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Reposicionamento de marcas do Grupo VW

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    Reposicionamento de marcas do Grupo VW

    Grupo VW quer Seat concorrendo com Alfa Romeo e Skoda com Dacia



    "Queremos gerenciar nossas identidades de marca com mais clareza", diz a empresa


    Dentro de um ambicioso programa de reposicionamento interno, a Volkswagen quer dar um novo enfoque para duas das principais marcas que compõe o grupo: a espanhola Seate a tcheca Skoda. Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News Europe, Michael Jost, chefe de estratégia da companhia, foi claro ao dizer que a partir dos próximos anos o perfil de ambas as fabricantes passará a ser gerenciado com maior nível de clareza. Na prática, a VW continuará sendo a principal marca de volume, mas a Skoda será realçada como alternativa racional orientada para a relação custo-benefício e a Seat assumirá o papel de opção mais esportiva, especialmente com a recém-lançada divisão de alto desempenho Cupra.

    “A Seat será representada por carros ainda mais emocionantes, principalmente com os novos modelos Cupra. A Skoda deverá atender aos mercados da Europa Oriental de maneira mais intensa, assim como os clientes que procuram funcionalidade”, afirmou Jost. No caso da Seat, a ideia é torná-la concorrente direta da Alfa Romeo, de tal modo que tenha seu apelo emocional e esportivo mais voltado ao público jovem. Os preços cobrados também serão maiores, na média da concorrente, o que fará com que os modelos espanhóis passem a custar mais que os equivalentes alemães da Volkswagen. A estratégia já vem sendo amadurecida internamente há algum tempo e era defendida até mesmo pelo ex-presidente Ferdinand Piech.

    Já no caso da Skoda, o reposicionamento será um tanto mais trabalhoso. Isso porque a marca evoluiu consideravelmente nos últimos anos e passou a invadir a seara da própria Volkswagen, adotando tecnologias de última geração e se diferenciando dos modelos germânicos apenas pela questão do design. Com base na nova orientação, os modelos tchecos ficarão mais simples, baratos e passarão a priorizar a funcionalidade. A meta será marcar presença de maneira mais firme em mercados do leste europeu e rivalizar diretamente com marcas como Dacia, Hyundai e Kia, que ganham cada vez mais espaço nos países dessa região.


    in motor1.uol.com.br

    Editado pela última vez por PauloRaposo; 29 October 2019, 19:31.

    #2
    Seat pode vir a chamar-se Cupra para reposicionar a marca

    Concentrada em fazer funcionar a Volkswagen, a Audi e a Porsche, o grupo VW pode, muito bem, rebatizar a Seat com o nome Cupra.

    Não será uma decisão fácil e consensual, mas o grupo VW está a pensar mudar o nome e o posicionamento da Seat, colocando-a num patamar Premium para aumentar vendas e a rentabilidade. Mais uma das muitas mudanças que o grupo VW está a sofrer.

    Herbert Diess há muito tempo que quer abanar os alicerces do grupo VW e encontrar formas de aumentar para 200 mil milhões de euros o valor total do grupo (agora vale perto de 80 mil milhões). Esta estratégia, que antecipa a tempestade que muitos anunciam estar a caminho da indústria automóvel mundial, pode levar a Lamborghini a entrar numa operação e “spin off” e a Seat passar a chamar-se Cupra, oferecendo uma nova linha de produtos e capacidade para entrar no mercado norte americano.

    Com a Seat a chamar-se Cupra e a Skoda a encarregar-se dos modelos mais acessíveis, o grupo VW posiciona-se de forma diferente, mas tendo como objetivo aumentar a rentabilidade e as vendas.

    Ou seja, a Cupra seria uma marca mais emotiva, mais desportiva à imagem da Alfa Romeo (mas com mais vendas, claro) e seria possível afastar as preocupações com os custos operacionais dos modelos Ibiza, Leon e Ateca. Os preços são inferiores, mas os custos iguais aos dos modelos equivalentes da VW.

    Luca di Meo foi elogiado por Herbert Diess, mas há desilusão pela fraca performance da casa espanhola em alguns mercados apesar de ter chegado a mais de 500 mil unidades em 2018.

    in AutoMais

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      #3
      Skoda vs. Dacia...??

      Comentário


        #4
        Seat ao nível da AR, agora é que os italianos se espumam todinhos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
          Seat ao nível da AR, agora é que os italianos se espumam todinhos
          Falta só saber onde arranjar um RWD...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Skoda vs. Dacia...??


            Yep.. também já tinha lido isso há uns tempos.

            Cada vez mais me convenço que querem mesmo "rebaixar" os padrões da Skoda.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Falta só saber onde arranjar um RWD...
              Isso nunca foi critério para serem concorrentes
              #LetTheWarBegin

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Yep.. também já tinha lido isso há uns tempos.

                Cada vez mais me convenço que querem mesmo "rebaixar" os padrões da Skoda.
                Tanto que tiveram de lutar para abandonar a imagem de "chassos do Leste" para agora os fazerem regredir...

                Reanimem uma antiga marca qualquer mais low cost (até se pode chamar Carocha ) e deixem a Skoda em paz.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Skoda vs. Dacia...??
                  Inicialmente a Skoda não era mais do que a Dacia do grupo VW. Hoje em dia têm produtos tão interessantes que fazem pensar duas vezes no momento de comprar um VW.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Skoda vs. Dacia...??
                    Esta é a parte tola ....acho que se vão arrepender...
                    Isto se forem colocar precos identicos ao Dacia a qualidade vem para ai abaixo...e é uma marca que já comeca a ter clientes fidelizados... ja nao chegava o diesel gate agora vão cavar outro buraco...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Tanto que tiveram de lutar para abandonar a imagem de "chassos do Leste" para agora os fazerem regredir...

                      Reanimem uma antiga marca qualquer mais low cost (até se pode chamar Carocha ) e deixem a Skoda em paz.


                      Foi o que pensei na altura que li isso... sem sombra de dúvidas, que não se percebe...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                        Esta é a parte tola ....acho que se vão arrepender...
                        Isto se forem colocar precos identicos ao Dacia a qualidade vem para ai abaixo...e é uma marca que já comeca a ter clientes fidelizados... ja nao chegava o diesel gate agora vão cavar outro buraco...
                        Qual buraco? A Dacia vende bem. Quando muito muda a tipologia do cliente Skoda.

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                          #13
                          Seat mais cara que VW!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                            Seat ao nível da AR, agora é que os italianos se espumam todinhos
                            LoooooL a Seat primeiro precisa de aprender umas coisas de design e também ter um passado interessante...


                            É o que eu digo, as festa em Maiorca deram cabo do departamento de estratégia. Aquilo é que foi beber vodka e cerveja...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                              Seat mais cara que VW!
                              ao que isto chegou (ou pode chegar!!!)!

                              sendo o meu velhote um FR, acho que afinal tenho um produto semi-premium em casa...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Yep.. também já tinha lido isso há uns tempos.

                                Cada vez mais me convenço que querem mesmo "rebaixar" os padrões da Skoda.
                                Claro que querem, porque dentro do grupo é a única que faz sombra à VW!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por now Ver Post
                                  LoooooL a Seat primeiro precisa de aprender umas coisas de design e também ter um passado interessante...
                                  O Walter de Silva que desenhou os Alfas de 1997-2003 está na VAG

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                    Seat ao nível da AR, agora é que os italianos se espumam todinhos

                                    A seat vai começar a avariar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                      Claro que querem, porque dentro do grupo é a única que faz sombra à VW!

                                      Sim, isso é verdade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                        Qual buraco? A Dacia vende bem. Quando muito muda a tipologia do cliente Skoda.
                                        Queres comparar Dacia a Skoda neste momento?
                                        É que se quiseres comparar a skoda tem que descer qualidade e baixar mt no preço, nao te esqueças que dacia tb tem preco porque usa tecnologias mais antigas, ou seja para acompanhar a marca skoda vai deitar todo o trabalho que teve agora.... depois do diesel gate achas que vale a pena arriscar e reinventar a roda?
                                        Eu não acredito que valha esse risco vamos estar atentos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          ao que isto chegou (ou pode chegar!!!)!

                                          sendo o meu velhote um FR, acho que afinal tenho um produto semi-premium em casa...
                                          Vai passar a classico lool

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MBernardo Ver Post
                                            A seat vai começar a avariar?
                                            Agora disso isso sem te rires...
                                            Ja tive alfas e o que avariava estranhamente era material alemao bosch...
                                            Neste momento tenho um vw que ja me deixou a pe 3 vezes num ano, o Alfa com mais de 10 anos na minha mão com mais de 140 kkm nunca me deixou na mão...

                                            Ja alguma vez tiveste um alfa?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como sempre, a estratégia de um grande grupo automóvel nunca é correcta.
                                              Correcto correcto é sempre o que se diz no forum motorguia. Quais gestores do grupo VW.
                                              É normal que dentro do mesmo grupo, os gestores queiram que cada marca tenha o seu público alvo, e modo a rentabilizar tudo.
                                              Mas não, aqui é só entendidos em bolas de cristal que até já estão a adivinhar que vai ser uma má aposta....lol-
                                              Já nem falo no absurdo da ignorância que têm acerca de carros low cost, o seu objectivo e em que mercados irá ter mais sucesso.
                                              Só experts, épico.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                                Agora disso isso sem te rires...
                                                Ja tive alfas e o que avariava estranhamente era material alemao bosch...
                                                Neste momento tenho um vw que ja me deixou a pe 3 vezes num ano, o Alfa com mais de 10 anos na minha mão com mais de 140 kkm nunca me deixou na mão...

                                                Ja alguma vez tiveste um alfa?
                                                Ele enganou-se! Os Alfas é mais ferrugem.





                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Como sempre, a estratégia de um grande grupo automóvel nunca é correcta.
                                                  Correcto correcto é sempre o que se diz no forum motorguia. Quais gestores do grupo VW.
                                                  É normal que dentro do mesmo grupo, os gestores queiram que cada marca tenha o seu público alvo, e modo a rentabilizar tudo.
                                                  Mas não, aqui é só entendidos em bolas de cristal que até já estão a adivinhar que vai ser uma má aposta....lol-
                                                  Já nem falo no absurdo da ignorância que têm acerca de carros low cost, o seu objectivo e em que mercados irá ter mais sucesso.
                                                  Só experts, épico.


                                                  A questão não é na "má aposta" ou as viaturas "low cost"

                                                  Tão só é sim, retirar a concorrência interna entre VW e SKODA...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                                    Queres comparar Dacia a Skoda neste momento?
                                                    É que se quiseres comparar a skoda tem que descer qualidade e baixar mt no preço, nao te esqueças que dacia tb tem preco porque usa tecnologias mais antigas, ou seja para acompanhar a marca skoda vai deitar todo o trabalho que teve agora.... depois do diesel gate achas que vale a pena arriscar e reinventar a roda?
                                                    Eu não acredito que valha esse risco vamos estar atentos...
                                                    Nunca disse que a Skoda tem a mesma qualidade que a Dacia. Mas passará a ter.

                                                    Não confundir qualidade com fiabilidade. porque os Dacia são do mais fiável que por aí anda.


                                                    Se a Dacia vende mais e tem mais crescimento que a Skoda e sendo uma marca praticamente sem concorrência é acertado que a VW faça um dowgrade da Skoda para ir buscar esse mercado e deixar de ter a Skoda a canibalizar as vendas dos VW.

                                                    Repara que em 2018 a Dacia põe 2 modelos entre os 20 mais vendidos na Europa:

                                                    https://www.turbo.pt/os-carros-mais-...uropa-em-2018/

                                                    Muitos se riram da estratégia da Renault com a Dacia, mas foi uma aposta ganha!

                                                    Parece-me bastante acertada esta nova estratégia da VW, porque até agora andavam as várias marcas do grupo a comer as vendas uns dos outros:

                                                    Skoda - lowcost
                                                    VW - generalista
                                                    Seat - Desportivo
                                                    Audi - Luxo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      A questão não é na "má aposta" ou as viaturas "low cost"

                                                      Tão só é sim, retirar a concorrência interna entre VW e SKODA...
                                                      A 1ª frase : não, não é isso que se vê por aqui.

                                                      2ª frase : e quem disse que isso é mau? Ou eles são todos otários e nós aqui é que somos experts?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                        Nunca disse que a Skoda tem a mesma qualidade que a Dacia. Mas passará a ter.

                                                        Não confundir qualidade com fiabilidade. porque os Dacia são do mais fiável que por aí anda.


                                                        Se a Dacia vende mais e tem mais crescimento que a Skoda e sendo uma marca praticamente sem concorrência é acertado que a VW faça um dowgrade da Skoda para ir buscar esse mercado e deixar de ter a Skoda a canibalizar as vendas dos VW.

                                                        Repara que em 2018 a Dacia põe 2 modelos entre os 20 mais vendidos na Europa:

                                                        https://www.turbo.pt/os-carros-mais-...uropa-em-2018/

                                                        Muitos se riram da estratégia da Renault com a Dacia, mas foi uma aposta ganha!

                                                        Parece-me bastante acertada esta nova estratégia da VW, porque até agora andavam as várias marcas do grupo a comer as vendas uns dos outros:

                                                        Skoda - lowcost
                                                        VW - generalista
                                                        Seat - Desportivo
                                                        Audi - Luxo
                                                        Há uns anos atrás alguns ficariam em pânico de saber quea Porsche iria ter SUV's, ou que a BMW ia ter mini monovolumes.....ou a Mercedes ter um motor da renault.

                                                        Só sabichões

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          A 1ª frase : não, não é isso que se vê por aqui.

                                                          2ª frase : e quem disse que isso é mau? Ou eles são todos otários e nós aqui é que somos experts?


                                                          Eu não digo que é mau...

                                                          Sou um dos que apoio e muito viaturas low cost... tem o seu target.

                                                          Como referi, eles pretendem definir em concreto a sua "gama interna", retirando concorrência internamente...

                                                          Mas claro que e como se sabe a Skoda com os seus produtos, desviou clientes da VW... ora se apostarem na mesma com outro target... tal não acontecerá tanto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A Seat concorrer com a Alfa já é um desígnio antigo.

                                                            Mas a Alfa tem um pedigree e uma imagem quase premium difícil de atingir.

                                                            Mais fácil será vender mais que a Alfa se é que não acontece já.

                                                            Comentário

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