Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ibiza 6J 1.9 105cv: Roncar ao arrancar, o que poderá ser?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ibiza 6J 1.9 105cv: Roncar ao arrancar, o que poderá ser?

    Boa tarde, tenho um 6j 1.9 105cv (Motor BLS) e quando vou arrancar em subidas ou estico uma segunda o carro faz um roncar tipo trator, isto é normal? O que poderá ser?

    O carro foi comprado recentemente, tem 220K Km sendo que 4K foram feitos por mim. Antes de ser entregue foi feita uma revisão (mudança de óleo, filtros, correia de distribuição, pastilhas dianteiras) bem como foi posteriormente adicionado aditivo p/ óleo da Faher. Leva sempre gasóleo Evologic ou Ultimate

    Já agora este motor ainda é injetor bomba ou já é common rail?

    #2
    Já verificaste o estado dos apoios do motor?

    Comentário


      #3
      Não fui ao mecânico e de mom€nto não me dá mesmo jeito pois não se sabe como isto vai correr, mas segundo alguns testes simples não me parece.

      Digo isto porque ao desligar o motor não faz nenhum "chocalho" e ao tentar abaná-lo nem mexe. Se fosse os apoios este roncar não acontecia somente a arrancar em subidas certo? Há mais alguma forma "caseira" de verificar se os apoios estão OK?

      Comentário


        #4
        Para quê aditivo para óleo?

        Se é um 1.9, é injector bomba. Não há 1.9 CR.

        Comentário


          #5
          Comprei o carro ao stand com a revisão feita, como não sabia se meteram óleo bom ou um roscof aproveitei o Faher que um familiar usa por descargo de consciência.

          Aqui por casa só se costuma usar óleo bom (Castrol Edge / Liqui Moly Toptec), reviões de 10 em 10K e gasóleo aditivado Galp / BP

          Comentário


            #6
            Quanto aos apoios de motor, há mais alguma forma de verificar se estão bons?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
              Boa tarde, tenho um 6j 1.9 105cv (Motor BLS) e quando vou arrancar em subidas ou estico uma segunda o carro faz um roncar tipo trator, isto é normal? O que poderá ser?
              está alterado, tunado, modificado, o que quiseres chamar... tens sorte, sendo assim já vem com cavalos a mais!

              Comentário


                #8
                Nesse motor é melhor trocar as capas, especialmente se compraste o carro usado e se não sabes o histórico do carro. Os BLS são conhecidos por darrem barraco nos bronzes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  está alterado, tunado, modificado, o que quiseres chamar... tens sorte, sendo assim já vem com cavalos a mais!
                  Nada disso. Parece contra senso mas gosto de ibizas e detesto azeite, por isso comprei um ibiza "sem azeite".

                  O carro não tem repros, filtros racing cónicos, linhas diretas, IC cupra e o raio que o parta nem caga fumo como os que saem da oficina do ManelGT.

                  Como disse, o carro está todo de origem, a única coisa que não sei se foi tirado ou não foi o FAP, e digo isto porque ao ligar a ignição a fazer o autoteste acende e apaga a luz do FAP, no entanto nos primeiros 1000KM andei maioritariamente em cidade e em baixas RPM e nunca acendeu a luz do FAP nem notei o carro a fazer regeneração.

                  Algumas luzes?
                  Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 22 March 2020, 22:45.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                    Nesse motor é melhor trocar as capas, especialmente se compraste o carro usado e se não sabes o histórico do carro. Os BLS são conhecidos por darrem barraco nos bronzes.
                    Já estou ciente disso, estou a aguardar por uma altura em que a carteira esteja mais pesada para fazê-lo

                    Comentário


                      #11
                      ao arrancar fazia barulho de trator, soava exatamente ao estilo do irmão mais velho.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        ao arrancar fazia barulho de trator, soava exatamente ao estilo do irmão mais velho.
                        Nahhhh longe disso
                        É como te disse, parece contra senso mas gosto de ibizas e detesto azeite/tuning/xuning

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                          Nada disso. Parece contra senso mas gosto de ibizas e detesto azeite, por isso comprei um ibiza "sem azeite".

                          O carro não tem repros, filtros racing cónicos, linhas diretas, IC cupra e o raio que o parta nem caga fumo como os que saem da oficina do ManelGT.

                          Como disse, o carro está todo de origem, a única coisa que não sei se foi tirado ou não foi o FAP, e digo isto porque ao ligar a ignição a fazer o autoteste acende e apaga a luz do FAP, no entanto nos primeiros 1000KM andei maioritariamente em cidade e em baixas RPM e nunca acendeu a luz do FAP nem notei o carro a fazer regeneração.

                          Algumas luzes?
                          Se nesses 1000kms tivesse acendido a luz do FAP é que era mau. A luz só acende se o filtro tiver cheio e não conseguir regenerar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                            Se nesses 1000kms tivesse acendido a luz do FAP é que era mau. A luz só acende se o filtro tiver cheio e não conseguir regenerar.
                            Tinha ideia que em cidade e regimes baixos ao fim de 300/400 KM acendesse a luz. Assim sendo, está tudo de origem mesmo (e assim deverá ficar).

                            Quanto ao problema, alguma sugestão?

                            Comentário


                              #15
                              acende-se.

                              problema se calhar só mesmo um mecânico. bimassa talvez? mas com o barulho de trator não sei mesmo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                Se nesses 1000kms tivesse acendido a luz do FAP é que era mau. A luz só acende se o filtro tiver cheio e não conseguir regenerar.


                                Ora nem mais.

                                Em qualquer carro quando acende a luz do FAP... é porque o mesmo é está colmatado, até lá e mesmo quando o dito está a funcionar, não há nenhuma luz indicadora de que o dito está a regenerar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se fizeram a revisão antes de te entregarem o carro, vai à oficina em que fizeram a revisão e pede para verificarem se tudo foi bem feito, nomeadamente a montagem da distribuição.

                                  Escusado será dizer, que caso tenhas comprado em stand, tens garantia...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Ora nem mais.

                                    Em qualquer carro quando acende a luz do FAP... é porque o mesmo é está colmatado, até lá e mesmo quando o dito está a funcionar, não há nenhuma luz indicadora de que o dito está a regenerar.
                                    Sim eu sei, com tantos trajetos curtos estranhei não acender a luz nestes 1000 KM +/-

                                    Tenho ouvido falar que o problema poderá ser injetores, confirma-se?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem, acabei de atestar o depósito com BP Ultimate mais Limpa Injetores STP seguido de uns bons 30 min em AE sempre em 4º nas 3500 / 4000 RPM.

                                      Bom posso dizer que o carro ficou bem mais solto, aliás acho que até fez uma regeneração pelo meio pois passado 5 min começou a deitar algum fumo meio para o azulado e passados 10 minutos a deitá-lo parou.

                                      Quanto ao barulho parece-me sinceramente estar quase igual embora nalguns sitios onde fazia imenso parece ter reduzido um pouco.

                                      Entretanto liguei o ELM 327 que aqui tinha (uso apenas para ver códigos de erro porque o resto para mim é chinês) e tirei prints de tuo o quanto é valores com o carro ligado ao relentim, se servir de algo podem consultar aqui: https://photos.app.goo.gl/7B2skyLNvLHWURGa9

                                      Entretanto reparei que o tubo que liga à caixa do filtro do ar não está preso na braçadeira, isto é mesmo assim ou poderá ser daqui provém o ruído com o barulho do tubo a abanar por estar solto?

                                      tubo.jpg

                                      Desde já obrigado pela paciência

                                      --- EDIT ---

                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      acende-se.

                                      problema se calhar só mesmo um mecânico. bimassa talvez? mas com o barulho de trator não sei mesmo.
                                      Quando é bimassa o volante treme certo? Se assim for não é pois o volante na altura em que faz o tal barulho como no resto dos trajetos está firme e sem folgas sendo a direção bastante precisa
                                      Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 23 March 2020, 19:56.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                        Bem, acabei de atestar o depósito com BP Ultimate mais Limpa Injetores STP seguido de uns bons 30 min em AE sempre em 4º nas 3500 / 4000 RPM.

                                        Bom posso dizer que o carro ficou bem mais solto, aliás acho que até fez uma regeneração pelo meio pois passado 5 min começou a deitar algum fumo meio para o azulado e passados 10 minutos a deitá-lo parou.

                                        Quanto ao barulho parece-me sinceramente estar quase igual embora nalguns sitios onde fazia imenso parece ter reduzido um pouco.

                                        Entretanto liguei o ELM 327 que aqui tinha (uso apenas para ver códigos de erro porque o resto para mim é chinês) e tirei prints de tuo o quanto é valores com o carro ligado ao relentim, se servir de algo podem consultar aqui: https://photos.app.goo.gl/7B2skyLNvLHWURGa9

                                        Entretanto reparei que o tubo que liga à caixa do filtro do ar não está preso na braçadeira, isto é mesmo assim ou poderá ser daqui provém o ruído com o barulho do tubo a abanar por estar solto?

                                        [ATTACH]150296[/ATTACH]

                                        Desde já obrigado pela paciência

                                        --- EDIT ---



                                        Quando é bimassa o volante treme certo? Se assim for não é pois o volante na altura em que faz o tal barulho como no resto dos trajetos está firme e sem folgas sendo a direção bastante precisa
                                        Ali na app indica falha na EGR e nos sensores de oxigénio, na egr pode ser simplesmente por estar anulada eletronicamente, quanto ao sensor pode ter o fap anulado (desmiolado) e por isso acusa falha no teste, ou então outro erro qualquer que essa app não consegue detetar. Só com um programa mais "profissional" (VCDS) é que consegues ver realmente se existe algum erro.

                                        Provavelmente o roncar de trator é mesmo por esse tubo estar solto, em aceleração o motor torce e o tubo deve-se afastar da maf fazendo o tal roncar, é como se tivesse um filtro cónico porque não tem a caixa do filtro de ar a abafar, devem ter-se esquecido de voltar a colocar quando trocaram o filtro de ar. Reza é para que não tenha entrado muita poeira por aí.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                                          Ali na app indica falha na EGR e nos sensores de oxigénio, na egr pode ser simplesmente por estar anulada eletronicamente, quanto ao sensor pode ter o fap anulado (desmiolado) e por isso acusa falha no teste, ou então outro erro qualquer que essa app não consegue detetar. Só com um programa mais "profissional" (VCDS) é que consegues ver realmente se existe algum erro.

                                          Provavelmente o roncar de trator é mesmo por esse tubo estar solto, em aceleração o motor torce e o tubo deve-se afastar da maf fazendo o tal roncar, é como se tivesse um filtro cónico porque não tem a caixa do filtro de ar a abafar, devem ter-se esquecido de voltar a colocar quando trocaram o filtro de ar. Reza é para que não tenha entrado muita poeira por aí.
                                          FAP e EGR já desconfiava que tivessem saido fora, afinal de contas 1000KM só de cidade, trajetos curtos e pára-arranca estava a estranhar não pedir para ir à AE. Para tirar as teimas, há forma visual de detetar se a FAP foi fora ou não? Se já tiver saido é menos uma dor de cabeça e um alivio para a carteira.

                                          Quanto ao tubo, acabei de o apertar, foi complicado (o raio da braçadeira parecia ser curta para o tudo, por isso é que nem devem ter posto), amanhã irei testar e dou feedback.

                                          Já agora, andar uns bons KM em AE ali em 4ª nas 3500/4000RPM ajuda realmente a tirar carvões do motor? Eu costumo fazê-lo de vez em quando e parece que o carro fica mais "solto", mas não digo que não seja efeito placebo, daí estar a perguntar. Há problema em fazer estes "esfreganços"?
                                          Obrigado
                                          Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 24 March 2020, 20:40.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                            Se fizeram a revisão antes de te entregarem o carro, vai à oficina em que fizeram a revisão e pede para verificarem se tudo foi bem feito, nomeadamente a montagem da distribuição.

                                            Escusado será dizer, que caso tenhas comprado em stand, tens garantia...
                                            será que mudaram mesmo a distribuição ou é conversa de vendedor? não estou a vê-los gastar tanto dinheiro. convém verificar se realmente mudaram...


                                            Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                            Entretanto reparei que o tubo que liga à caixa do filtro do ar não está preso na braçadeira, isto é mesmo assim ou poderá ser daqui provém o ruído com o barulho do tubo a abanar por estar solto?

                                            Desde já obrigado pela paciência
                                            ou muito me engano ou descobriste o que causava o tal barulho. ar em demasia vindo do exterior a passar pelo tubo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              será que mudaram mesmo a distribuição ou é conversa de vendedor? não estou a vê-los gastar tanto dinheiro. convém verificar se realmente mudaram...

                                              Espero que não tenha sido conversa de vendedor... Há forma de verificar a olho nu em casa?


                                              ou muito me engano ou descobriste o que causava o tal barulho. ar em demasia vindo do exterior a passar pelo tubo.
                                              Espero que sim, apertei hoje ao final do dia. Não foi fácil, a anilha parecia ser curta mas com alguma paciência lá entrou....


                                              Os erros de EGR / Sensor de oxigénio que obtive com o ELM327 deverão ser EGR anulada e FAP fora certo?

                                              Não sabia destas "mods", é certo que as iria fazer pois não quero chatisses com FAPS nem motor cheio de carvão por causa da EGR. Se se confirmar que já foi tudo anulado melhor, é mais uns €€ que poupo.

                                              Agora tenho mais uma questão, este carro leva 5W30 com norma 507.00. Se não tiver FAP faz sentido usar 5W40 derivado à sua kilometragem (220K KM)?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                                Espero que sim, apertei hoje ao final do dia. Não foi fácil, a anilha parecia ser curta mas com alguma paciência lá entrou....


                                                Os erros de EGR / Sensor de oxigénio que obtive com o ELM327 deverão ser EGR anulada e FAP fora certo?

                                                Não sabia destas "mods", é certo que as iria fazer pois não quero chatisses com FAPS nem motor cheio de carvão por causa da EGR. Se se confirmar que já foi tudo anulado melhor, é mais uns €€ que poupo.

                                                Agora tenho mais uma questão, este carro leva 5W30 com norma 507.00. Se não tiver FAP faz sentido usar 5W40 derivado à sua kilometragem (220K KM)?
                                                Essas abraçadeiras são um cancro quando não se tem o alicate apropriado, por isso troquei por uma daquelas de parafuso, muito melhor.

                                                Não estou a garantir que seja por estar anulado, mas pelo menos a egr pode ser porque tenho a minha anulada eletronicamente e dá esse erro nos testes de emissões aliás penso que vai ser assim que na IPO vão verificar se os carros têm a EGR e o FAP a funcionar realmente já que muita gente deixa lá carcaça exatamente para fazer de conta que tem.

                                                Uma maneira de poderes ver é sacares a app VAG DPF e veres os valores que dão.

                                                Sim, podes usar. Eu tenho fap e comecei a usar agora um 5w40, tens é que ter em atenção, em comprar um óleo que seja na composição o mais próximo de um 5w30 507. No teu caso como já não tens, se se confirmar, podes usar um 5w40 com a norma c3.

                                                Ou então podes continuar a usar o 5w30 507 que não tem problema, tem é menos quantidade de aditivos porque a norma impõe um certo limite nessas quantidades para não entupir precocemente o fap.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                                                  Essas abraçadeiras são um cancro quando não se tem o alicate apropriado, por isso troquei por uma daquelas de parafuso, muito melhor.

                                                  Não estou a garantir que seja por estar anulado, mas pelo menos a egr pode ser porque tenho a minha anulada eletronicamente e dá esse erro nos testes de emissões aliás penso que vai ser assim que na IPO vão verificar se os carros têm a EGR e o FAP a funcionar realmente já que muita gente deixa lá carcaça exatamente para fazer de conta que tem.

                                                  Uma maneira de poderes ver é sacares a app VAG DPF e veres os valores que dão.

                                                  Sim, podes usar. Eu tenho fap e comecei a usar agora um 5w40, tens é que ter em atenção, em comprar um óleo que seja na composição o mais próximo de um 5w30 507. No teu caso como já não tens, se se confirmar, podes usar um 5w40 com a norma c3.

                                                  Ou então podes continuar a usar o 5w30 507 que não tem problema, tem é menos quantidade de aditivos porque a norma impõe um certo limite nessas quantidades para não entupir precocemente o fap.

                                                  Sinceramente FAP acho que foi mesmo fora. Qual o óleo que garante melhor lubrificação, 5W30 ou 5W40? Assim na próxima muda coloco logo o melhor da Liqui Moly ou Motul ESP.

                                                  Essa app da FAP só dá para alguns motores, os BLS não deteta

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                                    Sinceramente FAP acho que foi mesmo fora. Qual o óleo que garante melhor lubrificação, 5W30 ou 5W40? Assim na próxima muda coloco logo o melhor da Liqui Moly ou Motul ESP.

                                                    Essa app da FAP só dá para alguns motores, os BLS não deteta
                                                    O 5w40 é mais estável.
                                                    No meu motor (1.6 tdi, 2.0 tdi ea189), por exemplo, usando um 5w40 o motor tem cerca de metade do desgaste do que se usasse um 5w30. E em outros motores a regra deve ser mais ou menos a mesma.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                                                      O 5w40 é mais estável.
                                                      No meu motor (1.6 tdi, 2.0 tdi ea189), por exemplo, usando um 5w40 o motor tem cerca de metade do desgaste do que se usasse um 5w30. E em outros motores a regra deve ser mais ou menos a mesma.
                                                      Nada do que escreves é verdade.

                                                      Nem o 507.00 5w30 tem menos aditivos, tem sim mais, tem é menos cinzas que é o que importa para o FAP.

                                                      E muito menos provoca mais desgaste. Maior viscosidade não é igual a protecção!

                                                      Pára de escrever asneiras!
                                                      Editado pela última vez por Illusion; 26 March 2020, 08:19.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                        Nada do que escreves é verdade.

                                                        Nem o 507.00 5w30 tem menos aditivos, tem sim mais, tem é menos cinzas que é o que importa para o FAP.

                                                        E muito menos provoca mais desgaste. Maior viscosidade não é igual a protecção!

                                                        Pára de escrever asneiras!
                                                        Anotação 2020-03-26 100325.jpg

                                                        Bom, deixo um print do manual. Para o 1.9 TDI 105cv, já com FAP fora o mais recomendado continua a ser o 5W30 certo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                                          [ATTACH]150313[/ATTACH]

                                                          Bom, deixo um print do manual. Para o 1.9 TDI 105cv, já com FAP fora o mais recomendado continua a ser o 5W30 certo?
                                                          O recomendado é por o FAP novamente, ou irás ter problema na inspecção proximamente.

                                                          Quanto ao oleo já te recomendei na zwame.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                            Nada do que escreves é verdade.

                                                            Nem o 507.00 5w30 tem menos aditivos, tem sim mais, tem é menos cinzas que é o que importa para o FAP.

                                                            E muito menos provoca mais desgaste. Maior viscosidade não é igual a protecção!

                                                            Pára de escrever asneiras!
                                                            Nada é verdade ?

                                                            O 5w30 50700 tem sim menos aditivos, fosforo, zinco, calcio e percentagem de cinzas menor. Pode é compensar noutros como boro e mos2, se bem que poucos têm, magnésio também tem pouco porque que se bem me lembro solidifica nos favos do fap.

                                                            E o 5w30 provoca sim mais desgaste que o 5w40, derivado às regenerações que passam gasóleo para o óleo diluindo o mesmo, ficando o 5w30 num 5w20 ou num 0w20 como já vi, o 5w40 por ser mais viscoso aguenta durante mais tempo essa diluição, mantendo a proteção do motor. Daí haver menos desgaste.

                                                            Não escrevas tu asneiras.
                                                            Editado pela última vez por apsol; 26 March 2020, 12:58.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X