Os automóveis mais vendidos em 2019 no Japão, tão diferentes dos nossos... porquê?

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Título: Os automóveis mais vendidos em 2019 no Japão, tão diferentes dos nossos... porquê?

  1. #1
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    Por Defeito Os automóveis mais vendidos em 2019 no Japão, tão diferentes dos nossos... porquê?

    Hoje de manhã cruzei-me com uma notícia que mostrava os carros que foram os mais vendidos no Japão em 2019.

    a noticia era esta:

    https://automonitor.sapo.pt/2020/01/...japao-em-2019/

    Sim, o Honda N-BOX foi o carro mais vendido no Japão em 2019

    A Associação de Vendedores de Automóveis do Japão (JADA) divulgou a lista de carros mais vendidos no país em 2019 e não houve surpresas: o Honda N-BOX foi, pelo terceiro ano consecutivo, o modelo mais vendido.

    Com 253.500 veículos o Honda N-Box alcançou o lugar cimeiro do pódio, seguido pelo Daihatsu Tanto, com 175.292 unidades vendidas, e o Suzuki Spacia com 166.389 unidades.

    Na lista dos 10 carros mais vendidos, metade são carros do tipo kei, o que mostra a imensa preferência popular por este tipo de veículo normalmente com um bloco de 660 cm3 e um estilo “caixa”. Os veículos kei mais populares foram os que apresentaram maior espaço interior e tecnologias de segurança como travagem automática.

    A Associação refere ainda que os veículos kei colhem cada vez mais a preferência das famílias japonesas: “Antigamente, os carros kei eram utilizados como veículos secundários para se ir para o trabalho. Mas agora, como começaram a ter as mesmas opções de segurança que os veículos comuns, estão a tornar-se no carro principal das famílias para viagens, compras, etc”.
    ilustrando a coisa, os 3 mais vendidos por lá foram estes:







    A questão é: temos assim uma cultura tão diferente destes orientais para optarmos por automóveis que em nada têm a ver com estes?

    parece-me que eles vão pelo caminho do mais prático na utilização, pela rentabilidade no tamanho/habitabilidade proporcionada, e estão-se marimbando para os luxos, para os carros xpto, confortos xpto......... etc...
    muito diferente das filosofias ocidentais, que se focam e procuram outras coisas.

    Serão as cidades de lá tão diferentes que "exigem" este tipo de viaturas? e fora das cidades?
    ou é só mesmo por questões culturais que já vêm de trás e hábitos que se criaram?
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  2. #2
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    Os kei cars sempre foram bastante utilizados no Japão, é o melhor transporte em cidade seja devido ao seu tamanho compacto ou à utilidade que se dá ao carro.
    Mesmo em relação ás habitações, existem casas minúsculas (20m2) devido á alta renda que se pratica nas principais cidades e para rentabilizar ao máximo todos os espaços existentes.
    GustavoAlmeida gosta disto.

  3. #3
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    Por Defeito

    É mesmo uma questão de cultura.
    Os Kei cars surgiram a seguir à 2ª guerra mundial como incentivo do governo local para reabilitar a indústria automóvel do Japão.

    Para além disto julgo que possuem algumas vantagens tributárias por lá.

  4. #4
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    É racionalidade japonesa a que já nos habituámos.

  5. #5
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    Questões de espaço limitado e falta de gosto.
    LinoMarques gosta disto.


  6. #6
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    Falta de espaço

  7. #7
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    Ainda por cima são os 3 praticamente iguais.

  8. #8
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    Os japoneses não olham para os carros com a vaidade em primeiro lugar, mas sim a utilidade e razão.
    josemanuel e rrrfff gostam disto.

  9. #9
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    Um pormenor interessante é, nestes 3 apresentados, terem a porta traseira de correr.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
    Hoje de manhã cruzei-me com uma notícia que mostrava os carros que foram os mais vendidos no Japão em 2019.

    a noticia era esta:

    https://automonitor.sapo.pt/2020/01/...japao-em-2019/



    ilustrando a coisa, os 3 mais vendidos por lá foram estes:



    A questão é: temos assim uma cultura tão diferente destes orientais para optarmos por automóveis que em nada têm a ver com estes?

    parece-me que eles vão pelo caminho do mais prático na utilização, pela rentabilidade no tamanho/habitabilidade proporcionada, e estão-se marimbando para os luxos, para os carros xpto, confortos xpto......... etc...
    muito diferente das filosofias ocidentais, que se focam e procuram outras coisas.

    Serão as cidades de lá tão diferentes que "exigem" este tipo de viaturas? e fora das cidades?
    ou é só mesmo por questões culturais que já vêm de trás e hábitos que se criaram?
    Sim a cultura é diferente, e a densidade populacional é bem mais alta que os outros países desenvolvidos, as cidades são enormes, a economia é evoluída e o preço do m2 da habitação e construção no geral (logo estacionamento idem) é em média um absurdo vs o que é habitual por cá.

    Dos países desenvolvidos 'ocidentais' só Bélgica e Holanda tem densidade populacional comparável ao Japão, mas são países 'pequenos', depois os que mais se aproximam são o UK e Alemanha com +/- 2/3 da densidade populacional do Japão.
    A densidade populacional média na UE é 1/3 da do Japão, e os EUA têm 1/10 da densidade populacional do Japão.
    Portugal para ter a mesma densidade populacional do Japão tinha que ter >31Milhões de habitantes, 3x mais pessoas.

    Depois é o custo da área de construção, que obriga a racionar espaços. O conceito de 'casa'/apartamento por lá é muito diferente de cá. Um apartamento T3 recente de 120/130 m2 por cá é relativamente normal, para milhões de japoneses já é uma casa de sonho, quanto mais moradias de 220/240m2 como se vê várias por cá, para milhões deles seria como nós termos um 'palácio' de 500m2 ou mais.

    A juntar à questão do custo é a racionalidade. Culturalmente são mais racionais e práticos, e isto foi ainda mais aguçado pela necessidade/dificuldade derivada da destruição na 2ª guerra, um bocado como os alemães mas a escala ainda maior, porque estão mais isolados.
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  11. #11
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    O Japão é um país único, com uma cultura completamente diferente de qualquer outro País do mundo, mesmo dos seus vizinhos. Nalgumas coisas eles quase que parecem ser de outra espécie. ;)

    Não é de estranhar que relativamente ao automóvel também sejam muito diferentes de nós.

  12. #12
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    O governo japonês oferece incentivo a quem compra carros de dimensões reduzidas devido à falta de espaço que existe no país.

  13. #13
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    Tem a ver com a cultura e com a economia. Eles têm uma postura bastante sem emoção em relação à muitas coisas, podia pegar aqui numa lista interminável de caracteristicas dos japoneses que nos são completamente estranhas, para não dizer absurdas

  14. #14
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    Essas viaturas são Kei cars.

    Na realidade têm um enquadramento legal específico: impostos, seguros, até a matricula é diferente.

    Este enquadramento implica máximos de dimensões, potência e cilindrada. Não difere muito dos enquadramentos dos diferentes motociclos por cá.

    Para sermos justos deveríamos estar a comparar os mais vendidos no escalão seguinte.
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  15. #15
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    Como curiosidade... para o mês de Novembro eis os resultados de vendas:




    Top10 mensuel par modèles (hors Kei)

    1. Toyota Corolla (10 705)
    2. Toyota Sienta (10 331)
    3. Toyota Prius (8 375)
    4. Toyta Yaris (7 484)
    5. Toyota Roomy (7 132)
    6. Nissan Note (6 712)
    7. Honda Freed (6 444)
    8. Toyota Tank (6 114)
    9. Toyota Aqua (6 021)
    10. Toyota Alphard (5 748)

    Top10 mensuel par modèles (avec Kei)

    1. Daihatsu Tanto (21 096)
    2. Honda N-Box (18 805)
    3. Suzuki Spacia (12 820)
    4. Nissan Dayz (12 137)
    5. Toyota Corolla (10 705)
    6. Toyota Sienta (10 331)
    7. Toyota Prius (8 375)
    8. Toyota Yaris (7 484)
    9. Toyota Roomy (7 132)
    10. Daihatsu Move (6 775)

    Top10 mensuel par marques

    1. Toyota (107 723)
    2. Daihatsu (43 332)
    3. Suzuki (40 848)
    4. Honda (40 352)
    5. Nissan (29 824)
    6. Mazda (11 204)
    7. Subaru (8 695)
    8. Mercedes-Benz (6 051)
    9. Mitsubishi (5 081)
    10. Lexus (4 988)


    in: https://www.leblogauto.com/2019/12/b...019-japon.html
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  16. #16
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  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
    Os japoneses não olham para os carros com a vaidade em primeiro lugar, mas sim a utilidade e razão.
    Citação Originalmente Colocado por MGFDP Ver Post
    Sim a cultura é diferente, e a densidade populacional é bem mais alta que os outros países desenvolvidos, as cidades são enormes, a economia é evoluída e o preço do m2 da habitação e construção no geral (logo estacionamento idem) é em média um absurdo vs o que é habitual por cá...

    ... A juntar à questão do custo é a racionalidade. Culturalmente são mais racionais e práticos, e isto foi ainda mais aguçado pela necessidade/dificuldade derivada da destruição na 2ª guerra, um bocado como os alemães mas a escala ainda maior, porque estão mais isolados.
    Pois, é a ideia que tenho também.



    Citação Originalmente Colocado por Xerxes Ver Post
    O governo japonês oferece incentivo a quem compra carros de dimensões reduzidas devido à falta de espaço que existe no país.
    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Essas viaturas são Kei cars.

    Na realidade têm um enquadramento legal específico: impostos, seguros, até a matricula é diferente.

    Este enquadramento implica máximos de dimensões, potência e cilindrada. Não difere muito dos enquadramentos dos diferentes motociclos por cá.

    Para sermos justos deveríamos estar a comparar os mais vendidos no escalão seguinte.
    Desconhecia isso, mas ajuda também a perceber o porquê destas vendas.

  18. #18
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    Já os USA são o contrário. E em áfrica há muitos jipes, pickups e carrinhas de caixa aberta.

    Na américa do sul também há muitas pickups.

    Cada mercado compra o que faz mais sentido. Claro que há sítios onde se pode comprar mais o que se quer e outros onde tem que ser algo mais lógico.

    Não sei mas imagino que andar com um Ford Crown Victoria no Japão deva ser mau, assim como andar com um Scirocco R algures em áfrica numa zona sem estradas alcatroadas.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Como curiosidade... para o mês de Novembro eis os resultados de vendas:

    in: https://www.leblogauto.com/2019/12/b...019-japon.html
    O maior exemplo da racionalidade dos japoneses:

    Toyota com 5 modelos no Top5 e 8 no Top10 nos modelos de carros mais vendidos excluindo key cars, e 5 no Top10 de modelos mais vendidos incluindo key cars.

    Toyota sozinha vende praticamente o mesmo que a soma das vendas da 2ª, 3ª e 5ª marcas que mais vendem no Japão.


  20. #20
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    A fiscalidade dos Kei Cars aka keijidōsha é muito mais abonatória para o mercado automóvel.
    Um keijidōsha paga ¥10.800 de "IUC". Um carro de 1lt a 1.5lt chega a pagar mais de 3 vezes este valor.

    São carros que não podem ter mais de 3,4mt e metro e meio de altura. Salvo erro, a potência é limitada e CC não pode ter mais que 650 ou 660cm3


    Lembrei-me deste link: https://www.topgear.com/car-news/tgs...ars-we-need-uk

    Última edição por TSport : 14-01-20 às 16:45:13

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por TSport Ver Post
    A fiscalidade dos Kei Cars aka keijidōsha é muito mais abonatória para o mercado automóvel.
    Um keijidōsha paga ¥10.800 de "IUC". Um carro de 1lt a 1.5lt chega a pagar mais de 3 vezes este valor.

    São carros que não podem ter mais de 3,4mt e metro e meio de altura. Salvo erro, a potência é limitada e CC não pode ter mais que 650 ou 660cm3
    Se viessem para Portugal em formato oficial tinha de ter o desconto das motas na via verde...

    aqui um digno representante:
    https://www.custojusto.pt/setubal/de...abrio-24353337
    Última edição por midnightblack : 14-01-20 às 16:48:10

  22. #22
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    E entretanto, um tópico dedicado ao tema desta notícia

    https://forum.motorguia.net/forum-ge...o-kei-car.html
    midnightblack gosta disto.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Já os USA são o contrário. E em áfrica há muitos jipes, pickups e carrinhas de caixa aberta.

    Na américa do sul também há muitas pickups.

    Cada mercado compra o que faz mais sentido. Claro que há sítios onde se pode comprar mais o que se quer e outros onde tem que ser algo mais lógico.

    Não sei mas imagino que andar com um Ford Crown Victoria no Japão deva ser mau, assim como andar com um Scirocco R algures em áfrica numa zona sem estradas alcatroadas.
    do que conheço de África, essa escolha é de "obrigação"!

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por LIC Ver Post
    Um pormenor interessante é, nestes 3 apresentados, terem a porta traseira de correr.
    mais fácil de abrir/fechar e entrar/sair no meio dos estacionamentos.

    para além da menor penalização fiscal, é um carro que tem muito espaço e mesmo um velhinho consegue entrar ou sair sem bater com cabeça ou corpo.

    na europa como somos bons em artes marciais e nem somos nada gordinhos gostamos de carros baixos.

    mas eles também têm boas máquinas, só é pena que estejam limitados a 180 km/h.

    andei com um Honda Vigor ( acho que foi na cidade de Sapporo ) há muitos anos, e esgotava a 3ª e nada mais acontecia.
    MGomes e LIC gostam disto.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
    mais fácil de abrir/fechar e entrar/sair no meio dos estacionamentos.

    para além da menor penalização fiscal, é um carro que tem muito espaço e mesmo um velhinho consegue entrar ou sair sem bater com cabeça ou corpo.

    na europa como somos bons em artes marciais e nem somos nada gordinhos gostamos de carros baixos.

    mas eles também têm boas máquinas, só é pena que estejam limitados a 180 km/h.

    andei com um Honda Vigor ( acho que foi na cidade de Sapporo ) há muitos anos, e esgotava a 3ª e nada mais acontecia.



    Ainda continuam com a limitação de 180km/h?

    Tenho ideia que há uns anos aboliram esse medida... tal como o limite de potência a 280cv...

    Mas posso estar errado.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
    do que conheço de África, essa escolha é de "obrigação"!
    Por isso mesmo , ou temos outras hipoteses para navegar naquelas estradas de terra batida?:P

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por TSport Ver Post
    E eu lembrei-me automaticamente disto:

    LuisMiguel gosta disto.

  28. #28
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    Tópico interessante.

    São carros sem muita piada para um petrol-head, mas que até farão sentido, do ponto de vista de ordenamento das cidades.

  29. #29
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    Como referido, o custo do m2 é por demais e a densidade bastante grande.

    Recordo-me de há uns anos, ver uma reportação sobre imóveis por aquelas bandas e por causa disso mesmo, certos imóveis eram construidos sobre pilares... e assim só "iriam" pagar o valor de m2 de implantação, pela área de ocupação de onde se encontrava assente o pilar... a restante área ficava ampla ou para lugares de estacionamento.
    marelo gosta disto.

  30. #30
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    Se não estou em erro, acho que cada carro novo tem de ter garagem/lugar de estacionamento definido. Como o m2 é a preços loucos, comprar estes carros acaba por ser a escolha mais racional. Nas zonas rurais já não deverá ser assim.
    TURBO e ClioIIIRS gostam disto.

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