Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW i3 vs Fiat 500 gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BMW i3 vs Fiat 500 gasolina

    Pois é, pode parecer incoerente, mas é o que ando a tentar comparar...

    Passo a explicar; A Maria tem um Fiat 500 com 66.000kms de 2012, que em termos de fiabilidade e problemas, tem saído melhor que a encomenda.

    Mas a sua paixão é o i3, principalmente pelo seu design.

    Ao navegar pelos sites do costume, verifiquei que por cerca de 18.000 euro já se arranja um 60ah, que para quem faz 7.000 kms por ano, 95% em cidade, chega perfeitamente.

    Ora, tenho feito umas contas, para me tentar convencer que é uma "boa" troca.
    - Gastos com o 500:
    80 euros em gasolina/mês, 103 euros de IUC, manutenção 100 euros ano e os pneus custam cerca de 60 euros cada.

    - Gastos com o i3:
    10 euros em eletricidade, IUC isento, 80 euros ano manutenção e os pneus custam cerca 120 euros cada

    Imaginemos que vendo o 500 por 8.000 euros (otimista), se pedir ao banco 10.000 euros a 84 meses, fico a pagar 150 euros/mês, mais ou menos. Se a estes 150 euros retirar o que poupo por ter um eletrico, cerca de 75 euros, saí-me o carro a 75 euros/mês...

    O que é que tenho que considerar mais, para me "convencer" que é uma boa troca

    Claro que tenho 3 pontos que me leva a não fazer a troca:
    - O 500 não deu até agora problemas nenhuns e é de manutenção barata.
    - Medo de algum problema dispendioso no i3
    - Ficar com uma prestação mensal durante tanto tempo, é que nunca comprei nada a crédito, excepto a casa....

    O que me dizem...
    Editado pela última vez por pedrolima678; 17 February 2020, 09:58.

    #2
    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
    Pois é, pode parecer incoerente, mas é o que ando a tentar comparar...

    Passo a explicar; A Maria tem um Fiat 500 com 66.000kms de 2012, que em termos de fiabilidade e problemas, tem saído melhor que a encomenda.

    Mas a sua paixão é o i3, principalmente pelo seu design.

    Ao navegar pelos sites do costume, verifiquei que por cerca de 18.000 euro já se arranja um 60ah, que para quem faz 7.000 kms por ano, 95% em cidade, chega perfeitamente.

    Ora, tenho feito umas contas, para me tentar convencer que é uma "boa" troca.
    - Gastos com o 500:
    80 euros em gasolina/mês, 103 euros de IUC, manutenção 100 euros ano e os pneus custam cerca de 60 euros cada.

    - Gastos com o i3:
    10 euros em eletricidade, IUC isento, 80 euros ano manutenção e os pneus custam cerca 120 euros cada

    Imaginemos que vendo o 500 por 8.000 euros (otimista), se pedir ao banco 10.000 euros a 84 meses, fico a pagar 150 euros/mês, mais ou menos. Se a estes 150 euros retirar o que poupo por ter um eletrico, cerca de 75 euros, saí-me o carro a 75 euros/mês...

    O que é que tenho que considerar mais, para me "convencer" que é uma boa troca

    Claro que tenho dois pontos que me leva a não fazer a troca:
    - O 500 não deu até agora problemas nenhuns e é de manutenção barata.
    - Ficar com uma prestação mensal durante tanto tempo, é que nunca comprei nada a crédito, excepto a casa....

    O que me dizem...
    Diria para ficares quieto e antes gastares 1500€ num kit GPL pó Fiat que está novo! E passas a fazer 100kms com 5€ se tanto

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
      Diria para ficares quieto e antes gastares 1500€ num kit GPL pó Fiat que está novo! E passas a fazer 100kms com 5€ se tanto
      Pois, mas a troca não será pela poupança, mas pela paixão que desperta o i3, se o i3 fosse a gasolina a minha mulher queria na mesma... teve um Audi A2 que deixou saudades...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
        Pois, mas a troca não será pela poupança, mas pela paixão que desperta o i3, se o i3 fosse a gasolina a minha mulher queria na mesma... teve um Audi A2 que deixou saudades...
        Ah ok! Então estás bem lixado! Se a mulher quer a mulher vai ter! Podes fechar o tópico!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
          Ah ok! Então estás bem lixado! Se a mulher quer a mulher vai ter! Podes fechar o tópico!
          Ainda não lhe disse que ando a pensar nisto... pode ser que me safe

          A questão do crédito é que me preocupa e desmotiva, pois não sabemos o dia de amanhã, mesmo a Maria irá pensar assim.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
            Pois é, pode parecer incoerente, mas é o que ando a tentar comparar...

            Passo a explicar; A Maria tem um Fiat 500 com 66.000kms de 2012, que em termos de fiabilidade e problemas, tem saído melhor que a encomenda.

            Mas a sua paixão é o i3, principalmente pelo seu design.

            Ao navegar pelos sites do costume, verifiquei que por cerca de 18.000 euro já se arranja um 60ah, que para quem faz 7.000 kms por ano, 95% em cidade, chega perfeitamente.

            Ora, tenho feito umas contas, para me tentar convencer que é uma "boa" troca.
            - Gastos com o 500:
            80 euros em gasolina/mês, 103 euros de IUC, manutenção 100 euros ano e os pneus custam cerca de 60 euros cada.

            - Gastos com o i3:
            10 euros em eletricidade, IUC isento, 80 euros ano manutenção e os pneus custam cerca 120 euros cada

            Imaginemos que vendo o 500 por 8.000 euros (otimista), se pedir ao banco 10.000 euros a 84 meses, fico a pagar 150 euros/mês, mais ou menos. Se a estes 150 euros retirar o que poupo por ter um eletrico, cerca de 75 euros, saí-me o carro a 75 euros/mês...

            O que é que tenho que considerar mais, para me "convencer" que é uma boa troca

            Claro que tenho 3 pontos que me leva a não fazer a troca:
            - O 500 não deu até agora problemas nenhuns e é de manutenção barata.
            - Medo de algum problema dispendioso no i3
            - Ficar com uma prestação mensal durante tanto tempo, é que nunca comprei nada a crédito, excepto a casa....

            O que me dizem...
            Deixa estar quieto.
            Este ano e no próximo vão sair vários eléctricos.

            A economia a nível de créditos está numa bolha que pode rebentar a qualquer momento.
            Rebentando vem nova crise com efeitos que é difícil de estimar.


            Não te metas em crédito tão longo só pelo capricho de ter um carro que agrade, se o que tens está pago, não dá nenhum problema e serve para a função/deslocações que tem que fazer.
            Ainda mais quando estamos num período de transição para veículos elétricos e os existentes actualmente são uma primeira vaga de veículos com tecnologia (baterias, tempo de carregamento, etc,) que vai amadurecer mais dentro de pouco tempo.

            Espera mais um ano e meio ou assim, até final de 2021, para reavaliar as opções. Até lá vai juntado para a compra.
            O pior deste cenário é fazeres um crédito menor para um i3 do mesmo valor (mas mais recente, na altura).
            Editado pela última vez por MGFDP; 17 February 2020, 10:20.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
              Ainda não lhe disse que ando a pensar nisto... pode ser que me safe

              A questão do crédito é que me preocupa e desmotiva, pois não sabemos o dia de amanhã, mesmo a Maria irá pensar assim.
              Então nem sequer lhe fales nisso!
              Como já foi dito, não acho que compense. Ainda por cima se o tens que comprar a crédito!
              Do ponto de vista financeiro, aquilo que vais poupar em combustível vais queimar tudo nos juros de um empréstimo de 7 anos! 7ANOS!! É muito tempo e que custa muito a passar!

              Comentário


                #8
                Não sou apreciador de eléctricos mas se è o gosto dela e se o pode comprar porque não?
                Só vejo um problema nas tuas contas...84meses de crédito não! É demasiado para comprar que já é usado.

                Comentário


                  #9
                  Se nunca compraste nada a crédito sem ser a casa não te ponhas nisso agora.
                  Quando acabares de pagar o crédito, daqui a 7 anos o mais provável é o i3 não valer "nada".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                    Se nunca compraste nada a crédito sem ser a casa não te ponhas nisso agora.
                    Quando acabares de pagar o crédito, daqui a 7 anos o mais provável é o i3 não valer "nada".
                    E fazer novo crédito para trocar as baterias já viciadas! Oh shhh gaita, cala-te!



                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                      Não sou apreciador de eléctricos mas se è o gosto dela e se o pode comprar porque não?
                      Só vejo um problema nas tuas contas...84meses de crédito não! É demasiado para comprar que já é usado.
                      Sim é muito tempo, mas a ideia era ir amortizando o crédito conforme a nossa disponibilidade, a ideia é acabar de paga-lo em cerca de 3/4 anos, só se as coisas correrem menos bem é que iria levar o crédito até ao fim.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                        E fazer novo crédito para trocar as baterias já viciadas! Oh shhh gaita, cala-te!



                        Nem estou a considerar isso.
                        Como é óbvio as baterias vão sofrer degradação, mas se continuarem a cumprir com a autonomia desejada não é preciso fazer a troca das mesmas.
                        Não é preciso fazer um drama com as baterias

                        Comentário


                          #13
                          As baterias da BMW salvo erro têm garantia de 8 anos ...

                          Mas 7 anos de credito para um carro elétrico é difícil... É que daqui a 7 anos a precisar de baterias novas, quanto vale o I3?

                          Sent from my GM1913 using Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            Andar 8 anos a pagar um crédito desses para comprar um carro usado que dadas as suas características se tornará obsoleto em 2 tempos e 3 andamentos é um puro disparate. Esquece isso e fala com a tua mulher e explica-lhe que o Fiat 500 é um belo carrinho. E é. a minha filha que o diga que já vai no segundo, sempre sem problemas de maior.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                              Andar 8 anos a pagar um crédito desses para comprar um carro usado que dadas as suas características se tornará obsoleto em 2 tempos e 3 andamentos é um puro disparate. Esquece isso e fala com a tua mulher e explica-lhe que o Fiat 500 é um belo carrinho. E é. a minha filha que o diga que já vai no segundo, sempre sem problemas de maior.
                              Ainda sou eu a pensar, a Maria não tem conhecimento de nada

                              Mas daqui a 8 anos, um carro a gasolina/diesel também não estará obsoleto, sendo que o i3, tem outra qualidade em relação ao 500, mesmo que fossem os 2 a gasolina, o BMW seria sempre superior ao 500.

                              Mas sim, estamos satisfeitos com o 500

                              PS: O crédito é a 84 meses, mas o objetivo é amortizar em 3/4anos

                              Comentário


                                #16
                                O que tu queres é disto e deixa-te de tretas!

                                https://www.autoscout24.com/offers/m...b48d?cldtidx=7


                                Queres melhor? Mas tu não mereces melhor... não compraste o i3 para mim.


                                Mas, se por acaso eu até fosse teu amigo... que até nem sou!

                                Eu apostava umas fichas valentes neste e até sem ver as fotos!

                                https://www.autoscout24.com/offers/m...141?cldtidx=17

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  O que tu queres é disto e deixa-te de tretas!

                                  https://www.autoscout24.com/offers/m...b48d?cldtidx=7


                                  Queres melhor? Mas tu não mereces melhor... não compraste o i3 para mim.


                                  Mas, se por acaso eu até fosse teu amigo... que até nem sou!

                                  Eu apostava umas fichas valentes neste e até sem ver as fotos!

                                  https://www.autoscout24.com/offers/m...141?cldtidx=17
                                  Já tive um, à muitos anos, dos primeiros... belíssimo carro... mas com 2 filhos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olá a todos mais uma vez, como não gosto de deixar quem deu a sua opinião sem saber o que decidi, aqui vai:

                                    Antes de tudo devo dizer que este sábado fui experimentar o BMW i3, deixo aqui a experiência;

                                    Lá fui eu e a família ter ao local, o carro foi-nos entregue com poucas explicações, a pessoa estava com pressa... "Põe o pé no travão, Start e depois é desfrutar..." e foi embora...

                                    Entramos no carro, ponho o pé no travão, start, retiro o travão elétrico... e ouço...
                                    - "já está a trabalhar?"
                                    - "Sim", digo eu, "diz ali no painel"

                                    Acelero, com cuidado, pois o acelerador é muito sensível, caraterística dos elétricos.
                                    Lá fomos, numa pequena rua, comigo a levantar e a carregar no acelerador para sentir o carro a travar, sem carregar no travão. Boa caraterística esta dos elétricos, pois permite conduzir quase sem travar no pedal, o que faz com que se poupe muito os pneus, calços e discos de travão. Mas exige habituação.

                                    Mal cheguei à estrada, há que experimentar se os 7 segundos dos 0 aos 100 estão lá... Sim estão lá e é fantástico a acelerar

                                    Passado uns kms à que parar e perguntar à família pelo espaço e conforto, nota positiva para tudo, só a mala não é muito grande, embora tenha bom acesso e sem curvas e contra curvas no interior. Na frente ainda existe um pequeno espaço onde normalmente se guarda os cabos de carregamento.
                                    Filhos encantados com o comando do GPS e afins...

                                    Bom toca a prosseguir "viagem", quando o carro me foi entregue, estava com um consumo de 16kWh/100km, não sei em que circunstâncias, nem em quantos kms, sei que coloquei o CB a zero e eu fiz um consumo de 11,8 kWh/100km em condução de fim de semana com um ou outro arranque
                                    O carro foi-me entregue com 125kms de autonomia, fiz cerca de 100kms, entreguei o carro com 35kms de autonomia restante, não senti stress nenhum com a autonomia.

                                    Em jeito de conclusão;
                                    É um carro muito interessante, que me agrada muito, gosto do exterior e do interior... mas acho que a razão se vai sobrepor à paixão e ter que fazer um crédito, ainda que com uma taxa de juro muito baixa e apenas para metade do valor do carro, não é para mim...
                                    Num futuro, talvez não muito longe, será sem dúvida uma opção forte a considerar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pelo que li, a ideia de mudar para i3 é porque "a maria gosta", ou seja, é "porque sim". Estás a fazer o clássico comportamente (que todos temos, eu também), de estar à procura de justificações racionais para uma escolha emocional.

                                      Se o 500 tem cumprido e não tem dado chatisses, existem poucas razões lógicas para fazer o upgrade. Eu comprei o Porsche, que do ponto de vista racional foi uma idiotisse. Mas foi das melhores decisões que fiz, e nunca voltaria atrás! Por isso se têm possibilidade financeira de ir pro i3, e têm esse gosto, vão em frente!

                                      Quanto ao "range anxiety", não é num testdrive desses que vais sentir, muito menos enquanto estás na fase lua de mel. Essa ansiedade nunca vai surgir em viagens planeadas (Ex. ir pro trabalho). A ansiedade vai surgir quanto tens de fazer uma viagem não planeada, e a autonomia não é suficiente ou está muito à justa. (Ex, sais do trabalho e a tua mulher pediu para ires não sei onde buscar algo, que te obriga a fazer significativamente mais km naquele dia).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                        Pelo que li, a ideia de mudar para i3 é porque "a maria gosta", ou seja, é "porque sim". Estás a fazer o clássico comportamente (que todos temos, eu também), de estar à procura de justificações racionais para uma escolha emocional.

                                        Se o 500 tem cumprido e não tem dado chatisses, existem poucas razões lógicas para fazer o upgrade. Eu comprei o Porsche, que do ponto de vista racional foi uma idiotisse. Mas foi das melhores decisões que fiz, e nunca voltaria atrás! Por isso se têm possibilidade financeira de ir pro i3, e têm esse gosto, vão em frente!

                                        Quanto ao "range anxiety", não é num testdrive desses que vais sentir, muito menos enquanto estás na fase lua de mel. Essa ansiedade nunca vai surgir em viagens planeadas (Ex. ir pro trabalho). A ansiedade vai surgir quanto tens de fazer uma viagem não planeada, e a autonomia não é suficiente ou está muito à justa. (Ex, sais do trabalho e a tua mulher pediu para ires não sei onde buscar algo, que te obriga a fazer significativamente mais km naquele dia).



                                        Sim poderia ser, mas como trabalho quer eu, quer a minha maria a cerca de 7 kms de casa, se carregasse-mos todos os dias, os stress com a autonomia iriam ser raros...

                                        De resto, tens razão no que dizes, se fosse para pagar a pronto, era sem problema, mas a crédito... para mim é mais dificil, pois nunca comprei nada a crédito, exceto a casa... como eu sempre digo, quem não tem dinheiro não tem vícios.

                                        PS: Também já tive um Porsche como carro do dia à dia e nunca me arrependi disso, outros tempos, outras responsabilidades

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois, como já disseram e bem, o único senão aí é mesmo a coisa do crédito.
                                          A minha maria tem um Polo a gota, que faz total de uns 20 km por dia, e só não trocamos por eléctrico, primeiro porque ia ser uma quantia brutal na compra e depois porque não temos onde carregar.
                                          A solução hibrida no teu caso, e tambem no da minha maria, seria GPL mas ela faz 9 mil por ano, não compensa.
                                          Mas e a tua maria? sente vontade de arriscar num crédito?
                                          Acontece que sou alérgico a créditos, já tenho o do meu charuto e já chega.
                                          Penso que no teu caso não me chateva muito. Deixava o 500 envelhecer um pouco mais, assim como os electricos descerem de preço.
                                          Aproveita porque tens um carro com um dos motores mais fiáveis que existem no mercado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Pois, como já disseram e bem, o único senão aí é mesmo a coisa do crédito.
                                            A minha maria tem um Polo a gota, que faz total de uns 20 km por dia, e só não trocamos por eléctrico, primeiro porque ia ser uma quantia brutal na compra e depois porque não temos onde carregar.
                                            A solução hibrida no teu caso, e tambem no da minha maria, seria GPL mas ela faz 9 mil por ano, não compensa.
                                            Mas e a tua maria? sente vontade de arriscar num crédito?
                                            Acontece que sou alérgico a créditos, já tenho o do meu charuto e já chega.

                                            Penso que no teu caso não me chateva muito. Deixava o 500 envelhecer um pouco mais, assim como os electricos descerem de preço.
                                            Aproveita porque tens um carro com um dos motores mais fiáveis que existem no mercado.
                                            Pois, o nosso problema é que também temos essa "alergia", por isso para já, ficamos como estamos.
                                            É que ainda por cima, o 500 em 3 anos lá em casa, não deu um problema... foi comprado usado e vai com 65.000kms.

                                            PS: Nos carros eletricos, que podem deduzir o IVA, a taxa de juro do crédito é muito baixa, foi isso que me atraiu.
                                            Por exemplo: Para 10.000 euros a 84 meses, a prestação mensal são 130 euros. Para 25.0000 euros, são 315 euros.
                                            Com jeitinho, o que se poupa num eletrico, quase que paga a prestação mensal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pedro, eu também nunca fiz crédito para comprar um automóvel, mas e então? Como dizes, se o consumo paga metade da prestação, considera só um meio crédito.

                                              Claro que a racionalidade aponta para ficares com o 500 e não é preciso explicar porquê. Eu teria mais medo de ser um dos primeiros I3 (digo-o pelo valor de aquisição) do que por ser um eléctrico. E claro que depois tens o factor imprevisibilidade, que será sempre maior no I3 do que no 500.

                                              É dormir sobre o assunto e decidir.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                [/B]

                                                Sim poderia ser, mas como trabalho quer eu, quer a minha maria a cerca de 7 kms de casa, se carregasse-mos todos os dias, os stress com a autonomia iriam ser raros...

                                                De resto, tens razão no que dizes, se fosse para pagar a pronto, era sem problema, mas a crédito... para mim é mais dificil, pois nunca comprei nada a crédito, exceto a casa... como eu sempre digo, quem não tem dinheiro não tem vícios.

                                                PS: Também já tive um Porsche como carro do dia à dia e nunca me arrependi disso, outros tempos, outras responsabilidades
                                                Compreendo perfeitamente, Mas aí só tu é que podes avaliar que tipo de esforço seria para vocês a renda de um i3 uma vez que só vocês sabem o valor mensal "livre" que têm neste momento

                                                Vão ter uma ligeira melhor na qualidade de vida se mudarem para o i3, e vão ter aquele prazer emocional, agora vejam se justifica a prestação, porque mais 300 ou 400€ por mês têm um peso diferente de familia para familia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como já tinha referido atrás, em princípio não vamos avançar, os créditos fazem-nos "alergias", em qualquer situação.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sim, grosso modo acho que fazem bem. Um dia quando o 500 estiver mais velhito logo se vê, diria eu.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                      Como já tinha referido atrás, em princípio não vamos avançar, os créditos fazem-nos "alergias", em qualquer situação.
                                                      É o racional a sobrepor-se...compreendo, claro.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X