[Mercado] Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 40
Like Tree23Likes

Título: Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

  1. #1
    Piloto de Rallye ClioIIIRS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    14,065

    Por Defeito Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

    Falamos de Portugal e que adiamos as grandes reformas como a SS porque é mais confortável só pensar no curto prazo, da falta de inovação de uma Apple ou do declínio da NOKIA.

    E a indústria alemã ?

    Perfeitamente confortáveis com as boas margens de sedans e SUVs de luxo com motores de "ICE" e receitas de manutenção dos mesmos, com o apoio do seu governo por razões óbvias, será o seu enorme sucesso no presente a causa do seu declínio num futuro próximo ?

    É notório o adiamento e atraso de modelos full EV de marcas alemãs, e os PHEV são caros e uma "half measure" que, a mim, mais depressa se aproximam do pior dos dois mundos que do melhor dos dois mundos como muitas marcas nos tentam vender.

    Sim há o ID.3, mas é ainda muito pouco face à revolução que está a acontecer e não só ainda não chegou às estradas como não sabemos o seu real valor.


    Vídeo muito interessante sobre isto mesmo, razão da criação deste tópico:

    cuica gosta disto.


  2. #2
    Piloto de Troféu cuica's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    LPPR
    Posts
    6,537

    Por Defeito

    Vou ver o vídeo depois mas a pergunta que faço é se a indústria automóvel global como a conhecemos sobreviverá?
    eu gosta disto.

  3. #3
    Piloto de Testes Twingo32v's Avatar
    Data de Registo
    May 2013
    Localização
    Holzkirchen - Munique
    Posts
    4,973

    Por Defeito

    Acho que muito terá que ser feito. Uma opinião que ouço algumas vezes é que os alemães com as suas ideias ambientalistas estão a dar força ou pelo menos a espicaçar os políticos para tomarem decisões que vão trazer grandes problemas à sua própria indústria.

    Sou da opinião que não vai acontecer mais do que um tremer geral por uns tempos e que depois tudo fica bem mas realmente o alemão (populacao) está em larga percentagem a querer mandar tiros nos pés.

    Basicamente querem fazer da Alemanha o país mais limpo da Europa, sendo um país estratégico tanto pela sua indústria (geral), capacidade econômica, qualidade em certos setores e a sua posição central na Europa não estou a ver como. Vai sempre haver muito camião, muito carro e camionetas em circulação, obrigar tudo a ter tecnologia limpa debaixo do capot é impensável e vai chegar ao ponto que deixa de ser rentável negociar com e na Alemanha.
    ClioIIIRS gosta disto.

  4. #4
    Piloto de Fórmula 1 XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.
    Posts
    19,704

    Por Defeito

    Antes da indústria auto alemã, desaparecer, vai desaparecer a Francesa, a Italiana, etc. Não sei qual a preocupação com a indústria auto Alemã.
    Obtuso e PedroF gostam disto.

  5. #5
    Piloto de Troféu 1975's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011
    Posts
    5,083

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Antes da indústria auto alemã, desaparecer, vai desaparecer a Francesa, a Italiana, etc. Não sei qual a preocupação com a indústria auto Alemã.
    Pergunto, porque vão desaparecer primeiro essas? e em relação as francesas já vendam carros eléctricos a muito mais tempo que as alemães por isso já estão mais avançadas nesse aspecto

    Cumps


  6. #6
    Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Coimbra, Portugal.
    Posts
    7,042

    Por Defeito

    porque só os carros alemães é que importam. o resto é sucata ou carros para velhos (japoneses)

  7. #7
    Piloto de Troféu Ratcher's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2016
    Posts
    9,663

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    porque só os carros alemães é que importam. o resto é sucata ou carros para velhos (japoneses)
    Ora aí está!

  8. #8
    Piloto de Rallye ClioIIIRS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    14,065

    Por Defeito Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Antes da indústria auto alemã, desaparecer, vai desaparecer a Francesa, a Italiana, etc. Não sei qual a preocupação com a indústria auto Alemã.
    A preocupação é dos próprios alemães.

    Além disso a indústria auto alemã é um colosso, muito maior que a francesa.

    Quando falamos de exportações para fora da Europa então...



    Esse mini doc apesar de estar em inglês é alemão e gostei do exemplo do X7 ser o maior SUV deles até à data.

    Paradigmático de como andam a adiar a revolução.

    Eu percebo, estes carros são muito mais rentáveis quer na compra quer em todo o ciclo do carro em si, mas os EVs estão aí e há uns tempos lembro-me de um ministro alemão mandar a boca que eles estavam atrasados e já agora que podiam era fazer um EV bonito como a Tesla...


    Citação Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    porque só os carros alemães é que importam. o resto é sucata ou carros para velhos (japoneses)
    O doc é alemão, logo claro que se preocuparam é com a própria casa, né?

  9. #9
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    46,216

    Por Defeito

    As banheiras alemãs destinam-se mais a mercados onde ainda não caiu nem deverá cair tão cedo a histeria "eco", como o Médio Oriente ou os EUA. É mais a pensar nesses que eles continuam a fazer SUVs gigantes, etc.

  10. #10
    Piloto de Testes PedroF's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    4,252

    Por Defeito

    O futuro da indústria Alemã, ou outra, não tem nada a ver com com a "mudança eco"...os carros continuam a ter praticamente todos os componentes e o valor das revisões será compensado/ajustado com outros itens...numa fase de investimento brutal e coimas ao nível, a VW por ex continua a ter lucros brutais...O problema não é a variável eco... é toda uma mudança de paradigma e mentalidades na compra e uso do automóvel...

  11. #11
    Piloto de Testes orion's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008
    Localização
    Goodwood, home of RR
    Posts
    3,100

    Por Defeito

    Se a industria auto alemã desaparece, lá se vai a europa. Deve ser um dos maiores contribuintes para a UE.
    É verdade que estão um bocado "fechados no sucesso", mas tenho esperança que consigam recuperar, se não isoladamente, através de fusões ou outros tipos de acordos.
    ClioIIIRS gosta disto.

  12. #12
    Piloto de Testes SalvadorP's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2018
    Posts
    4,075

    Por Defeito

    As potenciais mudanças do mercado são muito condicionadas pela própria industria, que tem lobbies fortíssimos.

    Não vejo com muita clareza qual será o futuro da mobilidade, o que me parece claro é que se tem que caminhar rapidamente no sentido de defender o ambiente porque as coisas já não estão nada famosas.
    JoaoPedroF, ClioIIIRS and 1975 like this.

  13. #13
    Piloto de Rallye ClioIIIRS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    14,065

    Por Defeito Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    As banheiras alemãs destinam-se mais a mercados onde ainda não caiu nem deverá cair tão cedo a histeria "eco", como o Médio Oriente ou os EUA. É mais a pensar nesses que eles continuam a fazer SUVs gigantes, etc.
    Sim claro, isso não está em questão.

    Acrescento também o mercado canadiano, australiano e vendas mais residuais em países por exemplo da América do Sul.

    Mas o mercado europeu e chinês dão enormes e por exemplo uma BMW não tem nenhum modelo 100% EV.

    Quer dizer na verdade tem, o i3, mas está em fim de vida e não sei que planos têm para a linha “i”...


    A história diz-nos que, não raras vezes, demasiado sucesso e domínio leva a demasiada confiança e leva a que se adiem reformas estruturais que podem levar ao declínio e quiçá ao fim.

    Não prevejo um futuro estilo NOKIA a nenhuma das grandes marcas alemãs no curto e médio prazo, mas no longo prazo podem vir a ter problemas pois nisto dos EVs as marcas estão todas a “começar do zero”.

    E como aí já se disse a indústria automóvel alemã é um dos motores da economia não só alemã como da economia europeia como um tudo.



    Saindo do mundo automóvel acho que a Europa tem um futuro de grandes desafios pois a China não pára e os EUA apesar de todos os problemas têm algumas coisas que faltam na Europa por vezes: pragmatismo, rapidez na mudança etc.


    O exemplo dado nesse vídeo do poder do governo chinês e de como eles podem ter do dia para a noite 50k carregadores nas ruas é paradigmático.

    Na Europa tudo demora eternidades...
    Última edição por ClioIIIRS : Ontem às 12:56:33
    eu e LinoMarques gostam disto.

  14. #14
    eu
    eu está offline
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    18,240

    Por Defeito

    Não deve faltar muito tempo para a China inundar o mundo com carros de qualidade a baixos preços, uma espécie de Huawei ou Xiaomi no sector automóvel.

    Mas o sector auto na Europa é tão importante que provavelmente a UE vai adotar medidas protecionistas caso as grandes marcas alemãs e francesas sejam ameaçadas pelos asiáticos.
    ClioIIIRS e rrrfff gostam disto.

  15. #15
    Piloto de Testes PedroF's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    4,252

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    O exemplo dado nesse vídeo do poder do governo chinês e de como eles podem ter do dia para a noite 50k carregadores nas ruas é paradigmático.

    Na Europa tudo demora eternidades...
    Essa questão está identificada pelas marcas...Já todas perceberam que não podem estar dependente dos governos para isso...e que terão, tal como a tesla, de tratar de espalhar os seus postos carregamento próprios ...
    ClioIIIRS gosta disto.

  16. #16
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2016
    Posts
    168

    Por Defeito

    A industria tradicional é capaz de ter os seus dias contados, deverá ser primeiro a era dos híbridos e depois o eletricos devem ser os seus sucessores.

  17. #17
    Piloto de Kart GummyNoodles's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2018
    Posts
    193

    Por Defeito

    E depois dos electricos vêm os nucleares. Por esses sim vale a pena esperar

  18. #18
    Piloto de Testes PedroF's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    4,252

    Por Defeito

    Arranja uma cadeira confortável...

  19. #19
    Piloto de Kart GummyNoodles's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2018
    Posts
    193

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
    Arranja uma cadeira confortável...
    Humm, não sei qual será mais antigo. Se o 1° electrico se o nuclear

  20. #20
    Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Coimbra, Portugal.
    Posts
    7,042

    Por Defeito

    automóvel nuclear não tem futuro porque é preciso uma caixa de chumbo a envolver o reator, por causa das radiações. fica demasiado pesado e não dá mesmo

    já se tentou na aviação e seria necessário uma envergadura de asas de creio que 150+ metros, o que é impossível com os materiais que se conhece. é mesmo só para barcos, já que o peso até ajuda porque faz de lastro (equilibra o barco)

  21. #21
    Piloto de Fórmula 1 Ruben99's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2009
    Posts
    16,928

    Por Defeito

    Não acham estranho todas essas imposições ambientalistas virem da Alemanha e a industria auto alemã é a que menos se está a esforçar para cumprir essas imposições ?

    Em modo teria da conspiração:

    Vão obrigar os outros a investir rios de dinheiro em Ev's e mais umas quantas tecnologias e no fim vamos chegar a conclusão que os motores ICE não são tão malignos e os alemão pouparam imenso dinheiro enquanto os outros o gastaram no desenvolvimento das tecnologias limpas.

  22. #22
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2008
    Posts
    3,502

    Por Defeito

    Mesmo assim os Alemães são os únicos que percebem que estão tramados porque o resto da Europa nem sabe o que se passa.

    Os construtores Alemães fazem carros e é isso que vão continuar a fazer enquanto poderem, o problema é que a mobilidade estar a mudar e quem estiver com a tenção percebe que o futuro da mobilidade tem tudo a ver com electrónica (e electricidade) e muito pouco com mecânica pura, é na mecânica pura que os Alemães sãos reis, condução autónoma, actualizações pela internet, comercio online, tecnologia de baterias, software, aqui os Alemães não ensinam nada de novo.

    Este é o problema deles e da Europa, os próximos tempos caminham para uma evolução onde os Europeus não dão cartas, Chineses e Indianos vão chegar em força carregados de dinheiro e com mercados enormes, os Americanos ainda tem Silicon Valley para se agarrarem, agora a Europa!!!

    Vamos andar a reboque e tentar não perder o comboio mas liderar, não vai ser connosco.

  23. #23
    Piloto de Kart GummyNoodles's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2018
    Posts
    193

    Por Defeito

    Nunca substimem os alemães. Ja saíram por cima depois de derrotados de duas guerras mundiais. Isto são peaners
    Obtuso gosta disto.

  24. #24
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    May 2003
    Localização
    charneira anti-lápis vermelho
    Posts
    20,457

    Por Defeito

    A Alemanha é um navio grande com um leme pequeno. Nunca foi flexível e ágil e nunca será porque é contrário à sua natureza.

    Mas quando muda de direcção, mantém a rota.

    O que se vê é que tanto a VW, como a Mercedes e como a BMW estão a investir massivamente em VE e no espaço de 2-3 anos estão a dominar esse mercado pelo menos na Europa.

    Os franceses não estão mal, nomeadamente a Renault. A PSA está a fazer um catch-up mas também já mudou o leme.

    Quem está muito atrasado nesta matéria até é o Japão, veja-se a Toyota. Nem falo da Itália (Fiat) que é um caso perdido.

    E nos EUA temos a Tesla e...só. Ford e GM estão atrasadíssimas.

    E claro que a China surge como um novo player. Quando não há passado é fácil investir numa nova era. Não há bagagem.

    Portanto, chillout. O maior risco para a indústria alemã e os seus postos de trabalho é muito mais os custos laborais e a competitividade. Aliás, a tecnologia eléctrica e nomeadamente de baterias até está a trazer mais investimentos para países com elevados custos laborais que há anos não recebiam novos investimentos na indústria automóvel como a Suécia ou Bélgica.
    LinoMarques, Xkoviak and ClioIIIRS like this.

  25. #25
    Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Hispânia
    Posts
    37,962

    Por Defeito

    O Japão e a Coreia do Sul, elevam a questão com o H., ( e a própria industria alemã automóvel).

  26. #26
    Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Hispânia
    Posts
    37,962

    Por Defeito


  27. #27
    Piloto de Testes Topolino's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2017
    Posts
    2,561

    Por Defeito

    Na Europa em cada 100 carros que se vendem, eléctricos ou hibridos não são mais que dois. A nível mundial não deve chegar a 1.

    Nestes tópicos todos sobre carros eléctricos parece que se passa o contrário.

    O fim do motor de combustão está mais dependente de avanços tecnológicos do que de legislação politica.

    Continua a ser mais rentável para qualquer marca lançar um suv do que um veículo eléctrico.

    Talvez daqui a 20 anos, e mesmo assim...
    TURBO e Obtuso gostam disto.

  28. #28
    Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Hispânia
    Posts
    37,962

    Por Defeito

    Herbert Diess, consejero delegado del Grupo Volkswagen: "Debería haber incentivos financieros al mercado de vehículos eléctricos usados"

    Herbert Diess, consejero delegado del Grupo Volkswagen presentó ayer en Frankfurt el Volkswagen ID.3, el primer eléctrico de la nueva era de la marca. Costará menos de 30.000 euros y llegará a mediados de 2020. Este precio supondría democratizar el vehículo eléctrico.

    Sin embargo, Diess reconoció que "es importante que la movilidad eléctrica esté disponible para las personas de bajos ingresos y para las PYMES". Los vehículos eléctricos más pequeños son más caros que sus homólogos de combustión. Seat tiene el eMii cuyo precio sin ayudas estaría por debajo de los 20.000 euros, un precio elevado todavía.

    "Por eso necesitamos incentivos inteligentes, lo que incluye extender los incentivos públicos financieros a los vehículos eléctricos usados", dijo Diess que añadió que serían bueno crear exenciones fiscales para las pequeñas empresas que adquiriesen eléctricos baratos. "O establecer un fondo que permitiera la carga gratuita para aquellos que compraran un vehículo eléctrico de menos de 20.000 euros".

    Coche eléctrico no sólo para ricos

    Con esto Diess pretendió alejar la idea de que el coche eléctrico se asocie a los ricos. El grupo Volkswagen cuenta en el mercado con el Audi e-Tron, con un precio de más de 80.000 euros y Porsche acaba de presentar el Taycan, su primer eléctrico.

    Diess pidió a los políticos un cambio en la tributación de los vehículos en función del CO2 para que se incentive la compra de eléctricos. Y criticó el hecho de que los vehículos diésel y de gasolina tributen de forma diferente.

    También exigió que se simplifique y acelere la infraestructura de recarga, amén de que los vehículos eléctricos se deberían cargar con energía procedente de las renovables. "De nada sirve tener mucho sol si no se almacena y los coches eléctricos pueden servir de almacenaje", djo."

    El CEO de Volkswagen pide incentivos públicos para los vehículos eléctricos usados

    NB:
    Renda pública.

  29. #29
    Piloto de Rallye ClioIIIRS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    14,065

    Por Defeito Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    A Alemanha é um navio grande com um leme pequeno. Nunca foi flexível e ágil e nunca será porque é contrário à sua natureza.

    Mas quando muda de direcção, mantém a rota.

    O que se vê é que tanto a VW, como a Mercedes e como a BMW estão a investir massivamente em VE e no espaço de 2-3 anos estão a dominar esse mercado pelo menos na Europa.

    Os franceses não estão mal, nomeadamente a Renault. A PSA está a fazer um catch-up mas também já mudou o leme.

    Quem está muito atrasado nesta matéria até é o Japão, veja-se a Toyota. Nem falo da Itália (Fiat) que é um caso perdido.

    E nos EUA temos a Tesla e...só. Ford e GM estão atrasadíssimas.

    E claro que a China surge como um novo player. Quando não há passado é fácil investir numa nova era. Não há bagagem.

    Portanto, chillout. O maior risco para a indústria alemã e os seus postos de trabalho é muito mais os custos laborais e a competitividade. Aliás, a tecnologia eléctrica e nomeadamente de baterias até está a trazer mais investimentos para países com elevados custos laborais que há anos não recebiam novos investimentos na indústria automóvel como a Suécia ou Bélgica.
    Será que em apenas 2/3 anos vão ter assim tanta oferta de full EVs?

    Espero que sim, mas a mim parece-me que não têm grande interesse numa transição rápida.

    Por razões óbvias e legítimas na ótica deles, mas o que dá os melhores resultados/lucros hoje pode ser o princípio do fim amanhã.


    Cá estaremos para ver.


    BTW, também já tinha pensado nisso dos japunas sim, continuam agarrados aos híbridos e com a ideia dos fuel cell...

    Não sou suficientemente entendido na matéria e os japoneses não são burros, mas o fuel cell não tem tido grande exposição e o buzz por exemplo da Tesla faz muito pelo conceito em si (dos VEs), o que por sua vez faz com que o conceito fuel cell fique esquecido.

    Marketing... coisa em que os japoneses me parecem fracos, mas que é de extrema importância.

  30. #30
    Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Coimbra, Portugal.
    Posts
    7,042

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    Marketing... coisa em que os japoneses me parecem fracos, mas que é de extrema importância.
    não penses que eles dormem na forma... eles dão é ao mercado português a importância que ele tem: baixa.. lol
    TURBO gosta disto.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia