Malta, tive uma ideia.. que tal dar um DougScore aos nossos carros?
O DougScore pode ser consultado aqui DougScore — Doug DeMuro. É sempre um bocado subjetivo, mas pronto, cada um dirá de sua justiça, à luz da realidade portuguesa.
Vou começar com o meu daily, um smart elétrico! (Chassis 451)
"Starting with the weekend categories and styling..." ehhh quer dizer..
Categorias de fim-de-semana
Estética: 3 em 10. Não há que inventar: o carro está longe de ser bonito.. a funcionalidade sobrepõe-se à estética e isso pesa neste item.
Aceleração: 1 em 10, de tabela. Faz os 0-100 km/h em 11.4 s. Apesar do alto binário, a falta de força a partir dos 70 km/h nota-se bem e penaliza a ponta final, deixando o carro nos mínimos.
Handling: 4 em 10. Talvez esteja a ser otimista aqui.. o carro adorna bastante devido às suspensões fracas, mas o baixo centro de gravidade devido às baterias compensa um pouco.
Fun factor: 3 em 10. O motor elétrico dá-lhe alguma genica entre os 20 e 60 km/h, tirando-o dos valores mínimos. Em autoestrada é certamente 1 em 10, mas em cidade até é agradável porque dá para fazer uma ultrapassagem bem mais rapidamente do que se poderia esperar.
Cool factor: 2 em 10. Há muito que o fator coolness dos smart desapareceu.. hoje em dia é um smart igual aos outros e a malta nem percebe que é elétrico!
Total de fim-de-semana: 13 em 50.
Categorias do dia-a-dia
Equipamento: 2 em 10. Tem o básico dos básicos.. só não é 1 porque a ficha usb/aux permite alguma conectividade a um smartphone atual.
Conforto: 3 em 10. As cotas de habitabilidade não são más, mas os bancos são rijos e a suspensão deixa bastante a desejar.
Qualidade: 4 em 10. Sendo elétrico à partida dará poucos problemas. Mas tem muitos ruídos parasitas e a longo prazo há sempre o espectro da troca de baterias.
Practicalidade: 2 em 10. Bagageira muito pequena, mas ainda assim dá para levar 1-2 malas, além de que é muito fácil de estacionar (curto, boa brecagem). Os dois lugares apenas são compensados pelo baixo custo de utilização. Mas o pior são mesmo as restrições de carregamento e autonomia.. sem isso teria um 3.
Valor: 4 em 10. Apesar do baixo custo de uso e manutenção, é ainda assim um carro caro para o mercado nacional, especialmente se notarmos que dificilmente sairá da cidade. Seria talvez 5 noutros países.
Total de dia-a-dia: 15 em 50.
Grande total: 28 em 100.
Que acham? Fui otimista/pessimista na avaliação?
Deixem aqui um DougScore ao vosso carro. Foto obrigatória!
O DougScore pode ser consultado aqui DougScore — Doug DeMuro. É sempre um bocado subjetivo, mas pronto, cada um dirá de sua justiça, à luz da realidade portuguesa.
Vou começar com o meu daily, um smart elétrico! (Chassis 451)
"Starting with the weekend categories and styling..." ehhh quer dizer..
Categorias de fim-de-semana
Estética: 3 em 10. Não há que inventar: o carro está longe de ser bonito.. a funcionalidade sobrepõe-se à estética e isso pesa neste item.
Aceleração: 1 em 10, de tabela. Faz os 0-100 km/h em 11.4 s. Apesar do alto binário, a falta de força a partir dos 70 km/h nota-se bem e penaliza a ponta final, deixando o carro nos mínimos.
Handling: 4 em 10. Talvez esteja a ser otimista aqui.. o carro adorna bastante devido às suspensões fracas, mas o baixo centro de gravidade devido às baterias compensa um pouco.
Fun factor: 3 em 10. O motor elétrico dá-lhe alguma genica entre os 20 e 60 km/h, tirando-o dos valores mínimos. Em autoestrada é certamente 1 em 10, mas em cidade até é agradável porque dá para fazer uma ultrapassagem bem mais rapidamente do que se poderia esperar.
Cool factor: 2 em 10. Há muito que o fator coolness dos smart desapareceu.. hoje em dia é um smart igual aos outros e a malta nem percebe que é elétrico!
Total de fim-de-semana: 13 em 50.
Categorias do dia-a-dia
Equipamento: 2 em 10. Tem o básico dos básicos.. só não é 1 porque a ficha usb/aux permite alguma conectividade a um smartphone atual.
Conforto: 3 em 10. As cotas de habitabilidade não são más, mas os bancos são rijos e a suspensão deixa bastante a desejar.
Qualidade: 4 em 10. Sendo elétrico à partida dará poucos problemas. Mas tem muitos ruídos parasitas e a longo prazo há sempre o espectro da troca de baterias.
Practicalidade: 2 em 10. Bagageira muito pequena, mas ainda assim dá para levar 1-2 malas, além de que é muito fácil de estacionar (curto, boa brecagem). Os dois lugares apenas são compensados pelo baixo custo de utilização. Mas o pior são mesmo as restrições de carregamento e autonomia.. sem isso teria um 3.
Valor: 4 em 10. Apesar do baixo custo de uso e manutenção, é ainda assim um carro caro para o mercado nacional, especialmente se notarmos que dificilmente sairá da cidade. Seria talvez 5 noutros países.
Total de dia-a-dia: 15 em 50.
Grande total: 28 em 100.
Que acham? Fui otimista/pessimista na avaliação?
Deixem aqui um DougScore ao vosso carro. Foto obrigatória!
Comentário