuda na gestão do espaço das pernas do 3º ocupante traseiro , que pode perfeitamente ser irrelevante aquil.

    aliás isto é tudo pormenores, interessa é o real estado dos carros.

  23. #23
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    místico ou mítico esse motor com essa cavalagem é o melhor motor que se pode encontrar. não é fraco nem muito brusco, tem um bom binário, não consome muito (diria que 6.5lts só por ser na passat, que é mais pesada que o normal golf ou A3, onde se conseguem consumos de 6 sem andarmos em preocupações) e não costuma dar grandes chatices do motor em si e dos componentes mais próximos. apanhando uma unidade com cerca de 250 mil kms é só fazer kms, nada mais. o resto devem ser coisas próprias da idade, mas se não é para andar em esforço, ele aguenta bem e a passat no seu todo também.

  24. #24
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    Boa noite a todos
    Estou grato por todos os vossos contributos, mesmo os mais místicos ;)
    Por se encontrar mais junto ao aeroporto, fui ver a C5, e gostei dela. Não obstante à sua idade (já é de 2002), apresentava um excelente estado. Pintura original mas ainda com bom aspecto; aparentemente saudável do motor, e acabei por ficar com ela. Hoje já lhe meti perto de 500 kms.
    Bom, andei sempre com ar condicionado, e fez-me média de 6,9.
    Quanto à suspensão, foi o que mais me impressionou. Em auto-estrada, adorna um pouco mais que o desejável. Mas em percurso normal, fiquei impressionado. Aquilo do "hidractive" (ou lá como se chama ), tem mesmo resultado, mesmo para os mais cépticos.
    Espero continuar a gostar do carro.
    Uma vez mais, obrigado a todos.
    Grande abraço
    Ecoflex e EscapeLivre gostam disto.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por costaverde111 Ver Post
    Boa noite a todos
    Estou grato por todos os vossos contributos, mesmo os mais místicos ;)
    Por se encontrar mais junto ao aeroporto, fui ver a C5, e gostei dela. Não obstante à sua idade (já é de 2002), apresentava um excelente estado. Pintura original mas ainda com bom aspecto; aparentemente saudável do motor, e acabei por ficar com ela. Hoje já lhe meti perto de 500 kms.
    Bom, andei sempre com ar condicionado, e fez-me média de 6,9.
    Quanto à suspensão, foi o que mais me impressionou. Em auto-estrada, adorna um pouco mais que o desejável. Mas em percurso normal, fiquei impressionado. Aquilo do "hidractive" (ou lá como se chama ), tem mesmo resultado, mesmo para os mais cépticos.
    Espero continuar a gostar do carro.
    Uma vez mais, obrigado a todos.
    Grande abraço
    Esse HDI com manutenção em dia, também faz muitos km.
    EscapeLivre gosta disto.

  26. #26
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    Boa sorte com a máquina!

  27. #27
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    Boa sorte ! É um carro mais recente e complexo que o Passat , com o que isso tem de bom e de mau.

    Deve ser um 2.0 HDI SX . Inclusive já tem sensores de luz e chuva.

    Primeiro conselho : vais fazer alguma revisão? Se sim pede para checkar se a polie da correia de acessórios está OK. Confirma se está tudo bem com o resto do motor, fugas, etc, como aliás se deve fazer em qualquer carro e " qualquer " mecânico faz.

    Quanto à suspensão, algumas versões do C5 tinham o botão " SPORT " que é a hydractive III + ( sem botão SPORT é Hydractive III ) . O carro pode adornar um pouco mas atenção que isso não significa que não esteja a ser eficaz, dado que isso agarra-se muito bem ao chão e como te disse, estão a ser feitos dezenas de cálculos por segundo em cada uma das 4 rodas para garantir que fica adaptado a tudo ( condução, piso, peso, etc ).

    O que o vendedor te disse acerca da suspensão? Disse quando foi a última vez que trocou esferas e óleo LDS ? Esperemos que não sejam de origem. Se for, não há stress propriamente dito mas como deves calcular não tem nem o conforto nem a capacidade em curva que seria de esperar.

    A operação de substituir isso não é barata mas ficas descansado " para o resto da vida " dado que isso dura muito.

    EDIT : É claro que o C5 não é um desportivo, ele curva muito bem mas obviamente não é como sei lá, um Mondeo ou um Xantia, mas cumpre muito bem.

  28. #28
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    por acaso não gosto de suspensões que adornem muito e os citros têm um bocado essa situação. andei em mais citroens a gasolina e não tão recentes, a gasóleo o mais recente foi um xsara de 2002 a gasóleo, até, não gostei muito da condução e detestei o motor, pois era o morto 1.8, embora fosse mantifo num excelente estado. nestes mais recentes não tenho opinião. só o C5 de 2001 1.8 a gasolina que era do meu tio, ele meteu-lhe um motor novo e mesmo assim acabou por despachar o carro tempos depois, tinha o carro poucos anos. era o primeiro citroen dele a gasolina desde há algum tempo e acabou por ser o último (por acaso devido a falecimento por cancro). mas ficou com má impressão dos motores a gasolina da ctireo daquela altura e do C5 em particular. isto para quem estava habituado a andar até com uma berlingo que fazia por vezes 1200kms num dia e em média fazia viagens longas, estilo porto-algarve ou para o interior do país.

    quanto à suspensão, é da melhores coisinhas, mas não é barata de manter e tem que se estar sempre em cima dela. é fazer uma boa revisão e não apertar muito com ela que ela dura uns anos.

  29. #29
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    caditonuno não confundas a suspensão Hydractive III com as II e I, alem da Activa e da " hidropneumática comum " dos anteriores modelos.

    Esta H3 requer muito pouca atenção, já não tem tubos em borracha nem correctores de altura nem bomba central de alta pressão como a conhecíamos anteriormente.

    Claro que um carro que adorne não significa que seja mau em curva.

    O único ponto onde acho que o C5 SX deveria ser diferente é nos pneus. 195/65 15 é pouco para os 1500 KG e como curva bem, gasta pneu, tal como já os xantias gastavam. É , claro, obrigatório ter pneus a sério nesses carros e nada de Hankooks que desaparecem num ápice.

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