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Utilitário vs carrinha

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    [Comparativo] Utilitário vs carrinha

    Muito boa tarde,

    Gostaria desta vez de tirar aqui uma dúvida que realmente me está a dificultar a escolha de um novo veículo.

    Neste momento procuro um veículo semi novo com 2/ 3 anos com poucos kms e já conto com algumas pesquisas entre stand virtual e olx.

    Mas estou bastante indeciso com o facto de escolher utilitário ou carrinha e a minha pergunta é esta, no que diz respeito a carros como Ford focus, Peugeot 308, opel Astra etc ou seja carros que têm as suas versões carro e carrinha a diferença entre estas versões é mesmo só a mala ou o veículo em si tem bastante mais espaço para os ocupantes?

    É que o carro para cidade era a opção certa pelo tamanho etc Mas a carrinha apesar de ser maior o preço é praticamente o mesmo.

    Podem ajudar?

    Cumprimentos a todos.

    #2
    Na maioria dos casos a diferença resume-se ao espaço da bagageira, mas há modelos em que a carrinha tem uma distância entre eixos maior que a berlina, o que beneficia o espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro. Também em alguns modelos (a minoria), a carrinha pode ter uma bagageira um pouco menor que a berlina, mas isso costuma ser nos carros com formato de 3 volumes.

    Comentário


      #3
      Os modelos que referenciei conhece? Quais as diferenças?

      Obrigado.

      Comentário


        #4
        Falando de cor não sei, só verificando as características técnicas e reparando bem na distância entre eixos para ver se têm mais espaço para as pernas dos passageiros. De qualquer forma, nesses 3 modelos a bagageira é sempre substancialmente maior.

        Comentário


          #5
          Tendo em conta o modelo opel Astra nas duas vertentes aqui abaixo, podemos dizer que o espaço entre eixos é igual, logo tem o mesmo espaço para passageiros certo?

          https://www.opel.pt/carros/gama-astr...-tecnicos.html
          https://www.opel.pt/carros/gama-astr...-tecnicos.html

          Comentário


            #6
            Correcto. Outra diferença que se pode notar é maior à-vontade no espaço para a cabeça na carrinha, devido ao prolongamento do tejadilho.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tonehoje Ver Post
              Muito boa tarde,

              Gostaria desta vez de tirar aqui uma dúvida que realmente me está a dificultar a escolha de um novo veículo.

              Neste momento procuro um veículo semi novo com 2/ 3 anos com poucos kms e já conto com algumas pesquisas entre stand virtual e olx.

              Mas estou bastante indeciso com o facto de escolher utilitário ou carrinha e a minha pergunta é esta, no que diz respeito a carros como Ford focus, Peugeot 308, opel Astra etc ou seja carros que têm as suas versões carro e carrinha a diferença entre estas versões é mesmo só a mala ou o veículo em si tem bastante mais espaço para os ocupantes?

              É que o carro para cidade era a opção certa pelo tamanho etc Mas a carrinha apesar de ser maior o preço é praticamente o mesmo.

              Podem ajudar?

              Cumprimentos a todos.
              A diferença é só na bagageira. O espaço interior é idêntico.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                A diferença é só na bagageira. O espaço interior é idêntico.
                Não é só.
                Há várias em que a distância entre eixos é maior. Na maioria o espaço para a cabeça é superior. Em alguns casos até a largura ao nível do ombros é um pouco melhor devido ao menor afunilamento da carroçaria.

                Comentário


                  #9
                  A peugeot 308 por exemplo já tem mais 100mm de distância entre eixos que o hatch.

                  http://www.segmentoc.com/peugeot_308...89/8/img61.jpg

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                    A peugeot 308 por exemplo já tem mais 100mm de distância entre eixos que o hatch.

                    http://www.segmentoc.com/peugeot_308...89/8/img61.jpg
                    Já a 307, a 1a 308 etc...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                      A diferença é só na bagageira. O espaço interior é idêntico.
                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                      Não é só.
                      Há várias em que a distância entre eixos é maior. Na maioria o espaço para a cabeça é superior. Em alguns casos até a largura ao nível do ombros é um pouco melhor devido ao menor afunilamento da carroçaria.
                      Tudo o que eu já tinha dito mais acima, aliás.

                      Comentário


                        #12
                        Então verifica se a aquele mito, "comprei uma carrinha para os miúdos irem mais à vontade atrás" na maioria dos casos isso não se verifica ou provavelmente pouco se iria notar a diferença.

                        Comentário


                          #13
                          É mais para arrumar a tralha dos miúdos mais à vontade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tonehoje Ver Post
                            Então verifica se a aquele mito, "comprei uma carrinha para os miúdos irem mais à vontade atrás" na maioria dos casos isso não se verifica ou provavelmente pouco se iria notar a diferença.
                            Os miudos são quem menos sofre com carros pequenos, pelo menos nos dias de hoje que têm de ir com cinto , cadeiras, etc.

                            No meu tempo é que era um forrobodó hehehe

                            Comentário


                              #15
                              Uma carrinha serve muitas vezes para sinalizar ao resto do mundo sucesso na constituição de família.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tonehoje Ver Post
                                Então verifica se a aquele mito, "comprei uma carrinha para os miúdos irem mais à vontade atrás" na maioria dos casos isso não se verifica ou provavelmente pouco se iria notar a diferença.
                                Se meteres os miúdos na mala, sim

                                Acho que já tudo foi dito em termos de diferença, e só tu poderás concluir se queres carro ou carrinha, sabendo das vantagens de maior espaço e da desvantagem do maior comprimento.
                                Deixo a questão estética para 2o plano, pois acaba por ser uma questão relativa (e subjetiva) para a maioria das pessoas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                  Uma carrinha serve muitas vezes para sinalizar ao resto do mundo sucesso na constituição de família.
                                  Como os tempos mudam, antigamente eram os desportivos e descapotáveis de 2 lugares que serviam para mostrar aos outros o sucesso, agora são as carrinhas

                                  Pena que a maioria agora não tenha mais de 1 ou 2 filhos, não constituindo assim aumento de densidade familiar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                    Uma carrinha serve muitas vezes para sinalizar ao resto do mundo sucesso na constituição de família.
                                    Como não tive putos, hoje (quase) nem posso vê-las!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Como os tempos mudam, antigamente eram os desportivos e descapotáveis de 2 lugares que serviam para mostrar aos outros o sucesso, agora são as carrinhas

                                      Pena que a maioria agora não tenha mais de 1 ou 2 filhos, não constituindo assim aumento de densidade familiar
                                      Quem não liga a carros não liga a desportivos. É um pouco como a moda dos SUV, que sinalizam uma vida activa, cheia de aventura. Ainda que a maior emoção ao volante da maioria seja subir um passeio para deixar os filhos na escola.

                                      Isto para dizer que as vantagens práticas de uma carrinha são por vezes menos importantes que os factores sociais e psicológicos dos compradores. Daí algumas até terem uma capacidade de carga inferior aos carros que lhes dão origem.
                                      Editado pela última vez por MSchumacher; 25 January 2020, 23:15.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                        Quem não liga a carros não liga a desportivos. É um pouco como a moda dos SUV, que sinalizam uma vida activa, cheia de aventura. Ainda que a maior emoção ao volante da maioria seja subir um passeio para deixar os filhos na escola.

                                        Isto para dizer que as vantagens práticas de uma carrinha são por vezes menos importantes que os factores sociais e psicológicos dos compradores. Daí algumas até terem uma capacidade de carga inferior aos carros que lhes dão origem.
                                        Vejo "0" aventura num SUV.

                                        Se falássemos de um Jipe, duma Pickup... era outra coisa, mas só quem não conhece as diferenças se deixa enganar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          As vantagens de uma carrinha para quem tem filhos pequenos são grandes, e só quem não tem crianças é que não as reconhece ou acha que são apenas uma questão de afirmação.

                                          É muito fácil nos dias de hoje um carrinho de passeio de bebe não caber na mala de um segmento B, ou ocupar quase completamente a mala de um hatch de segmento C.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sim, a vantagem das carrinhas não é necessariamente o volume em si, mas as formas muito mais práticas da bagageira, incluindo objectos mais altos, já que se pode carregar até ao tejadilho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas!

                                              Perdoem-me o ligeiro "off topic", mas acho que o preconceito relativamente a tipologias de veículos um tanto ridícula.

                                              Todos elas têm as suas vantagens e inconvenientes.

                                              As carrinhas sim, podem ter mais dificuldades no estacionamento face aos centímetros a mais, mas por outro lado, dão jeito para quem tem filhos e tem tralha até dizer chega, ou mesmo quando se vai (aqueles que têm) "à terra" e se traz tudo e mais alguma coisa.

                                              Ou ainda para quem, quando viaja, não gosta de ocupar os lugares traseiros com tralha!

                                              Ou ainda, quando as versões carrinha são mais esteticamente mais interessantes do que os 5p ou sedan (p. ex. Ford Focus mk III, kia c'eed mk I, etc...)

                                              Tal como no caso dos SUVs. Sim, estão na moda. Mas têm que concordar que têm, em regra, vantagens no que se refere à acessibilidade, na relação espaço interior vs dimensões exteriores...

                                              Por outro lado, é verdade que os SUVs têm poucas ou nenhumas capacidades off road, mas infelizmente, atendendo às nossas estradas e cidades (lombas, passeios altos, buracos, etc... ) podem ser uma solução aos "obstáculos" do dia-a-dia. E aqui o problema não é deles, é das tipologias normais que cada vez mais estão mais baixos. Alguns segmento C de alguns anos (décadas) teriam ângulos de ataque melhores do que alguns SUV de hoje (p.ex. Toyota CHR)

                                              E quanto à questão ambiental, nota para a existência de muitos SUV que gastam muito menos do que alguns exemplares de segmentos clássicos

                                              Escolham o que gostam e o que preenche melhor os vossos objetivos!

                                              Cumps!
                                              Editado pela última vez por poloTDI; 26 January 2020, 11:20.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Falando do que tenho am casa, a mazda6 SW é mais curta que a versão berlina e o XC60 é mais curto que a V60. Cada caso é um caso, obviamente que um “hatch” será sempre mais curto que a versão SW mas dependerá sempre das versões e modelos em comparação

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                                  As vantagens de uma carrinha para quem tem filhos pequenos são grandes, e só quem não tem crianças é que não as reconhece ou acha que são apenas uma questão de afirmação.

                                                  É muito fácil nos dias de hoje um carrinho de passeio de bebe não caber na mala de um segmento B, ou ocupar quase completamente a mala de um hatch de segmento C.
                                                  As vantagens não são por aí além.

                                                  Muita gente mal tem uma criança é logo trocar de carro por uma carrinha com a máxima urgência.... É puramente ridículo.

                                                  Tenho um sedan que nunca mas nunca precisei de mais espaço com uma criança.

                                                  É ironicamente tem mais espaço o civic sedan que tenho que um seat ibiza st mesmo a nivel de mala..

                                                  Agira quem quer carregar coisas em altura como uma máquina de lavar roupa ou afins sim uma carrinha faz todo o sentido.

                                                  Até fui acampar com 4 pessoas mais a minha filha e consegui enfiar tudo na mala do carro.

                                                  Carrinha é uma questão de moda, conheço tantos com várias carrinhas e as malas andam sempre vazias

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                    Vejo "0" aventura num SUV.

                                                    Se falássemos de um Jipe, duma Pickup... era outra coisa, mas só quem não conhece as diferenças se deixa enganar.
                                                    Estás enganado em relação ao conceito SUV.

                                                    SUV, não amostras de SUV.

                                                    Ou achas que um Mercedes ML não te permite aventura nenhuma?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                                      As vantagens de uma carrinha para quem tem filhos pequenos são grandes, e só quem não tem crianças é que não as reconhece ou acha que são apenas uma questão de afirmação.

                                                      É muito fácil nos dias de hoje um carrinho de passeio de bebe não caber na mala de um segmento B, ou ocupar quase completamente a mala de um hatch de segmento C.
                                                      Desde o segmento A até aos superdesportivos, passando por suvs, crossovers, carrinhas, etc, todos têm o seu fundamento e objectivo no mercado.

                                                      Claro, há sempre quem compre sem utilizar as capacidades de tal veículo, mas isso é secundário.

                                                      Porque como dizes e bem as carrinhas têm as suas vantagens assim como todos os outros. Depois quando entramos numa de " é só para mostrar " como verdade absoluta generalizada de todos os compradores, pronto, nada feito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Vejo "0" aventura num SUV.

                                                        Se falássemos de um Jipe, duma Pickup... era outra coisa, mas só quem não conhece as diferenças se deixa enganar.
                                                        Muitas das vezes a aventura é ao pagar a prestação...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Estás enganado em relação ao conceito SUV.

                                                          SUV, não amostras de SUV.

                                                          Ou achas que um Mercedes ML não te permite aventura nenhuma?
                                                          Por acaso até tenho 2 SUV's em casa, um deles 4*4 com sistema "inteligente" e outro mais recente 4*2.
                                                          Conheço bem as vantagens e desvantagens de cada um deles, que posso comparar ainda com um Patrol 260 que convivo de perto.

                                                          O 4*2 faz exactamente a utilização que fazia a S-max, ou como faz o meu fiesta st-line, onde o acesso da garagem é o mais digno de TT que conhece (e já é bastante, bem mais complicado que subir passeios ).

                                                          Sobre o ML, se falares da 1a geração é uma coisa, se falas da última é outra. Para não estar a criar aqui mais off topic, passa na secção TT do fórum, tens lá muita informação, malta com experiência e até passeios organizados com malta daqui do tasco, onde dá para aprender muita coisa e perceber as reais diferenças, vantagens e desvantagens de cada um dos veículos

                                                          Claro que a definição de "aventura" também é um pouco relativa, para uns circular nuns estradões chega, para outros aventura é fazer Overland. Importante é conhecer o que se está a comprar e não criar ilusões

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                            Muitas das vezes a aventura é ao pagar a prestação...
                                                            Isso é a má língua a falar
                                                            Há carros mais caros que SUV's, por isso não vás por aí.

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