Passat 1.9 TDI ou Fiat Stylo 1.6 GPL ? - Página 5

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Título: Passat 1.9 TDI ou Fiat Stylo 1.6 GPL ?

  1. #121
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
    Mais um pouco opta por uma Passat de cx automática... Porque:
    1 não tem problema da embraiagem e bi massa
    2 o motor não está escafiado pq os aceleras vão para cx manual.
    3 sendo uma viatura mais cara a cabeça, de certo que quem o comprou Tinga dinheiro para a manutenção
    4 por último é um descanso na condução... Por isso quem tem não muda
    Os aceleras por norma nem sequer escolhem Passats.. vão para Leons, Golfs, A3 e carros do género.

    E caixa automática não vale a pena nestes carros, qualquer problema nelas e pagas mais do que uma troca de bimassa. Nem a caixa é grande coisa, ainda se fosse um mais recente com DSG..


  2. #122
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ravager Ver Post
    Os aceleras por norma nem sequer escolhem Passats.. vão para Leons, Golfs, A3 e carros do género.

    E caixa automática não vale a pena nestes carros, qualquer problema nelas e pagas mais do que uma troca de bimassa. Nem a caixa é grande coisa, ainda se fosse um mais recente com DSG..
    Sim mas à época não eram nada más ou eram?
    Um passat TDI 100cv com caixa de 4 está longe de ser um sprinter mas casa bem com o conjunto, para quem não quer corridas.

    Mas tambem temos que ver que se a caixa avariar mais vale ir a uma oficina especializada em caixas auto e não a uma oficina que a unica solução que dão é substituir.

    Mas sim os embraiagem + bimassa dessa altura não eram tão caros. No meu C5 de 2002 nem a 400 euros chegou.

  3. #123
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    Por Defeito

    O problema maior é que isso são caixas que exigem manutenção regular, e em carros de 20 anos isso é uma incógnita enorme..

    Mesmo indo a casas especializadas a factura vai pesar.
    EscapeLivre gosta disto.

  4. #124
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    Já conduzi um Golf IV automático, era um PD115.

    Caixa horrível, lenta, eleva em demasia a rotação, e médias bem altas (aquele, mesmo com percursos misto, andava perto dos 8L de média).

    Se no Passat for igual, nem a pagar tinha um

  5. #125
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Sem saber o estilo de condução e os percursos, não se pode dizer que 9L é uma média absoluta.

    A tua média, tem validade, mas não é absoluta. Em percursos mais favoráveis, 8-8.5 é bastante plausível.
    eu já disse várias vezes, estrada com 2kms de trânsito, depois via rápida uns 10 kms, estrada de serra e depois duas serras, uma com uma descida de 10% e outra de 12%. à vinda embora igual mas em sentido inverso. para lá ida mais apressada, para cá muita descida com carro engatado ou em ponto morto depois das montanhas. 9lts era o que fazia. em circuito plano uns 8.5 a 8,7 não é descabido.

    mas num TDI as médias neste percurso e condições também baixam.


  6. #126
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    Citação Originalmente Colocado por ravager Ver Post
    O problema maior é que isso são caixas que exigem manutenção regular, e em carros de 20 anos isso é uma incógnita enorme..

    Mesmo indo a casas especializadas a factura vai pesar.
    Pois eu estava a supor que os donos desses carros sempre fizeram a manutenção regular....que pode bem nem sempre acontecer infelizmente.

  7. #127
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Sim mas à época não eram nada más ou eram?
    Eram terríveis a qualquer data que escolhas, particularmente em fiabilidade.

    As caixas auto da VW dessa época são de evitar, embora não se deva recomendar caixas auto de marca nenhuma e a ninguém que pretenda comprar um carro com tantos anos e para percorrer tantos km, a menos que esteja preparado para largar uns milhares de euros a qualquer altura.


    Quanto ao tema Passat vs Stilo, diria que os 250.000 km do Passat não são nada de especial para esses motores (se é que os tem, mas isso é outra história).

    Não compreendo como é que alguém afirma que o motor "X" ou "Y" está feito para fazer "Z" kms, mas confiaria mais na mecânica do 1.9TDI (que ao contrário do Fiat está a trabalhar com o combustível para que foi estudado e cujo registo de fiabilidade é conhecido).


    Dito isto, o Passat não só é mais complexo no que ao motor diz respeito, mas também no resto.

    Face até ao próprio Golf, o Passat tem uma suspensão com mais braços e componentes que vão exigir mais manutenção, e não será muito realista esperar que a manutenção custe o mesmo.

    Carros mais complexos têm sempre mais peças que com a combinação de tempo e km vão acabar por ceder, e é preciso ter isso em mente.

    No limite, um carro com estas idades pode até andar 1 ano em que pouco mais leve do que óleos e filtros, mas ao 13º mês pode arranjar logo ali uma conta (seja por algo grande ou um conjunto de coisas pequenas) que "alinha" a média.

    A manutenção dos carros antigos dificilmente não será mais frequente, pelo que pensar em termos de "o carro custa X e é mais fiável" será sempre um acto de fé!
    EscapeLivre e mmcruz gostam disto.

  8. #128
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Eram terríveis a qualquer data que escolhas, particularmente em fiabilidade.

    As caixas auto da VW dessa época são de evitar, embora não se deva recomendar caixas auto de marca nenhuma e a ninguém que pretenda comprar um carro com tantos anos e para percorrer tantos km, a menos que esteja preparado para largar uns milhares de euros a qualquer altura.


    Quanto ao tema Passat vs Stilo, diria que os 250.000 km do Passat não são nada de especial para esses motores (se é que os tem, mas isso é outra história).

    Não compreendo como é que alguém afirma que o motor "X" ou "Y" está feito para fazer "Z" kms, mas confiaria mais na mecânica do 1.9TDI (que ao contrário do Fiat está a trabalhar com o combustível para que foi estudado e cujo registo de fiabilidade é conhecido).


    Dito isto, o Passat não só é mais complexo no que ao motor diz respeito, mas também no resto.

    Face até ao próprio Golf, o Passat tem uma suspensão com mais braços e componentes que vão exigir mais manutenção, e não será muito realista esperar que a manutenção custe o mesmo.

    Carros mais complexos têm sempre mais peças que com a combinação de tempo e km vão acabar por ceder, e é preciso ter isso em mente.

    No limite, um carro com estas idades pode até andar 1 ano em que pouco mais leve do que óleos e filtros, mas ao 13º mês pode arranjar logo ali uma conta (seja por algo grande ou um conjunto de coisas pequenas) que "alinha" a média.

    A manutenção dos carros antigos dificilmente não será mais frequente, pelo que pensar em termos de "o carro custa X e é mais fiável" será sempre um acto de fé!
    Vou responder por pontos, visto aparentemente não deve ter lido o meu post / experiência em viaturas e ao que estou ligado.

    1 fora carros da empresa, no leque atual de viaturas da em casa e tudo usado e comprados mínimo 5 anos e o mais com 12 anos... temos a Passat de cx manual 1998, 2 Mercedes de cx automatica de 2001 e 2003 e 2 Smart com caixa sequência 2001 e 2003.
    Dependendo do estado dos mesmos motores e afins, hoje posso afirmar que não volto a comprar a carros de cx manual.... Já conduzo este tipo de cx a 12 anos... Devo ter alguma experiência penso eu... E o próximo que já vem a caminho CLA novo e cx automatica... Fiat e Ford gasolina e diesel foram vários e deram dor de cabeça principalmente o Ford desgaste anormal de segmentos, cabeças queimadas, consumo de óleo) o Fiat (2 unos, 2 Puntos, 1 500 novo que durou apenas 2.5 anos e teve de ser pintado para esconder ferrugem... Um bravo 1.6 bebia imenso...

    2 com base no histórico Fiat está descartado a marca, apesar de gostas do nervosismo nos Puntos... Em prol dos Passats por causa da suspensão multilink a frente e do motor que é muito economico

    3 Fiat/ Passat até de olhos fechados Depois de bombas de alta pressão, diesel no óleo... Injetores isto bem o carro tinha 85mil... E FAP... Aos 93mil fora embraiagem

    4 Suspensão Passat com 298mil km foi meter 4 amortecedores bilstein B4 e demore a rolar com bom conforto, mudou tb os braços 150eur e um rolamento... Aproveitei e coloquei logo 2.

    5 manutenção geral de desgaste (revisão).. Smarts 65 EUR, selo 23eur, Passat 90eur, Mercedes 140eur.
    Realmente concordo com a sua observação é muito dinheiro em carros usado e velhinhos... Só de lembrar no. Fiat 500 uma revisão levaram me +/-460 EUR só final de 2 anos... Enfim... São opções..

    Os: vou gastar agora 300eur em discos perfurados ventilado de 330mm marca ATE, pastilhas cerâmica e pinças de 4 êmbolos Brenbo no Mercedes... Pq? Porque sou exigente nos materiais e quero o melhor na travagem apesar de não necessitar para stock. Veja la qual o valor para este material num Fiat é que no Passat pouco varia mas como o uso na cidade não justifica apesar de ter os powerdisk da ATE
    Última edição por Billkid : 02-09-19 às 19:20:30

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