Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Toyota Caetano Portugal - 7 anos de garantia ou de ilusões?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Toyota Caetano Portugal - 7 anos de garantia ou de ilusões?

    ......
    Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:11.

    #2
    Ou seja a queixa é que as pastilhas de travão que é material de desgaste não têm garantia de 7 anos?

    Estiveste mais de 3 anos para te queixares? Mas não trocaste de pastilhas durante todo esse tempo?

    Comentário


      #3
      ......
      Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:12.

      Comentário


        #4
        Não percebi uma coisa. A solução do problema é a troca das pastilhas?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MAAG Ver Post
          Sou proprietário de um Toyota Auris de 2016 e desde cedo me apercebi de um ruído de circulação que o carro emitia a baixa velocidade mas nunca me importei muito com ele facto, até porque era mais audível nos meses de verão por circular com as janelas abertas e ouvir algo que vinha das rodas, sobretudo em cidade onde é mais comum circular com os vidros abertos.
          No dia 6 de setembro de 2019, percebendo que o barulho (como que se houvesse alguma coisa entre os calços dos travões e os discos em contacto permanente) continuava, fui ao concessionário Toyota da minha área de residência e pedi uma verificação ao problema.
          De referir que a viatura tinha 46 mil Km e 3 anos e 5 meses. No concessionário fui informado que se tratava da composição dos calços de travões traseiros, que por conterem uma formação com partículas de metal de proporção mais elevada que o habitual, estavam estas partículas em contacto permanente com os discos a marcar e a fazerem-se ouvir numa circulação normal sem que o sistema de travagem fosse acionado.
          Posto isto, e tratando-se de material de origem, perguntei qual a responsabilidade da marca nesta matéria? Fui informado que o caso ia ser reportado à Toyota Caetano Portugal para que a garantia de 7 anos por mim adquirida e paga como um extra no momento da compra da viatura, fosse acionada.
          Cheguei a enviar uma carta registada com aviso de receção à Toyota Caetano Portugal, que apesar de aceite nos CTT dizem-me ao telefone nunca ter chegado ao departamento de pós venda, dando a reclamação como extraviada. Fiz vários telefonemas para o pós venda, deixaram-me horas a ouvir música e chegou ao ridículo de esperarem pelo encerramento dos serviços para irem embora sem atender o cliente.
          Depois de muitas semanas, meses sem uma resposta definitiva, com telefonemas e troca de e-mails para um lado e para o outro, finalmente, hoje, 27 de dezembro de 2019, quase 4 meses depois de visitar a oficina, chegou a resposta: "A Toyota Caetano vem informar ser inviável qualquer ação por parte da garantia Toyota, que para o componente em causa a garantia que tinha acompanhava a garantia base, ou seja, de 3 anos." e "Não sendo um defeito de produto, é inviável a sua abrangência nos termos de garantia de fabricante."
          Portanto a Toyota Caetano Portugal, informa o cliente de 2 coisas, que a garantia de 7 anos que o cliente pagou é uma treta e que a de 3 anos é que vale. Mas mesmo na de 3 anos, o material de desgaste, como é o caso das pastilhas de travões, pneus, escovas, etc... que venham com defeito de fábrica, não estão abrangidos pela garantia do fabricante e inclusivamente, mais ridículo ainda, não encaram um problema numa peça de origem do carro, como um defeito do produto! Querem ver que o defeito é meu que escolhi adquirir uma viatura de uma marca que perdeu toda a credibilidade que tinha no mercado? Fui eu que instalei estes calços de travões? Não. Fui eu que mandei colocar partículas de metal na fábrica que produz as pastilhas de travões de série dos Toyota Auris? Não. Solução? É circular com os vidros fechados e pôr o volume do rádio bem alto para não ouvir nenhum ruído vindo dos calços dos travões, não é assim Toyota Caetano Portugal?
          Deixem que vos diga: Toyota em Portugal não comprem. Toyota Caetano foge às responsabilidades e não faz jus aos pergaminhos da marca.
          Qualquer extensão de garantia funciona assim. Devias ter reclamado mal sentiste barulho, ainda dentro dos 3 anos "oficiais".
          Antes de qualquer extensão de garantia deviam ler com atenção quais as exclusões.

          Comentário


            #6
            Por acaso tinha a ideia de que a extensão funciona segundo as mesmas regras do período inicial. Mas tenho também a ideia de que pastilhas são material de desgaste rápido e que, por isso, não estão abrangidas pela garantia, nem mesmo pela inicial.

            Portanto, nesse tipo de material, ou a anomalia se manifesta logo quando o material é instalado, ou então estamos lixados. Mas se calhar estou errado.
            Editado pela última vez por Jbranco; 27 December 2019, 16:56.

            Comentário


              #7
              O meu Kia Ceed desde o dia 1 com 6kms que tem esse mesmo problema, são defeitos dos travões (elétricos) principalmente, não sei se é o caso, mas antes de comprar informei me e existe casos de carros igual ao meu em que as pastilhas foram trocadas aos 7000kms (salvo erro, a queixa está no portal das finanças) e conclusão, é material de desgaste, o muito que a marca pode fazer, é oferecer a mão de obra, e as pastilhas o cliente, pelo que quando comprei o carro já ia ciente do problema que eventualmente poderia vir a ter. E hoje ainda faz esse barulho, felizmente já vai com 24000 KMS e ainda são as pastilhas originais, existe muitos factores , tipos de condução, meio urbano, n situações que pode revelar problemas crónicos mais cedo nuns do que outros.

              Comentário


                #8
                1º Se algo não estava bem devias ter te queixado LOGO e não depois de mais de 3 anos
                2º O Ponto um é ainda mais relevante quando se trata de material de desgaste
                3º Material de desgaste não costuma estar incluido em extensões de garantia, por isso não vejo aqui gravidade nenhuma na actuação da Toyota
                4º Acho que estás a fazer uma tempestade num copo de agua por causa de umas pastilhas de travão
                Editado pela última vez por gfrmartins; 27 December 2019, 17:05.

                Comentário


                  #9
                  Essas extensões de garantia costumam ser apenas de motor e caixa e como em qualquer aquisição de um serviço convém ler as letras pequeninas.

                  Quanto ao resto, em qualquer concessionário ou marca receberias o mesmo tratamento, acho que nem nunca tive um carro cujas pastilhas tivessem chegado perto dessa quilometragem.

                  Se na Fiat nem sequer me deram garantia de um cabo que se partiu dentro do banco alegando que era uma peça sujeita a desgaste quanto mais

                  Comentário


                    #10
                    Sendo material de desgaste, é normal que a garantia não cubra as pastilhas.

                    Sinceramente, acho que estás a ser picuinhas.

                    Comentário


                      #11
                      ......
                      Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:12.

                      Comentário


                        #12
                        Isto tudo por umas pastilhas de 20€ [emoji848]

                        Comentário


                          #13
                          ......
                          Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:13.

                          Comentário


                            #14
                            ......
                            Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:15.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MAAG Ver Post
                              A viatura ainda está na garantia pois foi-me vendida com 5 anos de garantia. Eu adquiri mais 2 anos de extensão até perfazer os 7 anos.
                              Portanto não está como a Toyota quer fazer crer fora da garantia dos 3 anos. Os 3 anos são referentes ao plano de manutenção da marca que me foi oferecido na data da compra e que terminou com os 3 anos/45 mil quilometros e que eu cumpri integralmente.
                              Aquilo de que se reclama é de uma peça com defeito de fabrico que provoca um ruído de rolamento e não do desgaste da mesma.
                              A troca das pastilhas resolve o problema? Segundo informação do concessionário, atualmente as pastilhas já são produzidas com uma nova composição que resolve o problema. Porquê? Talvez por terem dado conta que com a composição com excesso de partículas de ferro causaria situações como esta. Se o admitem, que o resolvam.
                              Então pronto, se te tivesses queixado durante o plano de manutenção eles talvez substituíssem(e mesmo assim duvido) agora a garantia não serve para trocar pastilhas, tenham que composição tenham, se as minhas pastilhas vidrarem aos 30.000km como já aconteceu eu não me posso ir queixar à marca que estas só duraram 30.000km e ainda não estavam totalmente gastas.

                              Já agora, para a analogia do pneu, experimenta aparecer com um pneu com 50.000km e um papo no stand e diz-lhes que está assim desde que o compraste, depois reporta a resposta.
                              Editado pela última vez por rottenearnhardt; 27 December 2019, 17:18.

                              Comentário


                                #16
                                ......
                                Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:13.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MAAG Ver Post
                                  Sejam 20, 200 ou 2000 não está em causa o valor. É a atitude da parte da marca em sacudir a água do capote. E já agora não são 20.
                                  Não me parece descabida a atitude deles. Isso é material de desgaste...

                                  Tens de ver nas condições se isso está incluído na garantia.

                                  Sobre o preço de umas pastilhas para isso, já confirmo o preço. A Toyota não faz pastilhas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    ......
                                    Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:13.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não conheço as condições de garantia da Toyota mas 99,9% de certeza que a mesma não cobre material de desgaste como uma pastilha de travão. Isto porque eles teriam sempre que alegar que o desgaste das mesmas se deveu ao uso normal do carro, e até têm razão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ......
                                        Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:13.

                                        Comentário


                                          #21
                                          14€ se for um 1.4D4D...


                                          Só confias na marca? A mesma que não acertou na composição das pastilhas?

                                          Boa sorte na resolução.

                                          Comentário


                                            #22
                                            ......
                                            Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:14.

                                            Comentário


                                              #23
                                              ......
                                              Editado pela última vez por MAAG; 27 December 2019, 18:14.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rottenearnhardt Ver Post
                                                Essas extensões de garantia costumam ser apenas de motor e caixa e como em qualquer aquisição de um serviço convém ler as letras pequeninas.

                                                Quanto ao resto, em qualquer concessionário ou marca receberias o mesmo tratamento, acho que nem nunca tive um carro cujas pastilhas tivessem chegado perto dessa quilometragem.

                                                Se na Fiat nem sequer me deram garantia de um cabo que se partiu dentro do banco alegando que era uma peça sujeita a desgaste quanto mais
                                                No meu qashqai eram 4 anos ou 150mil km e incluía tudo. Mas tudo não quer dizer material de desgaste que é do que se trata aqui. Logo nos primeiros meses substituíram os discos que ficaram empenados. Claro que se reclama-se passado 3 anos a resposta seria igual à da Toyota, não tenho duvidas
                                                Editado pela última vez por corsadti16v; 27 December 2019, 17:54.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MAAG Ver Post
                                                  Alega-se e dão-se razões. Caso encerrado.
                                                  Tenhas ou não razão, devias ter-te queixado logo e resolver-te-iam o problema. Porquê esperar?

                                                  Originalmente Colocado por MAAG Ver Post
                                                  Exatamente, se a própria marca não acerta, imagina a concorrência. Já tive experiências que comprovam o que é meter umas pastilhas quaisquer... fiquei na estrada com os discos em brasa.
                                                  Desculpa lá mas esse argumento não faz sentido nenhum. O facto de ser "da concorrência" tanto pode significar que é uma porcaria barata (como tu alegas que tudo o que é fora da marca é) como ser material equivalente ou superior ao OEM (e às vezes a "concorrência" até é quem fabrica o próprio material OEM).
                                                  Por essa lógica, por exemplo, a AMG não existia, dado que originalmente eram uma casa independente e "só" modificavam MBs originais até serem comprados pela Daimler.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MAAG Ver Post
                                                    A viatura ainda está na garantia pois foi-me vendida com 5 anos de garantia. Eu adquiri mais 2 anos de extensão até perfazer os 7 anos.
                                                    Portanto não está como a Toyota quer fazer crer fora da garantia dos 3 anos. Os 3 anos são referentes ao plano de manutenção da marca que me foi oferecido na data da compra e que terminou com os 3 anos/45 mil quilometros e que eu cumpri integralmente.

                                                    Aquilo de que se reclama é de uma peça com defeito de fabrico que provoca um ruído de rolamento e não do desgaste da mesma.
                                                    A troca das pastilhas resolve o problema? Segundo informação do concessionário, atualmente as pastilhas já são produzidas com uma nova composição que resolve o problema. Porquê? Talvez por terem dado conta que com a composição com excesso de partículas de ferro causaria situações como esta. Se o admitem, que o resolvam.
                                                    Tens aqui um erro de interpretação......o carro quando o compras-te tinha 3 anos de garantia "total", mas mesmo essa garantia não abrange todos os componentes, no manual está bem explicito os que não são abrangidos.
                                                    Os dois anos a seguir de garantia( campanha suportada pelo importador/concessionário) já não englobam todos os componentes......por exemplo....o Rádio, o Ar condicionado...botões.....etc.....também está bem explicado no manual.
                                                    E finalmente os outros dois anos resultam de um contrato que foi pago por ti.....e cujas condições estão bem explicitas.
                                                    Ou seja....é tudo uma questão de ler tudo aquilo que se assina e não ir na conversa de vendedor.....que diz sempre...ahhh...não se preocupe a garantia cobre tudo.....

                                                    Do que conheço da assistência Toyota em Portugal.....se te tivesses queixado nos primeiros 3 anos dessa questão....99% de certeza que te tinham colocado novas pastilhas....
                                                    Editado pela última vez por combozip; 27 December 2019, 18:00.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ouvidos os "advogados", "fabricantes" e demais "especialistas" aqui do fórum posso dizer que o caso está encerrado. Obrigado a todos pelo vosso tempo e atenção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Isto tudo por umas pastilhas de 20€ [emoji848]
                                                        Sim, não são 20 se for feita a troca na marca, contando ainda com mais a mão de obra que não é barata na marca.

                                                        EDIT: já se for no Zé da esquina, são os 14€ mais 1€ por cada mini que ele beber pelo favor
                                                        Editado pela última vez por Pittboxer; 27 December 2019, 18:12.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para quem tinha tantas certezas e poucas duvidas.....para quê apagar o conteúdo do tópico? pode servir de ajuda para outra pessoa na mesma situação.....mas pronto.....ficamos a perceber melhor a personalidade das pessoas......

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MAAG Ver Post
                                                            Ouvidos os "advogados", "fabricantes" e demais "especialistas" aqui do fórum posso dizer que o caso está encerrado. Obrigado a todos pelo vosso tempo e atenção.
                                                            Quando se vem para aqui à espera que toda a gente concorde connosco e nos diga que temos razão, por vezes corre mal...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X