Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas GPL carro importado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvidas GPL carro importado

    Neste momento encontro-me à procura de um carro usado para uso diário, pretendo algo pequeno, simples, fiável, económico e barato. Tem de ter 4 portas e 4 lugares.

    Será um carro para fazer aproximadamente 20000km ano, e por isso tenho visto opções a diesel e GPL, sempre tive e tenho carros a diesel e nunca tive um carro a GPL, mas é uma opção. Confesso que tenho alguma curiosidade em experimentar este combustível.

    Em conversa com um amigo proprietário de um stand, que tem acesso a leilões online na Europa toda surgiu a possibilidade de comprar um Gpunto 1.4 a GPL, não sei a marca do sistema, se o sistema é de origem ou foi convertido, tenho quase a certeza que é de origem, à semelhança do Gpunto bifuel à venda em PT.

    Tenho algumas duvidas e pretendia alguma ajuda de quem percebe mais deste assunto.

    O GPL é igual em toda a Europa ou o sistema terá de ser afinado ao GPL usado em PT?

    O bocal de abastecimento é igual ou tem de se comprar algum tipo de adaptador?

    A viatura após ser legalizada fica automaticamente com o sistema GPL mencionado no DUA? Ou necessita de outra inspeção (de referir que no livrete do país de origem refere que possui sistema de GPL).

    As manutenções podem ser efetuadas em qualquer instalador de GPL?

    O que acham deste carro? Já tive dois GPunto comerciais, um de 2006 e um evo de 2011 e por isso conheço bem o modelo, mas desconheço este motor, sua fiabilidade, pontos fortes e fracos.

    #2
    Muito possivelmente o modelo que referes, até será este, não?

    https://www.alvolante.it/prova/fiat_...gpl_dynamic_3p

    Comentário


      #3
      Sim, será similar a esse, mas um modelo mais recente com algumas diferenças.

      Estranho que ninguém consegue responder às minhas questões, ninguém sabe?

      Pelos vistos só faço perguntas difíceis aqui no fórum, já o último tópico que abri a solicitar ajuda na compra de pick up 4x4 teve salvo erro 2 ou 3 respostas.

      Comentário


        #4
        Confirma bem se o sistema é de origem, caso não seja tenta saber se foi instalado como deve de ser, se tiver sido mal instalado, e com uma marca reles, podes vir a ter sérios probl€mas com injeção e afins.
        Se queres carro econômico, sem dúvida é escolha certa.
        A revisão ao GPL pode ser feita em qualquer lugar, e custa uma ninharia.
        O bocal de abastecimento penso que seja Universal para todos, mas nada como andares com um adaptador no carro, não vá o facto de itens a Romênia e lá não terem o GPL europeu.
        Por vezes acontece ou acontecia parares num abomba em que tinhas que por adaptador.
        O DUA fica logo averbado com o sistema GPL e sem autocolante azul na traseira passando para o para brisas

        Comentário


          #5
          O motor é de guerra! Talvez mais fiável que o 1.3 multijet!

          Comentário


            #6
            Considero o Punto a GPL um carro pouco agradavel de conduzir pois o motor é muito amorfo, não tem a ver com o GPL mas com a afinação do motor.
            Até um sandero 0,9 é mais entusiasmante.

            Quanto às tuas perguntas segue a abaixo.


            Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
            Neste momento encontro-me à procura de um carro usado para uso diário, pretendo algo pequeno, simples, fiável, económico e barato. Tem de ter 4 portas e 4 lugares.

            Será um carro para fazer aproximadamente 20000km ano, e por isso tenho visto opções a diesel e GPL, sempre tive e tenho carros a diesel e nunca tive um carro a GPL, mas é uma opção. Confesso que tenho alguma curiosidade em experimentar este combustível.

            Em conversa com um amigo proprietário de um stand, que tem acesso a leilões online na Europa toda surgiu a possibilidade de comprar um Gpunto 1.4 a GPL, não sei a marca do sistema, se o sistema é de origem ou foi convertido, tenho quase a certeza que é de origem, à semelhança do Gpunto bifuel à venda em PT.

            Tenho algumas duvidas e pretendia alguma ajuda de quem percebe mais deste assunto.

            O GPL é igual em toda a Europa ou o sistema terá de ser afinado ao GPL usado em PT?

            O GPL-Auto não é igual em toda a Europa, no entanto esse kit deve ser capaz de se "regular" para responder. Mesmo que não seja um instalador com software da marca é capaz de afinar o sistema.

            O bocal de abastecimento é igual ou tem de se comprar algum tipo de adaptador?

            As ligações são diferentes ao longo da Europa. Em Portugal usa-se o euroconnector, se o Punto tiver bocal "fixo" é passar num instalador e solucionar mas a o mais provável é que funcione com adaptador pelo que é apenas gastares 15-20 € no adaptador correcto.

            A viatura após ser legalizada fica automaticamente com o sistema GPL mencionado no DUA? Ou necessita de outra inspeção (de referir que no livrete do país de origem refere que possui sistema de GPL).

            Não sei.

            As manutenções podem ser efetuadas em qualquer instalador de GPL?

            Sim. A única dificuldade é se for necessário afinação na injecção o instalador pode nºao ter o software da marca.

            O que acham deste carro? Já tive dois GPunto comerciais, um de 2006 e um evo de 2011 e por isso conheço bem o modelo, mas desconheço este motor, sua fiabilidade, pontos fortes e fracos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
              Confirma bem se o sistema é de origem, caso não seja tenta saber se foi instalado como deve de ser, se tiver sido mal instalado, e com uma marca reles, podes vir a ter sérios probl€mas com injeção e afins.
              Se queres carro econômico, sem dúvida é escolha certa.
              A revisão ao GPL pode ser feita em qualquer lugar, e custa uma ninharia.
              O bocal de abastecimento penso que seja Universal para todos, mas nada como andares com um adaptador no carro, não vá o facto de itens a Romênia e lá não terem o GPL europeu.
              Por vezes acontece ou acontecia parares num abomba em que tinhas que por adaptador.

              O DUA fica logo averbado com o sistema GPL e sem autocolante azul na traseira passando para o para brisas
              As ligações são diferentes pela Europa toda. Há pelo menos 5 tipos de ligação distintos. Em PT usa-se euroconnector.
              As pistolas dos postos em PT são todas iguais. Em Espanha também não há crise porque também é euroconnector. A esmagadora maioria dos kits não têm bocal fixo por falta de espaço pelo que basta ter 4 adaptadores e pode-se viajar por toda a Europa.

              Comentário


                #8
                Com as respostas já todas respondidas venho apenas dizer para experimentar o motor antes de comprar, pode ser uma surpresa bem desagradável para quem não sabe ao que vai.

                O motor é excelente mas muito pastelão, principalmente para quem só teve carros diesel.

                Vou dizer ao johnny25 para passar por aqui visto ter um

                Comentário


                  #9
                  eu queixava-me do motor 1.6, imagino esse 1.4 em subidas como as que apanhas na VCI e afins. menos binário, menos cilindrada, menos cvs (embora o meu fosse uma gama acima, logo mais pesado).

                  Comentário


                    #10
                    Sou proprietário de um Grande Punto 1.4 8v a GPL, kit Vialle LPi (é importado).

                    Está com 145000km, e até agora ainda estou para ver quando me vai deixar apeado (segundo muita gente me diz que FIAT não presta).

                    Pontos positivos:
                    Motor FIRE, dura uma vida.
                    Confortável.
                    Silencioso.
                    Excelente posição de condução.
                    Bastante estável.
                    Motor e caixa 1.4 são espectaculares em cidade.
                    Manutenção bastante acessível.
                    Médias de 7.5l a GPL com condução totalmente despreocupada.

                    Pontos negativos:
                    Leeeentoooo. Abaixo das 2000rpm há pouco ou nenhum motor. Em subidas acentuadas gosta de morrer facilmente, se bem que em plano até anda bem... Passando as 3000rpm parece que há "mais" motor a explorar.
                    O manipulo de acender as luzes é algo frágil ao rodar.
                    Alguns ruídos parasitas, nomeadamente nas portas e na porta do porta-luvas.
                    Com GPL, a bagageira fica algo diminuta.

                    Em geral, se fosse hoje, teria optado por um Grande Punto 1.4 T-Jet (são raros), ou um Bravo T-Jet.

                    Mas estou bastante satisfeito com o meu, mas tive que me mentalizar quanto ao andar pastelão do mesmo. É mesmo a única coisa que me posso queixar dele.
                    Já percorreu o país de norte a sul e vice versa, e nunca se queixou (até ser a subir ).
                    Avarias 0, peças só de desgaste (ainda não troquei nada a não ser a correia de distribuição, o carro vinha mesmo com tudo "novo".

                    É um carro que se dá bem com GPL, não necessita de flash lubes e afins.

                    Convém saber o kit que lá está instalado antes de efectuar a compra.
                    Isto porque se lá tiver um kit "gasoso", pode perder/ganhar potência consoante a afinação. Se for de injecção liquida, então estás descansado (Vialle, Prins).

                    E convém saber se o preço está normal e acessível

                    Comentário


                      #11
                      Infelizmente o valor do carro em leilão aumentou substancialmente para valores que na minha opinião não se justificavam.

                      Muito obrigado a todos.

                      Já vi que é um carro pastelão, mas como referi antes tenho dois diesel “jeitosinhos” um de 115 cv e outro de 120cv, este será um segundo ou terceiro carro.

                      O objetivo da compra deste carro é usá-lo maioritariamente quando tenho serviços em cidade, fará pouca AE, daí o objetivo de ser algo relativamente pequeno, o mais económico possível e barato para que não me preocupe de o estacionar em qualquer lado e andar por “maus caminhos” caso seja necessário.

                      A busca contínua.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
                        Sou proprietário de um Grande Punto 1.4 8v a GPL, kit Vialle LPi (é importado).

                        Está com 145000km, e até agora ainda estou para ver quando me vai deixar apeado (segundo muita gente me diz que FIAT não presta).

                        Pontos positivos:
                        Motor FIRE, dura uma vida.
                        Confortável.
                        Silencioso.
                        Excelente posição de condução.
                        Bastante estável.
                        Motor e caixa 1.4 são espectaculares em cidade.
                        Manutenção bastante acessível.
                        Médias de 7.5l a GPL com condução totalmente despreocupada.

                        Pontos negativos:
                        Leeeentoooo. Abaixo das 2000rpm há pouco ou nenhum motor. Em subidas acentuadas gosta de morrer facilmente, se bem que em plano até anda bem... Passando as 3000rpm parece que há "mais" motor a explorar.
                        O manipulo de acender as luzes é algo frágil ao rodar.
                        Alguns ruídos parasitas, nomeadamente nas portas e na porta do porta-luvas.
                        Com GPL, a bagageira fica algo diminuta.

                        Em geral, se fosse hoje, teria optado por um Grande Punto 1.4 T-Jet (são raros), ou um Bravo T-Jet.

                        Mas estou bastante satisfeito com o meu, mas tive que me mentalizar quanto ao andar pastelão do mesmo. É mesmo a única coisa que me posso queixar dele.
                        Já percorreu o país de norte a sul e vice versa, e nunca se queixou (até ser a subir ).
                        Avarias 0, peças só de desgaste (ainda não troquei nada a não ser a correia de distribuição, o carro vinha mesmo com tudo "novo".

                        É um carro que se dá bem com GPL, não necessita de flash lubes e afins.

                        Convém saber o kit que lá está instalado antes de efectuar a compra.
                        Isto porque se lá tiver um kit "gasoso", pode perder/ganhar potência consoante a afinação. Se for de injecção liquida, então estás descansado (Vialle, Prins).

                        E convém saber se o preço está normal e acessível
                        Existem gpunto tjet com gpl de origem? Pensava que era apenas o 1.4 de 75 cv.

                        O kit que vem de origem não é igual em todos? Há alguns gasosos e outros de injeção líquida?

                        Onde efetuas a manutenção? Na marca? É acessível?

                        O teu foi importado de que país? Tiveste de comprar adaptadores ou fazer ajustes ao sistema GPL?

                        Foste tu buscar o carro ou já o compraste cá legalizado?
                        Editado pela última vez por Viriauto; 17 October 2019, 00:13.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                          Existem gpunto tjet com gpl de origem? Pensava que era apenas o 1.4 de 75 cv.

                          O kit que vem de origem não é igual em todos? Há alguns gasosos e outros de injeção líquida?

                          Onde efetuas a manutenção? Na marca? É acessível?

                          O teu foi importado de que país? Tiveste de comprar adaptadores ou fazer ajustes ao sistema GPL?

                          Foste tu buscar o carro ou já o compraste cá legalizado?
                          Que eu saiba não existem T-Jets com GPL de origem, e o os GPs que existem têm kit Lovato (se não me engano).

                          Os kits de origem são todos iguais; mas o meu foi convertido à posterior. Eu preferi comprar um convertido do que um original, pela simples razão que os kits que vêm de origem vêm bloqueados e só podem ser afinados na marca... Por isso não adquiri um "original".

                          Sim a maioria dos kits que por aí andam são gasosos, injecção liquida penso que ainda é rara.

                          A manutenção do meu é estupidamente acessível: não há filtro, nem afinações; o meu GPL tem centralina própria e regula-se automaticamente conforme a centralina original do carro.
                          Se for um kit gasoso, terás apenas que mudar o filtro (5€) e fazer afinações caso ele se desafine.

                          O meu veio da Alemanha, apenas tive que comprar um adaptador (euroconnector), de resto funciona perfeitamente.

                          Já o comprei cá legalizado, e levava todos os anos com uma brutal porrada no IUC (carro de 2006 mas registado cá em 2013), felizmente este ano mudaram a lei!

                          Se queres um carro citadino, este é excelente. A não ser que vivas na Covilhã e o turbo te faça muita falta.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X