Carregamento Plug-in Exterior

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 42
Like Tree7Likes

Título: Carregamento Plug-in Exterior

  1. #1
    Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2009
    Posts
    18

    Por Defeito Carregamento Plug-in Exterior

    Boas. Tenho uma duvida sobre o carregamento de plug-ins/eléctricos com tomada doméstica no exterior. Penso que este modo está mais preparado para cargas no interior ou em zonas protegidas, não estando propriamente preparado para que o carregador/fichas fiquem expostos por ex ao sol e chuva. É assim?
    Como fazem nos vossos casos?


  2. #2
    Piloto de Troféu PedroF's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    5,318

    Por Defeito

    Se estiver tudo bem feito não há qualquer problema com o sol e com a chuva...

  3. #3
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    3,265

    Por Defeito

    Do lado do carro está tudo preparado para o dilúvio. Agora cuidado com tomadas domésticas ao ar livre...

  4. #4
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Vai ficar tudo igual
    Posts
    15,436

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fernandolll Ver Post
    Boas. Tenho uma duvida sobre o carregamento de plug-ins/eléctricos com tomada doméstica no exterior. Penso que este modo está mais preparado para cargas no interior ou em zonas protegidas, não estando propriamente preparado para que o carregador/fichas fiquem expostos por ex ao sol e chuva. É assim?
    Como fazem nos vossos casos?
    A malta nos parques campismo riu-se.....
    Kevincego gosta disto.

  5. #5
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,051

    Por Defeito

    A água da chuva por si só não é grande condutora de eletricidade.

    Eu ficaria mais preocupado se fosse perto do mar.


  6. #6
    Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2009
    Posts
    18

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    A malta nos parques campismo riu-se.....
    Eu tambem e nunca fiz campismo.

    No meu caso como terei de usar uma extensão, estou a ponderar utilizar uma caixa estanque para ligações eléctricas.

  7. #7
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    3,265

    Por Defeito

    Desde que a tomada exterior esteja devidamente isolada da água, no problem.

  8. #8
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Vai ficar tudo igual
    Posts
    15,436

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fernandolll Ver Post
    Eu tambem e nunca fiz campismo.

    No meu caso como terei de usar uma extensão, estou a ponderar utilizar uma caixa estanque para ligações eléctricas.
    Atenção ao comprimento das extensões!

  9. #9
    Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2009
    Posts
    18

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Atenção ao comprimento das extensões!
    Porquê? Qual a implicação do comprimento?

  10. #10
    Piloto de Troféu PedroF's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    5,318

    Por Defeito

    Há uma relação entre comprimento, secção do fio e potência...Fala com um electricista.

  11. #11
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Vai ficar tudo igual
    Posts
    15,436

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fernandolll Ver Post
    Porquê? Qual a implicação do comprimento?
    Diminuição da entrega de energia, aquecimento, possível risco de incêndio....

  12. #12
    Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Coimbra, Portugal.
    Posts
    7,852

    Por Defeito

    huh? uso extensões há 2 anos e zero problemas.

    desde que tenha uma secção q.b. não tem crise.

  13. #13
    Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2009
    Posts
    18

    Por Defeito

    Sim, com a devida secção, não vejo tema

  14. #14
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2018
    Posts
    159

    Por Defeito

    Não usem é extensões dos chineses..

  15. #15
    Piloto de Testes joliveira33's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2011
    Localização
    Miranda do Corvo
    Posts
    3,801

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    huh? uso extensões há 2 anos e zero problemas.

    desde que tenha uma secção q.b. não tem crise.
    O problema é que para carregar um carro electrico exige uma grande corrente electrica logo grande potencia, não é a mesma coisa que utilizar uma extensão para um berbequim ou rebarbadora.

    Como já foi dito tanto a secção do fio em cobre (não o enchumaço em plático) e o comprimento tem importância.

  16. #16
    Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2009
    Posts
    18

    Por Defeito

    Carro já em casa... Já tratei de uma extensão mais forte pois a atual fica morninha (vale lhe o frio da época)... De seguida vou encomendar uma caixa à prova de água para proteger a ligação e o transformador

  17. #17
    Piloto de Testes combozip's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    Localização
    Coimbra
    Posts
    1,455

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fernandolll Ver Post
    Carro já em casa... Já tratei de uma extensão mais forte pois a atual fica morninha (vale lhe o frio da época)... De seguida vou encomendar uma caixa à prova de água para proteger a ligação e o transformador
    Não seria melhor pagar a um profissional para dimensionar isso de acordo com as necessidades? é que andar a inventar com eletricidade na rua ligada a um carro.....nunca estaria descansado....

  18. #18
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,051

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    O problema é que para carregar um carro electrico exige uma grande corrente electrica logo grande potencia, não é a mesma coisa que utilizar uma extensão para um berbequim ou rebarbadora.

    Como já foi dito tanto a secção do fio em cobre (não o enchumaço em plático) e o comprimento tem importância.
    É o mesmo que usar uma extensão para um aquecedor, uma torradeira, uma máquina de lavar, um secador de cabelo, um aspirador, etc.

  19. #19
    Piloto de Testes DragonH's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Localização
    , , Portugal.
    Posts
    4,941

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
    É o mesmo que usar uma extensão para um aquecedor, uma torradeira, uma máquina de lavar, um secador de cabelo, um aspirador, etc.
    Não é bem assim, existe diversas medidas de cabos sendo que a maioria que se compra por ai é muito fina (fios de cabelos inferior a 1.5mm).

    Para potencias elevadas de eletricidade deve se usar sempre um cabo grosso (2.5mm ou superior), para aguentar a carga e o aquecimento.

    Quem já trabalhou com material elétrico sabe bem que usar "aquecedor, uma torradeira, uma máquina de lavar, um secador de cabelo, um aspirador" durante longos períodos (horas) se for um cabo fraco as duas uma ou dispara o quadro ou pega fogo.

    O ideal para carregar o carro será sempre ligar direto na tomada, mas ao usar extensão comprem um cabo bem grosso numa casa de eletricidade (são caras).
    Última edição por DragonH : 15-12-19 às 12:33:21
    tonyV gosta disto.

  20. #20
    Banido amalgamut's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2014
    Posts
    8,542

    Por Defeito

    Brinquem com fios eléctricos que não há perigo nenhum.
    Um disjuntor de tomada é, normalmente, de 16A. E os fios que distribuem a corrente até à tomada tem de ter uma determinada secção por causa disso mesmo (neste caso os 2.5mm2 mínimos já referidos, em cabo rígido)
    Ponham-se a usar extensões com cabos fininhos e, quando elas derreterem, chamem os bombeiros.
    tonyV gosta disto.

  21. #21
    Piloto de Testes combozip's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    Localização
    Coimbra
    Posts
    1,455

    Por Defeito

    .....e ainda mais brinquem com a eletricidade quando quiserem carregar um carro no exterior......e depois não digam que foram avisados......

  22. #22
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Vai ficar tudo igual
    Posts
    15,436

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por combozip Ver Post
    .....e ainda mais brinquem com a eletricidade quando quiserem carregar um carro no exterior......e depois não digam que foram avisados......
    Milhares de campistas por esse mundo fora devem estar a rir-se neste momento.....

  23. #23
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    3,265

    Por Defeito

    Se for feito com materiais apropriados e certificados para exteriores, tudo bem. Convém é não improvisar.

  24. #24
    Piloto de Testes DragonH's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Localização
    , , Portugal.
    Posts
    4,941

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Milhares de campistas por esse mundo fora devem estar a rir-se neste momento.....
    Dá para rir é com os teus argumentos

    Que ligam os campistas à corrente, uma luz uma tv e pouco mais, além disso será que usam cabo do chines? secalar não.

    Fazes ideia dos W que carregar um carro consome??
    RAD gosta disto.

  25. #25
    Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Coimbra, Portugal.
    Posts
    7,852

    Por Defeito

    com W não vais lá. Tem de ser kW

  26. #26
    Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Coimbra, Portugal.
    Posts
    7,852

    Por Defeito

    agora a sério, para os carregadores mais básicos, de 10/16 A, basta fio de 2,5 mm2 de secção. Ora todas as tomadas elétricas hoje em dia têm isso, portanto dá para ligar a qualquer uma. Só se a instalação for antiga é que convém ver a secção do fio antes de ligar o carregador. E mesmo se for 1,5 mm2, basta por a carregar a 10 A que não há problema

    se for para meter uma wallbox de 32 A, aí é que convém usar fio de 6,0 mm2.. mas isso o eletricista sabe bem

  27. #27
    Piloto de Testes combozip's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    Localização
    Coimbra
    Posts
    1,455

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Milhares de campistas por esse mundo fora devem estar a rir-se neste momento.....
    Sim..... claro que sim.....carregar um carro é precisamente a mesma coisa e necessita do mesmo material que é usado para ter uma tv, frigorífico e umas luzes ligadas dentro de uma tenda......ou auto caravana......realmente.....
    Quem não comprava um carro plug-in sem ter um lugar na garagem coberta para o carregar sei eu bem quem era.......mas cada um sabe da sua vida.....
    RAD gosta disto.

  28. #28
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,827

    Por Defeito

    Depois, se for um Mercedes, dizem que os Mercedes ardem...

  29. #29
    Piloto de Troféu PedroF's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    5,318

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    Fazes ideia dos W que carregar um carro consome??
    Falando em w...Tenho ali fora um a carregar a 1200w...metade do que consome a máquina pressão com que o lavei...

    Citação Originalmente Colocado por combozip Ver Post
    ...Quem não comprava um carro plug-in sem ter um lugar na garagem coberta para o carregar sei eu bem quem era.......mas cada um sabe da sua vida.....
    Então mas se há postos de 150kw sem cobertura?...

  30. #30
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,051

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    Não é bem assim, existe diversas medidas de cabos sendo que a maioria que se compra por ai é muito fina (fios de cabelos inferior a 1.5mm).

    Para potencias elevadas de eletricidade deve se usar sempre um cabo grosso (2.5mm ou superior), para aguentar a carga e o aquecimento.

    Quem já trabalhou com material elétrico sabe bem que usar "aquecedor, uma torradeira, uma máquina de lavar, um secador de cabelo, um aspirador" durante longos períodos (horas) se for um cabo fraco as duas uma ou dispara o quadro ou pega fogo.

    O ideal para carregar o carro será sempre ligar direto na tomada, mas ao usar extensão comprem um cabo bem grosso numa casa de eletricidade (são caras).
    Porque dizes "não é bem assim" e depois das-me razão?

    Ao usar uma extensão para um aquecedor, uma torradeira, uma máquina de lavar, um secador de cabelo, um aspirador, etc, deve-se ter em atenção a potência máxima suportada pela extensão. Não é um cuidado exclusivo para carregar um carro.
    Última edição por rrrfff : 15-12-19 às 21:14:22

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia