Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen C4 III 2020 / C4X 2022

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen C4 III 2020 / C4X 2022

    Por França muito se tem especulado sobre o novo segmento C da Citroen, um possível regresso ao desenho inovador é o desejado, parece que...


    Editado pela última vez por Mrodrigues; 28 June 2022, 17:55.

    #2
    As mulas.

    Comentário


      #3

      Comentário


        #4

        Comentário


          #5
          Formato tipo Prius/Ioniq/BMW GT?

          Comentário


            #6
            diria que será mais a tender para o cactus é demasiado alto para um c4

            Comentário


              #7
              As rodas têm 4 porcas.
              A plataforma do 308, 3008, 5008, C4 Picasso etc usa com 5 porcas. Provavelmente é feito sob a plataforma do 208, Corsa, C3 etc..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                As rodas têm 4 porcas.
                A plataforma do 308, 3008, 5008, C4 Picasso etc usa com 5 porcas. Provavelmente é feito sob a plataforma do 208, Corsa, C3 etc..
                Bem apanhado e confere de acordo com a L'Automobile diz.

                Comentário


                  #9
                  Gosto muito! Agrada-me a silhueta mista entre segmento C e SUV Coupé. Espero que seja irreverente como qualquer bom Citroen e como prometido com um misto entre o design actual da marca e do antigo GS. Será o sucessor do meu C4 assim que sair. Só estou à espera que chegue!

                  Comentário


                    #10

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MBR22 Ver Post
                      Gosto muito! Agrada-me a silhueta mista entre segmento C e SUV Coupé. Espero que seja irreverente como qualquer bom Citroen e como prometido com um misto entre o design actual da marca e do antigo GS. Será o sucessor do meu C4 assim que sair. Só estou à espera que chegue!




                      Não será parecido, mas a lateral tem algo do GS.

                      Comentário


                        #12
                        A PSA insiste em desvalorizar a Citroen. Ou seja vai lançar um segmento c com base num segmento B, B+. Muito provavelmente vão pegar no 2008 e dar-lhe uma roupagem de segmento C como tentaram fazer com o Cactus. É assim que se perdem os segmentos. O C4 I e o C4 II eram dois genuínos segmentos C com qualidades perto dos melhores. Tiveram boas vendas. Agora vai ficar uma salganhada. A Citroen começa-se a parecer demasiado com a Fiat em termos de estratégia e isso faz com que eu abandone a marca com muita pena minha. É a minha preferida desde que era criança.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                          As rodas têm 4 porcas.
                          A plataforma do 308, 3008, 5008, C4 Picasso etc usa com 5 porcas. Provavelmente é feito sob a plataforma do 208, Corsa, C3 etc..
                          Não percebo bem o problema. A Citro foi sempre famosa por ter poucas porcas nas todas
                          É um retorno às origens.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                            As rodas têm 4 porcas.
                            A plataforma do 308, 3008, 5008, C4 Picasso etc usa com 5 porcas. Provavelmente é feito sob a plataforma do 208, Corsa, C3 etc..
                            mas com uma plataforma modular, não? para o fazer crescer alguns centímetros em relação ao segmento B.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                              A PSA insiste em desvalorizar a Citroen. Ou seja vai lançar um segmento c com base num segmento B, B+. Muito provavelmente vão pegar no 2008 e dar-lhe uma roupagem de segmento C como tentaram fazer com o Cactus. É assim que se perdem os segmentos. O C4 I e o C4 II eram dois genuínos segmentos C com qualidades perto dos melhores. Tiveram boas vendas. Agora vai ficar uma salganhada. A Citroen começa-se a parecer demasiado com a Fiat em termos de estratégia e isso faz com que eu abandone a marca com muita pena minha. É a minha preferida desde que era criança.

                              Comentário


                                #16
                                Olha só para as vendas do segmento C tradicional. 80 mil. Quando o C4 chegou a vender mais de 200 mil.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que a PSA não está a desvalorizar a Citroen, pelo contrário.
                                  Nestes últimos 5 anos tem lançado vários modelos de sucesso com bastante desenvolvimento tecnológico (que se traduziu em mais de 20% de aumento de vendas nesse período).

                                  Em 2019 foi a única marca PSA (+ a DS) a registar crescimento de vendas na Europa

                                  O que mencionas é mais o reflexo da descida geral do segmento C tradicional em favor dos SUV.

                                  Comentário


                                    #18
                                    a citroen está estagnada em termos de vendas e especialmente em termos de qualidade dos produtos. o C3 está muito distante do 208, tal como o aircorss do 2008. O único que faz jogo mais igual é o C5 aircross com o 3008 e mesmo estes o Peugeot tem um feeling de maior qualidade a bordo.

                                    A Citroen vai simplesmente passar a ser uma marca básica dentro do grupo para quem ficam as sobras nas plataformas e tecnologias. AS vendas globais da marca têm-se mantido mais ou menos iguais nos últimos 10 anos. à volta de 1 milhão de viaturas em todo o mundo. Já a peugeot tem progredido em vendas e segmentos. Mesmo no segmento c tradicional o 308 tem tido muito boas vendas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                      a citroen está estagnada em termos de vendas e especialmente em termos de qualidade dos produtos. o C3 está muito distante do 208, tal como o aircorss do 2008..
                                      É impressionante a diferença... Concordo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                        a citroen está estagnada em termos de vendas e especialmente em termos de qualidade dos produtos. o C3 está muito distante do 208, tal como o aircorss do 2008. O único que faz jogo mais igual é o C5 aircross com o 3008 e mesmo estes o Peugeot tem um feeling de maior qualidade a bordo.

                                        A Citroen vai simplesmente passar a ser uma marca básica dentro do grupo para quem ficam as sobras nas plataformas e tecnologias. AS vendas globais da marca têm-se mantido mais ou menos iguais nos últimos 10 anos. à volta de 1 milhão de viaturas em todo o mundo. Já a peugeot tem progredido em vendas e segmentos. Mesmo no segmento c tradicional o 308 tem tido muito boas vendas.
                                        Acho que é preciso ter em conta vários factores. O C3 foi lançado em 2016 com a plataforma PF1 sendo que o 208 II foi lançado em 2019 (3 anos depois...) já com a nova plataforma CMP ou EMP1. Com o C3 Aircross a situação é semelhante sendo lançado em 2017 na plataforma PF1 e o 2008 II lançado em 2020 já com a nova plataforma CMP/EMP 1. A razão para os Citroen ainda não terem a nova plataforma está apenas relacionada com o ciclo de produto visto que a nova plataforma CMP/EMP1 apenas é lançada em 2019 com o DS3 Crossback. Os próximos C3 e C3 Aircross já terão a nova plataforma e obviamente actualização a nível de qualidade.

                                        Relativamente ao C5 Aircross esse sim já tem a mesma plataforma que o 3008/5008 e conhecendo bem quer o 3008 e o C5 Aircross não entendo essa diferença de qualidade. Acho que devemos entender que cada produto tem uma abordagem diferente. Concordo que por exemplo o topo do tablier do C5 Aircross podia ser em plástico mole e isso dá uma qualidade aparente melhor, mas para ser sincero para mim qualidade também é por exemplo a nova suspensão que o C5 Aircross tem e que o 3008/5008 não tem. Para além de alguns plásticos inferiores, mas bem montados, não vejo grande diferença para o 3008, que também tem alguns plásticos menos bons. Além disso o C5 Aircross tem uns bancos incríveis e uma insonorização excelente incluindo vidros laterais laminados e pára-brisas acústico. Parece-me que isso é qualidade e nada que uma marca de entrada tenha. E isso refuta completamente o argumento que a Citroen vai passar a ser simplesmente uma marca básica, esta nova suspensão mostra que a Citroen tem desenvolvido tecnologias estruturais próprias e que tudo o que a Peugeot tem a nível de gadjets a Citroen também tem.

                                        A estratégia no grupo é que a Citroen enquanto marca generalista (tal com a Peugeot) se caracterize pelo conforto, design irreverente e tecnologia algo que o C5 Aircross tem bastante patente e que os futuros C4 (2020) e C5/C6 (2021) também terão. A Peugeot será uma generalista tipo VW, com uma abordagem menos irreverente, talvez um pouco desportiva, mas sempre algo que não crie grande efeito amor-ódio muito clássico na Citroen. Claro que cada um tem o seu gosto e eu para mim prefiro a irreverência da Citroen e se isso tiver aliado a preços competitivos ainda melhor. Porque para mim subir preços não significa que os carros sejam melhores, pois depois a desvalorização pode ser ainda mais acentuada e penso, aliás é algo que o mercado já diz, que os novos Peugeot vão sofrer com isso. Os preços dos actuais Citroen estão também alinhados para combater a habitual maior desvalorização do passado. No meio disto tudo talvez a Opel/Vauxhall seja a marca com menos personalidade e que a estratégia do grupo é Opel como generalista Alemã (importante para o mercado Alemão) e Vauxhall com marca para o mercado britânico. Para a gama Premium nem Peugeot ou Citroen, aí existe a DS Automobiles que essa sim terá produtos mais exclusivos e com maior qualidade, também preços mais altos.

                                        Espero ter ajudado com esta clarificação neste mito entre Citroen e Peugeot.
                                        Editado pela última vez por MBR22; 27 January 2020, 15:45.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não é mito nenhum. O C4 2020 vai ser um produto baseado numa plataforma de segmento B. tal como já é agora o C4 Cactus. Além disso, se a marca não estivesse a ser tratada como básica, como explicas que não tenha desenvolvido um substituto para o C4 a tempo e horas baseado no 308? A marca perdeu o segmento C (que ainda é o segundo mais importante na Europa) completamente.

                                          E em relação ao ciclo de vida dos produtos, apesar de concordar, o C3 de 2016 é claramente um produto mais mal construído que o 208 da mesma época. Já agora é curioso que nunca seja a Citroen a estrear as plataformas e sempre a Peugeot. Concordo, no entanto, quando dizes que a suspensão que a citroen vem desenvolvendo é um ponto positivo, e ainda bem, porque é dos poucos elementos de identidade de marca que lhe podem valer nesta fase.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas vcs ainda acreditam na lenga lenga do marketing das plataformas novas? Estamos em 2020, a roda já foi inventada há muitos anos...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                              Não é mito nenhum. O C4 2020 vai ser um produto baseado numa plataforma de segmento B. tal como já é agora o C4 Cactus. Além disso, se a marca não estivesse a ser tratada como básica, como explicas que não tenha desenvolvido um substituto para o C4 a tempo e horas baseado no 308? A marca perdeu o segmento C (que ainda é o segundo mais importante na Europa) completamente.

                                              E em relação ao ciclo de vida dos produtos, apesar de concordar, o C3 de 2016 é claramente um produto mais mal construído que o 208 da mesma época. Já agora é curioso que nunca seja a Citroen a estrear as plataformas e sempre a Peugeot. Concordo, no entanto, quando dizes que a suspensão que a citroen vem desenvolvendo é um ponto positivo, e ainda bem, porque é dos poucos elementos de identidade de marca que lhe podem valer nesta fase.
                                              A plataforma do novo C4 2020, a nova EMP1, não é apenas uma plataforma de segmento B, está desde Sub-compactos (Segmento B) até Compactos (Segmento C) e tem a característica de permitir motores 100% eléctricos. A plataforma EMP2, a do actual 308 é desde Compactos até Familiares (Berlinas e SUV), sendo que está só permite híbridos e não 100% eléctricos. Não vejo como o facto de ser a plataforma EMP1 reflectirá menor qualidade, até porque em questão de dimensões será a versão mais longa da plataforma, mais longa que o 2008 por exemplo. Contudo concordo que o C4 devia ter tido um substituto em 2018 mas como havia sobreposição de modelos nessa altura C3 Aircross e C4 Cactus, teve de existir uma solução que foi transformar o C4 Cactus num segmento C temporário visto que em 2018 ainda só tinha 4 anos de produto (os ciclos são 7-8 anos).

                                              Entre o C3 2016 e o 208 de 2016 não posso concordar contigo, não vejo grandes diferenças entre ambos e conheço bem os modelos. Aliás não entendo como é que consegues afirmar que é mais mal construído, não consigo mesmo. Se puderes detalha pois para além da mesma plataforma, a fábrica onde são produzidos é a mesma, os motores são iguais e os interiores tirando o design são muito iguais.
                                              Editado pela última vez por MBR22; 27 January 2020, 16:22.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Mas vcs ainda acreditam na lenga lenga do marketing das plataformas novas? Estamos em 2020, a roda já foi inventada há muitos anos...
                                                As plataformas do grupo PSA dos últimos 20 anos são:

                                                PF1 (2002-2020): 207, 208 I, 1007, 2008, C2, C3 I, C3 Picasso, C3 II, C3 III, C3 Aircross, C4 Cactus, DS3, Crossland X. (Estreada pelo Citroen C3 I em 2002)
                                                PF2 (2001-2018): 307, 308 I, 3008/5008 I, C4 I, C4 II, C4 Picasso I, DS4, DS5. (Estreada pelo Peugeot 307 em 2001)
                                                PF3 (2001-2018): C5 I, C5 II, C6, 407, 508 I. (Estreada pelo Citroen C5 I em 2001)

                                                EMP1 (2019-Actual): DS3 Crossback, 208 II, 2008 II, Corsa F. (Estreada pelo DS3 Crossback em 2019)
                                                EMP2 (2013-Actual): 308 II, 3008/5008 II, 508 II, C4 Picasso II/C4 Spacetourer, C5 Aircross, DS7 Crossback, Grandland X. (Estreada pelo Citroen C4 Picasso II e pelo Peugeot 308 II ambos em 2013)

                                                As plataformas não são apenas marketing, e isso está aqui provado. Existem diferenças estruturais nas mudanças entre PF1 e EMP1 e entre PF2/PF3 e EMP2.

                                                Em relação a estreias penso aqui se pode ver que não é apenas a Peugeot a estrear plataformas. Citroen estreia a PF1, PF3 e EMP2. Peugeot estreia a PF2 e EMP2. DS estreia a EMP1.
                                                Editado pela última vez por MBR22; 27 January 2020, 16:26.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MBR22 Ver Post
                                                  A plataforma do novo C4 2020, a nova EMP1, não é apenas uma plataforma de segmento B, está desde Sub-compactos (Segmento B) até Compactos (Segmento C) e tem a característica de permitir motores 100% eléctricos. A plataforma EMP2, a do actual 308 é desde Compactos até Familiares (Berlinas e SUV), sendo que está só permite híbridos e não 100% eléctricos. Não vejo como o facto de ser a plataforma EMP1 reflectirá menor qualidade, até porque em questão de dimensões será a versão mais longa da plataforma, mais longa que o 2008 por exemplo. Contudo concordo que o C4 devia ter tido um substituto em 2018 mas como havia sobreposição de modelos nessa altura C3 Aircross e C4 Cactus, teve de existir uma solução que foi transformar o C4 Cactus num segmento C temporário visto que em 2018 ainda só tinha 4 anos de produto (os ciclos são 7-8 anos).

                                                  Entre o C3 2016 e o 208 de 2016 não posso concordar contigo, não vejo grandes diferenças entre ambos e conheço bem os modelos. Aliás não entendo como é que consegues afirmar que é mais mal construído, não consigo mesmo. Se puderes detalha pois os para além da mesma plataforma, a fábrica onde são produzidos é a mesma, os motores são iguais e os interiores tirando o design são muito iguais.
                                                  Aí tens: o 308 tem uma plataforma acima do futuro segmento C da Citroen. O alongamento das plataformas é sempre possível isso não significa que sejam melhores. No fundo é como conduzires um Scala/Golf. O Scala é um excelente carro, mas não deixa de ser baseado no Polo enquanto que o Golf/A3/León têm uma plataforma mais evoluída. É o que a Peugeot está a fazer com a Citroen. Sim porque o futuro 308 não vai ter a plataforma EMP1, ou vai?

                                                  Em relação à comparação C3 208 basta entrar em ambos os carros para ver a diferença: materiais e ajustes são bastante melhores no Peugeot. Até no equipamento o Peugeot podia ter Ac Bizona e travagem de emergência automática e o C3 não. Aliás não se compreende que com 4 anos de diferença o C3 não fosse muito melhor que o Peugeot em matéria de equipamento e qualidades gerais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu não digo que não sejam diferentes ou que não existam evoluções. Só no que eu acho é que se dá demasiada importância a esta questão. Por acaso o facto de andarem aí plataformas com mais de 20 anos só me dá razão...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No início deste milénio a PSA falhou na estratégia da Citroen ter o equivalente tecnológico da Peugeot para os mesmos segmentos.

                                                      Porque acaba sempre a ter que vender com um enorme desconto em cima, desvalorizando o produto.

                                                      Quando lançaram o Cactus a estratégia mudou porque os princípios definidores do projecto Cactus foram estendidos a todos os futuros Citroen. A DS ficaria para o cliente que foi abandonando a Citroen ao longo dos anos (e que anteriormente comprar os hidráulicos) e procuraria uma vertente premium e a Citroen retorna a um Back to basics.

                                                      A simplificação de motores disponíveis, as plataformas mais baratas bem como os interiores com materiais rijos e soluções baratas de produção são disso exemplo.

                                                      E o facto é que q estratégia tem resultado pois as vendas não diminuiriam mas a margem subiu bastante, exactamente porque a Citroen já não está a lutar com o cliente tradicional das marcas europeias com melhor imagem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Claro, só não vê quem não quer. Isto não significa que seja uma estratégia errada. Se calhar até não é. No entanto não me parece, porque marcas como a Dacia ou a Skoda já ocuparam esse posicionamento e vendem cada vez mais. A Citroen está estagnada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                          Aí tens: o 308 tem uma plataforma acima do futuro segmento C da Citroen. O alongamento das plataformas é sempre possível isso não significa que sejam melhores. No fundo é como conduzires um Scala/Golf. O Scala é um excelente carro, mas não deixa de ser baseado no Polo enquanto que o Golf/A3/León têm uma plataforma mais evoluída. É o que a Peugeot está a fazer com a Citroen. Sim porque o futuro 308 não vai ter a plataforma EMP1, ou vai?

                                                          Em relação à comparação C3 208 basta entrar em ambos os carros para ver a diferença: materiais e ajustes são bastante melhores no Peugeot. Até no equipamento o Peugeot podia ter Ac Bizona e travagem de emergência automática e o C3 não. Aliás não se compreende que com 4 anos de diferença o C3 não fosse muito melhor que o Peugeot em matéria de equipamento e qualidades gerais.
                                                          Sim o futuro 308 vai ter a EMP 2 e o C4 terá a EMP 1 e tens razão em parte que será para alguma contenção de custos. Contudo tal não significa que o futuro C4 não tenha qualidade, será sim distinto do 308. Pelo que li na imprensa francesa o grupo PSA quer no segmento C o Citroen C4 com versões gasolina/diesel + 100% eléctrica e o Peugeot 308 com versões gasolina/diesel + Híbrida, daí o C4 ter de usar a EMP 1 para ter versão 100% eléctrica e o 308 ter de usar a EMP 2 para ter versão híbrida.

                                                          Em relação ao C3 2016 e o 208 2016 não vejo essa diferença de ajustes e materiais, aliás acho os bancos do C3 melhores que os do 208 (que são iguais aos do C3 II). Entretanto o C3 também tem travagem automática Active Safety Brake, sendo pesquisar no YouTube para confirmar isso. E o C3 também tem leitura de sinais que o 208 não tem!
                                                          Editado pela última vez por MBR22; 27 January 2020, 17:30.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                            Claro, só não vê quem não quer. Isto não significa que seja uma estratégia errada. Se calhar até não é. No entanto não me parece, porque marcas como a Dacia ou a Skoda já ocuparam esse posicionamento e vendem cada vez mais. A Citroen está estagnada.
                                                            Bolas... comparar Skoda com Dacia é algo que me choca! É que não tem nada haver. A Dacia é uma marca Low-Cost sem qualquer tecnologia ou design o que nem Skoda nem Citroen são ou serão... É só comparar as gamas e entrar num Dacia para ver isso. A Dacia que eu veja tem um estatuto Low-cost que poucas marcas têm sendo talvez a Fiat a mais próxima, mas mesmo assim a Dacia está abaixo.
                                                            Editado pela última vez por MBR22; 27 January 2020, 17:26.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X