Pois é, pode parecer incoerente, mas é o que ando a tentar comparar...
Passo a explicar; A Maria tem um Fiat 500 com 66.000kms de 2012, que em termos de fiabilidade e problemas, tem saído melhor que a encomenda.
Mas a sua paixão é o i3, principalmente pelo seu design.
Ao navegar pelos sites do costume, verifiquei que por cerca de 18.000 euro já se arranja um 60ah, que para quem faz 7.000 kms por ano, 95% em cidade, chega perfeitamente.
Ora, tenho feito umas contas, para me tentar convencer que é uma "boa" troca.
- Gastos com o 500:
80 euros em gasolina/mês, 103 euros de IUC, manutenção 100 euros ano e os pneus custam cerca de 60 euros cada.
- Gastos com o i3:
10 euros em eletricidade, IUC isento, 80 euros ano manutenção e os pneus custam cerca 120 euros cada
Imaginemos que vendo o 500 por 8.000 euros (otimista), se pedir ao banco 10.000 euros a 84 meses, fico a pagar 150 euros/mês, mais ou menos. Se a estes 150 euros retirar o que poupo por ter um eletrico, cerca de 75 euros, saí-me o carro a 75 euros/mês...
O que é que tenho que considerar mais, para me "convencer" que é uma boa troca
Claro que tenho 3 pontos que me leva a não fazer a troca:
- O 500 não deu até agora problemas nenhuns e é de manutenção barata.
- Medo de algum problema dispendioso no i3
- Ficar com uma prestação mensal durante tanto tempo, é que nunca comprei nada a crédito, excepto a casa....
O que me dizem...
Passo a explicar; A Maria tem um Fiat 500 com 66.000kms de 2012, que em termos de fiabilidade e problemas, tem saído melhor que a encomenda.
Mas a sua paixão é o i3, principalmente pelo seu design.
Ao navegar pelos sites do costume, verifiquei que por cerca de 18.000 euro já se arranja um 60ah, que para quem faz 7.000 kms por ano, 95% em cidade, chega perfeitamente.
Ora, tenho feito umas contas, para me tentar convencer que é uma "boa" troca.
- Gastos com o 500:
80 euros em gasolina/mês, 103 euros de IUC, manutenção 100 euros ano e os pneus custam cerca de 60 euros cada.
- Gastos com o i3:
10 euros em eletricidade, IUC isento, 80 euros ano manutenção e os pneus custam cerca 120 euros cada
Imaginemos que vendo o 500 por 8.000 euros (otimista), se pedir ao banco 10.000 euros a 84 meses, fico a pagar 150 euros/mês, mais ou menos. Se a estes 150 euros retirar o que poupo por ter um eletrico, cerca de 75 euros, saí-me o carro a 75 euros/mês...
O que é que tenho que considerar mais, para me "convencer" que é uma boa troca
Claro que tenho 3 pontos que me leva a não fazer a troca:
- O 500 não deu até agora problemas nenhuns e é de manutenção barata.
- Medo de algum problema dispendioso no i3
- Ficar com uma prestação mensal durante tanto tempo, é que nunca comprei nada a crédito, excepto a casa....
O que me dizem...
Comentário