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Turbo ie vs 205 GTI vs Super 5 GT Turbo vs G40

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    Turbo ie vs 205 GTI vs Super 5 GT Turbo vs G40

    Muito boa noite,

    algumas considerações:

    estes são os modelos que mais gosto e que eventualmente pondero comprar, caso apareça algo bom e a preço.

    Não todos, mas apenas um, as grandes questões que se colocam são:

    -
    Tenho preferência pelo 205 1.9, (estética), contudo os preços a que se encontram fazem-me refletir e pensar que provavelmente por esse valor já iria para outras opções.
    - em termos de motor, tendo em conta a potência não ser exuberante, penso que prefiro uma unidade não atmosférica.
    - será, como é óbvio para umas voltinhas ao fds.
    - é muito difícil haver exemplares à venda.
    - quando os há normalmente estão (bastante) alterados e / ou danificados.
    - quando aparece algum original, o preço é proibitivo.

    Qual é o objetivo deste tópico?

    Falar dos modelos em questão, pontos fracos e fortes, o que ter em atenção e que unidades merecem a pena uma visita.

    Claro que estão completamente à vontade para referir preferências pessoais.

    Alguns exemplares à venda:

    https://www.standvirtual.com/anuncio/peugeot-205-gti-1600-ID8NRAzt.html#7a463d5f7f

    https://www.standvirtual.com/anuncio/peugeot-205-1-6-gti-ID8Nr1gW.html

    https://www.standvirtual.com/anuncio/peugeot-205-1-6-gti-ID8JsgBC.html

    https://www.standvirtual.com/anuncio/vw-polo-g40-ID8Nr1Qf.html#2ab79b016f

    https://www.standvirtual.com/anuncio/vw-polo-coup-1-3-g40-ID8Js8ke.html

    Este último, parece-me muito bonito.

    Pormaior - Nunca andei em nenhum, logo não sei o que esperar.

    Obrigado desde já, pela informação partilhada.


    #2
    Alguns Turbo ie

    https://www.olx.pt/anuncio/fiat-uno-turbo-ie-IDAOOx5.html#dfebea7440

    https://www.olx.pt/anuncio/fiat-uno-turbo-ie-IDEBlap.html#dfebea7440

    https://www.olx.pt/anuncio/fiat-uno-turbo-i-e-mk1-IDDFqww.html#dfebea7440

    https://www.olx.pt/anuncio/fiat-uno-turbo-ie-IDCLA2l.html#dfebea7440

    https://www.olx.pt/anuncio/fiat-uno-turbo-i-e-mk1-IDCCBnT.html#dfebea7440

    Quais os que estão originais?

    Os preços são díspares...

    Já agora, quanto à localização, a não ser que seja um achado, convém ser da zona norte.

    Comentário


      #3
      Alguns GTT

      https://www.olx.pt/anuncio/r5-gt-turbo-fase-2-IDDJMci.html#616215add7

      Nitidamente alterado.

      https://www.olx.pt/anuncio/renault-5-gt-turbo-IDEilyr.html#616215add7

      Muito bom aspeto, mas quanto ao resto não faço ideia. O preço é um bocadinho...

      https://www.olx.pt/anuncio/r-5-gt-turbo-IDBnM1A.html#616215add7

      A cor não é muito do meu agrado...

      https://www.olx.pt/anuncio/renault-5-gt-turbo-IDEtxWJ.html#616215add7

      Também me parece com bom aspeto...

      Comentário


        #4
        G40 não está na mm liga que o 205 GTi ou 5 GTTurbo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
          G40 não está na mm liga que o 205 GTi ou 5 GTTurbo
          Referes-te às competências?

          Ou outra coisa?

          Comentário


            #6
            Basicamente, os outros fazem a curva, o g40 vai a direito!

            Comentário


              #7
              o meu cunhado vendeu o turbo i.e. que era dele há uns 16 anos para cá (ou mais) com 165 mil kms. era amarelo, cor que nunca existiu, mas já vinha assim do primeiro dono. originalmente era vermelho. tinha motor 1.4 em vez do 1.3 (era da primeira série, de 1986). tinha coisas elétricas para acabar de arranjar, mas tinha as jantes originais, travões de disco às 4 rodas originais, etc, mas precisava de ser arranjado por baixo e depois muitos (pequenos) arranjos, a 3ª arranhava, etc, etc, etc. esteve à venda por 2500€ e sendo daqui de guimaráes, até porpostas do algarve recebe, pessoal do fórum (um deles até queria vir buscá-lo), gente que vinha no sábado e tal e no final foi vendido a um conhecido por 2000€. o meu cunhado vendeu-o porque não o arranjava, mas também não o vendia. andou assim anos. entretanto lá o convencemos e pouco depois de o ter vendido, o tipo a quem o vendemos acabou por despachá-lo para lisboa.

              andei algumas vezes nele a conduzir e aquilo tinha muita força, mas não me sentia muito seguro nele. o meu cunhado teve uma vez um acidente nos primeiros anos em que o tebe, mas gabava enormemente o carro. acho que tem muita força, mas também força a mais para o carro que é.

              o g40 nunca andei em nenhum, mas o compressor quando avariava costumava ser uma peça de 800€. hoje em dia deve ser bastante mais barato, mas deve ser bem raro de encontrar uma peça dessas.

              o gt turbo deve ser o fácil de encontrar e peças também. o ultimo a ser legalizado em PT foi um branco, de matrícula ZA. É de 1984 e anda por lisboa.

              o 205 já conduzi um, o 1.6 já com bastantes anos em cima e apesar de adorar o carro, aquilo não é para mim. fiquei desiludido. posição de condução estranha, mudançss muito duras e embraiagem esquisita e deixei-o ir abaixo 2 ou 3 vezes até atinar com a embraiagem.

              Comentário


                #8
                Está aí um dilema jeitoso, arranjar um carro esses que esteja utilizável... No fundo, vais ter que abrir a carteira, seja a comprar bom seja a comprar para restaurar. Conheço quem tenha um saxo CUP dos primeiros, com A/C, totalmente original. E anda todos os dias (carro da esposa). Portanto, essa demanda pode ter um final feliz! Boa sorte!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                  Basicamente, os outros fazem a curva, o g40 vai a direito!
                  Pois, competências dinâmicas.

                  Apesar de nunca ter andado em nenhum, já li bastante, na altura e agora, já vi vídeos e sei dos problemas em termos de comportamento do G40, mas como penso que não irei fazer corridas, não me parece motivo para exclusão.

                  Como já referi, será carro de dar umas voltas ocasionalmente, pouco mais, no entanto, tal não significa que não o utilize, por vezes, com mais fulgor, mas como já estou de sobreaviso com estas questões, não irei acelerar como se não houvesse amanhã.

                  Algo que gosto muito - a informação do Turbo ie, toda aquela informação ao dispor do condutor é algo a meu ver, sublime.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    o meu cunhado vendeu o turbo i.e. que era dele há uns 16 anos para cá (ou mais) com 165 mil kms. era amarelo, cor que nunca existiu, mas já vinha assim do primeiro dono. originalmente era vermelho. tinha motor 1.4 em vez do 1.3 (era da primeira série, de 1986). tinha coisas elétricas para acabar de arranjar, mas tinha as jantes originais, travões de disco às 4 rodas originais, etc, mas precisava de ser arranjado por baixo e depois muitos (pequenos) arranjos, a 3ª arranhava, etc, etc, etc. esteve à venda por 2500€ e sendo daqui de guimaráes, até porpostas do algarve recebe, pessoal do fórum (um deles até queria vir buscá-lo), gente que vinha no sábado e tal e no final foi vendido a um conhecido por 2000€. o meu cunhado vendeu-o porque não o arranjava, mas também não o vendia. andou assim anos. entretanto lá o convencemos e pouco depois de o ter vendido, o tipo a quem o vendemos acabou por despachá-lo para lisboa.

                    andei algumas vezes nele a conduzir e aquilo tinha muita força, mas não me sentia muito seguro nele. o meu cunhado teve uma vez um acidente nos primeiros anos em que o tebe, mas gabava enormemente o carro. acho que tem muita força, mas também força a mais para o carro que é.

                    o g40 nunca andei em nenhum, mas o compressor quando avariava costumava ser uma peça de 800€. hoje em dia deve ser bastante mais barato, mas deve ser bem raro de encontrar uma peça dessas.

                    o gt turbo deve ser o fácil de encontrar e peças também. o ultimo a ser legalizado em PT foi um branco, de matrícula ZA. É de 1984 e anda por lisboa.

                    o 205 já conduzi um, o 1.6 já com bastantes anos em cima e apesar de adorar o carro, aquilo não é para mim. fiquei desiludido. posição de condução estranha, mudançss muito duras e embraiagem esquisita e deixei-o ir abaixo 2 ou 3 vezes até atinar com a embraiagem.
                    Eu nunca andei em nenhum, só nas versões "civis".

                    Sempre ouvi episódios relativos ao Turbo ie, que andava demais para o carro que era, que o G40 não fazia as curvas, que o charriot não aguentava, etc.

                    Do GTT do que li, os plásticos em geral são muito maus (algo comum também ao 205 e Turbo ie), mas tem um bom comportamento.

                    Do 205 dizem maravilhas, eu penso que superior é o 1.9, o 1.6 não me parece tão boa compra em termos de sensações.

                    São carros bastante leves e por isso rápidos, então se forem sobrealimentados ainda melhor.

                    Em termos estéticos, gosto de todos, claro que não pode ser em qualquer cor, mas por exemplo, o G40 branco, para mim está muito bonito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                      Está aí um dilema jeitoso, arranjar um carro esses que esteja utilizável... No fundo, vais ter que abrir a carteira, seja a comprar bom seja a comprar para restaurar. Conheço quem tenha um saxo CUP dos primeiros, com A/C, totalmente original. E anda todos os dias (carro da esposa). Portanto, essa demanda pode ter um final feliz! Boa sorte!
                      Eu acredito que passará por alguém que conheça alguém que tenha um e que queira vender, ou seja, parece-me mais provável, acontecer por intermédio de alguém do que de um anuncio.

                      Mas sim, não é fácil, embora eu tenha bastante tempo, isto é por carolice.

                      Comentário


                        #12
                        Dessa lista só conheço o 205 GTI 1.9 e o G40 este menos porque o dono despachou cedo, mas dessa lista escolheria o R. 5 GTT ou o 205 GTI eram os melhores do segmento e esteticamente os mais apelativos, mas boa sorte para encontrar um direitinho.

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                          Dessa lista só conheço o 205 GTI 1.9 e o G40 este menos porque o dono despachou cedo, mas dessa lista escolheria o R. 5 GTT ou o 205 GTI eram os melhores do segmento e esteticamente os mais apelativos, mas boa sorte para encontrar um direitinho.

                          Cumps
                          O 205 penso que é unanime ser o melhor (1.9), o problema é que não há à venda e se houver, penso que estará perto dos preços de inicio de um Williams e nesse caso, já não iria escolher um 205.

                          Vamos ter esperança.

                          Comentário


                            #14
                            Em novo eu ía para o 205 GTI 1.9. Excluiria logo o G40 e o Turbo I.E. por não terem chassis nem trem dianteiro para aguentar as descargas de binário e consequentemente não conseguirem colocar devidamente a potência no asfalto. Portanto, ficariam o R GT Turbo e 205 GTI 1.9 e, desses dois, eu preferiria o 205 dada a progressividade da sua mecânica e a sua estética.

                            Em usado escolhia o que estivesse em melhor condição.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                              Em novo eu ía para o 205 GTI 1.9. Excluiria logo o G40 e o Turbo I.E. por não terem chassis nem trem dianteiro para aguentar as descargas de binário e consequentemente não conseguirem colocar devidamente a potência no asfalto. Portanto, ficariam o R GT Turbo e 205 GTI 1.9 e, desses dois, eu preferiria o 205 dada a progressividade da sua mecânica e a sua estética.

                              Em usado escolhia o que estivesse em melhor condição.
                              Partilho da mesma opinião.
                              Alem desses ainda colocava o AX Sport na equação e para outros valores o i-VT.

                              Comentário


                                #16
                                Tive todos, o 205 ainda tenho guardado, dei ao meu filho para ele se entreter a restaurar, não é um GTi mas sim um CTi mas é 1.9 (swap) e é muito parecido em comportamento com o GTi e com a vantagem de abrir a capota.
                                Desses todos a minha escolha seria obviamente o Pug mas devido aos preços pornográficos dos 1.9 (os que realmente interessam) eu ia para o 5 GTT. O turbo ie também é engraçado e não tem o carburador manhoso do GTT mas não é tão completo como o R5. O g40 esquece, só estás a comprar um motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Conheço relativamente bem todos estes carros porque convivi de perto com quase todos eles na sua época. A única exceção é o 205 GTi 1.9, que apenas convivi com um 205 CTi 1.9 (cábrio) que era do meu irmão (comprado usado). Não é tão competente como o 1.9 "normal", devido à falta de rigidez do chassis do cábrio.

                                  Fui proprietário de um G40 (comprado novo) e convivi de perto com um UNO Turbo I.E. (comprado novo pelo meu cunhado). Este meu cunhado trocou mais tarde o seu UNO Turbo I.E. por um Suzuki Swift GTi (novo) que lhe trouxe muitas alegrias. Mais ou menos na mesma altura eu próprio troquei o G40 por um Daihatsu GTti (novo) que foi tb uma agradável surpresa. Quanto ao R5 GT Turbo era pertença de um primo direito meu, que o comprou usado.

                                  Portanto, acho que tenho alguma "experiência" com estes pequenos pocket-rocket e devo dizer o G40 era o que tinha melhor qualidade de construção. Mas o trem dianteiro daquilo era uma miséria. O carro, quando se acelerava de forma mais vigorosa, tinha dificuldade em se manter a direito (isto em reta). O motor era muitíssimo bom e progressivo mas o carro não conseguia lidar com aquela potência. O Uno Turbo I.E. era um caixão sobre rodas. Muita potência e pouco chassis. Descargas brutais de binário que as rodas dianteiras não conseguiam colocar no chão. A instrumentação era top (muito completa). Ambos eram carros muito delicados de conduzir em andamentos mais rápidos.

                                  Os franceses eram mais aprumados e vocacionados para condução desportiva em eram um regalo em estradas com curvas. Melhor o 205 GTI 1.9 que o R5 GT Turbo, mais em virtude da sua motorização (NA) mais progressiva que lidava melhor com a potência em curva. No R5 GT Turbo havia que ter cuidado com a entrada do Turbo se estivéssemos a meio de uma curva. Tínhamos que escolher bem a relação de caixa a usar antes de entrarmos na curva, para evitar surpresas. Mas era um belo carro em termos de condução e tinha uma boa motricidade, ao contrário do UNO Turbo I.E.
                                  Editado pela última vez por PauloRaposo; 24 November 2019, 11:48.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fizeram-me relembrar o comportamento extremamente perigoso desses carros em aceleração em curva. Aliando isso à quase inexistente segurança passiva, tornaram estes ícones famosos como autênticos caixões com rodas.

                                    O que os automóveis evoluíram desde essa época. Agora, até um carro com 400 cv pode ser conduzido de forma mais segura por alguém inexperiente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também convivi com alguns dos visados...

                                      O pug é o uno não conheço.

                                      O gtt conheci vários, e todos com problemas de sobreaquecimento, de resto é ignorando os materiais fracos é um bom carro.

                                      O g40, tive 2. Um todo original e outro já com as alterações da prache.

                                      Comalgumas alterações ficava um pouco melhor, mas sempre com o mesmo problema de controlo

                                      No fundo, acho que acima de procurar o melhor negócio, deves ver com qual te identificas mais.

                                      Problemas todos têm é certamente vão dar, mas face à especificidade e características são pormenores.

                                      Até tens alguns vídeos na net que podem dar umas luzes, mas idealmente deves experimentar cada um

                                      Cump.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu também convivi com estes todos mas nas mão de amigos meus, pois na altura eu era um puto com 18 anos e não tinha dinheiro para estas máquinas.
                                        Nem tenho duvidas de qual preferia, na minha opinião para quem quer verdadeira mento conduzir o 205 GTI 1.9 não dá hipóteses aos outros, o carro era um hot hatch maravilhoso e há muita diferença para o 1.6, o amigo meu que morava em França comprou o 1.6 e no ano seguinte já o tinha trocado pelo 1.9.
                                        O Renault era também uma bela máquina mas um pouco inferior ao 205 GTI e o G40 se duvidas que era o "mais carro" de todos, tinha boa qualidade mas falhava no mais importante para quem queria um hot hatch, a dinâmica...

                                        Um pouco maior mas com uma condução igualmente fenomenal é o 306 GTI, também houve um no circulo de amigos e era de

                                        Comentário


                                          #21
                                          São carros muito giros de se conduzirem, mesmo os que têm um chassis subdimensionado.

                                          O difícil será encontrar um exemplar em condições razoáveis, já são antigos.

                                          O 205 gti mesmo o 1,6 era fantástico e na minha opinião o carro que encarnava melhor o espiríto, teve uma primeira versão de 105 cv e depois uma de 115 cv, era rápido fiável e muito bom de conduzir. O 1,9 com 130 cv era uma verdadeira bomba na altura.

                                          Os R5 GTT também tiveram uma primeira versão com 115 cv e depois uma de 120 cv, andava mais que o 205 e quase o mesmo que o 205 1,9 era também fiável e equilibrado.

                                          Os UNO tiveram uma primeira versão de 105 cv e depois uma de 118 !? motor sofisticado, disparo parecido com o GTT, mas pior de comportamento.

                                          O G40 nunca andei, mas andei muito num GT 1,3 de 78 vigorosos cavalos da mesma altura e era um belo carro, bastante robusto.

                                          Para além destes houve outros bastante interessantes, os AX gt, sport e mais tarde gti, os 106 xsi, rally e mais tarde gti, os 205 rally, os já referidos swift gti, charade gtti, os Punto GT, os A112 abarth, os Y10 turbo, etc.

                                          Eu ainda hoje adorava ter um A112 abarth.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que é fantástico nos carros é como as nossas referências vão mudando.

                                            Lembro-me de estar siderado quando andei como passageiro num BX sport com um 1,9 de 126 cv e perceber que o carro tinha imensa força, graças ao seu motor potente e muito grande (para as minhas referências na altura). Aquilo a arrancar numa subida muito inclinada, em que num carro "normal" se tinha que acelerar imenso, naquele bastava um cheirinho.

                                            Pensar que actualmente já conduzi e andei em dezenas e dezenas de coisas, algumas várias vezes mais potentes ....

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                                              #23
                                              PauloRaposo: atenção, que o CTI nunca saiu com motor 1.9 de fábrica. Era exclusivo do GTI (fechado, portanto).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                                Referes-te às competências?

                                                Ou outra coisa?
                                                competências. Mesmo o renault não está ao nivel do peugeot.
                                                Conduzi quase todos esses modelos (menos o i.e. e o 205 era o 1.6) no tempo deles e o 205 é de longe o melhor no que toca a dinâmica

                                                O G40 dantes, tal como hoje, era um VW. E VW polo na altura era o "sonho" de qq beto. Não era grande coisa para além disso. É o i.e construído por alemães.

                                                Gosto(ava) do Renault. Andava bem, comportava-se bem (mas não curvava como o 205).
                                                O 205 a curvar era qq coisa. Ainda me lembro das primeiras curvas a sério que fiz e da minha reação mental (da-sseeeee)
                                                Foi na rampa da Falperra num 205 GTi branco. Foi top! Se calhar hoje não ia achar que fosse assim tão bom, mas naquela altura achei que era perfeito.

                                                Mas sempre tive um fraquinho pelo Renault

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  PauloRaposo: atenção, que o CTI nunca saiu com motor 1.9 de fábrica. Era exclusivo do GTI (fechado, portanto).
                                                  de certeza?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                    de certeza?
                                                    Sim.

                                                    Ou, ao que parece, pode ter havido num país ou outro, mas numa versão de 106 CV, não na de 130. https://www.carfolio.com/specificati.../car/?car=3080

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu escolhia o Turbo ie
                                                      Apenas porque o Uno foi o meu primeiro carro (45S) e sempre gostei da estética. No resto, sei que é limitado.
                                                      A mítica bomba

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                                                        Eu escolhia o Turbo ie
                                                        Apenas porque o Uno foi o meu primeiro carro (45S) e sempre gostei da estética. No resto, sei que é limitado.
                                                        A mítica bomba

                                                        Para mim tambem era o Turbo i.e. em alternativa seria o Y10 gt ou mesmo o Y10 Turbo.

                                                        Turbo i.e. era só limitado para quem não tinha unhas para ele.
                                                        Editado pela última vez por m4nn1pul0; 24 November 2019, 15:08. Razão: correcção

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                          Para mim tambem era o Turbo i.e. em alternativa seria o Y10 gt ou mesmo o Y10 Turbo.

                                                          Turbo i.e. era só limitado para quem não tinha unhas para ele.
                                                          Era mesmo limitado comparado com o 205 ou o R5, tanto o Uno como o VW eram muito fracos.

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                            Para mim tambem era o Turbo i.e. em alternativa seria o Y10 gt ou mesmo o Y10 Turbo.

                                                            Turbo i.e. era só limitado para quem não tinha unhas para ele.
                                                            Correcção: Turbo i.e. era limitado. Ponto!

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