Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novas matrículas de carros podem perder referência a mês e ano

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Novas matrículas de carros podem perder referência a mês e ano

    https://www.tsf.pt/portugal/sociedad...-11669957.html

    O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) admitiu, numa mensagem a agentes do setor automóvel, que as novas matrículas dos carros poderiam deixar de exibir a área amarela com o ano e o mês do seu primeiro registo.
    "Importa alertar que as alterações à referida regulamentação decorrentes da introdução da nova série de número de matrícula poderem vir a contemplar, no caso das chapas destinadas a automóveis, a eliminação da inscrição do ano e mês da primeira matrícula e remoção da correspondente área de cor amarelo", pode ler-se numa mensagem datada de outubro, a que a agência Lusa teve acesso.
    As alterações à regulamentação dizem respeito à mudança da série de matrículas 00-AA-00 para AA-00-AA, cuja alteração já foi aprovada em Conselho de Ministros em 19 de setembro de 2019.
    Na mensagem do IMT a que a Lusa teve acesso, a entidade referiu que ainda não era possível adiantar informação adicional sobre a matéria "até ser conhecida a versão final do diploma por via da respetiva publicação em Diário da República".

    Na sequência da incerteza, o regulador dos transportes rodoviários sugeriu aos agentes do setor que "a gestão de 'stocks' de chapas de matrículas destinadas às respetivas tipologias de veículos tenha em consideração o referido cenário".
    A Lusa contactou o IMT e aguarda uma resposta.

    Em 19 de setembro, foi aprovado o diploma que altera o modelo de chapas de matrícula, introduzindo novas combinações de carateres e um formato que harmoniza o modelo português com o da generalidade dos Estados da União Europeia.

    O mesmo decreto-lei, "que altera o regulamento do número e chapa de matrícula, o código da estrada e o regulamento da habilitação legal para conduzir, o qual fora aprovado na anterior legislatura não tendo, contudo, concluído o respetivo procedimento legislativo", foi reapreciado no último Conselho de Ministros antes do Natal, em 19 de dezembro.


    De acordo com informação dada à Lusa pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, que tutela o setor e o IMT, a reapreciação deveu-se à realização das eleições legislativas de 06 de outubro.
    A passagem para a nova série de matrículas, constituída por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, estava prevista para o final de 2019, mas as vendas do setor automóvel ainda não atingiram o fim da atual série.
    Em 19 de setembro, o IMT disse à Lusa que à data ainda podiam ser emitidas 170 mil matrículas da série corrente.



    Em dezembro de 2018, o instituto adiantou que no futuro passariam a ser utilizadas as letras Y,K e W (que até agora não eram utilizadas), na sequência do Acordo Ortográfico.


    "Neste momento [19 de setembro], a atual série de matrículas ainda permite atribuir cerca de 170 mil matrículas, o que poderá corresponder a cerca de quatro meses, dependendo do ritmo da emissão de novas matrículas", referiu a entidade, em resposta a perguntas da agência Lusa.

    De acordo com o IMT, a nova série permitirá atribuir cerca de 28 milhões de matrículas.
    A primeira matrícula foi registada a 01 de janeiro de 1937 e até 29 de fevereiro de 1992 foi usado o modelo "AA-00-00". A partir de 01 de março de 1992 foi usado o modelo "00-00-AA".
    Depois desse, começou a utilizar-se a série "00-AA-00", que permanece até hoje.

    #2
    Ora bolas, assim como vou saber que o meu vizinho vai comprar carro importado? A economia nacional é que perde. Só imagino a quantidade de cafés e mines que vão deixar de ser bebidas no tasco por não haver assunto para falar

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por VirgilSollozzo Ver Post
      Ora bolas, assim como vou saber que o meu vizinho vai comprar carro importado? A economia nacional é que perde. Só imagino a quantidade de cafés e mines que vão deixar de ser bebidas no tasco por não haver assunto para falar
      Também me lembrei dessa parte...
      para os importados será bastante interessante, assim já podem andar em carros usados, como se fossem "novos".

      Apesar de nada estar decidido, ao que parece, qual a intenção desta medida, a não ser beneficiar as importações de usados?

      Comentário


        #4
        Mas porque carga de água vão retirar o mês e ano da matricula dos carros? Só faltava esta agora

        Comentário


          #5
          O meu é novo, é de Setembro de 2004 e tenho todo o orgulho em que a minha chapa de matrícula ostente esses dados.

          O outro é importado, novo em 2015 e também quero que se veja que o importei usado!

          Não vejo algum interesse em retirar esses dados das matrículas... nada disso tem a ver com as combinações de letras e números... Ou deixam de caber no espaço das matrículas? É só fazer as letras e números mais pequenos... ou diminuir os espaços... ou retirar os tracinhos entre letras e números...

          Os italianos há décadas que fazem chapas à frente que quase nem dá para ler... Ora numa chapa maior certamente que continua lá a caber toda a informação! Ou é para facilitar a importação e não discriminação de xaços? Nem por aí... com os impostos que fazem pagar, mais o IUC que pagam como se fossem mesmo novos... portanto também não será por aí...

          Algo me está a escapar!

          Comentário


            #6
            Burocracia portuguesa: a ligar o complicómetro desde 1143.

            Comentário


              #7
              Ou 1139?

              Comentário


                #8
                Se tem, reclamam que tem.
                Se decidem tirar, reclamam porque vão tirar.

                Não vos percebo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  Se tem, reclamam que tem.
                  Se decidem tirar, reclamam porque vão tirar.

                  Não vos percebo...

                  Não interessa a causa, a arte está em saber bem reclamar

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Aesthetic Ver Post
                    Mas porque carga de água vão retirar o mês e ano da matricula dos carros? Só faltava esta agora
                    Mesmo. Aposto que o preço das chapas vai ficar igual, o que significa que o preço por número vai disparar!! Vergonha!

                    Comentário


                      #11
                      Deviam era terminar com a barra amarela que fica foleira como tudo.
                      Ter o ano e mês não aquece nem arrefece.

                      Comentário


                        #12
                        Para mim acho vantajoso ter a barra amarela, quando decido comprar um carro, gosto de ver de que ano e mês são, e muitas vezes esse fator pesa mais que os kms, dá me grande uso para poder comparar entre carros de várias datas o seu estado e o uso que tiveram. Se deixarem de ter, como vamos saber a data? Perguntamos ao dono? E se o dono puser lá a informação que quiser por exemplo no anúncio? E depois rapadas só de seguida a comprar o carro?

                        Como já foi dito era substituir a barra amarela por uma a escolha! Assim podia escolher verde de sportinguista!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                          Para mim acho vantajoso ter a barra amarela, quando decido comprar um carro, gosto de ver de que ano e mês são, e muitas vezes esse fator pesa mais que os kms, dá me grande uso para poder comparar entre carros de várias datas o seu estado e o uso que tiveram. Se deixarem de ter, como vamos saber a data? Perguntamos ao dono? E se o dono puser lá a informação que quiser por exemplo no anúncio? E depois rapadas só de seguida a comprar o carro?Como já foi dito era substituir a barra amarela por uma a escolha! Assim podia escolher verde de sportinguista!
                          Como eu disse é lá deixar a informação.
                          A barra amarela é que não tem jeito nenhum.
                          Seria o mesmo tipo de informação com o fundo branco.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            Como eu disse é lá deixar a informação.
                            A barra amarela é que não tem jeito nenhum.
                            Seria o mesmo tipo de informação com o fundo branco.
                            Como a malta aqui no fórum se está sempre a queixar que o português só compra carros cinzentos ou pretos, ao menos essa barra amarela sempre dá alguma cor alegre aos carros

                            Comentário


                              #15
                              Esqueci me também que a mim a barra amarela é útil para distinguir os tugas dos francius e dos nuestros hermanos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                Como a malta aqui no fórum se está sempre a queixar que o português só compra carros cinzentos ou pretos, ao menos essa barra amarela sempre dá alguma cor alegre aos carros
                                Deve ser isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Australia vai permitir ter emojis nas matrículas dos carros

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ridículo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mifisarte Ver Post
                                      Ridículo!
                                      Nada disso.


                                      Apenas millenials a serem millenials

                                      Comentário


                                        #20
                                        https://www.rotauto.com/lifestyle/wp...Novas-2020.jpg

                                        Comentário


                                          #21
                                          A faixa amarela acho menos mal que desapareça, aliás o mês também podia ser eliminado mantendo apenas o ano nessa zona que é mais importante. Deste modo facilitava até a leitura total da matrícula ao longe.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                            Esqueci me também que a mim a barra amarela é útil para distinguir os tugas dos francius e dos nuestros hermanos
                                            Honestamente não deveria haver qualquer distinção. As matrículas deveriam ser iguais em todo o espaço económico europeu.

                                            Deveria ser um conjunto de letras e números não sequencial em que haveria reciclagem de matrículas que deixam de ser usadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ainda não se lembraram de vender matriculas personalizadas para sacar mais impostos...mas la chegaremos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                Se tem, reclamam que tem.
                                                Se decidem tirar, reclamam porque vão tirar.

                                                Não vos percebo...
                                                Se calhar porque os que reclamam que tem não são os mesmos que reclamam que vão tirar, penso eu...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por m3a4424 Ver Post
                                                  Se calhar porque os que reclamam que tem não são os mesmos que reclamam que vão tirar, penso eu...
                                                  Ficarias surpreendido ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quem tem matrícula com mês e ano pode pedir para fazer uma nova matricula sem esses dados? Ou só se aplica a novas matriculas com a nova combinação?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O pessoal tem cá uma preguiça de ler as coisas...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nem fazia sentido haver dois tipos de chapas de matricula. Veículos com matriculas de 1ª. e veículos com matriculas de 2ª.!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O que é uma matrícula de 1° e uma de 2°? Vai ser diferente o material é?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu já ando à frente disso há muito tempo, o meu carro já tem uma matricula dessas há 25 anos!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X