Mais uma oficina (ou não)?

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Título: Mais uma oficina (ou não)?

  1. #1
    Pedestre
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    Por Defeito Mais uma oficina (ou não)?

    Após ler vários tópicos sobre investir numa oficina como negócio, não cheguei à conclusão pretendida porque a minha ideia é um pouco diferente do que aquilo que foi proposto por outros OPs e as publicações já têm mais de 2 anos.

    Com certeza existem aqui muitos condutores que usam oficinas e gostaria de saber exatamente o que é que está em falta na zona do grande Porto tendo em conta que em Lisboa já existe uma oficina dedicada exclusivamente a veículos elétricos.

    Nesta fase preliminar tenho as seguintes dúvidas:
    1 - Valerá a pena o local estar aberto até às 22h ou 23h?
    2 - Uma baía dedicada só a veículos EV e HEV, será que vale a pena?
    3 - De forma a garantir transparência na substituição de componentes seria montada uma camera em cada baía (mas a camera só começa a filmar assim que o carro entra na baía, e corta quando o carro sai), acham isto boa ideia?
    4 - Limpeza de FAP, vale a pena disponibilizar este serviço?

    Obrigado


  2. #2
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    1- No Porto deve ser sempre preciso mecânico, seja que horas forem, agora teres pessoal que esteja disposto a trabalhar tantas horas é que deve ser mais difícil;
    2- Valerá a pena para o futuro pois as vendas de EVs vão aumentar com o passar dos anos;
    3- Boa ideia para haver garantias do serviço efetuado;
    4- Vale a pena pois um filtro de particulas novo para qualquer caro é bastante caro e muita gente não deverá optar por um novo.

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Xerxes Ver Post
    1- No Porto deve ser sempre preciso mecânico, seja que horas forem, agora teres pessoal que esteja disposto a trabalhar tantas horas é que deve ser mais difícil;

    Norautos e afins estão abertas até a essa hora, mas estão centralizadas, ou espaços comercias, ditos shoppings ou próximos, mesmo assim é para efectuar serviços rápidos

    2- Valerá a pena para o futuro pois as vendas de EVs vão aumentar com o passar dos anos;

    È um nicho no mercado (para ja) e os que existem têm garantia do fabricante

    3- Boa ideia para haver garantias do serviço efetuado;

    Concordo

    4- Vale a pena pois um filtro de particulas novo para qualquer caro é bastante caro e muita gente não deverá optar por um novo.

    Não sei até que ponto isso já esteja mais ou menos preenchido

    Conclusão, abrir uma oficina nos dias que correm, é uma roleta russa, não sendo que tenhas carteira de clientes de oficinas anteriores como empregado.

    Ou então entrar em regime de franchising

  4. #4
    Pedestre
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
    Conclusão, abrir uma oficina nos dias que correm, é uma roleta russa, não sendo que tenhas carteira de clientes de oficinas anteriores como empregado.

    Ou então entrar em regime de franchising
    Esqueci-me de referir que não estou a competir com a Norauto/Feuvert/Midas. Não pretendo disponibilizar serviços rápidos a não ser que haja demanda para isso no futuro.
    Aqui o objetivo é mecânica geral e veículos EV/HEV, e não conheço nenhuma oficina de mecânica geral com horário alargado. Naturalmente teria que negociar os turnos ou pelo menos ter lá alguém só para receber/entregar veículos.

  5. #5
    Piloto de Testes Xkoviak's Avatar
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    Por Defeito

    Falando no meu caso, o horário alargado dava-me muito jeito no entanto geralmente só faço uma revisão por ano pelo que pode não compensar


  6. #6
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    Por Defeito

    Acho piada ao pessoal dizer sempre que "não ha pessoas a querer trabalhar a essas horas", coo se a culpa fosse das pessoas não quererem trabalhar.

    Ora faz lá uma escala de serviço com 8h de trabalho, com trabalho noturno rotativo e remunerado, salários em condições, e o que não te falta é pessoal a trabalhar até as 24h se for preciso.


    acho que depois de ganhares carteira de clientes, vai compensar-te e dar-te lucro bem jeitoso, tens é de ser diferente dos demais, ou seja, ser transparente e não andar a enganar a malta, disso já temos que chegue.

    Se tens dinheiro para investir, força, tens é de te mentalizar que no início vai ser difícil


    Contas rápidas, se cobrares 20 euros de mão de obra, valor perfeitamente normal, num mês a trabalhar 5 dias semanais, 8h diárias dá mais de 3000 euros. Depois ainda tens peças a render, podes ofereçer serviço de "garagem", ou seja estacionamento de longa duração, dependendo do espaço que tenhas e do sítio no porto, pode ser um bom rendimento extra.

    E porque não um serviço de limpeza? mais uma boa maneira de fazer render o pescado.


    Se decidires abrir, depois manda mensagem, sou capaz de te visitar com a minha carrinha
    Última edição por Cerberus : 08-10-19 às 11:19:19

  7. #7
    Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
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    20€ de MO por hora não é normal em lado nenhum, o dobro disso talvez. Não te esqueças que o técnico tem que ser pago também, se ganhar ~1000€ limpos e legais por mês recebe à vontade 15€/hora.

  8. #8
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    Por Defeito

    O meu mecânico cobra 20€ ou 25€ por hora, o eletricista cobra-me 22€ por hora.


    40 nunca vi, mas acredito.. eu fiz contas rápidas, só a titulo de demonstração. Se dos 3200 tirares 1500 para o trabalhador(brutos) e 1700 para a casa, já é jeitoso. tens ainda a receber peças, e outros serviços que possas ter. Caro que sei que também há muita coisa a pagar além do salario das pessoas, mas mesmo assim compensa.

  9. #9
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    Isso de fora de horas pode ser uma excelente ideia, nem que seja só uma pessoa para receber e entregar os carros. Hoje em dia é complicado ter tempo no horário normal.

  10. #10
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Isto era o valor médio de MO em 2015 pelo país....







    in: https://posvenda.pt/qual-o-preco-da-...s-em-portugal/

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
    Falando no meu caso, o horário alargado dava-me muito jeito no entanto geralmente só faço uma revisão por ano pelo que pode não compensar
    O meu objetivo não é fazer revisões mas sim serviços de mecânica geral e também resolver certos problemas com os componentes anti-poluição.

  12. #12
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    Por Defeito

    Obrigado a todos pela contribuição. A vossa opinião ajuda bastante.

    Decidi excluir a baía para os veículos EV e HEV para já.

    Foi-me dito que há pouca oferta de mecatrónicos e por esse motivo vou ter que oferecer um pacote de incentivos mas estou a contar com um custo de 1600€/mês. Foi-me também sugerido oferecer um serviço de lavagem manual.
    Relativamente à mão de obra teria que ser entre 35€/h e 40€/h pelos motivos que já foram descritos pelo Cerberus. OK, não é barato mas pelo menos existe transparência e é isso que quero acima de tudo. Da mesma forma que não gosto de ser enganado, tenho empatia pelos clientes e naturalmente não quero que os clientes estejam a pagar por algo desnecessário.

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
    Ora faz lá uma escala de serviço com 8h de trabalho, com trabalho noturno rotativo e remunerado, salários em condições, e o que não te falta é pessoal a trabalhar até as 24h se for preciso.

    E porque não um serviço de limpeza? mais uma boa maneira de fazer render o pescado.

    Se decidires abrir, depois manda mensagem, sou capaz de te visitar com a minha carrinha
    havendo pessoal que queira trabalhar, desde que não seja o salário mínimo ou 600€, eles trabalham até à meia noite ou até mais!

    a norauto tem um serviço de limpeza automóvel subcontratado na norauto de gaia (arrábida). os tipos deslocam-se com uma carrinha, levam 50 ou 60€ e deixam aquilo desparasitado e desinfetado. são uns brasileiros e o valor varia conforme o carro. podes fazer algo do género, em que até podes ir buscar e levar o carro a casa do cliente por mais um X ou fazeres preços mais baixos uns 10€ que estes tipos.


    Citação Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
    O meu mecânico cobra 20€ ou 25€ por hora, o eletricista cobra-me 22€ por hora.

    40 nunca vi, mas acredito.. eu fiz contas rápidas, só a titulo de demonstração. Se dos 3200 tirares 1500 para o trabalhador(brutos) e 1700 para a casa, já é jeitoso. tens ainda a receber peças, e outros serviços que possas ter. Caro que sei que também há muita coisa a pagar além do salario das pessoas, mas mesmo assim compensa.
    vais a sítios caros! por aqui trabalha-se sem mão de obra definida e geralmente anda a 10h por hora mais peças ou algo assim. o meu mecânico até me diz o preço que é e é aquilo mesmo. trabalha de noite e tudo, até às 2h da matina e assim. às vezes às 22h tem lá uma fila de clientes ainda.

  14. #14
    nto
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    Ainda não percebi, se estamos a "falar" de estabelecimento com porta aberta, que passa facturas, paga licenças de material informático e afins... etc etc..

    É que se assim é, esses valores de MO à hora, terão de ser superiores.
    eblase e OEM gostam disto.

  15. #15
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    Por Defeito

    Eu estava a falar de tudo direitinho nto, tenho fatura de tudo com NIF incluído em todas.


    Quanto aos 10 euros que o cadito arranja, já não sei se tem fatura ou não, nem sei se é grande mecânico por 10 euros

  16. #16
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Ainda não percebi, se estamos a "falar" de estabelecimento com porta aberta, que passa facturas, paga licenças de material informático e afins... etc etc..

    É que se assim é, esses valores de MO à hora, terão de ser superiores.
    Estás a referir-te ao meu caso, ou ao do Cerberus?

  17. #17
    fsx
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    Citação Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post
    3 - De forma a garantir transparência na substituição de componentes seria montada uma camera em cada baía (mas a camera só começa a filmar assim que o carro entra na baía, e corta quando o carro sai), acham isto boa ideia?
    Esta ideia é aberrante, pelo menos do ponto de vista do trabalhador.

    Existe legislação muito específica sobre videovigilância nos locais de trabalho.

    De uma forma geral esta prática é proibida, salvo se estiver “em causa a segurança de pessoas e bens, ou quando a natureza particular da atividade profissional em causa o exija”. Nessas circunstâncias, pode ser pedida autorização à CNPD para a instalação dum sistema de videovigilância.

    Tenho sérias dúvidas que a actividade duma oficina se enquadre nesta excepção, e mesmo que isso acontecesse, dificilmente seria legal as imagens serem disponibilizadas aos clientes.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    20€ de MO por hora não é normal em lado nenhum, o dobro disso talvez. Não te esqueças que o técnico tem que ser pago também, se ganhar ~1000€ limpos e legais por mês recebe à vontade 15€/hora.
    20,00€ / hora a mão de obra cobra a oficina que me dá assistência aos carros da empresa e também os pessoais de marca x e y. Considerada uma das melhores oficinas da cidade, com uma grande secção de mecânica, outra separada de electricidade e A/C, outra de bate chapas e sinistros.

    20,00 euros/hora (+ iva claro)

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por fsx Ver Post
    Esta ideia é aberrante, pelo menos do ponto de vista do trabalhador.

    Existe legislação muito específica sobre videovigilância nos locais de trabalho.

    De uma forma geral esta prática é proibida, salvo se estiver “em causa a segurança de pessoas e bens, ou quando a natureza particular da atividade profissional em causa o exija”. Nessas circunstâncias, pode ser pedida autorização à CNPD para a instalação dum sistema de videovigilância.

    Tenho sérias dúvidas que a actividade duma oficina se enquadre nesta excepção, e mesmo que isso acontecesse, dificilmente seria legal as imagens serem disponibilizadas aos clientes.
    Também pensei nisto e de facto não posso usar a videovigilância para este propósito, já confirmei com a CNPD, portanto esta ideia é para esquecer.
    No entanto já tenho uma alternativa completamente legal para garantir transparência.

  20. #20
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    Por Defeito

    Bom dia pessoal,

    Voltando a esta questão, o projeto está a ser acompanhado por uma consultora mas entretanto já temos algumas propostas estabelecidas e gostaria que os membros deste forum contribuíssem com sugestões para tentar perceber o que realmente os satisfaz na ótica de cliente final.

    Pessoal do Porto, o que é que gostariam de ter disponível numa oficina nova?

    Para já o que está na mesa é:
    1. Programa de membros com vagas limitadas pré-inauguração.
    - Os interessados inscrevem-se e numa 2ª fase pagam uma quantia de *€ que será restituída na primeira fatura.
    - Em contra-partida, o dito membro tem direito a certos benefícios, para já o que podemos revelar é que terá um desconto vitalício em todas as revisões programadas, bebidas e snacks grátis, viatura de cortesia gratuita (já temos proposta de parceria com uma rent-a-car) e o resto ainda não pode ser revelado.

    2. Facilidades de pagamento.

    3. Horário alargado.

    4. Para quem não é membro do programa, a viatura de cortesia fica por volta de 5€/dia.

    5. Garantia de qualidade.

    6. Serviços especializados. (ainda estamos na fase de determinar o que é que está em demanda e aqui pedimos sugestões)

    7. Serviço de valeting. (limpeza)



    Já temos mecânicos de marcas premium interessados uma vez que as condições propostas por nós são superiores às oferecias pelas marcas, temos conhcimento de mecânicos da Mercedes a receber pouco acima do salário mínimo. Neste caso preferimos oferecer condições de trabalho e salariais mais apelativas para que os colaboradores estejam motivados de forma a prestar um serviço de qualidade e o chefe de oficina será alguém com conhecimentos avançados. Como será de esperar, a MO será mais cara que a média mas pelo menos não haverá surpresas menos agradáveis.

  21. #21
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    40€ é o que muitos concessionários cobram. Duvido imenso que alguém opte por uma multimarca a esses preços.
    Ballaz e Mat1977 gostam disto.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    40€ é o que muitos concessionários cobram. Duvido imenso que alguém opte por uma multimarca a esses preços.
    Sem duvida, na oficina que nos dá assistência às viaturas de trabalho, cobram 20,00€ + iva (?) a qualquer cliente que necessite dos seus serviços e tem profissionais já alguns seniores, sendo 8 mecânicos, 1 bate chapas (chapeiro) e 2 electricista auto.

    Um outro pormenor a considerar peloBallaz, é que neste momento e ano 2020 e seguintes, não é altura própria para iniciar um projecto novo ou mesmo algum conceito dado que não vai ser nada fácil a economia prevista.

  23. #23
    OEM
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    Citação Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post
    O meu objetivo não é fazer revisões mas sim serviços de mecânica geral e também resolver certos problemas com os componentes anti-poluição.
    Em que consiste a limpeza do FAP?

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post
    3 - De forma a garantir transparência na substituição de componentes seria montada uma camera em cada baía (mas a camera só começa a filmar assim que o carro entra na baía, e corta quando o carro sai), acham isto boa ideia?
    É muito má ideia porque isto^ é ilegal.

    A videovigilância em locais de trabalho só é permitida em locais em locais que esteja em causa a segurança de trabalhadores e bens materiais, como bancos, aeroportos, postos de combustiveis/postos de venda ao publico (por causa de roubos).
    Mesmo para estes locais é necessário um parecer da Comissão nacional de protecção de dados sobre a videovigilância.

    A Lei é explicita a dizer que é proibido filmar locais de trabalho. E local de trabalho numa oficina não é local de venda/público para ser filmado por questões de segurança.

    Fica o alerta.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por MGFDP Ver Post
    É muito má ideia porque isto^ é ilegal.

    A videovigilância em locais de trabalho só é permitida em locais em locais que esteja em causa a segurança de trabalhadores e bens materiais, como bancos, aeroportos, postos de combustiveis/postos de venda ao publico (por causa de roubos).
    Mesmo para estes locais é necessário um parecer da Comissão nacional de protecção de dados sobre a videovigilância.

    A Lei é explicita a dizer que é proibido filmar locais de trabalho. E local de trabalho numa oficina não é local de venda/público para ser filmado por questões de segurança.

    Fica o alerta.
    Já me pronunciei no post 19

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por OEM Ver Post
    Em que consiste a limpeza do FAP?
    Pode ser feita com hidrogénio que tem o mesmo efeito que uma regeneração mas mais uniforme. Nos casos em que a cinza atinga o limite máximo, o filtro tem que ser retirado e limpo em máquina própria. Sai mais barato do que comprar um FAP novo.

  27. #27
    OEM
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    Citação Originalmente Colocado por Ballaz Ver Post
    Pode ser feita com hidrogénio que tem o mesmo efeito que uma regeneração mas mais uniforme. Nos casos em que a cinza atinga o limite máximo, o filtro tem que ser retirado e limpo em máquina própria. Sai mais barato do que comprar um FAP novo.
    Muito bem! É que normalmente as oficinas vão pelo caminho mais fácil de retirar miolo e resolver de vez o transtorno para o cliente.
    também podes fazer a diferença ao instalar filtros novos e facilitar o pagamento como aliás faria parte do modelo de negócio conforme referiste anteriormente.
    Ballaz gosta disto.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
    Sem duvida, na oficina que nos dá assistência às viaturas de trabalho, cobram 20,00€ + iva (?) a qualquer cliente que necessite dos seus serviços e tem profissionais já alguns seniores, sendo 8 mecânicos, 1 bate chapas (chapeiro) e 2 electricista auto.

    Um outro pormenor a considerar peloBallaz, é que neste momento e ano 2020 e seguintes, não é altura própria para iniciar um projecto novo ou mesmo algum conceito dado que não vai ser nada fácil a economia prevista.
    Tem razão, por isso é que recorremos a uma consultora.
    Uma coisa é certa, carros no Porto e arredores não faltam.

    O que estou a tentar determinar aqui é o feedback que o pessoal tem das oficinas actuais, e o que é que nós poderíamos fazer para melhorar a experiência. Temos feedback de alguns dos clientes do meu sócio, e muitos pedem facilidades de pagamento e outros sentem que são enganados mesmo pagando 15€/h. Outros já tiveram más experiências com a norauto e roady, acabaram por ter que gastar dinheiro 2 vezes.

  29. #29
    Pedestre
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    Citação Originalmente Colocado por OEM Ver Post
    Muito bem! É que normalmente as oficinas vão pelo caminho mais fácil de retirar miolo e resolver de vez o transtorno para o cliente.
    também podes fazer a diferença ao instalar filtros novos e facilitar o pagamento como aliás faria parte do modelo de negócio conforme referiste anteriormente.
    Muito obrigado pela sugestão!

  30. #30
    Piloto de Testes midnightblack's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por OEM Ver Post
    Muito bem! É que normalmente as oficinas vão pelo caminho mais fácil de retirar miolo e resolver de vez o transtorno para o cliente.
    também podes fazer a diferença ao instalar filtros novos e facilitar o pagamento como aliás faria parte do modelo de negócio conforme referiste anteriormente.
    Não resolvem, uma vez que se o carro for a ipo (com mais de 4 anos) atualmente já detetam a ausência de fap pela quantidade de particulas emitidas, não ao ralenti mas as 1500/2000rpm...assim o cliente gasta na eliminação fisica do fap e egr e na eliminação eletrónica através de reprogramação, tendo depois ainda de acrescentar o extra (quando possivel) ao valor da ipo.

    Ainda há quem faça a limpeza menos técnica usando mistolin, mas isso a médio prazo prejudica o funcionamento do fap e pode levar à necessária substituição do mesmo.

    Na maior parte dos modelos, filtros oem mas não na marca são consideravelmente menos onerosos.

    O facilitar o pagamento tem o contra de em alguns casos o cliente arrastar as contas, poder-se-à fracionar o pagamento, com prazos bem definidos.
    Mas é comum em muitas oficinas existir essa facilidade quando os gastos superam determinados tetos, acaba por ser uma forma de fidelizar alguma clientela, o contra é atrair o pessoal que não é muito certo a pagar dividas.
    Última edição por midnightblack : 17-01-20 às 15:47:03
    Ballaz gosta disto.

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