Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gastar dinheiro em carros velhos. Desperdício?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gastar dinheiro em carros velhos. Desperdício?

    Boas a todos, o tema que queria discutir convosco é o de gastar dinheiro em carros velhos de idade.

    Tenho visto muitos Diários de Bordo de vários users com carros do início do milénio e consigo ver a paixão do dono em tentar pôr o seu carro à sua maneira, seja com uma pintura, umas jantes novas, óticas, interiores, etc. e o consenso dos restantes participantes desses DBs é que os OPs em questão estão a desperdiçar dinheiro.

    Ora a minha dúvida recai nas seguintes perguntas:
    - Quando é que não é desperdício gastar dinheiro em carros velhos? Ou seja até que ponto é desperdiçar dinheiro?
    - O que é que é considerado dinheiro bem gasto num carro velho? O dinheiro gasto na sua manutenção para estar em condições para circular?
    - A motorização tem influência no gasto do dinheiro? Se for uma motorização especial vale a pena recuperar o carro mas uma motorização mais simples já não?
    - É o valor comercial do carro que conta para decidir se é desperdício ou não?

    De momento são estas as dúvidas que me atravessam a cabeça.
    Cumps.

    #2
    Carro velho e mulher nova é o que leva um homem a cova
    Editado pela última vez por Rools; 01 December 2019, 18:19.

    Comentário


      #3
      É sempre um assunto polémico e cada um pensa de sua maneira.

      Uns mais vale despachar o chaço e comprar uma coisa actual e segura que dê poucos problemas.

      Outros ter um carro velho mas funcional não fica mais caro gastar 1000€ numa reparação do que gastar logo 15.000€ noutro que vai servir os mesmos fins. E alem disso para alguns um carro mais recente significa mais despesa Fap, bimassas etc...

      Portanto cada cabeça sua sentença.

      Comentário


        #4
        Vou aproveitar para fazer a mesma questão...

        Entre: gastar 3500€ a arranjar um carro com 14 anos que valia 40 mil euros novo, ou gastar 12000€ num carro novo, o que acham melhor?

        O primeiro é um carro de uma gama alta mas que já acusa o peso da idade na mecânica e terá tendência para reparações caras. O segundo seria um carro novo mas de uma gama muito inferior...
        Editado pela última vez por rrrfff; 01 December 2019, 20:48.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
          Vou aproveitar para fazer a mesma questão...

          Entre: gastar 3500€ a arranjar um carro com 14 anos que valia 40 mil euros novo, ou gastar 12000€ num carro novo, o que acham melhor?

          O primeiro é um carro de uma gama alta mas que já acusa o peso da idade na mecânica e terá tendência para reparações caras. O segundo seria um carro novo mas de uma gama muito inferior...
          Eu prefiro o de 12 mil novo, aliás foi o que fiz.

          E quanto mais conduzo e mais gosto de conduzir, mais chego à conclusão que a grande maioria do equipamento dos carros mais modernos para mim não serve para quase nada.

          Excepção feita aos itens de segurança claro.

          E assim sobra dinheiro pa outras coisas.

          Porque, se eu tivesse realmente dinheiro, não era com carros novos que eu andava. Era com clássicos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
            Vou aproveitar para fazer a mesma questão...

            Entre: gastar 3500€ a arranjar um carro com 14 anos que valia 40 mil euros novo, ou gastar 12000€ num carro novo, o que acham melhor?

            O primeiro é um carro de uma gama alta mas que já acusa o peso da idade na mecânica e terá tendência para reparações caras. O segundo seria um carro novo mas de uma gama muito inferior...
            Lá está 3500€ já é bastante dinheiro e pelo que falas de alguma forma vai continuar a sugar dinheiro 14 anos não considero assim muito velho, mas tem que ser um carro que valha mesmo apena ou que tenha ainda um bom valor no mercado.

            Infelizmente para alguns (ou muitos) estes valores já superam coisas como valor sentimental e prazeres de condução a carteira já não deixa.

            Comentário


              #7
              Mas imaginemos, um carrito honesto, citadino (estou a pensar nos clios/puntos/corsas da praxe muito recomendados aqui no burgo), com 18-20 anos à volta de 1000€-1500€.

              Tudo bem, uma pessoa compra esse carrito, faz uma bela revisão a fundo e um ano depois o carro tem-se portado bem.

              É desperdício uma pessoa querer pôr umas jantes originais mais limpinhas em vez de andar com as de ferro ou umas em alumínio já todas escavacadas? Ou investir num estofamento/bancos novos? Talvez umas óticas novas a seu agrado?

              Eu reparo que quando chega à parte do DB que a pessoa tenta melhorar a parte estética do carro é quando os participantes costumam discordar das escolhas os OPs.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                É sempre um assunto polémico e cada um pensa de sua maneira.

                Uns mais vale despachar o chaço e comprar uma coisa actual e segura que dê poucos problemas.

                Outros ter um carro velho mas funcional não fica mais caro gastar 1000€ numa reparação do que gastar logo 15.000€ noutro que vai servir os mesmos fins. E alem disso para alguns um carro mais recente significa mais despesa Fap, bimassas etc...

                Portanto cada cabeça sua sentença.
                sou mais deste tipo, gastar dinheiro em pequenas reparações nos carros velhos para manter o carro funcional q.b. e não ter grandes stresses. claro que pequenas coisas da idade irao sempre aparecer. tubos rotos, vedantes, borrachas secas, luz do airbag acesa, fecho centralizado que foi ao ar, estofos a rasgar ou teto que descolou. o problema disto tudo é que vão sendo coisas que aparecem todos os meses e torna-se chato. no meu tenho agora a porta da frente a não abrir, amanhã é o único dia que tenho livre. vai ao eletricista A VER se ele tem tempo para me tratar disso. faço 100kms por dia e acabo por não ter tempo nem pachorra para estas pequenas coisas. o meu carro tem 308 mil (já feitos) e 15 anos. é meu desde os 3 meses.


                Originalmente Colocado por ddrexj Ver Post
                Mas imaginemos, um carrito honesto, citadino (estou a pensar nos clios/puntos/corsas da praxe muito recomendados aqui no burgo), com 18-20 anos à volta de 1000€-1500€.

                Tudo bem, uma pessoa compra esse carrito, faz uma bela revisão a fundo e um ano depois o carro tem-se portado bem.

                É desperdício uma pessoa querer pôr umas jantes originais mais limpinhas em vez de andar com as de ferro ou umas em alumínio já todas escavacadas? Ou investir num estofamento/bancos novos? Talvez umas óticas novas a seu agrado?

                Eu reparo que quando chega à parte do DB que a pessoa tenta melhorar a parte estética do carro é quando os participantes costumam discordar das escolhas os OPs.
                se falarmos de carros normais, seja a gasóleo ou gasolina, desde que cumpram a sua função, não vejo porque não, agora por outras jantes ou assim isso já não é comigo. para mim são problemas funcionais/estofos/limpeza de óticas, por aí. ou seja, manutenção. mas se fizer os tais 100kms diários, por exemplo, o carro vai ressentir-se nalgum ponto. tive a experiencia disso o ano passado num carro com mais eletrónica, mas mais básico. se for para pequenos trajetos ou trajetos de 10/20kms seguidos, este tipo de carros continua a portar-se bem.

                Comentário


                  #9
                  Novo ou velho, um carro é sempre desperdício de dinheiro, seja em arranjos/ manutenção ou desvalorização de produto, e combustível que é preciso meter para andar.

                  A diferença é que quem não tem dinheiro não pode comprar novo, e quem tem pode comprar o que quiser, novo ou velho

                  Com isto, por norma prefiro mais recente, mas não é uma ciência exata.

                  Comentário


                    #10
                    Gastar dinheiro em carros velhos, muitas vezes, não é mesmo desperdício… é burrice!

                    O que não invalida que não possa ser uma opção, sobretudo quando entra na equação a componente afetiva...

                    Comentário


                      #11
                      Um carro novo ou velho é so para nos ir ao bolso trata-se de um investimento passivo, excepto algumas situações

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ddrexj Ver Post
                        Mas imaginemos, um carrito honesto, citadino (estou a pensar nos clios/puntos/corsas da praxe muito recomendados aqui no burgo), com 18-20 anos à volta de 1000€-1500€.

                        Tudo bem, uma pessoa compra esse carrito, faz uma bela revisão a fundo e um ano depois o carro tem-se portado bem.

                        É desperdício uma pessoa querer pôr umas jantes originais mais limpinhas em vez de andar com as de ferro ou umas em alumínio já todas escavacadas? Ou investir num estofamento/bancos novos? Talvez umas óticas novas a seu agrado?

                        Eu reparo que quando chega à parte do DB que a pessoa tenta melhorar a parte estética do carro é quando os participantes costumam discordar das escolhas os OPs.
                        Depende. Se o objectivo é POUPAR dinheiro, faz todo o sentido ir mantendo e arranjando o carro antigo que referes no teu exemplo.

                        Porque o carro pode valer 1000 euros em mercado, e tu gastares 1500 numa boa revisão, jantes novas ( antigas estariam em mau estado ) e interior restaurado, mas se fosses comprar um carro novo não eram menos de 12 mil euros.

                        Eu nessa situação, há 2 anos optei pelo de 12 mil euros novo , principalmente porque era a GPL , já que o preço do diesel/gasolina é absurdo, e é um carro de manutenção supostamente barata e supostamente fiável e assim dá para manter durante muitos mais anos e descansar a cabeça relativamente a manutenções, etc.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Gastar dinheiro em carros velhos, muitas vezes, não é mesmo desperdício… é burrice!

                          O que não invalida que não possa ser uma opção, sobretudo quando entra na equação a componente afetiva...
                          Seja um carro de 1000 euros segmento A ou B com 20 anos e 250 mil ou um usado com 5 anos e 60 mil KM, há excelentes negócios em todas as situações.
                          O único grande, enorme, problema é encontrar um exemplar desses.
                          As pessoas tratam muito mal os carros.

                          Comentário


                            #14
                            Não há uma resposta correcta. Para uns é melhor reparar e arriscar umas reparações nos anos seguintes, do que (des)investir num novo e perder milhares de € em desvalorizações nos anos seguintes. Para outros nem pensar em investir em carros velhos.

                            Comentário


                              #15
                              Ando há uns meses com a "comichão" da trampa do orgulho de dizer que algum dia na vida vou comprar carro novo... por chegar a um ponto em que, com 35 anos, acho que estou ultrapassado nesta área e estou num completo desconhecido sobre o que são os carros actuais. Depois, dou por mim a pensar que eu faço 100 kms por semana numa carrinha e a minha esposa faz 60/70km por semana no carro. E se tal justifica a compra de um carro novo. Dado que o meu Peugeot 307 1.4HDi é fraquinho mas tem cumprido com o propósito e tem 161k km, até que ponto faz sentido andar preocupado com um carro novo para as férias? A minha esposa não é grande condutora, mas safa-se, trabalho, compras e depois sou sempre eu que conduzo.
                              Eu tenho de momento uma Seat Inca de 2000 que comprei no ano passado. Por burrice ou não, depois de ter tido uma em 2004, uma Vito que foi uma porcaria que só me gastou dinheiro, um Skoda Fabia de 2002 que não o tive 1 ano sequer porque senti a falta de ter uma viatura comercial. E, tirando o 307 da equação, comprei a primeira Inca por 3000€ (claro que houve alguns milhares gastos em cima, por necessidade, outros pelos 19 anos e vontade xuning de mexer), a Vito por 3400€ que também me fez gastar muito € mas por avarias (aqui foi mesmo a pior compra que alguma vez fiz na vida), o Skoda por 2000€ que acabei por vender, 8 meses depois por 2200€ e agora uma Inca, novamente, por 1900€.
                              Tudo somado: Tive 2 Incas, 1 Vito, um Skoda, por valores iniciais de 10.000€. E como viaturas comerciais, serviram-me para ganhar dinheiro, são usadas para transporte de instrumentos musicais.
                              Claro que a este valor temos de juntar todas as manutenções, gastos desnecessários, avarias, etc... mas com os carros novos acontece o mesmo.
                              Se hoje em dia gostava de ter um carro novo? Sim. Pelo simples facto de saber que tenho maior segurança, estabilidade, elementos adicionais que não existem no carro actual... no fundo, um acidente ocorre tanto numa viagem de 500 kms como num curto trajecto de 2km... Se me arrependo de ter comprado a carrinha que comprei? Não. Tem-se portado bem, tem feito o trabalho dela, leva-me onde preciso, tem uma alteração aqui e ali para ficar mais a meu gosto. Já passou a fase de pensar em quem olha de fora e vai ver que ando num carro velho, com uma pintura gasta, uma amassadela aqui e ali... o carro é meu. Está pago, não tenho dívidas com carros. E só isso, é um descanso.
                              Quase semanalmente faço pesquisa por Stand Virtual, OLX, etc... à procura de carros pelo menos semi-novos... ando a manter um carro velho que não vai ter valor nenhum... mas tem valor para mim, faz o que preciso, quando preciso, com um custo de manutenção muito mais baixo do que os carros actuais. Acho que só vou ser forçado a comprar carro novo quando as leis a isso obrigarem, ao fim e ao cabo.

                              Por outro lado, para não me alongar muito mais... vai da carteira de cada um. Se pudesse comprar uma carrinha nova sem receios de empréstimos, tenho a certeza que a forma de pensar mudava um pouquinho. Logo, é uma decisão quase sempre mais passional do que racional.

                              Comentário


                                #16
                                Não há uma resposta definitiva, depende de tantos fatores, e alguns desses fatores são subjetivos.

                                Portanto, como já disseram, cada caso é um caso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ia escrever o mesmo que o "eu", talvez com outras palavras e não tão polido...

                                  Portanto não escrevo mais nada!


                                  Quando é que é tempo para nos deixarmos morrer? Aos 50 anos? Aos 65? Aos 80? Aos 95? Aos... 125?

                                  Ou achamos sempre que ainda merecemos mais uma abébia? Para quê? Para cá andarmos até uma nova moléstia?

                                  E quão forte será a nova moléstia? Uma gripe? E vamos ter que ir ao Centro de Saúde? Vamos precisar de um antibiótico? Vale a pena? Ou é deixar morrer?

                                  É como os carros que chamaste de velhos e que andam todos os dias e nos fazem a vida parecer que nem há problemas com carros...

                                  A caixa avariou? Quanto custa? Mil euros? Não vale a pena! É preferível comprar um carro novo por 30 mil euros... para poupar mil euros...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho ideia que já anda por aí um tópico com essa temática.

                                    Em todo o caso, nunca existirá uma resposta "correcta"... caberá a cada um, fazer as suas escolhas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Seja um carro de 1000 euros segmento A ou B com 20 anos e 250 mil ou um usado com 5 anos e 60 mil KM, há excelentes negócios em todas as situações.
                                      O único grande, enorme, problema é encontrar um exemplar desses.
                                      As pessoas tratam muito mal os carros.
                                      Exacto. Para muitos a manutenção é palavra desconhecida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu cá pra mim... se tivesse um carro velho, que nem é o caso! Se ele precisasse de um filtro de ar novo, se não desse já para o aspirar, bater com ele na parede 4 vezes para saltarem as penas dos pombos...

                                        Eu cá gastava 26.500€ num preto! Com estrela e tudo!

                                        E eu que até digo que pretos nem vê-los...

                                        Mas estas madeirinhas... até me fazem esquecer que são "apenas" 136cv!





                                        A talho de foice... nem por acaso ontem estive à conversa com o meu cunhado que está a transformar um dos jipes para eu lá ir passar um mês e meter-me por caminhos daqueles que ele sabe que eu gosto mas que não tenho carro para pretender chegar a 10% das barbaridades por onde ele se mete!

                                        É um Land Cruiser "velho" com alguns 5-6 anos que ele está a transformar na última forma de carroçaria e interiores, mudar tudo para peles daquelas "mortas à dentada", etc.

                                        O carro era assim:




                                        13 mil euros depois (não vou dizer o valor na moeda local porque ninguém entende o investimento... mas são 80 vezes mais!) e está assim:




                                        Mas ainda faltam os interiores! Estão previstos 4.500€ só para os estofos...

                                        Portanto quando é que é tempo de parar de investir num carro "velho"?

                                        E este tem uns 5 anos e não precisava absolutamente de nada disto! Mas o dono quis pô-lo mais ao seu gosto... e pode, obviamente!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vou responder a todos de uma maneira geral neste post.

                                          Para que fique claro vou deixar já escrito no primeiro parágrafo que não estou a usar o termo "carros velhos" em sentido denigrativo, só estava a referir-me à idade do carro, neste caso 18-20 anos.

                                          Penso que já percebi no geral qual o limite que define o que é dinheiro "bem gasto" num carro ou não; bem gasto entre aspas porque nisto dos carros nunca será um bom investimento e todo o dinheiro gasto é sempre dinheiro queimado.
                                          Esse limite, pelo que percebi, estrema todo o dinheiro gasto em manutenção para o bom funcionamento do carro, problemas funcionais, de conforto e de segurança. Fora disso é tudo considerado dinheiro "mal gasto" e isso inclui alterações estéticas: jantes só porque sim, óticas xpto, mudar a medida do pneu, suspensão mais baixa, etc,... No entanto, esta última não conta se o carro for um carro capaz; por exemplo um Clio com kit Williams de imitação vs o Land Cruiser do cunhado do CL. O Land Cruiser é um bom carro, eu,provavelmente morro primeiro que aquele motor já o tal Clio é tudo estética, 0 motor para acompanhar e tem valor de sucata.

                                          O ponto que estava a tentar chegar não é o de que não vale a pena gastar dinheiro em carros velhos, mas sim querer saber, para vocês, o que é que vale a pena gastar num carro. Mas penso que já estou a chegar lá e a perceber que é subjetivo o que cada um quer gastar num carro.

                                          Agradeço a todos as respostas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            De minha livre vontade, só mando carros para a sucata quando me batem forte e feio e tenho receio que os puxanços no chassis não deixem aquilo em condições... eu uso e, por vezes, muito raramente!, abuso dos carros e eles têm que estar a 90% no mínimo... se trava e ele foge... ou se há um ressalto, uma lomba a meio da curva e a direcção fica maluca... esse carro morreu!


                                            Mas curiosamente eu noto esses comportamentos vagos em carros novos! Portanto esses... também já morreram porque nasceram mal paridos!

                                            O V8 gasolina da Toyota é capaz de andar por cá mais tempo que eu... só porque o carro não está em Portugal! Senão a gente também tentava partir aquilo... mas a gasolina... sai cara aquela "porcaria"...


                                            Não sabiam ter posto um 1.5 diesel com 110cv? ou um 1.7 diesel?

                                            Comentário


                                              #23
                                              basicamente cada um gasta de forma diferente. uns o que podem, outros o que querem...

                                              Comentário


                                                #24
                                                depende do uso de cada um e da carteira
                                                nem toda a gente tem milhares para gastar

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Depende da carteira e o do valor que dás ao carro, mas...

                                                  Em parte estética gastar dinheiro num carro velho para mim é asneira; já na mecânica supondo que se trata do meio de transporte é bom ir fazendo manutenção para tudo estar ok.

                                                  Agora se o carro começa a sugar dinheiro mensalmente em reparações muito próximas ou chatas que compensem pagar um eventual crédito aí a conversa muda de figura. Mas a trocar tem de ser por algo novo ou c/ 1 ou 2 anos, por aí, porque velho por velho já tens o teu.

                                                  Cumps

                                                  Enviado do meu F1 através do Tapatalk

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A parte boa de ser mecânico e ainda para mais com garagem/oficina própria é comprar carros velhos e ir mantendo-os de forma barata ( só pagam o material, comprado na net, novo e barato ) .
                                                    Se eu fosse um desses, andava de Citroen Xantia ou XM.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Depende muito do ponto de vista.

                                                      No meu caso é devido a como se comportou o carro durante os anos e se relamente merece uns mimos.

                                                      Ora comprei o meu carro com 80 mil kms e conta hoje com 290 mil e conta ainda com suspensão original, embraiagem original, motor sem beber óleo e económico quanto baste, tem ac e vidros elétricos e até hoje nunca me deixou mal.

                                                      Por isto mesmo estou a pensar que relamente merece começar a tratar dele. Desde dar uma pintura mudar suspensão e embraiagem meter uns bancos melhores e fazer um melhoramento na travagem. Até a minha Maria diz para o manter pois está pago e nunca deu problemas, é só meter gasolina e siga.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                        Depende muito do ponto de vista.

                                                        No meu caso é devido a como se comportou o carro durante os anos e se relamente merece uns mimos.

                                                        Ora comprei o meu carro com 80 mil kms e conta hoje com 290 mil e conta ainda com suspensão original, embraiagem original, motor sem beber óleo e económico quanto baste, tem ac e vidros elétricos e até hoje nunca me deixou mal.

                                                        Por isto mesmo estou a pensar que realmente merece começar a tratar dele. Desde dar uma pintura mudar suspensão e embraiagem meter uns bancos melhores e fazer um melhoramento na travagem. Até a minha Maria diz para o manter pois está pago e nunca deu problemas, é só meter gasolina e siga.
                                                        xxiii. espera aí que já te vão cair em cima...

                                                        quanto aos bancos, uns melhores porquê? porque não apenas estofar de novo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          basicamente cada um gasta de forma diferente. uns o que podem, outros o que querem, outros o que o banco lhes empresta...
                                                          Corrigido!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É asneiras gastar em estética ?

                                                            Isso no mínimo é ridiculo. Sendo o carro velho ou não, se o DONO o quiser tem todo o direito, o dinheiro é dele e somente a opinião dele conta. Agora o que alguns daqui dizem vale 0. 0 !

                                                            Parecem aquele tipicos condutores tuga que o carro é um artigo de desgaste que nem manutenção faz e mal avarie troca logo. O crédito sempre em dia à la tuga.

                                                            Compensa investir num carro,mas agora cada um tem o seu motivo. Existem situações muito excepcionais.

                                                            Eu tenho um 106 mk2 quiksilver. Já gastei algum dinheiro nele, não foram milhares d€ mas já foi algum. Mas eu adoro o carro. E sei que não me irei desfazer dele tão cedo (quem sabe não ficará sempre comigo ?). Porque não irei investir nele ? Em princípio só me desfaço dele se bater ou baterem nele.

                                                            Logo até motor pode partir que a seguir vira GTI. Portanto para mim é sempre dinheiro bem gasto pois o carro tem valor sentimental e considero que para o que é, serve.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X