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Toyota Caetano Portugal - 7 anos de garantia ou de ilusões?
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Originalmente Colocado por MAAG Ver PostSou proprietário de um Toyota Auris de 2016 e desde cedo me apercebi de um ruído de circulação que o carro emitia a baixa velocidade mas nunca me importei muito com ele facto, até porque era mais audível nos meses de verão por circular com as janelas abertas e ouvir algo que vinha das rodas, sobretudo em cidade onde é mais comum circular com os vidros abertos.
No dia 6 de setembro de 2019, percebendo que o barulho (como que se houvesse alguma coisa entre os calços dos travões e os discos em contacto permanente) continuava, fui ao concessionário Toyota da minha área de residência e pedi uma verificação ao problema.
De referir que a viatura tinha 46 mil Km e 3 anos e 5 meses. No concessionário fui informado que se tratava da composição dos calços de travões traseiros, que por conterem uma formação com partículas de metal de proporção mais elevada que o habitual, estavam estas partículas em contacto permanente com os discos a marcar e a fazerem-se ouvir numa circulação normal sem que o sistema de travagem fosse acionado.
Posto isto, e tratando-se de material de origem, perguntei qual a responsabilidade da marca nesta matéria? Fui informado que o caso ia ser reportado à Toyota Caetano Portugal para que a garantia de 7 anos por mim adquirida e paga como um extra no momento da compra da viatura, fosse acionada.
Cheguei a enviar uma carta registada com aviso de receção à Toyota Caetano Portugal, que apesar de aceite nos CTT dizem-me ao telefone nunca ter chegado ao departamento de pós venda, dando a reclamação como extraviada. Fiz vários telefonemas para o pós venda, deixaram-me horas a ouvir música e chegou ao ridículo de esperarem pelo encerramento dos serviços para irem embora sem atender o cliente.
Depois de muitas semanas, meses sem uma resposta definitiva, com telefonemas e troca de e-mails para um lado e para o outro, finalmente, hoje, 27 de dezembro de 2019, quase 4 meses depois de visitar a oficina, chegou a resposta: "A Toyota Caetano vem informar ser inviável qualquer ação por parte da garantia Toyota, que para o componente em causa a garantia que tinha acompanhava a garantia base, ou seja, de 3 anos." e "Não sendo um defeito de produto, é inviável a sua abrangência nos termos de garantia de fabricante."
Portanto a Toyota Caetano Portugal, informa o cliente de 2 coisas, que a garantia de 7 anos que o cliente pagou é uma treta e que a de 3 anos é que vale. Mas mesmo na de 3 anos, o material de desgaste, como é o caso das pastilhas de travões, pneus, escovas, etc... que venham com defeito de fábrica, não estão abrangidos pela garantia do fabricante e inclusivamente, mais ridículo ainda, não encaram um problema numa peça de origem do carro, como um defeito do produto! Querem ver que o defeito é meu que escolhi adquirir uma viatura de uma marca que perdeu toda a credibilidade que tinha no mercado? Fui eu que instalei estes calços de travões? Não. Fui eu que mandei colocar partículas de metal na fábrica que produz as pastilhas de travões de série dos Toyota Auris? Não. Solução? É circular com os vidros fechados e pôr o volume do rádio bem alto para não ouvir nenhum ruído vindo dos calços dos travões, não é assim Toyota Caetano Portugal?
Deixem que vos diga: Toyota em Portugal não comprem. Toyota Caetano foge às responsabilidades e não faz jus aos pergaminhos da marca.
Antes de qualquer extensão de garantia deviam ler com atenção quais as exclusões.
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Por acaso tinha a ideia de que a extensão funciona segundo as mesmas regras do período inicial. Mas tenho também a ideia de que pastilhas são material de desgaste rápido e que, por isso, não estão abrangidas pela garantia, nem mesmo pela inicial.
Portanto, nesse tipo de material, ou a anomalia se manifesta logo quando o material é instalado, ou então estamos lixados. Mas se calhar estou errado.Editado pela última vez por Jbranco; 27 December 2019, 16:56.
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O meu Kia Ceed desde o dia 1 com 6kms que tem esse mesmo problema, são defeitos dos travões (elétricos) principalmente, não sei se é o caso, mas antes de comprar informei me e existe casos de carros igual ao meu em que as pastilhas foram trocadas aos 7000kms (salvo erro, a queixa está no portal das finanças) e conclusão, é material de desgaste, o muito que a marca pode fazer, é oferecer a mão de obra, e as pastilhas o cliente, pelo que quando comprei o carro já ia ciente do problema que eventualmente poderia vir a ter. E hoje ainda faz esse barulho, felizmente já vai com 24000 KMS e ainda são as pastilhas originais, existe muitos factores , tipos de condução, meio urbano, n situações que pode revelar problemas crónicos mais cedo nuns do que outros.
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1º Se algo não estava bem devias ter te queixado LOGO e não depois de mais de 3 anos
2º O Ponto um é ainda mais relevante quando se trata de material de desgaste
3º Material de desgaste não costuma estar incluido em extensões de garantia, por isso não vejo aqui gravidade nenhuma na actuação da Toyota
4º Acho que estás a fazer uma tempestade num copo de agua por causa de umas pastilhas de travãoEditado pela última vez por gfrmartins; 27 December 2019, 17:05.
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Essas extensões de garantia costumam ser apenas de motor e caixa e como em qualquer aquisição de um serviço convém ler as letras pequeninas.
Quanto ao resto, em qualquer concessionário ou marca receberias o mesmo tratamento, acho que nem nunca tive um carro cujas pastilhas tivessem chegado perto dessa quilometragem.
Se na Fiat nem sequer me deram garantia de um cabo que se partiu dentro do banco alegando que era uma peça sujeita a desgaste quanto mais
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Originalmente Colocado por MAAG Ver PostA viatura ainda está na garantia pois foi-me vendida com 5 anos de garantia. Eu adquiri mais 2 anos de extensão até perfazer os 7 anos.
Portanto não está como a Toyota quer fazer crer fora da garantia dos 3 anos. Os 3 anos são referentes ao plano de manutenção da marca que me foi oferecido na data da compra e que terminou com os 3 anos/45 mil quilometros e que eu cumpri integralmente.
Aquilo de que se reclama é de uma peça com defeito de fabrico que provoca um ruído de rolamento e não do desgaste da mesma.
A troca das pastilhas resolve o problema? Segundo informação do concessionário, atualmente as pastilhas já são produzidas com uma nova composição que resolve o problema. Porquê? Talvez por terem dado conta que com a composição com excesso de partículas de ferro causaria situações como esta. Se o admitem, que o resolvam.
Já agora, para a analogia do pneu, experimenta aparecer com um pneu com 50.000km e um papo no stand e diz-lhes que está assim desde que o compraste, depois reporta a resposta.Editado pela última vez por rottenearnhardt; 27 December 2019, 17:18.
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Originalmente Colocado por MAAG Ver PostSejam 20, 200 ou 2000 não está em causa o valor. É a atitude da parte da marca em sacudir a água do capote. E já agora não são 20.
Tens de ver nas condições se isso está incluído na garantia.
Sobre o preço de umas pastilhas para isso, já confirmo o preço. A Toyota não faz pastilhas...
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Originalmente Colocado por rottenearnhardt Ver PostEssas extensões de garantia costumam ser apenas de motor e caixa e como em qualquer aquisição de um serviço convém ler as letras pequeninas.
Quanto ao resto, em qualquer concessionário ou marca receberias o mesmo tratamento, acho que nem nunca tive um carro cujas pastilhas tivessem chegado perto dessa quilometragem.
Se na Fiat nem sequer me deram garantia de um cabo que se partiu dentro do banco alegando que era uma peça sujeita a desgaste quanto maisEditado pela última vez por corsadti16v; 27 December 2019, 17:54.
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Originalmente Colocado por MAAG Ver PostAlega-se e dão-se razões. Caso encerrado.
Originalmente Colocado por MAAG Ver PostExatamente, se a própria marca não acerta, imagina a concorrência. Já tive experiências que comprovam o que é meter umas pastilhas quaisquer... fiquei na estrada com os discos em brasa.
Por essa lógica, por exemplo, a AMG não existia, dado que originalmente eram uma casa independente e "só" modificavam MBs originais até serem comprados pela Daimler.
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Originalmente Colocado por MAAG Ver PostA viatura ainda está na garantia pois foi-me vendida com 5 anos de garantia. Eu adquiri mais 2 anos de extensão até perfazer os 7 anos.
Portanto não está como a Toyota quer fazer crer fora da garantia dos 3 anos. Os 3 anos são referentes ao plano de manutenção da marca que me foi oferecido na data da compra e que terminou com os 3 anos/45 mil quilometros e que eu cumpri integralmente.
Aquilo de que se reclama é de uma peça com defeito de fabrico que provoca um ruído de rolamento e não do desgaste da mesma.
A troca das pastilhas resolve o problema? Segundo informação do concessionário, atualmente as pastilhas já são produzidas com uma nova composição que resolve o problema. Porquê? Talvez por terem dado conta que com a composição com excesso de partículas de ferro causaria situações como esta. Se o admitem, que o resolvam.
Os dois anos a seguir de garantia( campanha suportada pelo importador/concessionário) já não englobam todos os componentes......por exemplo....o Rádio, o Ar condicionado...botões.....etc.....também está bem explicado no manual.
E finalmente os outros dois anos resultam de um contrato que foi pago por ti.....e cujas condições estão bem explicitas.
Ou seja....é tudo uma questão de ler tudo aquilo que se assina e não ir na conversa de vendedor.....que diz sempre...ahhh...não se preocupe a garantia cobre tudo.....
Do que conheço da assistência Toyota em Portugal.....se te tivesses queixado nos primeiros 3 anos dessa questão....99% de certeza que te tinham colocado novas pastilhas....Editado pela última vez por combozip; 27 December 2019, 18:00.
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostIsto tudo por umas pastilhas de 20€ [emoji848]
EDIT: já se for no Zé da esquina, são os 14€ mais 1€ por cada mini que ele beber pelo favorEditado pela última vez por Pittboxer; 27 December 2019, 18:12.
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Originalmente Colocado por MAAG Ver PostOuvidos os "advogados", "fabricantes" e demais "especialistas" aqui do fórum posso dizer que o caso está encerrado. Obrigado a todos pelo vosso tempo e atenção.
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