Investigadores do Centro de Química e Bioquímica da Universidade de Lisboa criaram uma molécula que armazena CO2 e converte-o em metano. O próximo passo testar a nível industrial.
Acho excelente o que esses investigadores fizeram, mas a forma como a notícia descreve é terrível.
Adorava ler o artigo deles, porque o texto da notícia faz-me querer cortar os pulsos.
O metano é CH4. De onde vem o hidrogênio? De onde vem a energia para passar de CO2 + H2(?) -> CH4 + O2(?) ? Se é então uma molécula que fomenta a reacção química, então é um catalizador; porque é que não chamam como tal? Se não é, então o que se passa?
Vou mas é procurar o artigo. Curiosamente, ontem vi uma apresentação de uma empresa que também quer captar o CO2 mas queria apenas enterrar.
Que se ganha com isso? Por um lado o metano é cerca de 20x pior do que o CO2 no que o efeito de estufa diz respeito, depois na sua combustão irá libertar o CO2?