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Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

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    [Mercado] Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

    Falamos de Portugal e que adiamos as grandes reformas como a SS porque é mais confortável só pensar no curto prazo, da falta de inovação de uma Apple ou do declínio da NOKIA.

    E a indústria alemã ?

    Perfeitamente confortáveis com as boas margens de sedans e SUVs de luxo com motores de "ICE" e receitas de manutenção dos mesmos, com o apoio do seu governo por razões óbvias, será o seu enorme sucesso no presente a causa do seu declínio num futuro próximo ?

    É notório o adiamento e atraso de modelos full EV de marcas alemãs, e os PHEV são caros e uma "half measure" que, a mim, mais depressa se aproximam do pior dos dois mundos que do melhor dos dois mundos como muitas marcas nos tentam vender.

    Sim há o ID.3, mas é ainda muito pouco face à revolução que está a acontecer e não só ainda não chegou às estradas como não sabemos o seu real valor.


    Vídeo muito interessante sobre isto mesmo, razão da criação deste tópico:


    #2
    Vou ver o vídeo depois mas a pergunta que faço é se a indústria automóvel global como a conhecemos sobreviverá?

    Comentário


      #3
      Acho que muito terá que ser feito. Uma opinião que ouço algumas vezes é que os alemães com as suas ideias ambientalistas estão a dar força ou pelo menos a espicaçar os políticos para tomarem decisões que vão trazer grandes problemas à sua própria indústria.

      Sou da opinião que não vai acontecer mais do que um tremer geral por uns tempos e que depois tudo fica bem mas realmente o alemão (populacao) está em larga percentagem a querer mandar tiros nos pés.

      Basicamente querem fazer da Alemanha o país mais limpo da Europa, sendo um país estratégico tanto pela sua indústria (geral), capacidade econômica, qualidade em certos setores e a sua posição central na Europa não estou a ver como. Vai sempre haver muito camião, muito carro e camionetas em circulação, obrigar tudo a ter tecnologia limpa debaixo do capot é impensável e vai chegar ao ponto que deixa de ser rentável negociar com e na Alemanha.

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        #4
        Antes da indústria auto alemã, desaparecer, vai desaparecer a Francesa, a Italiana, etc. Não sei qual a preocupação com a indústria auto Alemã.

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          #5
          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
          Antes da indústria auto alemã, desaparecer, vai desaparecer a Francesa, a Italiana, etc. Não sei qual a preocupação com a indústria auto Alemã.
          Pergunto, porque vão desaparecer primeiro essas? e em relação as francesas já vendam carros eléctricos a muito mais tempo que as alemães por isso já estão mais avançadas nesse aspecto

          Cumps

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            #6
            porque só os carros alemães é que importam. o resto é sucata ou carros para velhos (japoneses)

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              #7
              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
              porque só os carros alemães é que importam. o resto é sucata ou carros para velhos (japoneses)
              Ora aí está!

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                #8
                Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                Antes da indústria auto alemã, desaparecer, vai desaparecer a Francesa, a Italiana, etc. Não sei qual a preocupação com a indústria auto Alemã.
                A preocupação é dos próprios alemães.

                Além disso a indústria auto alemã é um colosso, muito maior que a francesa.

                Quando falamos de exportações para fora da Europa então...



                Esse mini doc apesar de estar em inglês é alemão e gostei do exemplo do X7 ser o maior SUV deles até à data.

                Paradigmático de como andam a adiar a revolução.

                Eu percebo, estes carros são muito mais rentáveis quer na compra quer em todo o ciclo do carro em si, mas os EVs estão aí e há uns tempos lembro-me de um ministro alemão mandar a boca que eles estavam atrasados e já agora que podiam era fazer um EV bonito como a Tesla...


                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                porque só os carros alemães é que importam. o resto é sucata ou carros para velhos (japoneses)
                O doc é alemão, logo claro que se preocuparam é com a própria casa, né?

                Comentário


                  #9
                  As banheiras alemãs destinam-se mais a mercados onde ainda não caiu nem deverá cair tão cedo a histeria "eco", como o Médio Oriente ou os EUA. É mais a pensar nesses que eles continuam a fazer SUVs gigantes, etc.

                  Comentário


                    #10
                    O futuro da indústria Alemã, ou outra, não tem nada a ver com com a "mudança eco"...os carros continuam a ter praticamente todos os componentes e o valor das revisões será compensado/ajustado com outros itens...numa fase de investimento brutal e coimas ao nível, a VW por ex continua a ter lucros brutais...O problema não é a variável eco... é toda uma mudança de paradigma e mentalidades na compra e uso do automóvel...

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                      #11
                      Se a industria auto alemã desaparece, lá se vai a europa. Deve ser um dos maiores contribuintes para a UE.
                      É verdade que estão um bocado "fechados no sucesso", mas tenho esperança que consigam recuperar, se não isoladamente, através de fusões ou outros tipos de acordos.

                      Comentário


                        #12
                        As potenciais mudanças do mercado são muito condicionadas pela própria industria, que tem lobbies fortíssimos.

                        Não vejo com muita clareza qual será o futuro da mobilidade, o que me parece claro é que se tem que caminhar rapidamente no sentido de defender o ambiente porque as coisas já não estão nada famosas.

                        Comentário


                          #13
                          Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          As banheiras alemãs destinam-se mais a mercados onde ainda não caiu nem deverá cair tão cedo a histeria "eco", como o Médio Oriente ou os EUA. É mais a pensar nesses que eles continuam a fazer SUVs gigantes, etc.
                          Sim claro, isso não está em questão.

                          Acrescento também o mercado canadiano, australiano e vendas mais residuais em países por exemplo da América do Sul.

                          Mas o mercado europeu e chinês dão enormes e por exemplo uma BMW não tem nenhum modelo 100% EV.

                          Quer dizer na verdade tem, o i3, mas está em fim de vida e não sei que planos têm para a linha “i”...


                          A história diz-nos que, não raras vezes, demasiado sucesso e domínio leva a demasiada confiança e leva a que se adiem reformas estruturais que podem levar ao declínio e quiçá ao fim.

                          Não prevejo um futuro estilo NOKIA a nenhuma das grandes marcas alemãs no curto e médio prazo, mas no longo prazo podem vir a ter problemas pois nisto dos EVs as marcas estão todas a “começar do zero”.

                          E como aí já se disse a indústria automóvel alemã é um dos motores da economia não só alemã como da economia europeia como um tudo.



                          Saindo do mundo automóvel acho que a Europa tem um futuro de grandes desafios pois a China não pára e os EUA apesar de todos os problemas têm algumas coisas que faltam na Europa por vezes: pragmatismo, rapidez na mudança etc.


                          O exemplo dado nesse vídeo do poder do governo chinês e de como eles podem ter do dia para a noite 50k carregadores nas ruas é paradigmático.

                          Na Europa tudo demora eternidades...
                          Editado pela última vez por ClioIIIRS; 14 September 2019, 12:56.

                          Comentário


                            #14
                            Não deve faltar muito tempo para a China inundar o mundo com carros de qualidade a baixos preços, uma espécie de Huawei ou Xiaomi no sector automóvel.

                            Mas o sector auto na Europa é tão importante que provavelmente a UE vai adotar medidas protecionistas caso as grandes marcas alemãs e francesas sejam ameaçadas pelos asiáticos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                              O exemplo dado nesse vídeo do poder do governo chinês e de como eles podem ter do dia para a noite 50k carregadores nas ruas é paradigmático.

                              Na Europa tudo demora eternidades...
                              Essa questão está identificada pelas marcas...Já todas perceberam que não podem estar dependente dos governos para isso...e que terão, tal como a tesla, de tratar de espalhar os seus postos carregamento próprios ...

                              Comentário


                                #16
                                A industria tradicional é capaz de ter os seus dias contados, deverá ser primeiro a era dos híbridos e depois o eletricos devem ser os seus sucessores.

                                Comentário


                                  #17
                                  E depois dos electricos vêm os nucleares. Por esses sim vale a pena esperar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Arranja uma cadeira confortável...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                      Arranja uma cadeira confortável...
                                      Humm, não sei qual será mais antigo. Se o 1° electrico se o nuclear

                                      Comentário


                                        #20
                                        automóvel nuclear não tem futuro porque é preciso uma caixa de chumbo a envolver o reator, por causa das radiações. fica demasiado pesado e não dá mesmo

                                        já se tentou na aviação e seria necessário uma envergadura de asas de creio que 150+ metros, o que é impossível com os materiais que se conhece. é mesmo só para barcos, já que o peso até ajuda porque faz de lastro (equilibra o barco)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não acham estranho todas essas imposições ambientalistas virem da Alemanha e a industria auto alemã é a que menos se está a esforçar para cumprir essas imposições ?

                                          Em modo teria da conspiração:

                                          Vão obrigar os outros a investir rios de dinheiro em Ev's e mais umas quantas tecnologias e no fim vamos chegar a conclusão que os motores ICE não são tão malignos e os alemão pouparam imenso dinheiro enquanto os outros o gastaram no desenvolvimento das tecnologias limpas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mesmo assim os Alemães são os únicos que percebem que estão tramados porque o resto da Europa nem sabe o que se passa.

                                            Os construtores Alemães fazem carros e é isso que vão continuar a fazer enquanto poderem, o problema é que a mobilidade estar a mudar e quem estiver com a tenção percebe que o futuro da mobilidade tem tudo a ver com electrónica (e electricidade) e muito pouco com mecânica pura, é na mecânica pura que os Alemães sãos reis, condução autónoma, actualizações pela internet, comercio online, tecnologia de baterias, software, aqui os Alemães não ensinam nada de novo.

                                            Este é o problema deles e da Europa, os próximos tempos caminham para uma evolução onde os Europeus não dão cartas, Chineses e Indianos vão chegar em força carregados de dinheiro e com mercados enormes, os Americanos ainda tem Silicon Valley para se agarrarem, agora a Europa!!!

                                            Vamos andar a reboque e tentar não perder o comboio mas liderar, não vai ser connosco.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nunca substimem os alemães. Ja saíram por cima depois de derrotados de duas guerras mundiais. Isto são peaners

                                              Comentário


                                                #24
                                                A Alemanha é um navio grande com um leme pequeno. Nunca foi flexível e ágil e nunca será porque é contrário à sua natureza.

                                                Mas quando muda de direcção, mantém a rota.

                                                O que se vê é que tanto a VW, como a Mercedes e como a BMW estão a investir massivamente em VE e no espaço de 2-3 anos estão a dominar esse mercado pelo menos na Europa.

                                                Os franceses não estão mal, nomeadamente a Renault. A PSA está a fazer um catch-up mas também já mudou o leme.

                                                Quem está muito atrasado nesta matéria até é o Japão, veja-se a Toyota. Nem falo da Itália (Fiat) que é um caso perdido.

                                                E nos EUA temos a Tesla e...só. Ford e GM estão atrasadíssimas.

                                                E claro que a China surge como um novo player. Quando não há passado é fácil investir numa nova era. Não há bagagem.

                                                Portanto, chillout. O maior risco para a indústria alemã e os seus postos de trabalho é muito mais os custos laborais e a competitividade. Aliás, a tecnologia eléctrica e nomeadamente de baterias até está a trazer mais investimentos para países com elevados custos laborais que há anos não recebiam novos investimentos na indústria automóvel como a Suécia ou Bélgica.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Japão e a Coreia do Sul, elevam a questão com o H., ( e a própria industria alemã automóvel).

                                                  Comentário


                                                    #26

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na Europa em cada 100 carros que se vendem, eléctricos ou hibridos não são mais que dois. A nível mundial não deve chegar a 1.

                                                      Nestes tópicos todos sobre carros eléctricos parece que se passa o contrário.

                                                      O fim do motor de combustão está mais dependente de avanços tecnológicos do que de legislação politica.

                                                      Continua a ser mais rentável para qualquer marca lançar um suv do que um veículo eléctrico.

                                                      Talvez daqui a 20 anos, e mesmo assim...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Herbert Diess, consejero delegado del Grupo Volkswagen: "Debería haber incentivos financieros al mercado de vehículos eléctricos usados"

                                                        Herbert Diess, consejero delegado del Grupo Volkswagen presentó ayer en Frankfurt el Volkswagen ID.3, el primer eléctrico de la nueva era de la marca. Costará menos de 30.000 euros y llegará a mediados de 2020. Este precio supondría democratizar el vehículo eléctrico.

                                                        Sin embargo, Diess reconoció que "es importante que la movilidad eléctrica esté disponible para las personas de bajos ingresos y para las PYMES". Los vehículos eléctricos más pequeños son más caros que sus homólogos de combustión. Seat tiene el eMii cuyo precio sin ayudas estaría por debajo de los 20.000 euros, un precio elevado todavía.

                                                        "Por eso necesitamos incentivos inteligentes, lo que incluye extender los incentivos públicos financieros a los vehículos eléctricos usados", dijo Diess que añadió que serían bueno crear exenciones fiscales para las pequeñas empresas que adquiriesen eléctricos baratos. "O establecer un fondo que permitiera la carga gratuita para aquellos que compraran un vehículo eléctrico de menos de 20.000 euros".

                                                        Coche eléctrico no sólo para ricos

                                                        Con esto Diess pretendió alejar la idea de que el coche eléctrico se asocie a los ricos. El grupo Volkswagen cuenta en el mercado con el Audi e-Tron, con un precio de más de 80.000 euros y Porsche acaba de presentar el Taycan, su primer eléctrico.

                                                        Diess pidió a los políticos un cambio en la tributación de los vehículos en función del CO2 para que se incentive la compra de eléctricos. Y criticó el hecho de que los vehículos diésel y de gasolina tributen de forma diferente.

                                                        También exigió que se simplifique y acelere la infraestructura de recarga, amén de que los vehículos eléctricos se deberían cargar con energía procedente de las renovables. "De nada sirve tener mucho sol si no se almacena y los coches eléctricos pueden servir de almacenaje", djo."

                                                        El CEO de Volkswagen pide incentivos públicos para los vehículos eléctricos usados

                                                        NB:
                                                        Renda pública.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

                                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                          A Alemanha é um navio grande com um leme pequeno. Nunca foi flexível e ágil e nunca será porque é contrário à sua natureza.

                                                          Mas quando muda de direcção, mantém a rota.

                                                          O que se vê é que tanto a VW, como a Mercedes e como a BMW estão a investir massivamente em VE e no espaço de 2-3 anos estão a dominar esse mercado pelo menos na Europa.

                                                          Os franceses não estão mal, nomeadamente a Renault. A PSA está a fazer um catch-up mas também já mudou o leme.

                                                          Quem está muito atrasado nesta matéria até é o Japão, veja-se a Toyota. Nem falo da Itália (Fiat) que é um caso perdido.

                                                          E nos EUA temos a Tesla e...só. Ford e GM estão atrasadíssimas.

                                                          E claro que a China surge como um novo player. Quando não há passado é fácil investir numa nova era. Não há bagagem.

                                                          Portanto, chillout. O maior risco para a indústria alemã e os seus postos de trabalho é muito mais os custos laborais e a competitividade. Aliás, a tecnologia eléctrica e nomeadamente de baterias até está a trazer mais investimentos para países com elevados custos laborais que há anos não recebiam novos investimentos na indústria automóvel como a Suécia ou Bélgica.
                                                          Será que em apenas 2/3 anos vão ter assim tanta oferta de full EVs?

                                                          Espero que sim, mas a mim parece-me que não têm grande interesse numa transição rápida.

                                                          Por razões óbvias e legítimas na ótica deles, mas o que dá os melhores resultados/lucros hoje pode ser o princípio do fim amanhã.


                                                          Cá estaremos para ver.


                                                          BTW, também já tinha pensado nisso dos japunas sim, continuam agarrados aos híbridos e com a ideia dos fuel cell...

                                                          Não sou suficientemente entendido na matéria e os japoneses não são burros, mas o fuel cell não tem tido grande exposição e o buzz por exemplo da Tesla faz muito pelo conceito em si (dos VEs), o que por sua vez faz com que o conceito fuel cell fique esquecido.

                                                          Marketing... coisa em que os japoneses me parecem fracos, mas que é de extrema importância.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                            Marketing... coisa em que os japoneses me parecem fracos, mas que é de extrema importância.
                                                            não penses que eles dormem na forma... eles dão é ao mercado português a importância que ele tem: baixa.. lol

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