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Opel Astra Incendiado por uma beata

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    Opel Astra Incendiado por uma beata

    Olá

    Gostaria de divulgar o meu testemunho relativamente a uma situação que cada vez se torna mais comum nas nossas estradas, o incêndio espontâneo de um carro. Muitas noticias surgem na comunicação social, nos fóruns automóveis e outros locais mas nunca há seguimento do que se passa a seguir, provavelmente pelo facto das viaturas terem na sua maioria seguro contra todos os riscos, pelo que os proprietários acabam por ser ressarcidos de parte do capital investido ou pela disponibilidade dos fabricantes em assumir a sua responsabilidade numa situação imprevista e rara mas que infelizmente ocorre. Infelizmente no meu caso nenhuma das situações aconteceram pelo que tive de “fazer o caminho das pedras” para fazer valer os meus direitos enquanto consumidor.


    O que vos descrevo em seguida é uma situação real, devidamente fundamentada, tanto a nível técnico como legal, apenas com o propósito de poder ajudar quem passa por este tipo de situações ou de descobrir outras situações com um Opel Astra.

    Não é minha intenção difamar a Opel ou tomar qualquer tipo de opinião depreciativa, deixo isso ao leitor e que baseado neste testemunho tire as suas conclusões relativamente a este assunto.

    Apenas coloco factos !


    Em Março de 2018 circulava a minha Opel Astra K 1.6 cdti de Dezembro de 2014 na marginal. O carro estava a fazer o processo de regeneração e estava em pára arranca.

    Um condutor colocou-se ao meu lado e alertou-me que o carro estava a arder.

    Sai do carro e havia chamas a sair do lado direito, junto ao pneu frontal.

    Numa questão de minutos a frente do carro ficou totalmente destruída. Os bombeiros demoraram cerca de 15 minutos a extinguir o fogo, a marginal esteve fechada nos 2 sentidos uns 30 minutos conforme noticia no site do DN - https://www.dn.pt/portugal/interior/...s-9204969.html

    Fiz uma reclamação por escrito à Opel. O carro tinha 3 anos e 3 meses, cerca de 55 mil km’s e as revisões feitas na marca, de acordo com as datas indicadas pelo fabricante. Ligaram-me da Opel a pedir uma descrição do acontecido e comunicaram-me que iriam avaliar o sucedido.

    Entre o dia 23 Março e o dia 15 de Maio, a Opel enviou um técnico ao local onde o carro ficou (concessionário onde comprei o carro), tirou algumas fotos, compilaram um dossier e enviaram para a Opel na Alemanha.

    No dia 15 de Maio recebo um mail a informar que “existiu uma influência externa, uma ponta de cigarro entrou na frente do veículo e pegou fogo no compartimento do motor, em consequência inflamou o material inflamável. Após esta análise, embora lamentando profundamente o sucedido, não existe qualquer fundamento, técnico, que justifique uma assunção de responsabilidade por parte da Opel Portugal”.

    Confrontei o concessionário com este tipo de atitude que tomou posição junto da Opel. A Opel enviou uma justificação mais fundamentada mas invocando novamente a teoria da ponta do cigarro, nomeadamente “A suportar esta conclusão está também o facto de terem sido encontradas evidências de detritos de plásticos ardidos dentro do turbocompressor, confirmando que o motor funcionou durante algum tempo com material plástico em combustão na zona do filtro do ar de admissão … a causa é externa mais provável terá sido a entrada da ponta de um cigarro para o filtro de ar dando assim origem aos danos que a viatura apresenta”.

    Contactei o ACP, que me recomendou uma perícia técnica. O ACP contratou a Dekra, entidade credenciada para este tipo de situações, considerada imparcial e competente pelos tribunais, fabricantes e usualmente contratada pelas companhias de seguros.

    O relatório técnico da Dekra analisou todos os componentes do motor, sistema eléctrico, etc., devidamente justificado tecnicamente e documentado.

    Ao analisar o turbocompressor, onde a Opel tinha identificado detritos plásticos, refere que este se apresenta muito preservado, sendo que não regista qualquer indício de fuga de óleo de lubrificação através do veio que o constitui ou mesmo das linhas que garantem a sua lubrificação. Este componente não apresenta qualquer indício de poder estar relacionado com o incêndio. Não foi detectada qualquer folga, indício de gripagem ou qualquer anomalia neste componente.

    Na componente do catalisador refere que após a análise à zona envolvente do invólucro que alberga o catalisador e o filtro de partículas as protecções térmicas do mesmo e sua zona envolvente, apresentam indícios de terem estado sujeitas a altas temperaturas. Foi detectado que o metal exterior de revestimento do filtro de partículas apresenta alteração de coloração, com vestígios claros de sobreaquecimento numa área concentrada e localizada na zona frente centro, nomeadamente através da presença da cor azulada do aço em questão e da oxidação do mesmo. Verificaram a presença de uma área cujos danos indicam a ocorrência de maior temperatura localizada, cuja posição é coincidente com a zona de maior afectação do catalisador / filtro de partículas.

    Como conclusão refere que o incêndio teve causa acidental e de origem térmica causada pelo sobreaquecimento do catalisador / filtro de partículas, cuja carga térmica irradiada para as proximidades terá sido suficiente para a inflamação dos componentes envolventes, constituídos em material plástico e que serviram o propósito de combustível para deflagração do incêndio.

    Resumir o processo de regeneração do filtro de partículas. Este processo é uma forma dos motores diesel mais recentes cumprirem as normas ambientais e baseia-se na queima de impurezas que são acumuladas no filtro de partículas. Este processo de “queima” pode atingir temperaturas de cerca de 1.000 graus e é realizado sempre que o sistema considere necessário.

    Baseado no relatório da Dekra, em opiniões que fui recolhendo do ACP, DECO entre outros, iniciei um processo judicial.

    A Opel Portugal contestou a ação expondo que:

    • Após ter vendido a viatura ao concessionário deixou de ter qualquer intervenção na revenda da viatura

    • A viatura já não se encontrava no período de garantia

    • O relatório da Dekra não aponta qualquer desconformidade nos componentes do veículo e não identifica nenhum defeito na viatura. No entanto não concorda com a conclusão da Dekra que identifica que o incêndio deveu-se ao sobre aquecimento do filtro de partículas, mas sim no filtro de ar

    • Considera não ter sido provado qualquer defeito ou mau funcionamento do filtro de partícula ou de qualquer outro componente pelo que considera não ter sido provado qualquer desconformidade ou defeito de fabrico

    • Considera que exemplos de Opel Safiras que dei como exemplo no UK não são validos pois não é um Astra e o volante em Inglaterra é à direita

    • Considera não ter sido provado que a viatura tenha um defeito de fabrico

    Em audiência previa, a juíza analisou a documentação, salientou a importância e consideração da Dekra enquanto entidade competente e imparcial.

    Considera que apesar do relatório apontar que a origem do incêndio tenha sido causada pelo sobre aquecimento do invólucro do filtro de partículas, não é explicito que a Dekra tenha identificado um defeito de fabrico ou desconformidade pelo que não estaria provado um eventual defeito.

    Face à impossibilidade de fazer prova que o veículo tinha um defeito de fabrico ou qualquer tipo de desconformidade, não seria possível responsabilizar a Opel pelo sucedido.

    Os meus argumentos de que o relatório de uma entidade considerada pelo tribunal como imparcialidade e profissional deveria ter tido levado em conta, que identificava a causa de incêndio o sobreaquecimento do invólucro do filtro de partículas, o facto do relatório indicar que não foram encontrados qualquer tipo de detritos no turbocompressor segundo diz a Opel, que estando a origem do incêndio relacionada com o facto do invólucro não ter conseguido manter a sua integridade face às elevadas temperaturas do processo da regeneração e que a teoria de uma beata não ter capacidade térmica suficiente para provocar um incêndio desta natureza, em que poucos minutos foram suficientes para destruir o carro, não foram suficientes para justificar uma má conformidade.

    No entanto, a juíza baseado no exposto no processo solicitou à Opel o ressarcimento das custas judiciais que tive neste processo. A Opel concordou em ressarcir-me em 1.000€, não deixando de salientar que este gesto não deveria ser interpretado como um assumir de responsabilidade.

    Como nota final, apenas salientar que o meu erro neste processo foi não ter seguro contra todos os riscos, pelo que literalmente me arderam 25 mil euros em 3 anos.

    Como referi anteriormente apenas apresento factos, cada um que tire as suas conclusões face à situação e à postura que a Opel tomou neste processo.

    Obrigado

    Divulgar via FB @astra incendiado

    Nota. Para colocar um video tenho de um fazer via youtube?

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    #2
    Uma situação lamentável, seguida de uma atitude/posição esperada por parte da marca.

    Infelizmente o que se retira desta situação é que se deve ter (pelo menos) o seguro contra incêndio caso não se opte pelo mais completo contra todos os riscos (o filtro de partículas atinge temperaturas extremas o que mediante determinadas condições pode originar situações muito delicadas).

    Obrigado pela partilha.

    Comentário


      #3
      A justificação da beata foi muito triste e gostei de ver que a Opel foi penalizada (apesar de pouco) pela falta de honestidade .

      É por estas razões que sempre que um familiar ou amigo compra carro novo lhes digo para comprar extensão de garantia e um seguro "contra todos os riscos", o que se gasta a mais previne dores de cabeça (infelizmente já tive um amigo que me deu razão).

      Obrigado pela partilha.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AstraOnFire Ver Post
        Na componente do catalisador refere que após a análise à zona envolvente do invólucro que alberga o catalisador e o filtro de partículas as protecções térmicas do mesmo e sua zona envolvente, apresentam indícios de terem estado sujeitas a altas temperaturas. Foi detectado que o metal exterior de revestimento do filtro de partículas apresenta alteração de coloração, com vestígios claros de sobreaquecimento numa área concentrada e localizada na zona frente centro, nomeadamente através da presença da cor azulada do aço em questão e da oxidação do mesmo. Verificaram a presença de uma área cujos danos indicam a ocorrência de maior temperatura localizada, cuja posição é coincidente com a zona de maior afectação do catalisador / filtro de partículas.
        Esta apreciação é amadora e sem qualquer fundamento.

        A minha viatura possui um escape de inox, está original com 2500km, e parte da linha de escape está de várias cores, azul, lilás, roxo... E não atinge as temperaturas de uma viatura diesel com FAP.

        É normalíssimo os componentes de escape em inox ganharem esta coloração, até em viaturas sem filtro de particulas...

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          #5
          acontecem certos caos como este e tudo a custo do cliente. ficar sem carro de 25 mil euros em pouco tempo é dose, ainda para mais quando se provou que não foi beata nenhuma mas sim um sobreaquecimento. o problema mesmo é que nunca mais se tem carro nem se vê a cor do dinheiro.

          num tom ligeiramente diferente, há 2 dias soube de um classe A com motor renault que com 25 mil e nem 1 ano ainda tem, já levou 3 injetores. a marca assumiu... zero! 400€ cada um na marca. é por estas e por outras que somos mesmo cobaias. se correr tudo bem, amigos para sempre. não correndo bem, põem-se logo com o rabo de fora.

          Comentário


            #6
            A Opel tem de começar a inventar outras desculpas.
            Se bem se lembram há uns anos passou aqui também um Opel Astra H 1.3 cdti que tinha ardido por causa de uma beata, segundo a marca.

            Comentário


              #7
              A justiça Portuguesa em caso de dúvida decide sempre contra o consumidor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                A Opel tem de começar a inventar outras desculpas.
                Se bem se lembram há uns anos passou aqui também um Opel Astra H 1.3 cdti que tinha ardido por causa de uma beata, segundo a marca.

                Mesmo, quando li o título pensei que fosse desenterranço.

                A tua conta é de 2016, o tópico que falas é de 2006... Estavas com medo de criar conta? :P

                https://forum.motorguia.net/forum-ge...conclusao.html

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                  Mesmo, quando li o título pensei que fosse desenterranço.

                  A tua conta é de 2016, o tópico que falas é de 2006... Estavas com medo de criar conta? :P

                  https://forum.motorguia.net/forum-ge...conclusao.html
                  OFFTopic:
                  E queres saber mais? Sou user desde 2003.
                  Não tem nada a ver com clones ou bans (foi uma beata lool).
                  Editado pela última vez por TheUndertaker; 21 August 2019, 10:46.

                  Comentário


                    #10
                    A marca esteve mal em ter inventado uma teoria.

                    Ainda assim, não estando o carro em garantia, diria que nenhuma marca assumiria a despesa.

                    Aconteceu nesse, mas quantos e quantos Astras iguais circulam por aí sem problemas. E nada garante que nesses 55000km, tenha acontecido algo ao carro que o metesse a jeito. Basta um toque num resguardo, entrar umas ervas, paus ou lixo para que pegasse fogo.

                    São coisas que acontecem. Não se trata de um defeito cronico, onde nem assim, muitas marcas assumem, quanto mais com casos isolados.

                    A malta facilita nos seguros, depois procura um bode expiatório.

                    Comentário


                      #11
                      Situação absolutamente lamentável e de má fé por parte da marca, idem para a inutilidade do tribunal a proteger a marca. Não será o primeiro nem o último a utilizar estratégias do género para fugir à situação. Acho muito bem que divulguem!

                      Carros com valor comercial ainda relevante, é fazer um seguro de danos próprios para estar mais descansado, que custa a pagar, mas nunca se sabe o dia de amanhã!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                        Situação absolutamente lamentável e de má fé por parte da marca, idem para a inutilidade do tribunal a proteger a marca. Não será o primeiro nem o último a utilizar estratégias do género para fugir à situação. Acho muito bem que divulguem!

                        Carros com valor comercial ainda relevante, é fazer um seguro de danos próprios para estar mais descansado, que custa a pagar, mas nunca se sabe o dia de amanhã!
                        O dia de amanhã é ter no seguro de danos próprios as clausulas de incêndio e vandalismo...festival andanças, concentração de góis o fim de semana passado...são alguns que também ficaram a arder.

                        O pessoal dos veiculos diesel com adblue...apesar de anomalias de funcionamento, conseguem efetuar regenerações a temperaturas mais baixas...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                          O dia de amanhã é ter no seguro de danos próprios as clausulas de incêndio e vandalismo...festival andanças, concentração de góis o fim de semana passado...são alguns que também ficaram a arder.

                          O pessoal dos veiculos diesel com adblue...apesar de anomalias de funcionamento, conseguem efetuar regenerações a temperaturas mais baixas...
                          O que tem a ver o adblue com as regenerações?

                          Comentário


                            #14
                            A postura da Opel foi lamentável, ao mentir sobre o turbocompressor e ao especular sobre as causas do incêndio.

                            Quanto ao perigo de incêndio nos carros, é cada vez maior, devido aos DPF e à proliferação de componentes em plástico. O seguro de danos próprios é cada vez mais essencial.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado pela partilha.

                              P.S. De notar que a carrinha em causa é uma Astra J e não K como está referido.

                              Comentário


                                #16
                                Ops. Erro meu. Já tive uma H, esta J e K nem pensar ...

                                Comentário


                                  #17
                                  Estou a ver que já se justifica o compartimento do motor dos automóveis ter um extintor e sensores de detecção de incêndio conforme o compartimento dos motores aviões têm.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Infelizmente estas situações são cada vez mais recorrentes...
                                    Obrigado pelo aviso, é sempre bom ter em conta estas partilhas, em 2018 voltei a ter um seguro contra todos, tambem a pensar em casos desses... Gois relembrou me o quanto importante estarmos protegidos, custa muito custa, mas é menos uma preocupação numa situação stressante e desgastante.

                                    Em Portugal continua se a proteger as grandes empresas, e a penalizar o consumidor, alias com manutencoes feitas na Opel pensei que o tratamento seria diferente... boa sorte, espero que ainda nao estejas a pagar esse carro, a revolta nessa situação ainda é maior...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Lá por 2006, neste forum, houve um relato semelhante, de um Corsa C 1.3 CDTI, alegando a Opel que foi uma beata que ficou no filtro do ar e causou incêndio.
                                      Não faço ideia de como ficou o caso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só o seguro contra todos os riscos safa e livra de confusões.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cheira-me que muitas "beatas" a Opel, e se calhar outras marcas, apontaram como causa para os incêndios com origem nos filtros de partículas. É de longe a invenção mais mal engendrada para controlo de emissões de todo o sempre.

                                          Tanto proprietário que ficou a arder... no pun intended

                                          Se me visse numa situação destas, e porque se a causa é efectivamente esta (e não duvido que seja), depois desta epopeia judicial dedicava-me a recolher todos e quaisquer indícios por essa internet fora de situações análogas que já aconteceram e que ainda vão certamente acontecer, e concertar esforços com outros proprietários para voltar à carga.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quer dizer a marca se calhar nem sequer investigaram o carro, usaram a desculpa chapa 5 e está a andar. Muito bonito por parte da marca.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              acontecem certos caos como este e tudo a custo do cliente. ficar sem carro de 25 mil euros em pouco tempo é dose, ainda para mais quando se provou que não foi beata nenhuma mas sim um sobreaquecimento. o problema mesmo é que nunca mais se tem carro nem se vê a cor do dinheiro.

                                              num tom ligeiramente diferente, há 2 dias soube de um classe A com motor renault que com 25 mil e nem 1 ano ainda tem, já levou 3 injetores. a marca assumiu... zero! 400€ cada um na marca. é por estas e por outras que somos mesmo cobaias. se correr tudo bem, amigos para sempre. não correndo bem, põem-se logo com o rabo de fora.
                                              O carro não tinha garantia?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Normalmente os injectores é por "má qualidade" do combustível (mas não há filtros de impurezas no sistema???) ou então também enguliram uma beata cada um...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                  Só o seguro contra todos os riscos safa e livra de confusões.
                                                  infelizmente não é assim tão linear.

                                                  o seguro neste caso vai dizer que a Marca tem de assumir e a marca diz que não assume.

                                                  por vezes dá vontade de viver no Texas ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    isto de facto é uma situação infeliz, de facto as marcas em situações destas metem sempre o rabinho de fora, mais triste foi a desculpa da beata, mas pronto, o mal foi mesmo num carro novo não teres seguro contra todos, pois é vital nos primeiros anos de um carro para evitar perder o investimento, pois nunca se sabe o dia de amanhã.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                      Só o seguro contra todos os riscos safa e livra de confusões.
                                                      Ou seguro contra terceiros, que contenham essas coberturas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                        Normalmente os injectores é por "má qualidade" do combustível (mas não há filtros de impurezas no sistema???) ou então também enguliram uma beata cada um...
                                                        Aí, o ónus da prova pertence a eles. Eles que provem que o problema foi do combustível, que mais "fraco" que seja, está dentro da lei.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Há beatas muito tramadas mesmo...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Lá por 2006, neste forum, houve um relato semelhante, de um Corsa C 1.3 CDTI, alegando a Opel que foi uma beata que ficou no filtro do ar e causou incêndio.
                                                            Não faço ideia de como ficou o caso.

                                                            Já aconteceu antes? Mas qual é a probabilidade? Sinceramente acho isso muito estranho.

                                                            Estou para comprar um carro e até já pedi orçamento à Opel para um astra, mas sendo assim acho que o vou riscar da lista de opções

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