Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diário de bordo de um forreta automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diário de bordo de um forreta automóvel

    Bom dia,

    tenho andado num dilema complicado, basicamente tenho vontade de trocar de carro mas não tenho necessidade.

    Tenho um Corolla d4d de 2004 com 330.000 kms e um C4 e-hdi de 2011 com 200.000 kms. Pela lógica já deveriam ter sido trocados, mas como foram comprados novos por mim e estão francamente bons, fiáveis (sim até o Citroen) e bem apresentados para a idade, vou sempre adiando a troca.

    Diariamente desloco-me de mota sempre que possível, pelo que nem uso assim tanto o carro, contudo precisarei de dois sempre.

    Nos últimos dois anos já fui ver muita coisa nova e usada, mas nada me convenceu. Depois chego à garagem e olho para eles e penso: "mas que raio...ainda estão tão bons..." e depois passa a ideia. No entanto, isto da vida são dois dias...

    Serei normal? Devo estar sossegadinho?

    Pronto, obrigado e bom dia.

    #2
    Eu só troco de carro quando o que tenho estiver a dar demasiados problemas, ou a precisar de um restauro muito caro, etc.

    E alem disso cada vez acho menos piada aos carros mais modernos e adoro cada vez mais os antigos.

    Comentário


      #3
      Se estão em bom estado e fiáveis, é mais que lógico que não precisam de ser trocados.

      Mas se queres trocar por algo diferente, força nisso, mas não tentes encontrar uma justificação ultra racional para a troca, porque de certeza que não existe. Por isso é assumir a vontade e ser feliz, havendo possibilidades, claro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Eu só troco de carro quando o que tenho estiver a dar demasiados problemas, ou a precisar de um restauro muito caro, etc.

        E alem disso cada vez acho menos piada aos carros mais modernos e adoro cada vez mais os antigos.
        Penso diferente de ti, não quero que o meu carro dê problemas até o trocar.
        Se vai demorar muitos ou poucos anos? Nem eu sei, depende das circunstâncias

        E a trocar, não tem necessariamente ser por um mais moderno.

        Comentário


          #5
          Gastar dinheiro num novo pode ser visto como um investimento...na segurança...por ex...um carro com uma boa camera e um radar á frente são "pormenores" que valem ouro para a segurança...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
            Penso diferente de ti, não quero que o meu carro dê problemas até o trocar.
            Se vai demorar muitos ou poucos anos? Nem eu sei, depende das circunstâncias

            E a trocar, não tem necessariamente ser por um mais moderno.
            Ah mas eu tb não quero. Só que imagina um carro tem 15 anos, berrou o alternador....OK, meto um novo. No ano seguinte, outra avaria similar....ok, tudo bem.

            Agora se num ano der 4 ou 5 avarias mais dispendiosas, aí sim....

            EDIT, aliás acho que ninguém quer que o carro dêm problemas até trocar...
            Editado pela última vez por EscapeLivre; 22 August 2019, 13:49.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
              Gastar dinheiro num novo pode ser visto como um investimento...na segurança...por ex...um carro com uma boa camera e um radar á frente são "pormenores" que valem ouro para a segurança...
              Câmara e radar.....segurança ? como assim ?

              Comentário


                #8
                Eu há pouco mais de 2 anos estava como tu, com a excepção que eu nem sequer ia ver carros...

                Com um 206 1.4 hdi van de 2004, comprado ao meu pai em 2009 com 35 mil km, e com 145 mil km nessa altura, em super bom estado, carro de garagem, etc;

                Tenho colegas de trabalho autênticos viciados em carros e em stand virtual, que nas horas livres percorriam aquilo de lés-a-lés... E como tive sempre a ambição de um dia ter um Série 1, muito de longe a longe juntava-me a eles e dava uma vista de olhos ao mercado.

                Olhava para os 118d, mas apareceu um 120d que me deixou de queixo caído... Não era longe, por isso fui vê-lo uma vez, marquei test drive para outra vez e... sinalizei logo o carro, pois andava outro interessado que assim que despachasse o carro dele, iria sinalizar este.

                Foi tudo assim de rajada - num dia não andava à procura de trocar de carro, 15 dias depois tinha comprado outro.

                Gastei uma pipa de massa (paguei a pronto) e despachei o 206 no mês seguinte (preparei tudo para o anunciar no stand virtual mas um colega de trabalho ficou com ele)... Ainda não tem 200 mil e continua nas mãos da esposa dele, impecável.

                Se valeu a pena? Não morria se tivesse continuado com o 206, mas estava "cansado" de o ver, sem sentir prazer ou emoção (para um gajo que gosta de carros)... E agora continuo diariamente com um sorriso nos lábios quando me aproximo deste carro, e quando o conduzo.

                Por isso sim, se somos alguém com alguma emotividade em relação a carros, e perdemos por completo a chama em relação ao que temos, tendo possibilidade, vale muito a pena.

                Comentário


                  #9
                  Gostas de trabalhar?

                  Faz os cálculos a quanto ganhas, depois faz os cálculos ao custo do veículo, incluindo desvalorização.

                  Com isso calcula quantas horas por dia, ou meses por ano, vais ter de trabalhar para pagar o carro novo.

                  Depois é só avaliares se vale a pena.

                  https://autocustos.info/PT


                  Por exemplo, se ganhares 10000€ por ano e o carro custar-te 2500€ por ano, são 2500/10000*8 = 2 horas por dia de trabalho.

                  Agora pensa, eu entro no trabalho às 9, e vou estar a trabalhar até às 11 só para ganhar para pagar o carro, todos os dias.

                  Ou posto de outra forma, todos os anos vais trabalhar quase 3 meses para pagar o carro.
                  Editado pela última vez por rrrfff; 22 August 2019, 14:43.

                  Comentário


                    #10
                    Se queres trocar, troca! Não há nada de mal nisso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                      Eu há pouco mais de 2 anos estava como tu, com a excepção que eu nem sequer ia ver carros...

                      Com um 206 1.4 hdi van de 2004, comprado ao meu pai em 2009 com 35 mil km, e com 145 mil km nessa altura, em super bom estado, carro de garagem, etc;

                      Tenho colegas de trabalho autênticos viciados em carros e em stand virtual, que nas horas livres percorriam aquilo de lés-a-lés... E como tive sempre a ambição de um dia ter um Série 1, muito de longe a longe juntava-me a eles e dava uma vista de olhos ao mercado.

                      Olhava para os 118d, mas apareceu um 120d que me deixou de queixo caído... Não era longe, por isso fui vê-lo uma vez, marquei test drive para outra vez e... sinalizei logo o carro, pois andava outro interessado que assim que despachasse o carro dele, iria sinalizar este.

                      Foi tudo assim de rajada - num dia não andava à procura de trocar de carro, 15 dias depois tinha comprado outro.

                      Gastei uma pipa de massa (paguei a pronto) e despachei o 206 no mês seguinte (preparei tudo para o anunciar no stand virtual mas um colega de trabalho ficou com ele)... Ainda não tem 200 mil e continua nas mãos da esposa dele, impecável.

                      Se valeu a pena? Não morria se tivesse continuado com o 206, mas estava "cansado" de o ver, sem sentir prazer ou emoção (para um gajo que gosta de carros)... E agora continuo diariamente com um sorriso nos lábios quando me aproximo deste carro, e quando o conduzo.

                      Por isso sim, se somos alguém com alguma emotividade em relação a carros, e perdemos por completo a chama em relação ao que temos, tendo possibilidade, vale muito a pena.
                      Claro, nem tudo o que fazemos tem de ser racional, muito até pelo contrário, diga-se.

                      Mas eu sou um pouco diferente da maioria porque eu gosto mesmo é de controlar algo. Por isso numa me aborreço com carro nenhum . É uma benção acredita

                      Comentário


                        #12
                        E já agora vocês sentem " pressão " por parte de conhecidos para trocar de carro? " ah e tal isso já tem 10 anos, troca masé isso "....ou " ...o quê ? avariou 1 lâmpada ? troca já de carro "

                        Claro que como eu quero é que os outros se *****, ficam a falar sozinhos porque é bue facil dizer para comprar quando não são eles a pagar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                          Gostas de trabalhar?

                          Faz os cálculos a quanto ganhas, depois faz os cálculos ao custo do veículo, incluindo desvalorização.

                          Com isso calcula quantas horas por dia, ou meses por ano, vais ter de trabalhar para pagar o carro novo.

                          Depois é só avaliares se vale a pena.

                          https://autocustos.info/PT


                          Por exemplo, se ganhares 10000€ por ano e o carro custar-te 2500€ por ano, são 2500/10000*8 = 2 horas por dia de trabalho.

                          Agora pensa, eu entro no trabalho às 9, e vou estar a trabalhar até às 11 só para ganhar para pagar o carro, todos os dias.

                          Ou posto de outra forma, todos os anos vais trabalhar quase 3 meses para pagar o carro.
                          Desculpa, mas se todos formos a pensar assim, mais vale não trabalhar, ou então voltarmos aos tempos medievais e ir para o trabalho a cavalo.
                          É mais que sabido, que os carros em regra geral, é o pior investimento que se pode fazer.
                          Como se costuma dizer eles comem a mesa conosco e enquanto nós comemos salsichas com massa, os carros comem caviar.
                          Mas a verdade é que um carro é um elemento essencial ao nosso quotidiano e não podemos passar sem ele.
                          Quem fuma, também têm que pensar que x de dias por ano está a trabalhar para o vicio do tabaco, ou que para pagar a água têm que trabalhar x de dias por ano para pagar a água, senão mais vale não se lavar e andar porco!

                          Agora quem gosta de carros, e gosta de ter prazer no que está a conduzir, mudar de carro, pode ser algo que complemente o desejo da pessoa!

                          Eu pessoalmente, já mudei de carro, não por necessidade, mas porque queria, se perdi dinheiro sim, assim como atualmente vou mudar de um carro novo, estreado por mim, para um usado, se vou perder dinheiro? Sim!
                          Mas também não levo o dinheiro comigo quando for para baixo dos ferrões!
                          Por isso mudo e pronto!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                            Gastar dinheiro num novo pode ser visto como um investimento...na segurança...por ex...um carro com uma boa camera e um radar á frente são "pormenores" que valem ouro para a segurança...
                            Isso da segurança era algo a que não ligava muito nos carros, até ter tido o C-HR, depois comecei a realmente dar valor a alguns elementos, por exemplo ao aviso de angulo morto nas ultrapassagens e que ao mesmo tempo serve de aviso à vinda de carros quando estamos a tirar o carro de estacionamentos perpendiculares à via, pelo que ao procurar um MX-5 anda a fazer questão de também conseguir a versão mais equipada com este género de itens.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                              Gostas de trabalhar?

                              Faz os cálculos a quanto ganhas, depois faz os cálculos ao custo do veículo, incluindo desvalorização.

                              Com isso calcula quantas horas por dia, ou meses por ano, vais ter de trabalhar para pagar o carro novo.

                              Depois é só avaliares se vale a pena.

                              https://autocustos.info/PT


                              Por exemplo, se ganhares 10000€ por ano e o carro custar-te 2500€ por ano, são 2500/10000*8 = 2 horas por dia de trabalho.

                              Agora pensa, eu entro no trabalho às 9, e vou estar a trabalhar até às 11 só para ganhar para pagar o carro, todos os dias.

                              Ou posto de outra forma, todos os anos vais trabalhar quase 3 meses para pagar o carro.
                              Grande lógica...

                              As pessoas trabalham para sustentar os seus, colocar comida na mesa, pagar uma casa onde vivem, um carro para se deslocar, umas férias ou passeios para se revitalizar, cultura...o que varia é que uns gastam mais em carros, outros em casas, outros em p**** e vinho verde, outros ainda que preferem juntar o dinheiro para quando forem para a cova os outros gastarem.

                              Qualquer uma destas opções é legítima, não temos de viver todos da mesma maneira

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                Isso da segurança era algo a que não ligava muito nos carros, até ter tido o C-HR, depois comecei a realmente dar valor a alguns elementos, por exemplo ao aviso de angulo morto nas ultrapassagens e que ao mesmo tempo serve de aviso à vinda de carros quando estamos a tirar o carro de estacionamentos perpendiculares à via, pelo que ao procurar um MX-5 anda a fazer questão de também conseguir a versão mais equipada com este género de itens.
                                Isso é bom mas eu adoro de vez em quando andar com um carro mais simples como o Polo da maria, sem ABS nem ESP nem sensores nem nada dessas coisas para não ficar demasiado dependente da tecnologia. Não é dificil um gajo habituar-se e depois num carro mais antigo a coisa não correr bem.

                                Prefiro andar especialmente atento. Sim uma coisa não substitui a outra mas ainda assim.

                                Em termos de segurança activa adoro o ABS e ESP por ex , mas o resto não ligo muito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Isso é bom mas eu adoro de vez em quando andar com um carro mais simples como o Polo da maria, sem ABS nem ESP nem sensores nem nada dessas coisas para não ficar demasiado dependente da tecnologia. Não é dificil um gajo habituar-se e depois num carro mais antigo a coisa não correr bem.

                                  Prefiro andar especialmente atento. Sim uma coisa não substitui a outra mas ainda assim.

                                  Em termos de segurança activa adoro o ABS e ESP por ex , mas o resto não ligo muito.
                                  É por isso que gostava de ter um clássico, mas para isso é preciso ter uma garagem para o guardar primeiro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                    É por isso que gostava de ter um clássico, mas para isso é preciso ter uma garagem para o guardar primeiro
                                    Clássicos, ora lá está, eu tambem adorava. E é sempre bom por vezes conduzir carros antigos sem ajudas para ir renovando o cérebro para a realidade de que é preciso sempre muito cuidado na estrada.

                                    E depois claro, motores a carburador, é preciso digamos assim, compreender o motor a frio, controlar correctamente o acelerador, etc. Gosto muito. A relação homem máquina aumenta brutalmente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado pelas vossas opiniões.

                                      A verdade é que eu adoro carros. Mas detesto "gastar" dinheiro neles.

                                      Virtualmente, posso ter carros para andar durante mais uns anos, se for fazendo manutenção preventiva e corretiva, que isso nunca falha. Ainda agora gastei 450 euros no Corola com uma revisão profunda e uma EGR.

                                      Recentemente tive a oportunidade de entregar o Corolla a um amigo por um preço justo. Na hora h neguei-me. E ele precisava de um carro! Enfim...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                        Obrigado pelas vossas opiniões.

                                        A verdade é que eu adoro carros. Mas detesto "gastar" dinheiro neles.

                                        Virtualmente, posso ter carros para andar durante mais uns anos, se for fazendo manutenção preventiva e corretiva, que isso nunca falha. Ainda agora gastei 450 euros no Corola com uma revisão profunda e uma EGR.

                                        Recentemente tive a oportunidade de entregar o Corolla a um amigo por um preço justo. Na hora h neguei-me. E ele precisava de um carro! Enfim...
                                        Pensa que gastas o dinheiro, mas compras momentos de felicidade inatingível de outras formas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          E já agora vocês sentem " pressão " por parte de conhecidos para trocar de carro? " ah e tal isso já tem 10 anos, troca masé isso "....ou " ...o quê ? avariou 1 lâmpada ? troca já de carro "
                                          Sentir pressão, não sentia, mas ser pressionado como dizes, sim, eu era muito, pelos meus pares de trabalho. Ou seja, não me afectava, mas eles aproveitavam qualquer contexto para me dizer essas coisas.

                                          No meu caso, era porque eles conheciam a minha vida familiar, social e financeira geral...

                                          Ou seja eles como eles sabiam que eu poupava bastante dinheiro (comparativamente com eles) e "acumulava", estavam-me sempre a chagar a cabeça para comprar o "meu" carro que sempre desejei.

                                          Ainda assim ficaram de boca aberta, porque achavam que eu era forreta demais para algum dia abrir assim os cordões à bolsa [emoji3]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                            Obrigado pelas vossas opiniões.

                                            A verdade é que eu adoro carros. Mas detesto "gastar" dinheiro neles.

                                            Virtualmente, posso ter carros para andar durante mais uns anos, se for fazendo manutenção preventiva e corretiva, que isso nunca falha. Ainda agora gastei 450 euros no Corola com uma revisão profunda e uma EGR.

                                            Recentemente tive a oportunidade de entregar o Corolla a um amigo por um preço justo. Na hora h neguei-me. E ele precisava de um carro! Enfim...
                                            Pondo na imaginação que realmente queres trocar de carro, qual seria a tua ideia? Carro novo, usado? A diesel ou gasolina?
                                            Quantos € estavas disposto a gastar?
                                            Para tentar perceber se a tua ideia, era trocar os teus usados por um menos usado, ou tanto usado ou mais usado ainda, ou se equacionado novo ou semi-novo?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Apagar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                                Obrigado pelas vossas opiniões.

                                                A verdade é que eu adoro carros. Mas detesto "gastar" dinheiro neles.

                                                Virtualmente, posso ter carros para andar durante mais uns anos, se for fazendo manutenção preventiva e corretiva, que isso nunca falha. Ainda agora gastei 450 euros no Corola com uma revisão profunda e uma EGR.

                                                Recentemente tive a oportunidade de entregar o Corolla a um amigo por um preço justo. Na hora h neguei-me. E ele precisava de um carro! Enfim...
                                                Enfim ? Meu, ele precisava de um carro, que vá ao standvirtual que há lá muitos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  E já agora vocês sentem " pressão " por parte de conhecidos para trocar de carro? " ah e tal isso já tem 10 anos, troca masé isso "....ou " ...o quê ? avariou 1 lâmpada ? troca já de carro "

                                                  Claro que como eu quero é que os outros se *****, ficam a falar sozinhos porque é bue facil dizer para comprar quando não são eles a pagar.
                                                  Pressão nunca senti, aliás, senti foi sempre pressão para ficar com os carros que tive por mais cancerígenos que fossem.
                                                  Toda a minha família têm carros a mais de 10 anos, só eu é que ando sempre a mudar de carro quando me farto!
                                                  A pressão sou eu que ponho na cabeça, que por muito bem que esteja gosto de sentir a emoção de ter uma nova viatura nos meus gadunhos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vá lá quando eu digo pressão é em tom de caricatura como devem calcular.

                                                    Basicamente há malta que passa a vida a mandar bitaites sobre o que os outrps devem fazer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                                      Pondo na imaginação que realmente queres trocar de carro, qual seria a tua ideia? Carro novo, usado? A diesel ou gasolina?
                                                      Quantos € estavas disposto a gastar?
                                                      Para tentar perceber se a tua ideia, era trocar os teus usados por um menos usado, ou tanto usado ou mais usado ainda, ou se equacionado novo ou semi-novo?
                                                      A minha ideia era trocar um deles por um novo, ficando com outro (qual? lol). E posteriormente trocar o 2º.

                                                      Tinha que ficar com um diesel. O novo pode ser diesel ou híbrido.

                                                      Se comprar novo diesel o outro depois já podia trocar por um gasolina/híbrido.
                                                      Se comprar novo híbrido, depois o outro teria que vir diesel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Enfim ? Meu, ele precisava de um carro, que vá ao standvirtual que há lá muitos
                                                        Eu disse meio a brincar que só entregava o Corolla a quem eu soubesse que ia tratar bem dele. E que de vez em quando ainda o fosse vendo.

                                                        A conversa ficou séria. Quem me conhece sabe que tudo o que eu tenho anda em estado "mint condition"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          E já agora vocês sentem " pressão " por parte de conhecidos para trocar de carro? " ah e tal isso já tem 10 anos, troca masé isso "....ou " ...o quê ? avariou 1 lâmpada ? troca já de carro "

                                                          Claro que como eu quero é que os outros se *****, ficam a falar sozinhos porque é bue facil dizer para comprar quando não são eles a pagar.
                                                          Isso já me aconteceu.

                                                          Um dos carros tem 15 anos. Amigos que eu tinha há quinze anos, quando me vêm dizem logo: "ainda tens isto?" "eh pá...sim"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            ah, o orçamento para troca neste momento é de 40.000 euros.

                                                            que é aquele valor que, não sendo muito também não é pouco.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X