Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo veículo - opiniões e comparação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Novo veículo - opiniões e comparação

    Olá, muito boa noite,

    Vinha por este meio fazer uma simples pergunta aos utilizadores do MotorGuia, baseado nas vossas experiências. Pesquisei e pesquisei e pese embora tenha encontrado algumas opiniões sobre um destes dois modelos, o outro não encontrei grande coisa. Espero que o tópico esteja na aba correta.

    Tenho um Peugeot 206 1.4 Rolland Garros Edition, com 147 mil kms, mas, agora passados cinco anos se calhar sinto que seja altura de uma mudança, até pelo seu consumo. Por mes são cerca de 150 a 180 euros em gasolina, com uma média de consumo fixada entre os 7 e os 9l aos 100 dependendo do uso e se calhar gostava de ver esse número a reduzir. Estive a procurar e encontrei dois interessantes automóveis dentro das minhas pretensões, ambos a Diesel: Fiat Grande Punto 1.3 M-Jet de 2007, com 90 cv & Fiat Punto 1.3 M-Jet Evo de 2010 com 95cv.

    A minha pergunta é, a nível de consumos e desempenho geral, quais as diferenças essenciais entre um motor M-Jet e um Evo? Há algo assim muito significativo? Quem já conduziu igual ou parecido, que experiencia teve com o Evo? E o normal? O consumo com uma condução digamos "normal" fica como, em que médias aos 100? Gostava de perceber se vale a pena trocar de carro, até porque o Peugeot está pago, mas dependendo do consumo dos Punto acho que valeria a pena.

    Cumps e um abraço a quem leu,

    #2
    Ambos são muito económicos (e muito mais que o 206, garantidamente! ). Do que tenho lido, a versão de 95 CV é consideravelmente mais enérgica (melhores performances) que a de 90 CV, e mais do que os apenas 5 CV de diferença podem fazer supor.

    Comentário


      #3
      O Evo é o facelift do Grande Punto. Interiores mais modernos e faróis, farolins e pára-choques diferentes.

      Comentário


        #4
        Poderás ter uma redução de uns 50 a 60 euros por mês mas, vais para uma incógnita.
        Estás a trocar o que conheces por algo que não sabes como está. Além disso já são carros com alguns anos, provavelmente até com mais kms que o teu 206.
        Tens um carro com uma mecânica simples e robusta. Um Multijet a dar problemas será bem mais dispendioso. Desde injectores, FAPs etc..

        Não pensaste no GPL?

        Comentário


          #5
          O motor de 95 é mais moderno, mais evoluído. Se o preço não for muito mais alto, se calhar preferia esse.

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas gente,
            Sabia que tinha esquecido um dado importante: O M-Jet EVO que tenho em vista tem 71 mil KMs, o Grande Punto só por consulta mas sinceramente estou a descair mais para o Evo.

            Outro dado se calhar relevante e que devia ter referido é que vivo na Madeira, GPL aqui não se justifica e temos perceções diferentes de 'grandes viagens', por exemplo uma viagem ali com 10 km aqui já é considerável, é a distancia desde o centro do Funchal às zonas altas, por aí se calhar é o pão nosso de cada dia para alguns

            Porém, diariamente casa-trabalho, ida e volta faço perto de 25 a 30 km. Daí o alto consumo do 208, a gasolina para mais. O meu medo é me meter em algo e acabar por não fazer grande diferença, e com alguma prestaçãozita por uns anitos, logicamente poderá nem compensar trocar o bicho.

            É um assunto para muita consideração, e agora que com isto do estado de emergencia, mais tempo para pensar tenho.

            A diferença de preços entre carros são 500 euros. Um está nos 6,900€ outro nos 7,400€. O Evo é o mais caro, mas por 500 euros nem considero diferença.

            Comentário


              #7
              Conheço bem a Madeira. Já aí estive várias vezes, a última no Verão passado e sim, devido ao relevo as médias sobem.
              É um caso para pensares, mas por 500 euros de diferença o Evo vale a pena.

              Comentário


                #8
                Conheço bem a Madeira. Já aí estive várias vezes, a última no Verão passado e sim, devido ao relevo as médias sobem.
                É um caso para pensares, mas por 500 euros de diferença o Evo vale a pena.

                Comentário


                  #9
                  O motor de 95cv é muito mais agradável. Optava por esse.

                  E realmente, na Madeira, o binário destes diesel dá jeito.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Tens de ter em atenção a existência de filtro de partículas nestes diesel mais recentes, e que não se dão lá muito bem com trajetos curtos e ainda para mais aí não há autoestrada digna desse nome para o "limpar".
                    Estás numa situação complicada...pelo que dizes gastar em combustível fazes bastantes km's por ano/dia, e os consumos nem me parecem assim tão exagerados.
                    Segundo percebi queres fazer um crédito de vários anos para esta troca, certo? Se é este o caso eu não fazia a troca, tem tudo para dar m****

                    Comentário


                      #11
                      pois, se é crédito, depende do valor a pagar, da prestação mensal, do estado do carro (que me parece ser bom), dos kms que vais fazer, se terá fap, do IUC anual...

                      quanto aos motores, ambos têm 200nm de binário. estive a comparar, mas mesmo assim o de 95cv anda 0.2seg mais depressa mas o mais importante, é que tem disponibilidade do turbo logo às 1500rpm. o 1248 de 90cv tem o turbo a entrar em ação apenas às 1750rpm. sempre ajuda um pouco nas subidas. mas por 500€, nem que fosse 1000€, seria sempre melhor o de 2010, pois é 3 anos mais novo ou quase. o outro já tem 13 anos.

                      Comentário


                        #12
                        Eu escolheria sempre o Evo - melhores materiais interiores e alguns defeitos de juventude do modelo anterior já corrigidos. Para além de que numa futura revenda é sempre um argumento a favor.

                        Comentário


                          #13
                          O de 90 CV tem um fosso brutal abaixo das 2000. Na madeira é horrível.

                          O de 95 será em tudo melhor.

                          No entanto achas que compensa uma prestação ? com o valor da prestação andas de 206.. Sabes o que ai tens...

                          Comentário


                            #14
                            Pensando nas viagens tipicas daí, será que os arranques a frio, muitas vezes com mais acelerador, em conjunto com viagens curtas não serão um prenúncio de visitas várias às oficinas? Não ficarias melhor servido com um carro a gasolina, mas de motor mais económico(ou até um híbrido)? Com essa utilização eu não iria para turbo diesel com fap...

                            Comentário


                              #15
                              Não estou a ver a vantagem de um híbrido para alguém que vai andar muitas vezes com o "motor picado".

                              Um turbo gasolina actual sim sr, mas aí já não trocava, deixava o 206 morrer.

                              O pequeno motor turbo diesel na madeira faz sentido, vai ficar mais barato de utilizar e mais agradável. Contudo na madeira o 1.3 mjet de 90cv não, só o de 95cv que como já disse atrás é bem mais agradável.

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Sei que um carro novo é sempre empolgante mas não nos esqueceremos que esse é um sentimento temporário.

                                Até poupas em combustivel com esses Puntos. Fazes entre 4 a 6 litros aos 100.

                                Mas o que poupas com o novo fiat em combustível, provavelmente irás gastar na sua manutenção. Um carro mais moderno, mais sujeito a falhas devido à sua complexidade, o facto de ser a diesel, se calhar um seguro mais caro.

                                O Peugeot que tens, é um carro robusto que se bem cuidado aguenta com muito, e a sua manutenção será sempre barata. E mesmo que daqui a uns anos precise de uma grande intervenção, não será mais caro do que fazer uma reparação ao turbo do Fiat, ou ao filtro de particulas.

                                Pondera a conversão a GPL.

                                O carro faz cerca de 10 aos 100 a GPL, cada litro custa 55 - 60 centimos.

                                Gastarias metade do que estás a gastar agora em gasolina, portanto rapidamente recuperas o investimento.

                                Não só, o que gastarias a comprar um Punto desses, podias investir um pouco no som por exemplo, um bom radio, colunas, algo para dar um refresh ao teu carro. E se tratares bem esse carrinho, terás algo que parece que saiu da fabrica, e acho algo muito bonito quando vejo um carro com os seus aninhos mas como se tivesse saído do stand ontem, parece que fiz uma pequena viagem no tempo, e certamente será mais interessante do que o Punto ao lado com 3 anos. Mas gostos são gostos let's not debate on that

                                Comentário


                                  #17
                                  Para a Madeira o ideal seria um elérico, curtas distâncias e binário máximo sempre disponível, um Zoe era uma boa escolha.
                                  Mas para te meteres em créditos e ainda por cima numa altura destas de incerteza pensa bem. Deixa passar isto e daqui por um ano logo pensas nisso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Eu escolheria sempre o Evo - melhores materiais interiores e alguns defeitos de juventude do modelo anterior já corrigidos. Para além de que numa futura revenda é sempre um argumento a favor.
                                    Concordo inteiramente...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DavidRCaldas Ver Post
                                      Sei que um carro novo é sempre empolgante mas não nos esqueceremos que esse é um sentimento temporário.

                                      Até poupas em combustivel com esses Puntos. Fazes entre 4 a 6 litros aos 100.

                                      Mas o que poupas com o novo fiat em combustível, provavelmente irás gastar na sua manutenção. Um carro mais moderno, mais sujeito a falhas devido à sua complexidade, o facto de ser a diesel, se calhar um seguro mais caro.

                                      O Peugeot que tens, é um carro robusto que se bem cuidado aguenta com muito, e a sua manutenção será sempre barata. E mesmo que daqui a uns anos precise de uma grande intervenção, não será mais caro do que fazer uma reparação ao turbo do Fiat, ou ao filtro de particulas.

                                      Pondera a conversão a GPL.

                                      O carro faz cerca de 10 aos 100 a GPL, cada litro custa 55 - 60 centimos.

                                      Gastarias metade do que estás a gastar agora em gasolina, portanto rapidamente recuperas o investimento.

                                      Não só, o que gastarias a comprar um Punto desses, podias investir um pouco no som por exemplo, um bom radio, colunas, algo para dar um refresh ao teu carro. E se tratares bem esse carrinho, terás algo que parece que saiu da fabrica, e acho algo muito bonito quando vejo um carro com os seus aninhos mas como se tivesse saído do stand ontem, parece que fiz uma pequena viagem no tempo, e certamente será mais interessante do que o Punto ao lado com 3 anos. Mas gostos são gostos let's not debate on that
                                      o "punto ao lado" é de 2010, não tem 3 anos. e depois estar a investir nem que seja 100€ num rádio e colunas num carro com mais de 15 anos, quase 20, para quê? mais vale em componentes mecânicos, que é o necessário para que ande sem grandes sobressaltos. a gpl vai demorar uns 3 anos apagar o carro, na altura tem 20 anos, vai valer pouco a pena. isto se andar uns 10 ou 12 mil por ano.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        o "punto ao lado" é de 2010, não tem 3 anos. e depois estar a investir nem que seja 100€ num rádio e colunas num carro com mais de 15 anos, quase 20, para quê? mais vale em componentes mecânicos, que é o necessário para que ande sem grandes sobressaltos. a gpl vai demorar uns 3 anos apagar o carro, na altura tem 20 anos, vai valer pouco a pena. isto se andar uns 10 ou 12 mil por ano.
                                        Para paracer que saiu de fábrica, ora então?

                                        Concordo contigo, tudo o que não seja investir para resolver ou antecipar problemas num carro tão antigo é deitar dinheiro fora pela janela, muito menos investir num sistema de som.

                                        Não sei como está a situação do GPL na ilha da Madeira, mas tenho ideia que é um combustível relativamente recente por lá.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um Zoe, um boa opção para quem quer ter uma prestação baixa! Então e a renda todos os meses à Renault, mesmo que o veiculo não ande, a renda das baterias não entra nas contas!?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                            Um Zoe, um boa opção para quem quer ter uma prestação baixa! Então e a renda todos os meses à Renault, mesmo que o veiculo não ande, a renda das baterias não entra nas contas!?
                                            Vendem-se também com a bateria incluída, sem renda mensal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tesla Ver Post
                                              Vendem-se também com a bateria incluída, sem renda mensal.
                                              E depois custa uma fortuna...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Tesla Ver Post
                                                Vendem-se também com a bateria incluída, sem renda mensal.
                                                pois, está bem. achas mesmo que vale a pena???

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  E depois custa uma fortuna...
                                                  O que é que custa uma fortuna? Também pode procurar os Leaf que se calhar são mais comuns na Madeira não sei.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tesla Ver Post
                                                    O que é que custa uma fortuna? Também pode procurar os Leaf que se calhar são mais comuns na Madeira não sei.
                                                    Desde quando se consegue comprar um carro eléctrico em condições por um valor semelhante a um Punto com 10 anos que deve custar uns 5 ou 6 mil€?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                      Desde quando se consegue comprar um carro eléctrico em condições por um valor semelhante a um Punto com 10 anos que deve custar uns 5 ou 6 mil€?
                                                      Um Punto a diesel com dez anos custa mais do que isso na Madeira, é uma questão de ver o que há no mercado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Tesla Ver Post
                                                        Um Punto a diesel com dez anos custa mais do que isso na Madeira, é uma questão de ver o que há no mercado.
                                                        A diferença não será muita, caso contrário é comprar no continente e levar no barco, quando houver.

                                                        E um eléctrico na Madeira, quanto custa?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esse 206 Roland Garros se estiver bem mantido tem uns interiores em pele porreiros.

                                                          Espera mais uns anos talvez consigas um EV usado...

                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          o "punto ao lado" é de 2010, não tem 3 anos. e depois estar a investir nem que seja 100€ num rádio e colunas num carro com mais de 15 anos, quase 20, para quê? mais vale em componentes mecânicos, que é o necessário para que ande sem grandes sobressaltos. a gpl vai demorar uns 3 anos apagar o carro, na altura tem 20 anos, vai valer pouco a pena. isto se andar uns 10 ou 12 mil por ano.
                                                          Porque é mais barato gastar 6000 num Corsa com quase 20 anos que 100 euros num rádio e colunas para desenrascar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            o "punto ao lado" é de 2010, não tem 3 anos. e depois estar a investir nem que seja 100€ num rádio e colunas num carro com mais de 15 anos, quase 20, para quê? mais vale em componentes mecânicos, que é o necessário para que ande sem grandes sobressaltos. a gpl vai demorar uns 3 anos apagar o carro, na altura tem 20 anos, vai valer pouco a pena. isto se andar uns 10 ou 12 mil por ano.
                                                            Ora óbvio que a mecaninca é a prioridade. Mas na minha opinião é preferivel gastar (menos do que iria pagar pelo Punto) num carro que já conhece, que ja se provou fiável e que assim continuará durante os anos que pode ter. Um carro nao é um smartphone, não tem que ser tratado como um consumível com obsolência planeada. Um carro hoje em dia com 10 -20 anos não é a mesma coisa que um carro nos anos 80 com a mesma idade.
                                                            A minha sugestão do som foi so uma dica para dar algo dw novo ao carro. Porque muitas vezes compra se os carros simplesmenre pela sensação nova que nos dao quw rapidamente desvanecem.

                                                            E se 15 20 anos é muito diz isso aos Renault's 5, aos Unos ou aos tantos Mercedez que por aí andam e vao continuar a andar que nao vão ficar na berma por falha de sensores.

                                                            Cada um sabe de si limitei me a dar a minha opinião.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X