Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Volvo XC40 classe 1 vs classe 2

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Volvo XC40 classe 1 vs classe 2

    Viva pessoal,

    estou a fechar um T4 mas a considerar um T5. A meu ver eles são muito semelhantes em tudo (dimensões, peso, etc), excepto que o T5 tem mais uns cavalos.

    Agora o T4 é 4x2 e o T5 é 4x4. É isto razão suficiente para quea versão T5 pague classe 2 nas portagens, visto que o T4 é classe 1? Isto significa que qualquer 4x4 paga classe 2 apenas por ser.. 4x4?

    Obrigado!
    PG

    #2
    Os SUV 4x2 sofrem excepção, tendo Via Verde. Se optarem pela portagem manual, são taxados como classe 2. Os mesmos modelos, se forem 4X4, pagam classe 2.

    Já deixei de comprar um carro por essa situação, porque, para a mesma motorização, num determinado modelo, o manual era 4X2 e o automático 4X4... como só queria o automático, ficou posto de parte, pela situação das portagens.

    Comentário


      #3
      Muito obrigado pela explicação Rui. Não me faz muito sentido isso.. mas enfim!

      Comentário


        #4
        Tens de ter em consideração a altura medida ao eixo da frente, que se for inferior a 1.10m paga classe 1 independente de ser 4x2 ou 4x4.

        Eu tenho um SUV 4*4 de 98 que paga classe 1 por esta razão, mas actualmente a maioria dos SUV's e furgões excede essa medida, e por isso em 2019 entrou em vigor uma exceção no qual se incluem os veículos 4*2 desses modelos, e mais uma série de regras como emissões CO2 e peso bruto.
        Podes procurar a lei que refere isto, e julgo que na via verde há a lista dos modelos afetos a cada uma das classes.
        Já agora, aviso que se esse Volvo XC40 4x2 se inserir nesta exceção tens de adquirir um identificador classe 2 para depois alterar. É estúpido, mas é assim.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
          Os SUV 4x2 sofrem excepção, tendo Via Verde. Se optarem pela portagem manual, são taxados como classe 2. Os mesmos modelos, se forem 4X4, pagam classe 2. (...)
          Ah! Então é isso!

          Aqui há um tempo quis um E-pace com caixa automática e fui confrontado com esse inconveniente da classe 2. Agora percebo que no caso do Jaguar o problema é que todos os automáticos são 4x4.

          Na altura o comercial não explicou isso. Falou em homologações e número de vendas e acabei por não perceber nada.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
            Tens de ter em consideração a altura medida ao eixo da frente, que se for inferior a 1.10m paga classe 1 independente de ser 4x2 ou 4x4.

            Eu tenho um SUV 4*4 de 98 que paga classe 1 por esta razão, mas actualmente a maioria dos SUV's e furgões excede essa medida, e por isso em 2019 entrou em vigor uma exceção no qual se incluem os veículos 4*2 desses modelos, e mais uma série de regras como emissões CO2 e peso bruto.
            Podes procurar a lei que refere isto, e julgo que na via verde há a lista dos modelos afetos a cada uma das classes.
            Já agora, aviso que se esse Volvo XC40 4x2 se inserir nesta exceção tens de adquirir um identificador classe 2 para depois alterar. É estúpido, mas é assim.
            Isso não deve ser assim, acho que o Dacia Duster 4x2 e 4x4 têm a mesma altura sobre o eixo da frente e pelo que li neste fórum o 4x4 paga sempre classe 2 nas portegens e o 4x2 pode pagar só classe 1

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
              Isso não deve ser assim, acho que o Dacia Duster 4x2 e 4x4 têm a mesma altura sobre o eixo da frente e pelo que li neste fórum o 4x4 paga sempre classe 2 nas portegens e o 4x2 pode pagar só classe 1
              É assim, acho que não leste bem o post dele todo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                Isso não deve ser assim, acho que o Dacia Duster 4x2 e 4x4 têm a mesma altura sobre o eixo da frente e pelo que li neste fórum o 4x4 paga sempre classe 2 nas portegens e o 4x2 pode pagar só classe 1
                O Duster 4x2 atual encaixa na exceção da lei, mas se a mesma não existisse pagaria classe 2.
                O que acontece é que há muitos modelos que estão no limite, por isso as marcas fazem algumas alterações para poder vender, caso contrário estariam condenados ao fracasso no nosso mercado.

                O Kuga do meu pai é um destes casos, caso contrário pagaria classe 2.

                Comentário


                  #9
                  Um bom exemplo de fracasso no nosso mercado Opel Mokka que é classe 2 e um "sucesso" Porsche Cayenne de 1ª geração que é classe 1.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                    Um bom exemplo de fracasso no nosso mercado Opel Mokka que é classe 2 e um "sucesso" Porsche Cayenne de 1ª geração que é classe 1.
                    Alguns Mokka são classe 1. O meu é um deles

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                      Alguns Mokka são classe 1. O meu é um deles
                      Sem via verde? dos de 1ª geração? Nada a ver com o mokka x...

                      Comentário


                        #12
                        De facto o Opel Mokka, foi um dos que sofreu... e mesmo após o restyling e quando se começaram a chamar de Opel Mokka X... os primeiros tempos após restyling, ainda sofreram desse "mal".


                        https://observador.pt/2018/10/19/mok...desde-24-000e/

                        Comentário


                          #13
                          Como referido antes até 1.10m... pagava classe 1, independentemente do sistema de tracção.

                          Com a alteração ocorrida, o limite de altura passou para 1.30m... mas só paga classe 1 se tiver sistema 4x2, peso bruto até 2300kg e que seja EURO 6.



                          https://auto-drive.pt/2018/08/09/gov...das-portagens/



                          https://www.motor24.pt/motores/fim-d...asse-1/407615/

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Como referido antes até 1.10m... pagava classe 1, independentemente do sistema de tracção.

                            Com a alteração ocorrida, o limite de altura passou para 1.30m... mas só paga classe 1 se tiver sistema 4x2, peso bruto até 2300kg e que seja EURO 6.



                            https://auto-drive.pt/2018/08/09/gov...das-portagens/


                            https://www.motor24.pt/motores/fim-d...asse-1/407615/
                            olha que não é bem assim, a exceção conhecida como "lei dos monovolumes" já existe desde 2005 autorizando entre outros critérios a altura até os 1.30m e limitando aos 4x2.

                            a lei básica do 1.10m mantem-se para a classe 1 tenha ou não 4x4.
                            o tal regime de exceção aderindo à via verde é que sofreu umas alterações passando a englobar veículos de mercadorias e a tal obrigatoriedade de cumprir Euro6 desde a data em que o regime entra em vigor.

                            essa parte do Euro6 levanta-me um dilema estilo a polemica do IUC, se eu tiver um monovolume E5 nacional com matricula de 2018 posso aderir ao regime de exceção, será que se importar um veículo igual este ano já não posso aderir pois a matriculo nacional será de 2020 e posterior à entrada em vigor da nova lei???!


                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                              O Duster 4x2 atual encaixa na exceção da lei, mas se a mesma não existisse pagaria classe 2.
                              O que acontece é que há muitos modelos que estão no limite, por isso as marcas fazem algumas alterações para poder vender, caso contrário estariam condenados ao fracasso no nosso mercado.

                              O Kuga do meu pai é um destes casos, caso contrário pagaria classe 2.
                              Pois, lá está eu só queria dizer que não tinha apenas a ver com os 1,10 acima do eixo da frente pois no caso do Duster ambas as versões têm a mesma altura acima do eixo frontal, mas o 4x4 leva logo com a a pastilha de classe 2.

                              Estas classes das portagens em Portugal é das coisas mais aberrantes que existem, então uma moto pagar o mesmo de que um carro é ridiculo, o que vale é que tendo VV ainda há um desconto mas nas SCUT mesmo com VV não há descontos para motos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                Pois, lá está eu só queria dizer que não tinha apenas a ver com os 1,10 acima do eixo da frente pois no caso do Duster ambas as versões têm a mesma altura acima do eixo frontal, mas o 4x4 leva logo com a a pastilha de classe 2.

                                Estas classes das portagens em Portugal é das coisas mais aberrantes que existem, então uma moto pagar o mesmo de que um carro é ridiculo, o que vale é que tendo VV ainda há um desconto mas nas SCUT mesmo com VV não há descontos para motos.
                                Eu tenho VV na mota e pago menos em alguns pórticos onde também passo de carro.
                                Por exemplo o da A29 ou da A4.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                  Pois, lá está eu só queria dizer que não tinha apenas a ver com os 1,10 acima do eixo da frente pois no caso do Duster ambas as versões têm a mesma altura acima do eixo frontal, mas o 4x4 leva logo com a a pastilha de classe 2.

                                  Estas classes das portagens em Portugal é das coisas mais aberrantes que existem, então uma moto pagar o mesmo de que um carro é ridiculo, o que vale é que tendo VV ainda há um desconto mas nas SCUT mesmo com VV não há descontos para motos.
                                  não sabia disso, o regime de excepção "monovolumes" aderindo à VV é válido tanto nas AE como nas SCUT, sempre pensei que nas motos fosse igual.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Temos tanta coisa descabida neste país, mas como alguém dizia noutro tópico: haja futebol e programas a discutir o fora de jogo e o soco que o treinador deu ao adversário, durante dias a fio... está tudo bem, e ninguém se lembra do que realmente importa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                      olha que não é bem assim, a exceção conhecida como "lei dos monovolumes" já existe desde 2005 autorizando entre outros critérios a altura até os 1.30m e limitando aos 4x2.

                                      a lei básica do 1.10m mantem-se para a classe 1 tenha ou não 4x4.
                                      o tal regime de exceção aderindo à via verde é que sofreu umas alterações passando a englobar veículos de mercadorias e a tal obrigatoriedade de cumprir Euro6 desde a data em que o regime entra em vigor.

                                      essa parte do Euro6 levanta-me um dilema estilo a polemica do IUC, se eu tiver um monovolume E5 nacional com matricula de 2018 posso aderir ao regime de exceção, será que se importar um veículo igual este ano já não posso aderir pois a matriculo nacional será de 2020 e posterior à entrada em vigor da nova lei???!




                                      Sim, a lei básica mantem-se... teve foi a dita alteração para os "Suv" em 2019...

                                      E sim... já a excepção para os monovolumes é bem datada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                        não sabia disso, o regime de excepção "monovolumes" aderindo à VV é válido tanto nas AE como nas SCUT, sempre pensei que nas motos fosse igual.
                                        Na verdade acho que há uma empresa das SCUT que ia alterar isso para as motos, lembro-me de ler algo sobre isso, se alterou ou não, não sei.

                                        E julgo que na Ponte Vasco da Gama também não há o desconto de 30% mas já não passo lá de moto há muito tempo, pelo que não tenho a certeza.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                          Na verdade acho que há uma empresa das SCUT que ia alterar isso para as motos, lembro-me de ler algo sobre isso, se alterou ou não, não sei.

                                          E julgo que na Ponte Vasco da Gama também não há o desconto de 30% mas já não passo lá de moto há muito tempo, pelo que não tenho a certeza.
                                          Acabei de confirmar numa fatura: A29 e A4 pago menos 30% na mota com a VV.

                                          A minha dúvida é se compensa andar com identificador, é que às vezes não apanha a matrícula

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Sim, a lei básica mantem-se... teve foi a dita alteração para os "Suv" em 2019...

                                            E sim... já a excepção para os monovolumes é bem datada.
                                            Não foi excepção para os SUV.

                                            Por parte do governo chupista esses continuariam a ser classe 2. Aliás, se pudessem todos os ligeiros seriam classe 2, a Brisa e outras concessionárias são um bom tacho para os tachistas quando saírem do governo..

                                            A excepção foi feita por causa da PSA de Mangualde. Os modelos novos comerciais fabricados em Mangualde têm capot mais altos e entravam na classe 2, e houve ultimato que ou havia alteração à lei para esses veículos serem classe 1 ou então a fábrica fechava portas.

                                            Ou seja a excepção inicial para os monovolumes foi por causa da fábrica de Palmela e agora foi por causa de Mangualde.

                                            Não fosse as fábricas e tudo o que é monovolume ou SUV era classe 2 em Portugal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MGFDP Ver Post
                                              Não foi excepção para os SUV.

                                              Por parte do governo chupista esses continuariam a ser classe 2. Aliás, se pudessem todos os ligeiros seriam classe 2, a Brisa e outras concessionárias são um bom tacho para os tachistas quando saírem do governo..
                                              Qual é o ex-membro do governo que está na Brisa?? Pois...

                                              A verdade é que a brisa (e as outras concessionárias) tem um contrato de concessão. Esse contrato tem condições que foram definidas à partida. Por um lado obrigações (qual o investimento que têm de fazer, quais os níveis de serviço, de assistência em viagem, de apoio à gnr na fiscalização das estradas, etc). Por outro têm direitos sendo o mais importante as regras de preços e da sua atualização.

                                              Se o governo quiser alterar regras de preços tem de dar algo em troca senão os concessionários não aceitam. Ou seja quando o governo quiser alterar as regras sobre o que é classe 1 ou 2 vai ter de dar algo. Pode ser mais anos de concessão, pode ser uma subida de preços gera diferente do inicialmente previsto, pode ser uma indemnização ou outra coisa qualquer que eu não me esteja a lembrar. Em suma não pensem que baixar os preços aos SUVs é de borla. Vai ser pago e por todos nós inclusive os que não tem SUV. Lembrem-se disso antes de reclamar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                Qual é o ex-membro do governo que está na Brisa?? Pois...

                                                A verdade é que a brisa (e as outras concessionárias) tem um contrato de concessão. Esse contrato tem condições que foram definidas à partida. Por um lado obrigações (qual o investimento que têm de fazer, quais os níveis de serviço, de assistência em viagem, de apoio à gnr na fiscalização das estradas, etc). Por outro têm direitos sendo o mais importante as regras de preços e da sua atualização.

                                                Se o governo quiser alterar regras de preços tem de dar algo em troca senão os concessionários não aceitam. Ou seja quando o governo quiser alterar as regras sobre o que é classe 1 ou 2 vai ter de dar algo. Pode ser mais anos de concessão, pode ser uma subida de preços gera diferente do inicialmente previsto, pode ser uma indemnização ou outra coisa qualquer que eu não me esteja a lembrar. Em suma não pensem que baixar os preços aos SUVs é de borla. Vai ser pago e por todos nós inclusive os que não tem SUV. Lembrem-se disso antes de reclamar.
                                                Se olharmos à conjuntura do ano anterior, sim, podem ficar a perder.
                                                Mas se por outro lado comparar-mos com os últimos 5, 10 anos, ou a data de início das concessões, verifica-se que atualmente há muitos mais SUV s, sendo que a maioria teria de pagar classe 2, beneficiando as concessionárias. Com os furgões tipo Berlingo, a mesma coisa.

                                                Agora uma coisa é certa, com certeza deverão ter negociado o contrato beneficiando a concessionária, nem podia ser de outra maneira

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A vida seria tão mais fácil e simples sem SUVs!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Era tão bom ter uma V90CC 4x4 a pagar classe 1...

                                                    Mas... espera... essa paga classe 1! Tem menos de 1,35 metros de altura ao eixo da frente ou que é...

                                                    Leis tão estúpidas que temos em Portugal... Um Cascais 4x4 é classe 2, se tiver via verde e 4x2 passa a classe 1? Gasta menos asfalto?

                                                    E um Nissan X-Trail 4x4 gasta mais asfalto do que um Nissan X-Trail 4x2 com VV? Lei tão estúpida...

                                                    E um BM 535 4x4? Gasta mais ou menos asfalto que um 114d 4x2? É que pagam o mesmo de portagens...


                                                    Não são os SUV que estão mal! São os deputados que as pessoas elegeram!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                      Era tão bom ter uma V90CC 4x4 a pagar classe 1...

                                                      Mas... espera... essa paga classe 1! Tem menos de 1,35 metros de altura ao eixo da frente ou que é...

                                                      Leis tão estúpidas que temos em Portugal... Um Cascais 4x4 é classe 2, se tiver via verde e 4x2 passa a classe 1? Gasta menos asfalto?

                                                      E um Nissan X-Trail 4x4 gasta mais asfalto do que um Nissan X-Trail 4x2 com VV? Lei tão estúpida...

                                                      E um BM 535 4x4? Gasta mais ou menos asfalto que um 114d 4x2? É que pagam o mesmo de portagens...


                                                      Não são os SUV que estão mal! São os deputados que as pessoas elegeram!

                                                      Epah, mas vamos lá ser razoáveis...

                                                      Na altura em que as concessões foram estabelecidas diria que seria quase impossível prever o sucesso dos SUVs. Assim sendo estabeleceu-se uma regra que, olhando para trás hoje não faz muito sentido, mas na altura era perfeitamente razoável e que tentava colocar na classe 2 veículos realmente mais pesados e diferenciados.

                                                      Hoje é óbvio que não faz sentido a distinção. Devia ser alterado. O problema é que alterar essa regra tem um impacto. As concessionárias (por simplificação dizemos a Brisa, mas há várias outras) têm o direito contratual de receber dinheiro com uma determinada metodologia. Se for alterada a metodologia então essas empresas têm de ser compensadas. Faz-se uma estimativa de quantos carros passavam de classe 2 para classe 1 e da perda de receita das concessionárias e há que reembolsá-las disso. Está quase de certeza no contrato de concessão nas cláusulas de equilíbrio contratual que são usuais.

                                                      A alternativa a isto é negociar com elas. E negociar com elas signifca sempre oferecer algo em troca. OK que pode não ser dinheiro, mas pelo menos aumentar o prazo de concessão será. É sempre uma negociação difícil.



                                                      O que eu quero dizer com isto é que temos de ser minimamente razoáveis a analisar estas coisas e não pensar que todos os outros são estúpidos
                                                      1 - as regras no início não eram parvas. Tornaram-se pouco razoáveis porque os automóveis mudaram
                                                      2 - mudar as regras fazia sentido mas custas dinheiro
                                                      3 - o país não tem dinheiro para fazer isso e mesmo politicamente, tenho a certeza que as mesmas pessoas que dizem que os SUVs não deviam pagar classe 2, se fizessem essa alteração, vinham dizer que estavam a oferecer benesses aos grandes grupos económicos. Ou seja mais vale deixar como está e a culpa é da opinião pública que gosta de se indignar

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A regra deveria ter sido sempre pelo peso, é o único critério justo e com sentido, quanto mais pesado um veiculo mais danos causa ao passar logo paga mais portagem, a altura do capot como bem dizes depende das modas da época, se calhar daqui a 10 anos a moda são novamente carros baixos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                          Epah, mas vamos lá ser razoáveis...

                                                          Na altura em que as concessões foram estabelecidas diria que seria quase impossível prever o sucesso dos SUVs. Assim sendo estabeleceu-se uma regra que, olhando para trás hoje não faz muito sentido, mas na altura era perfeitamente razoável e que tentava colocar na classe 2 veículos realmente mais pesados e diferenciados.

                                                          Hoje é óbvio que não faz sentido a distinção. Devia ser alterado. O problema é que alterar essa regra tem um impacto. As concessionárias (por simplificação dizemos a Brisa, mas há várias outras) têm o direito contratual de receber dinheiro com uma determinada metodologia. Se for alterada a metodologia então essas empresas têm de ser compensadas. Faz-se uma estimativa de quantos carros passavam de classe 2 para classe 1 e da perda de receita das concessionárias e há que reembolsá-las disso. Está quase de certeza no contrato de concessão nas cláusulas de equilíbrio contratual que são usuais.

                                                          A alternativa a isto é negociar com elas. E negociar com elas signifca sempre oferecer algo em troca. OK que pode não ser dinheiro, mas pelo menos aumentar o prazo de concessão será. É sempre uma negociação difícil.



                                                          O que eu quero dizer com isto é que temos de ser minimamente razoáveis a analisar estas coisas e não pensar que todos os outros são estúpidos
                                                          1 - as regras no início não eram parvas. Tornaram-se pouco razoáveis porque os automóveis mudaram
                                                          2 - mudar as regras fazia sentido mas custas dinheiro
                                                          3 - o país não tem dinheiro para fazer isso e mesmo politicamente, tenho a certeza que as mesmas pessoas que dizem que os SUVs não deviam pagar classe 2, se fizessem essa alteração, vinham dizer que estavam a oferecer benesses aos grandes grupos económicos. Ou seja mais vale deixar como está e a culpa é da opinião pública que gosta de se indignar
                                                          Se de um ponto de vista teórico esse exercício faz sentido, todos sabemos o que acontece aos veículos ligeiros classe 2: simplesmente não vendem e os poucos vendidos evitam as AEs o máximo que podem.

                                                          Como tal, passarem a classe 1 não significa automaticamente uma perda de receita para as concessionárias, é preciso comprovar e indemnizar de acordo com uma perda efectiva e não como estás a dizer. Que na prática é só uma desculpa para aumentarem os prazos de concessão dado que, como sabemos, o Estado raramente tem dinheiro para avançar com uma indemnização efectiva.

                                                          Contente estão as concessionárias como tudo isto e arranjar uma desculpa não-substanciada para aumentar as concessões é óptimo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                            Se de um ponto de vista teórico esse exercício faz sentido, todos sabemos o que acontece aos veículos ligeiros classe 2: simplesmente não vendem e os poucos vendidos evitam as AEs o máximo que podem.

                                                            Como tal, passarem a classe 1 não significa automaticamente uma perda de receita para as concessionárias, é preciso comprovar e indemnizar de acordo com uma perda efectiva e não como estás a dizer. Que na prática é só uma desculpa para aumentarem os prazos de concessão dado que, como sabemos, o Estado raramente tem dinheiro para avançar com uma indemnização efectiva.

                                                            Contente estão as concessionárias como tudo isto e arranjar uma desculpa não-substanciada para aumentar as concessões é óptimo.

                                                            Totalmente de acordo. Mas como eu não trabalho nem no governo nem em nenhuma concessionária não sei o que se passa nessas negociações.

                                                            Certamente se fossem para um tribunal arbitral, seria esse o critério. Simular quantos veículos passariam de classe 2 para 1 e calcular a receita perdida. Eu não tenho dados para fazer esses cálculos mas o governo e as concessionárias têm por isso seria possível. Mas mesmo que sejam poucos veículos, se te lembrares que se geram em portugal mais ou menos 1100M€ de receitas de portagens por ano, estamos sempre a falar de alguns milhões de euros por ano. Não são trocos. Mesmo que seja mais um ano apenas em todas as concessões, já é mais um ano em que todos nós iremos pagar portagens mais elevadas, porque eu pelo menos tenho a expectativa que numa futura nova concessão, as portagens baixem.

                                                            A minha conclusão é sempre a mesma, esse dinheiro seja lá ele quanto for, vamos ser nós todos a pagá-lo. Por isso pensem bem nessas reclamações de mudar as regras! Eu por mim vivo bem eu não comprar os veículos classe 2, obrigado. Não me sinto invulgarmente prejudicado por isso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X