Mais uma oficina (ou não)?

A mostrar resultados 1 para 19 de 19
Like Tree1Likes
  • 1 Post By nto

Título: Mais uma oficina (ou não)?

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito Mais uma oficina (ou não)?

Após ler vários tópicos sobre investir numa oficina como negócio, não cheguei à conclusão pretendida porque a minha ideia é um pouco diferente do que aquilo que foi proposto por outros OPs e as publicações já têm mais de 2 anos.

Com certeza existem aqui muitos condutores que usam oficinas e gostaria de saber exatamente o que é que está em falta na zona do grande Porto tendo em conta que em Lisboa já existe uma oficina dedicada exclusivamente a veículos elétricos.

Nesta fase preliminar tenho as seguintes dúvidas:
    1 - Valerá a pena o local estar aberto até às 22h ou 23h?
    2 - Uma baía dedicada só a veículos EV e HEV, será que vale a pena?
    3 - De forma a garantir transparência na substituição de componentes seria montada uma camera em cada baía (mas a camera só começa a filmar assim que o carro entra na baía, e corta quando o carro sai), acham isto boa ideia?
    4 - Limpeza de FAP, vale a pena disponibilizar este serviço?

Obrigado

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2016

Por Defeito

1- No Porto deve ser sempre preciso mecânico, seja que horas forem, agora teres pessoal que esteja disposto a trabalhar tantas horas é que deve ser mais difícil;
    2- Valerá a pena para o futuro pois as vendas de EVs vão aumentar com o passar dos anos;
    3- Boa ideia para haver garantias do serviço efetuado;
    4- Vale a pena pois um filtro de particulas novo para qualquer caro é bastante caro e muita gente não deverá optar por um novo.

Banido
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Xerxes Ver Post
    1- No Porto deve ser sempre preciso mecânico, seja que horas forem, agora teres pessoal que esteja disposto a trabalhar tantas horas é que deve ser mais difícil;

Norautos e afins estão abertas até a essa hora, mas estão centralizadas, ou espaços comercias, ditos shoppings ou próximos, mesmo assim é para efectuar serviços rápidos

2- Valerá a pena para o futuro pois as vendas de EVs vão aumentar com o passar dos anos;

È um nicho no mercado (para ja) e os que existem têm garantia do fabricante

3- Boa ideia para haver garantias do serviço efetuado;

Concordo

4- Vale a pena pois um filtro de particulas novo para qualquer caro é bastante caro e muita gente não deverá optar por um novo.

Não sei até que ponto isso já esteja mais ou menos preenchido

Conclusão, abrir uma oficina nos dias que correm, é uma roleta russa, não sendo que tenhas carteira de clientes de oficinas anteriores como empregado.

Ou então entrar em regime de franchising

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
    Conclusão, abrir uma oficina nos dias que correm, é uma roleta russa, não sendo que tenhas carteira de clientes de oficinas anteriores como empregado.

Ou então entrar em regime de franchising
    Esqueci-me de referir que não estou a competir com a Norauto/Feuvert/Midas. Não pretendo disponibilizar serviços rápidos a não ser que haja demanda para isso no futuro.
    Aqui o objetivo é mecânica geral e veículos EV/HEV, e não conheço nenhuma oficina de mecânica geral com horário alargado. Naturalmente teria que negociar os turnos ou pelo menos ter lá alguém só para receber/entregar veículos.

Piloto de Testes Xkoviak's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Falando no meu caso, o horário alargado dava-me muito jeito no entanto geralmente só faço uma revisão por ano pelo que pode não compensar

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2018

Por Defeito

Acho piada ao pessoal dizer sempre que "não ha pessoas a querer trabalhar a essas horas", coo se a culpa fosse das pessoas não quererem trabalhar.

Ora faz lá uma escala de serviço com 8h de trabalho, com trabalho noturno rotativo e remunerado, salários em condições, e o que não te falta é pessoal a trabalhar até as 24h se for preciso.

acho que depois de ganhares carteira de clientes, vai compensar-te e dar-te lucro bem jeitoso, tens é de ser diferente dos demais, ou seja, ser transparente e não andar a enganar a malta, disso já temos que chegue.

Se tens dinheiro para investir, força, tens é de te mentalizar que no início vai ser difícil

Contas rápidas, se cobrares 20 euros de mão de obra, valor perfeitamente normal, num mês a trabalhar 5 dias semanais, 8h diárias dá mais de 3000 euros. Depois ainda tens peças a render, podes ofereçer serviço de "garagem", ou seja estacionamento de longa duração, dependendo do espaço que tenhas e do sítio no porto, pode ser um bom rendimento extra.

E porque não um serviço de limpeza? mais uma boa maneira de fazer render o pescado.

Se decidires abrir, depois manda mensagem, sou capaz de te visitar com a minha carrinha
    Última edição por Cerberus : 08-10-19 às 10:19:19

Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2015

Por Defeito

20€ de MO por hora não é normal em lado nenhum, o dobro disso talvez. Não te esqueças que o técnico tem que ser pago também, se ganhar ~1000€ limpos e legais por mês recebe à vontade 15€/hora.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2018

Por Defeito

O meu mecânico cobra 20€ ou 25€ por hora, o eletricista cobra-me 22€ por hora.

40 nunca vi, mas acredito.. eu fiz contas rápidas, só a titulo de demonstração. Se dos 3200 tirares 1500 para o trabalhador(brutos) e 1700 para a casa, já é jeitoso. tens ainda a receber peças, e outros serviços que possas ter. Caro que sei que também há muita coisa a pagar além do salario das pessoas, mas mesmo assim compensa.

Piloto Veterano XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Isso de fora de horas pode ser uma excelente ideia, nem que seja só uma pessoa para receber e entregar os carros. Hoje em dia é complicado ter tempo no horário normal.

nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Isto era o valor médio de MO em 2015 pelo país....

in: https://posvenda.pt/qual-o-preco-da-...s-em-portugal/

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
    Falando no meu caso, o horário alargado dava-me muito jeito no entanto geralmente só faço uma revisão por ano pelo que pode não compensar
    O meu objetivo não é fazer revisões mas sim serviços de mecânica geral e também resolver certos problemas com os componentes anti-poluição.

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Obrigado a todos pela contribuição. A vossa opinião ajuda bastante.

Decidi excluir a baía para os veículos EV e HEV para já.

Foi-me dito que há pouca oferta de mecatrónicos e por esse motivo vou ter que oferecer um pacote de incentivos mas estou a contar com um custo de 1600€/mês. Foi-me também sugerido oferecer um serviço de lavagem manual.
    Relativamente à mão de obra teria que ser entre 35€/h e 40€/h pelos motivos que já foram descritos pelo Cerberus. OK, não é barato mas pelo menos existe transparência e é isso que quero acima de tudo. Da mesma forma que não gosto de ser enganado, tenho empatia pelos clientes e naturalmente não quero que os clientes estejam a pagar por algo desnecessário.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Talvez um dia haja maneira de te juntares à ovelha Choné...

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
    Ora faz lá uma escala de serviço com 8h de trabalho, com trabalho noturno rotativo e remunerado, salários em condições, e o que não te falta é pessoal a trabalhar até as 24h se for preciso.

E porque não um serviço de limpeza? mais uma boa maneira de fazer render o pescado.

Se decidires abrir, depois manda mensagem, sou capaz de te visitar com a minha carrinha
    havendo pessoal que queira trabalhar, desde que não seja o salário mínimo ou 600€, eles trabalham até à meia noite ou até mais!

a norauto tem um serviço de limpeza automóvel subcontratado na norauto de gaia (arrábida). os tipos deslocam-se com uma carrinha, levam 50 ou 60€ e deixam aquilo desparasitado e desinfetado. são uns brasileiros e o valor varia conforme o carro. podes fazer algo do género, em que até podes ir buscar e levar o carro a casa do cliente por mais um X ou fazeres preços mais baixos uns 10€ que estes tipos.

Citação Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
    O meu mecânico cobra 20€ ou 25€ por hora, o eletricista cobra-me 22€ por hora.

40 nunca vi, mas acredito.. eu fiz contas rápidas, só a titulo de demonstração. Se dos 3200 tirares 1500 para o trabalhador(brutos) e 1700 para a casa, já é jeitoso. tens ainda a receber peças, e outros serviços que possas ter. Caro que sei que também há muita coisa a pagar além do salario das pessoas, mas mesmo assim compensa.
    vais a sítios caros! por aqui trabalha-se sem mão de obra definida e geralmente anda a 10h por hora mais peças ou algo assim. o meu mecânico até me diz o preço que é e é aquilo mesmo. trabalha de noite e tudo, até às 2h da matina e assim. às vezes às 22h tem lá uma fila de clientes ainda.

nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Ainda não percebi, se estamos a "falar" de estabelecimento com porta aberta, que passa facturas, paga licenças de material informático e afins... etc etc..

É que se assim é, esses valores de MO à hora, terão de ser superiores.
    eblase gosta disto.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2018

Por Defeito

Eu estava a falar de tudo direitinho nto, tenho fatura de tudo com NIF incluído em todas.

Quanto aos 10 euros que o cadito arranja, já não sei se tem fatura ou não, nem sei se é grande mecânico por 10 euros

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Ainda não percebi, se estamos a "falar" de estabelecimento com porta aberta, que passa facturas, paga licenças de material informático e afins... etc etc..

É que se assim é, esses valores de MO à hora, terão de ser superiores.
    Estás a referir-te ao meu caso, ou ao do Cerberus?

fsx
    fsx está offline
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post
    3 - De forma a garantir transparência na substituição de componentes seria montada uma camera em cada baía (mas a camera só começa a filmar assim que o carro entra na baía, e corta quando o carro sai), acham isto boa ideia?
    Esta ideia é aberrante, pelo menos do ponto de vista do trabalhador.

Existe legislação muito específica sobre videovigilância nos locais de trabalho.

De uma forma geral esta prática é proibida, salvo se estiver “em causa a segurança de pessoas e bens, ou quando a natureza particular da atividade profissional em causa o exija”. Nessas circunstâncias, pode ser pedida autorização à CNPD para a instalação dum sistema de videovigilância.

Tenho sérias dúvidas que a actividade duma oficina se enquadre nesta excepção, e mesmo que isso acontecesse, dificilmente seria legal as imagens serem disponibilizadas aos clientes.

Piloto de Provas de Perícia Mat1977's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    20€ de MO por hora não é normal em lado nenhum, o dobro disso talvez. Não te esqueças que o técnico tem que ser pago também, se ganhar ~1000€ limpos e legais por mês recebe à vontade 15€/hora.
    20,00€ / hora a mão de obra cobra a oficina que me dá assistência aos carros da empresa e também os pessoais de marca x e y. Considerada uma das melhores oficinas da cidade, com uma grande secção de mecânica, outra separada de electricidade e A/C, outra de bate chapas e sinistros.

20,00 euros/hora (+ iva claro)

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por fsx Ver Post
    Esta ideia é aberrante, pelo menos do ponto de vista do trabalhador.

Existe legislação muito específica sobre videovigilância nos locais de trabalho.

De uma forma geral esta prática é proibida, salvo se estiver “em causa a segurança de pessoas e bens, ou quando a natureza particular da atividade profissional em causa o exija”. Nessas circunstâncias, pode ser pedida autorização à CNPD para a instalação dum sistema de videovigilância.

Tenho sérias dúvidas que a actividade duma oficina se enquadre nesta excepção, e mesmo que isso acontecesse, dificilmente seria legal as imagens serem disponibilizadas aos clientes.
    Também pensei nisto e de facto não posso usar a videovigilância para este propósito, já confirmei com a CNPD, portanto esta ideia é para esquecer.
    No entanto já tenho uma alternativa completamente legal para garantir transparência.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia