Mais uma oficina (ou não)?

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Título: Mais uma oficina (ou não)?

  1. #1
    Pedestre
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    Feb 2008
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    Por Defeito Mais uma oficina (ou não)?

    Após ler vários tópicos sobre investir numa oficina como negócio, não cheguei à conclusão pretendida porque a minha ideia é um pouco diferente do que aquilo que foi proposto por outros OPs e as publicações já têm mais de 2 anos.

    Com certeza existem aqui muitos condutores que usam oficinas e gostaria de saber exatamente o que é que está em falta na zona do grande Porto tendo em conta que em Lisboa já existe uma oficina dedicada exclusivamente a veículos elétricos.

    Nesta fase preliminar tenho as seguintes dúvidas:
    1 - Valerá a pena o local estar aberto até às 22h ou 23h?
    2 - Uma baía dedicada só a veículos EV e HEV, será que vale a pena?
    3 - De forma a garantir transparência na substituição de componentes seria montada uma camera em cada baía (mas a camera só começa a filmar assim que o carro entra na baía, e corta quando o carro sai), acham isto boa ideia?
    4 - Limpeza de FAP, vale a pena disponibilizar este serviço?

    Obrigado


  2. #2
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    1- No Porto deve ser sempre preciso mecânico, seja que horas forem, agora teres pessoal que esteja disposto a trabalhar tantas horas é que deve ser mais difícil;
    2- Valerá a pena para o futuro pois as vendas de EVs vão aumentar com o passar dos anos;
    3- Boa ideia para haver garantias do serviço efetuado;
    4- Vale a pena pois um filtro de particulas novo para qualquer caro é bastante caro e muita gente não deverá optar por um novo.

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Xerxes Ver Post
    1- No Porto deve ser sempre preciso mecânico, seja que horas forem, agora teres pessoal que esteja disposto a trabalhar tantas horas é que deve ser mais difícil;

    Norautos e afins estão abertas até a essa hora, mas estão centralizadas, ou espaços comercias, ditos shoppings ou próximos, mesmo assim é para efectuar serviços rápidos

    2- Valerá a pena para o futuro pois as vendas de EVs vão aumentar com o passar dos anos;

    È um nicho no mercado (para ja) e os que existem têm garantia do fabricante

    3- Boa ideia para haver garantias do serviço efetuado;

    Concordo

    4- Vale a pena pois um filtro de particulas novo para qualquer caro é bastante caro e muita gente não deverá optar por um novo.

    Não sei até que ponto isso já esteja mais ou menos preenchido

    Conclusão, abrir uma oficina nos dias que correm, é uma roleta russa, não sendo que tenhas carteira de clientes de oficinas anteriores como empregado.

    Ou então entrar em regime de franchising

  4. #4
    Pedestre
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
    Conclusão, abrir uma oficina nos dias que correm, é uma roleta russa, não sendo que tenhas carteira de clientes de oficinas anteriores como empregado.

    Ou então entrar em regime de franchising
    Esqueci-me de referir que não estou a competir com a Norauto/Feuvert/Midas. Não pretendo disponibilizar serviços rápidos a não ser que haja demanda para isso no futuro.
    Aqui o objetivo é mecânica geral e veículos EV/HEV, e não conheço nenhuma oficina de mecânica geral com horário alargado. Naturalmente teria que negociar os turnos ou pelo menos ter lá alguém só para receber/entregar veículos.

  5. #5
    Piloto de Testes Xkoviak's Avatar
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    Por Defeito

    Falando no meu caso, o horário alargado dava-me muito jeito no entanto geralmente só faço uma revisão por ano pelo que pode não compensar


  6. #6
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    Acho piada ao pessoal dizer sempre que "não ha pessoas a querer trabalhar a essas horas", coo se a culpa fosse das pessoas não quererem trabalhar.

    Ora faz lá uma escala de serviço com 8h de trabalho, com trabalho noturno rotativo e remunerado, salários em condições, e o que não te falta é pessoal a trabalhar até as 24h se for preciso.


    acho que depois de ganhares carteira de clientes, vai compensar-te e dar-te lucro bem jeitoso, tens é de ser diferente dos demais, ou seja, ser transparente e não andar a enganar a malta, disso já temos que chegue.

    Se tens dinheiro para investir, força, tens é de te mentalizar que no início vai ser difícil


    Contas rápidas, se cobrares 20 euros de mão de obra, valor perfeitamente normal, num mês a trabalhar 5 dias semanais, 8h diárias dá mais de 3000 euros. Depois ainda tens peças a render, podes ofereçer serviço de "garagem", ou seja estacionamento de longa duração, dependendo do espaço que tenhas e do sítio no porto, pode ser um bom rendimento extra.

    E porque não um serviço de limpeza? mais uma boa maneira de fazer render o pescado.


    Se decidires abrir, depois manda mensagem, sou capaz de te visitar com a minha carrinha
    Última edição por Cerberus : 08-10-19 às 10:19:19

  7. #7
    Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
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    Por Defeito

    20€ de MO por hora não é normal em lado nenhum, o dobro disso talvez. Não te esqueças que o técnico tem que ser pago também, se ganhar ~1000€ limpos e legais por mês recebe à vontade 15€/hora.

  8. #8
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    Por Defeito

    O meu mecânico cobra 20€ ou 25€ por hora, o eletricista cobra-me 22€ por hora.


    40 nunca vi, mas acredito.. eu fiz contas rápidas, só a titulo de demonstração. Se dos 3200 tirares 1500 para o trabalhador(brutos) e 1700 para a casa, já é jeitoso. tens ainda a receber peças, e outros serviços que possas ter. Caro que sei que também há muita coisa a pagar além do salario das pessoas, mas mesmo assim compensa.

  9. #9
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    Por Defeito

    Isso de fora de horas pode ser uma excelente ideia, nem que seja só uma pessoa para receber e entregar os carros. Hoje em dia é complicado ter tempo no horário normal.

  10. #10
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Por Defeito

    Isto era o valor médio de MO em 2015 pelo país....







    in: https://posvenda.pt/qual-o-preco-da-...s-em-portugal/

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
    Falando no meu caso, o horário alargado dava-me muito jeito no entanto geralmente só faço uma revisão por ano pelo que pode não compensar
    O meu objetivo não é fazer revisões mas sim serviços de mecânica geral e também resolver certos problemas com os componentes anti-poluição.

  12. #12
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    Por Defeito

    Obrigado a todos pela contribuição. A vossa opinião ajuda bastante.

    Decidi excluir a baía para os veículos EV e HEV para já.

    Foi-me dito que há pouca oferta de mecatrónicos e por esse motivo vou ter que oferecer um pacote de incentivos mas estou a contar com um custo de 1600€/mês. Foi-me também sugerido oferecer um serviço de lavagem manual.
    Relativamente à mão de obra teria que ser entre 35€/h e 40€/h pelos motivos que já foram descritos pelo Cerberus. OK, não é barato mas pelo menos existe transparência e é isso que quero acima de tudo. Da mesma forma que não gosto de ser enganado, tenho empatia pelos clientes e naturalmente não quero que os clientes estejam a pagar por algo desnecessário.

  13. #13
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
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    Talvez um dia haja maneira de te juntares à ovelha Choné...
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
    Ora faz lá uma escala de serviço com 8h de trabalho, com trabalho noturno rotativo e remunerado, salários em condições, e o que não te falta é pessoal a trabalhar até as 24h se for preciso.

    E porque não um serviço de limpeza? mais uma boa maneira de fazer render o pescado.

    Se decidires abrir, depois manda mensagem, sou capaz de te visitar com a minha carrinha
    havendo pessoal que queira trabalhar, desde que não seja o salário mínimo ou 600€, eles trabalham até à meia noite ou até mais!

    a norauto tem um serviço de limpeza automóvel subcontratado na norauto de gaia (arrábida). os tipos deslocam-se com uma carrinha, levam 50 ou 60€ e deixam aquilo desparasitado e desinfetado. são uns brasileiros e o valor varia conforme o carro. podes fazer algo do género, em que até podes ir buscar e levar o carro a casa do cliente por mais um X ou fazeres preços mais baixos uns 10€ que estes tipos.


    Citação Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
    O meu mecânico cobra 20€ ou 25€ por hora, o eletricista cobra-me 22€ por hora.

    40 nunca vi, mas acredito.. eu fiz contas rápidas, só a titulo de demonstração. Se dos 3200 tirares 1500 para o trabalhador(brutos) e 1700 para a casa, já é jeitoso. tens ainda a receber peças, e outros serviços que possas ter. Caro que sei que também há muita coisa a pagar além do salario das pessoas, mas mesmo assim compensa.
    vais a sítios caros! por aqui trabalha-se sem mão de obra definida e geralmente anda a 10h por hora mais peças ou algo assim. o meu mecânico até me diz o preço que é e é aquilo mesmo. trabalha de noite e tudo, até às 2h da matina e assim. às vezes às 22h tem lá uma fila de clientes ainda.

  14. #14
    nto
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Ainda não percebi, se estamos a "falar" de estabelecimento com porta aberta, que passa facturas, paga licenças de material informático e afins... etc etc..

    É que se assim é, esses valores de MO à hora, terão de ser superiores.
    eblase gosta disto.

  15. #15
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    Por Defeito

    Eu estava a falar de tudo direitinho nto, tenho fatura de tudo com NIF incluído em todas.


    Quanto aos 10 euros que o cadito arranja, já não sei se tem fatura ou não, nem sei se é grande mecânico por 10 euros

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Ainda não percebi, se estamos a "falar" de estabelecimento com porta aberta, que passa facturas, paga licenças de material informático e afins... etc etc..

    É que se assim é, esses valores de MO à hora, terão de ser superiores.
    Estás a referir-te ao meu caso, ou ao do Cerberus?

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post
    3 - De forma a garantir transparência na substituição de componentes seria montada uma camera em cada baía (mas a camera só começa a filmar assim que o carro entra na baía, e corta quando o carro sai), acham isto boa ideia?
    Esta ideia é aberrante, pelo menos do ponto de vista do trabalhador.

    Existe legislação muito específica sobre videovigilância nos locais de trabalho.

    De uma forma geral esta prática é proibida, salvo se estiver “em causa a segurança de pessoas e bens, ou quando a natureza particular da atividade profissional em causa o exija”. Nessas circunstâncias, pode ser pedida autorização à CNPD para a instalação dum sistema de videovigilância.

    Tenho sérias dúvidas que a actividade duma oficina se enquadre nesta excepção, e mesmo que isso acontecesse, dificilmente seria legal as imagens serem disponibilizadas aos clientes.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    20€ de MO por hora não é normal em lado nenhum, o dobro disso talvez. Não te esqueças que o técnico tem que ser pago também, se ganhar ~1000€ limpos e legais por mês recebe à vontade 15€/hora.
    20,00€ / hora a mão de obra cobra a oficina que me dá assistência aos carros da empresa e também os pessoais de marca x e y. Considerada uma das melhores oficinas da cidade, com uma grande secção de mecânica, outra separada de electricidade e A/C, outra de bate chapas e sinistros.

    20,00 euros/hora (+ iva claro)

  19. #19
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fsx Ver Post
    Esta ideia é aberrante, pelo menos do ponto de vista do trabalhador.

    Existe legislação muito específica sobre videovigilância nos locais de trabalho.

    De uma forma geral esta prática é proibida, salvo se estiver “em causa a segurança de pessoas e bens, ou quando a natureza particular da atividade profissional em causa o exija”. Nessas circunstâncias, pode ser pedida autorização à CNPD para a instalação dum sistema de videovigilância.

    Tenho sérias dúvidas que a actividade duma oficina se enquadre nesta excepção, e mesmo que isso acontecesse, dificilmente seria legal as imagens serem disponibilizadas aos clientes.
    Também pensei nisto e de facto não posso usar a videovigilância para este propósito, já confirmei com a CNPD, portanto esta ideia é para esquecer.
    No entanto já tenho uma alternativa completamente legal para garantir transparência.

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