Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - Nova série de matrículas AA00AA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida - Nova série de matrículas AA00AA

    Olá a todos,

    Tenho visto alguns carros com matŕiculas da série 00-00-AA e 00-AA-00 onde os proprietários alteram estas para o formato da nova série AA00AA

    A questão que se coloca: é legal?

    A legislação, como de costume, diverge para interpretações diferentes. Esta diz que um veículo com matŕicula da série antiga pode mudar para a série nova. Importa fazer a distinção entre "série" e "formato" onde um veículo de 2008 matriculado na série 00-AA-00 altera o formato da mesma para 00AA00 (sem os separadores). À luz da legislação em vigor, não existe nenhum modelo ou formato legal de matŕicula 00AA00 em Portugal. Assim, entende-se que se o proprietário quiser alterar para a "nova série de matrículas", tal como diz na legislação, implica o pedido de emissão de uma nova matrícula do novo formato.

    Não quero dizer que o que escrevi anteriormente seja o correcto, apenas é a minha leitura e é por essa razão que estou a pedir a opinião e a colocar a questão da legalidade.

    Obrigado.

    #2
    é mais simples que isso.

    Os carros novos têm que vir com o formato novo. Não existe qualquer opção.
    Os antigos podem optar, conforme o gosto do dono.
    Um carro de 1970 pode qualquer tipo de matricula permitido desde 1970, tal como podia o ano passado, sendo que agora tem mais uma opção.
    Um carro de 2009, já só tem 2 opções.

    O que todos têm que cumprir é o formato da matricula que querem aplicar. Lettering, espaçamento, tipo de placa, feita numa casa acreditada para tal, etc.

    Comentário


      #3
      mais uma vez do mesmo? isto agora é um fartote!!!

      (para não criticarem, o eliselotus já explicou).


      p.s: deixem estar mas é as matrículas em paz que elas não vos fizeram mal nenhum!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
        mais uma vez do mesmo? isto agora é um fartote!!!

        (para não criticarem, o eliselotus já explicou).


        p.s: deixem estar mas é as matrículas em paz que elas não vos fizeram mal nenhum!
        virou moda a malta mais nova agora querer mudar o formato das matriculas antigas pelas novas, e como já foi dito e bem pelo "eliselotus" é perfeitamente legal. no meu entender a mim tanto me faz como se me deu, não tenho intenções de ir mudar nada.

        Comentário


          #5
          Exatamente como disse no final. É necessário cumprir o formato da matrícula a aplicar. O formato da série de um carro de 2010 00-AA-00 não pode simplesmente ser alterado para o formato 00AA00. Não existe nenhum formato legal 00AA00 (sem pontos espaçadores) na legislação.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rsrocha Ver Post
            Exatamente como disse no final. É necessário cumprir o formato da matrícula a aplicar. O formato da série de um carro de 2010 00-AA-00 não pode simplesmente ser alterado para o formato 00AA00.
            pode sim senhor, ao abrigo da nova legislação, já foi explicado, mas tu não percebeste.

            Comentário


              #7
              De facto procurei pelo fórum nas diferentes secções e não encontrei... Mas obrigado por esclarecer que o assunto já foi discutido. Pode indicar o link para o posto onde está a discussão?

              Comentário


                #8
                ......

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                  pode sim senhor, ao abrigo da nova legislação, já foi explicado, mas tu não percebeste.
                  Mas você conhece-me de algum lado para me tratar por tu? Aqui não é a questão de perceber ou não perceber. Se fosse você fosse inteligente indicava o post onde está a discussão e não se falava mais do assunto mas ao que parece tem um turbo maior que o cérebro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rsrocha Ver Post
                    De facto procurei pelo fórum nas diferentes secções e não encontrei... Mas obrigado por esclarecer que o assunto já foi discutido. Pode indicar o link para o posto onde está a discussão?
                    temos um topico só de matriculas tens de procurar do forum, mas vou-te deixar aqui um video recente de quem fez a alteração:

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                      temos um topico só de matriculas tens de procurar do forum, mas vou-te deixar aqui um video recente de quem fez a alteração:

                      Se ainda fosse um advogado, alguém do IMT ou alguém da GNR a explicar o assunto... agora um youtuber? Please...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rsrocha Ver Post
                        Mas você conhece-me de algum lado para me tratar por tu? Aqui não é a questão de perceber ou não perceber. Se fosse você fosse inteligente indicava o post onde está a discussão e não se falava mais do assunto mas ao que parece tem um turbo maior que o cérebro.
                        Aqui toda a gente se trata por tu...

                        Pega lá: https://forum.motorguia.net/road-boo...post1070701964

                        Está aí no meio uma discussão grande acerca disto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rsrocha Ver Post
                          Se ainda fosse um advogado, alguém do IMT ou alguém da GNR a explicar o assunto... agora um youtuber? Please...
                          um advogado, alguém do IMT ou GNR, podes esperar sentado, um youtuber nada melhor que eles para comprovar estas coisas, para isso ele detalhou as coisas todas, mas tu interpretas como quiseres já te foi explicado como as coisas funcionam...

                          Comentário


                            #14
                            Usando a função pesquisar, e colocar a palavra a procurar, neste caso ''matrículas'', será certamente o primeiro tópico a aparecer.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rsrocha Ver Post
                              Mas você conhece-me de algum lado para me tratar por tu? Aqui não é a questão de perceber ou não perceber. Se fosse você fosse inteligente indicava o post onde está a discussão e não se falava mais do assunto mas ao que parece tem um turbo maior que o cérebro.
                              TU não pescas nada do assunto, é legal utilizar as matrículas com o novo formato, mesmo para quem tem carros mais antigos. As pessoas estão a tentar esclarecer a tua dúvida e tu só queres atacar:

                              Tens aqui uma fonte a dizer o mesmo se o "youtuber" não te server.

                              Segundo adiantou à agência Lusa fonte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a matrícula inicial da nova série (AA-00-AA) ficou "reservada pelo IMT para memória futura", tendo o primeiro veículo com a nova chapa sido matriculado como AA-01-AA.
                              Já à última matrícula (99-ZZ-99) do modelo que agora termina, constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, foi também atribuída a um veículo elétrico.
                              De acordo com o IMT, "com o novo formato passa a ser utilizado um novo modelo para todas as novas matrículas, sem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo".
                              São também eliminados em todos os modelos de chapas de matrícula os traços separadores de grupos de carateres, mantendo-se, no entanto, um espaçamento entre cada grupo de carateres.
                              Conforme explica o instituto, "o ano e mês da matrícula são elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a sua identificação, sendo Portugal o único país dos 28 Estados-membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula".
                              "Esta situação era geradora de más interpretações, dado o referido espaço ser utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matrícula e não o ano e mês da primeira matrícula do veículo", esclarece.
                              Em 14 de janeiro passado o IMT apontava o final de fevereiro como a data previsível para o esgotamento do anterior modelo de números de matrículas, que vigorava desde 25 de maio de 2005 e ao abrigo do qual foram emitidas mais de cinco milhões de matrículas.
                              O novo formato do número de matrícula deverá agora ter um período de utilização de cerca de 45 anos.
                              No que se refere às chapas de matrícula para motociclos, o IMT refere que, "por analogia com as chapas de matrícula dos automóveis", é introduzida uma área a azul com a inscrição do símbolo da União Europeia e do símbolo distintivo do país no qual se encontra matriculado (letra "P"), "evitando assim a necessidade da afixação de elemento adicional com esta última informação para efeitos de circulação fora do território nacional".
                              Quanto às chapas de matrícula da série atual e das séries precedentes, mantêm-se válidas, sendo que, no caso de substituição da chapa de matrícula, os proprietários dos veículos "podem optar pela colocação de chapas de matrícula dos modelos da nova série ou do modelo de chapa de matrícula em vigor à data da matrícula do veículo em território nacional".

                              Fonte:
                              https://sicnoticias.pt/pais/2020-03-...las-na-estrada

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X