Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Legalidade de um swap de mecânica?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Legalidade de um swap de mecânica?

    Boa noite,

    precisava de ajuda em relação a esta questão.
    precisando o carro de um motor novo, se for colocado um motor igual ao de origem, não há qualquer questão legal, certo? Uma vez que o DUA apenas tem a cilindrada e potência do motor e nesse caso seria a mesma.

    Mas usando uma mecânica mais performante, com maior cilindrada e potência, é necessário alterar no DUA. Mas isso é possível de ser feito em Portugal? Ou é daqueles processos burucraticos tao desnecessáriamente complexos que se torna impraticável?
    se assim for, quais são os riscos de andar com um carro com jma
    mecanica diferente de origem não averbada?
    é algo que apenas traz problemas na altura da ipo?

    desde já agradeço a ajuda.
    cumprimentos.

    #2
    trocar por um motor igual, não tens problemas nenhuns nem tens de alterar nada no DUA, já trocar por um motor diferente sim, implica teres de legalizar, IPO B, etc, andar por sem legalizar arriscas o carro ficar apreendido, como não passa no IPO naturalmente.

    Comentário


      #3
      De que motor(es) estamos a falar?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        De que motor(es) estamos a falar?
        bmw m42 1.8 para eventualmente m50b25.
        seria possível legalizar de forma economicamente viável?

        se o fizesse sem legalizar, e contornando a questão da ipo anual, em que outras situações poderia ter problemas?

        Comentário


          #5
          Se o motor for bastante diferente, mesmo numa operação STOP se for detectado podes ficar com o carro apreendido.

          Para legalizar existe um grande processo burocrático. Até a nível finanças/Alfandega tens que liquidar o imposto da diferença de cilindrada.

          Comentário


            #6
            já troquei uma vez o motor, foi a mais umas 4 ou 5 inspeções e nunca disseram nada. mas eram outro tempos. foi de um 1.1 para um 1.4, já agora!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              já troquei uma vez o motor, foi a mais umas 4 ou 5 inspeções e nunca disseram nada. mas eram outro tempos. foi de um 1.1 para um 1.4, já agora!
              Isso tb é para meninos, um 1.4....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                já troquei uma vez o motor, foi a mais umas 4 ou 5 inspeções e nunca disseram nada. mas eram outro tempos. foi de um 1.1 para um 1.4, já agora!
                Às tantas nem se nota porque o bloco talvez seja o mesmo.[emoji23]

                Comentário


                  #9
                  Tudo o que seja para pagar mais imposto eles aceitam facilmente.

                  Comentário


                    #10
                    Obviamente é possível legalizar, so tens que atravessar um caminho penoso de burocracias, inspeções e muitos €uros
                    Se não legalizares a nível fiscalização ate pode passar como também não.
                    Tens avaliar se é viável essa alteração, podes colocar hipótese vender esse carro e comprar um com as características que pretendes já de fabrica

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Tudo o que seja para pagar mais imposto eles aceitam facilmente.

                      Isso não é nada assim. Que mania é essa de certa gente insistir em ideias simplistas? É por ser fácil, não dar trabalho a pensar?

                      Comentário


                        #12
                        Já percebi que legalizar será para esquecer...
                        se fosse daqueles swaps de Honda b16 para b18, praticamente não se nota a olho nu...
                        Aqui o problema é passar de um 4 cilindros para um 6 em linha.
                        se bem que o livrete não tem o número de cilindros.

                        A questão da IPO é facilmente contornável.
                        assim sendo, o único risco seria numa operação stop, o agente pedir para abrir o capot e perceber de bmws para identificar que o motor não é de um 318, certo?

                        supondo que isso acontecia e o carro ficava apreendido, quais seriam as consequências?
                        eles apreendiam-me os documentos do carro mas eu ficava com a posse física do carro?
                        ou a polícia levava mesmo o próprio carro e eu ficava mesmo sem ele?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Lackesse Ver Post
                          Isso não é nada assim. Que mania é essa de certa gente insistir em ideias simplistas? É por ser fácil, não dar trabalho a pensar?
                          Imagino que sim.
                          Afinal é tão fácil ir procurar no Google, que só pode ser para não terem tido o trabalho de pensar em ir procurar.

                          Sim, é fácil mudar (no registo) um motor.

                          Substituição do Motor

                          Como eu disse, se for para pagar mais imposto eles estão sempre a facilitar.
                          Até colocam instruções online e tudo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
                            Já percebi que legalizar será para esquecer...
                            (...)
                            Não é nada para esquecer.

                            Substituição do Motor
                            (...)
                            Com alteração das características técnicas
                            • Formulário Modelo 9 IMT (a entregar no Serviço Regional do IMT da área de residência do requerente);
                            • Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
                            • Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
                            • Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
                            • Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas);
                            • Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
                            • Documento de identificação do requerente.


                            Taxa: € 165,00
                            (...)
                            Ou seja, factura da compra do motor, declaração da oficina que monta o motor, e junto da marca obter documentos das características do motor (CO2, etc.), e da compatibilidade motor+carro.

                            Mais complicado será a parte mecânica de colocar o motor no carro.
                            A menos que seja um motor+carro pré injecção/ignição electrónica.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Não é nada para esquecer.

                              Substituição do Motor


                              Ou seja, factura da compra do motor, declaração da oficina que monta o motor, e junto da marca obter documentos das características do motor (CO2, etc.), e da compatibilidade motor+carro.

                              Mais complicado será a parte mecânica de colocar o motor no carro.
                              A menos que seja um motor+carro pré injecção/ignição electrónica.
                              a minha ideia era comprar um carro completo, que seria o dador.
                              ou seja, não teria uma fatura propriamente dita do motor.
                              depois a montagem seria feita no meu mecânico. Ele até poderia passar uma declaração, mas sendo ele uma unipessoal e não me indo passar fatura do trabalho, não sei se a declaração iria valer de alguma coisa.
                              Depois andar a pedir à bmw declarações para carros com mais de 20 anos não sei se eles estariam para isso. Mais a questão do imposto...
                              Já percebo porque andam tantos carros no OLX que dizem ser uma coisa de livrete e depois terem outra mecânica...

                              Comentário


                                #16
                                No caso de haver um acidente grave, qual será a opinião da seguradora?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                  No caso de haver um acidente grave, qual será a opinião da seguradora?
                                  E se der mesmo para o torto, a opinião do tribunal


                                  Nestas coisas, há duas aproximações gerais em sociedades que funcionam*:

                                  a) Cada um faz o que lhe dá na bolha, paga bem pago se der asneira.

                                  b) É preciso autorização para tudo, se correr mal tem alguma desculpa.

                                  Adivinhem lá onde é que estão

                                  [* as que não funcionam usam as outras duas combinações ]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por que não fazer as coisas como deve ser e procurar um 6 cilindros original?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

                                      Mais complicado será a parte mecânica de colocar o motor no carro.
                                      A menos que seja um motor+carro pré injecção/ignição electrónica.
                                      Depende. Há carros já de inj. Multiponto onde a gestão da ecu é baseada fundamentalmente na maf. Quer dizer, para alem de todos os parametros dos sensores do costume, é o débito de ar que faz calcular a estequemetria da mistura e portanto o debito dos injetores. Isto para motores não demasiado diferentes, claro.

                                      Digo isto porque já fiz um swap de um 1.6 para 1.8 Otto e foi só acender uma velinha antes de dar à chave. Toda a gente dizia que se ia enrolar todo, etc e tal, mas correu bem.

                                      Em relação ao tópico: trocar um 4 cilindros para 6 é uma aventura demasiado grande para compensar. Tens demasiadas coisas diferentes, cablagens , ecu... nem sei por onde começar. Depois outro calvário com a legalização...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Em relação ao tópico: trocar um 4 cilindros para 6 é uma aventura demasiado grande para compensar. Tens demasiadas coisas diferentes, cablagens , ecu... nem sei por onde começar. Depois outro calvário com a legalização...
                                        sem falar que haverá, muito provavelmente, diferenças estruturais desde diâmetro de discos, barras estabilizadoras, suspensões, etc.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Resumindo:
                                          legalizar é um molho de brócolos.
                                          o risco de andar com o carro sem o swap de motor legalizado é o mesmo ser apreendido numa operação stop. Só ainda não entendi o que é o carro ser apreendido. Ficam com os documentos para o carro não poder circular? Ou ficam mesmo com o carro?

                                          ou seja, ter o trabalho todo de trocar a mecânica toda para andar com o carro ilegal, então quase que compensa mais trocar a matrícula e número de quadro do 4 cilindros para o carro de 6 cilindros.
                                          ilegal por ilegal, sempre se poupa imensa mão de obra, trabalho e chatice. Porque no fim vai-se a ver e o risco será o mesmo de ter o carro apreendido caso seja descoberto, correcto?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Óscar para xico-espertice à portuguesa? Está entregue!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que passar de 4 cilindros para um 6 cilindros... um inspector é capaz de dar pela diferença...

                                              Mas se dizes que isso é "contornável"... É "contornar"! E não fazer mais estrilho em termos de papéis...


                                              O chato das operações stop é que se o PSP/GNR não for demasiado estúpido ou "contornável" e actualmente eles são gente muito bem instruída... o carro fica apreendido (ou os documentos) e tens poucos dias para o legalizar e fazer IPO B.
                                              Editado pela última vez por CL; 31 December 2019, 16:15.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para coisas radicais e para ficarem legais só vejo uma hipótese....fazer em países europeus evoluídos que o permitam, legalizar e importar para Portugal

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Por que não fazer as coisas como deve ser e procurar um 6 cilindros original?
                                                  Isso seria a melhor solução se o nosso mercado de usados em Portugal fosse normal e saudável.
                                                  agora a partir do momento em que em Portugal pedem mais de 10000 euros por um carro com mais de 20 anos, quando na Alemanha, França e UK, um
                                                  bmw de 6 cilindros desde que não seja um M3 custa 1000 ou 2000 euros... enfim...
                                                  cá em Portugal os 6 cilindros devem vir com bielas de ouro...

                                                  de qualquer forma, já percebi que a consequência legal de andar com o carro não legalizado é a apreensão do mesmo.
                                                  mas isso é o quê em concreto? Apreensão dos documentos e eu fico com o carro sem poder circular com ele?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
                                                    Resumindo:
                                                    legalizar é um molho de brócolos.
                                                    o risco de andar com o carro sem o swap de motor legalizado é o mesmo ser apreendido numa operação stop. Só ainda não entendi o que é o carro ser apreendido. Ficam com os documentos para o carro não poder circular? Ou ficam mesmo com o carro?

                                                    ou seja, ter o trabalho todo de trocar a mecânica toda para andar com o carro ilegal, então quase que compensa mais trocar a matrícula e número de quadro do 4 cilindros para o carro de 6 cilindros.
                                                    ilegal por ilegal, sempre se poupa imensa mão de obra, trabalho e chatice. Porque no fim vai-se a ver e o risco será o mesmo de ter o carro apreendido caso seja descoberto, correcto?
                                                    Ui... trocar de matrícula, número de série, e documentos... já entrámos no capítulo dos crimes onde se pode ir preso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ilegal por ilegal, é tudo igual na cabeça deste rapaz

                                                      #tuga

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
                                                        Isso seria a melhor solução se o nosso mercado de usados em Portugal fosse normal e saudável.
                                                        agora a partir do momento em que em Portugal pedem mais de 10000 euros por um carro com mais de 20 anos, quando na Alemanha, França e UK, um
                                                        bmw de 6 cilindros desde que não seja um M3 custa 1000 ou 2000 euros... enfim...
                                                        cá em Portugal os 6 cilindros devem vir com bielas de ouro...

                                                        de qualquer forma, já percebi que a consequência legal de andar com o carro não legalizado é a apreensão do mesmo.
                                                        mas isso é o quê em concreto? Apreensão dos documentos e eu fico com o carro sem poder circular com ele?
                                                        apreensão de documentos por alteração de caracteristicas.
                                                        ficas com o carro, mas não o podes vender, alterar, oferecer, alienar, danificar, etc...
                                                        Ou seja ficas com um "pisa-papeis"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É só voltar a pô-lo legal...

                                                          Seja com 4 ou 8 cilindros. Fazer IPO B (contornável ou não...) e mostrar o documento na PSP para levantar o DUA.


                                                          Há países onde as coisas são bem mais fáceis, mas aqui é só Madres... e nem são de Calcutá! São mesmo portuguesas!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                            apreensão de documentos por alteração de caracteristicas.
                                                            ficas com o carro, mas não o podes vender, alterar, oferecer, alienar, danificar, etc...
                                                            Ou seja ficas com um "pisa-papeis"
                                                            obrigado pelo esclarecimento.
                                                            a questão de não o poder alterar quer dizer que não posso retirar peças do carro? Mesmo que o tenha guardado e ele não circule? Como é que as autoridades controlam isso?

                                                            Entao resumindo para este cenário:

                                                            tenho dois carros.
                                                            um 4 cilindros, nacional todo legal que é o carro A.
                                                            um 6 cilindros, todo completo mas sem documentação que é o carro B.

                                                            Se eu pegar em toda a mecânica (motor, travagem, suspensão, etc) do carro B e colocar no carro A, o resultado fica ilegal e é sujeito a ser apreendido caso seja detestado numa operação stop que o motor não tem as características do livrete.

                                                            se eu pegar nas matrículas e chapa de número de quadro do carro A e colocar no Carro B, o carro também ficaria ilegal. No entanto, caso isto seja detetado, há mais consequências legais?
                                                            Obviamente que não pretendia ficar com registo criminal devido a um carro...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X