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Dúvida motor do Citroen Saxo Cup

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    Dúvida motor do Citroen Saxo Cup

    Boas! Alguém sabe o que é aquela "valvula?" peça, que se encontra por cima do colector de escape e que assinalei com seta amarela?

    Sem Título.jpg

    #2
    isto devia estar na auto-ajuda. pede para moverem o tópico para lá. de certeza que terás respostas. ou então manda uma PM ao sandrotrigo.

    Comentário


      #3
      CarlosXX e caditonuno, o meu exemplar não possui esse componente/peça (pelo menos nessa zona do compartimento do motor), ou seja, na realidade não sei se terá peça idêntica (e não sei do que se trata), pois poderá até tê-la noutra zona com uma fisionomia algo diferente (mas duvido um pouco), pois a viatura já é de 1997 ou seja é da 1ª fase e essa parece-me ser já a da 3ª geração (última) e poderá ter pequenas diferenças. O que noto é que esse exemplar não possui o sistema de ar condicionado porque não possui as ditas tubagens, etc.

      Deixo aqui esta foto do compartimento do motor do meu exemplar para que se vejam as diminutas diferenças:




      Aqui a deste exemplar vermelho:




      Talvez seja alguma peça a haver com o escoamento dos gases de escape/de admissão, mas essa peça deduzo que esteja no tubo que vem da admissão e bloco e que vai ligar à caixa do filtro de ar como se vê nas duas fotos (na minha vê-se um pouco melhor porque não está tapada por parte da barra anti-aproximação das torres de suspensão).

      O user "eblase" é que nos tirará todas as dúvidas porque ele é que realmente é entendido.
      Editado pela última vez por SandroTrigo; 12 April 2020, 15:43.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
        CarlosXX e caditonuno, o meu exemplar não possui esse componente/peça (pelo menos nessa zona do compartimento do motor), ou seja, na realidade não sei se terá peça idêntica (e não sei do que se trata), pois poderá até tê-la noutra zona com uma fisionomia algo diferente (mas duvido um pouco), pois a viatura já é de 1997 ou seja é da 1ª fase e essa parece-me ser já a da 3ª geração (última) e poderá ter pequenas diferenças. O que noto é que esse exemplar não possui o sistema de ar condicionado porque não possui as ditas tubagens, etc.

        Deixo aqui esta foto do compartimento do motor do meu exemplar para que se vejam as diminutas diferenças:




        Aqui a deste exemplar vermelho:




        Talvez seja alguma peça a haver com o escoamento dos gases de escape/de admissão, mas essa peça deduzo que esteja no tubo que vem da admissão e bloco e que vai ligar à caixa do filtro de ar como se vê nas duas fotos (na minha vê-se um pouco melhor porque não está tapada por parte da barra anti-aproximação das torres de suspensão).

        O user "eblase" é que nos tirará todas as dúvidas porque ele é que realmente é entendido.
        Obrigado sim, só os a partir de 2000 e que a trazem. Tem um tubo também em borracha que vai ali para a zona da roda, mas desconheço o que se trata...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
          Obrigado sim, só os a partir de 2000 e que a trazem. Tem um tubo também em borracha que vai ali para a zona da roda, mas desconheço o que se trata...


          Carlos, talvez seja aquilo que comentei anteriormente para fazer o escoamento de parte dos vapores dos gases de escape/admissão (mas para ser sincero não sei bem).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
            Carlos, talvez seja aquilo que comentei anteriormente para fazer o escoamento de parte dos vapores dos gases de escape/admissão (mas para ser sincero não sei bem).
            Eu acho que não, porque essa peça que falo, não tem ligação ao escape (pelo menos visível)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
              Eu acho que não, porque essa peça que falo, não tem ligação ao escape (pelo menos visível)


              Carlos, como será evidente não me refiro ao próprio escape !!!

              Pelo menos esse componente/peça que referes está colocada um pouco por cima da protecção dos colectores de escape, mas volto a repetir que posso estar mais que incorrecto !!!

              Comentário


                #8
                Válvula que vai para o canister.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Válvula que vai para o canister.
                  Obrigado eblase, SandroTrigo e caditonuno

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Válvula que vai para o canister.


                    eblase, não sabia o que era o "canister", então fui fazer uma pequena pesquisa na internet e encontrei este artigo de origem Brasileira: "A válvula do canister pode provocar um grave defeito no sistema de injeção e até mesmo levar você a retificar o motor desnecessariamente.

                    Em muitos veículos dentre eles alguns modelos de Gol a válvula dos canister fica montada abaixo do para-lama e oculta pela proteção do para barro e em uma possível colisão a válvula pode ser avariada e ninguém perceber. Mas você sabe a função da válvula do canister?


                    O canister é um reservatário que contém carvão ativado responsável por armazenar os gases de combustível que evaporam do tanque e assim que o motor passa a funcionar a válvula do canister é acionada pelo módulo eletrônico de controle da própria injeção, para que o motor queime os gases de combustível armazenados. A válvula do canister defeituosa pode até mesmo levar o sistema de injeção a adotar um estado de emergência, e como muitos veículos da VW, por exemplo, não utilizam a luz de anomalia da injeção montada no painel, o condutor não fica sabendo que tem um problema, e continua a trafegar com o veículo.



                    A válvula de purga do canister como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de de emissão de poluentes será afetado. Problemas elétricos tanto na fiação quanto em seu próprio enrolamento interno registram erros na unidade de comando da injeção e isso pode colocar o sistema em emergência causando prejuízos no funcionamento do motor como mau desempenho e alto consumo de combustível. Um problema comum também é o cheiro de combustível que pode ocorrer se uma mangueira do sistema falhar ou se a válvula de purga travar fechada, aonde o canister saturado passa a liberar ao ambiente os gases armazenados, revelando um forte cheiro de combustível."


                    Deduzo que o exemplar do meu Citroen Saxo 1.6i 16v Cup (de 1997) não possua essa válvula, ou estará noutra zona do compartimento do motor ou então possuindo uma válvula idêntica, sabes responder-me ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                      eblase, não sabia o que era o "canister", então fui fazer uma pequena pesquisa na internet e encontrei este artigo de origem Brasileira: "A válvula do canister pode provocar um grave defeito no sistema de injeção e até mesmo levar você a retificar o motor desnecessariamente.

                      Em muitos veículos dentre eles alguns modelos de Gol a válvula dos canister fica montada abaixo do para-lama e oculta pela proteção do para barro e em uma possível colisão a válvula pode ser avariada e ninguém perceber. Mas você sabe a função da válvula do canister?


                      O canister é um reservatário que contém carvão ativado responsável por armazenar os gases de combustível que evaporam do tanque e assim que o motor passa a funcionar a válvula do canister é acionada pelo módulo eletrônico de controle da própria injeção, para que o motor queime os gases de combustível armazenados. A válvula do canister defeituosa pode até mesmo levar o sistema de injeção a adotar um estado de emergência, e como muitos veículos da VW, por exemplo, não utilizam a luz de anomalia da injeção montada no painel, o condutor não fica sabendo que tem um problema, e continua a trafegar com o veículo.



                      A válvula de purga do canister como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de de emissão de poluentes será afetado. Problemas elétricos tanto na fiação quanto em seu próprio enrolamento interno registram erros na unidade de comando da injeção e isso pode colocar o sistema em emergência causando prejuízos no funcionamento do motor como mau desempenho e alto consumo de combustível. Um problema comum também é o cheiro de combustível que pode ocorrer se uma mangueira do sistema falhar ou se a válvula de purga travar fechada, aonde o canister saturado passa a liberar ao ambiente os gases armazenados, revelando um forte cheiro de combustível."


                      Deduzo que o exemplar do meu Citroen Saxo 1.6i 16v Cup (de 1997) não possua essa válvula, ou estará noutra zona do compartimento do motor ou então possuindo uma válvula idêntica, sabes responder-me ?
                      O teu pode ter atrás da cava da roda frente direita se não falha a memória.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado eblase.

                        Carlos, já ficamos com as nossas dúvidas mais que esclarecidas.


                        Coloco aqui este artigo idêntico (deduzo que também de origem Brasileira), mas com o Português um pouco menos incorrecto:



                        "O que é canister? Quais os problemas da válvula
                        Por: Allana Jéssika 12/07/2018 | 11:54
                        3
                        Categoria: Manutenção


                        É do conhecimento de todos que os carros podem possuir vários problemas, especialmente aquelas peças do conjunto mecânico. Um veículo é criado para ter todo um sistema interdependente dentro de si e esse tipo de situação é preocupante. A válvula canister pode ser efetiva, porém se der problema, terminará te fazendo ir até uma oficina e gastar muito dinheiro.
                        A principal questão aqui é entender como a válvula funciona e conseguir fazer a identificação de quando os problemas aparecem. É justamente esse tipo de atitude que te auxiliará a conseguir perceber o defeito com antecedência, pois será o principal.
                        O que é a válvula canister?
                        Trata-se de um reservatório de carvão que é responsável por fazer o armazenamento dos gases de combustível. Os mesmos podem evaporar do tanque e dessa forma, o motor passa a funcionar essa válvula canister é acionada. O módulo eletrônico é o que fará o controle da própria injeção, ou seja, para que esse motor queime todos esses gases. Obviamente que estará relacionado aos gases de combustível armazenados, portanto, é algo primordial.
                        Quando a válvula canister é defeituosa pode conseguir levar o sistema de injeção a trabalhar em estado de emergência. Alguns veículos da Volkswagen, por exemplo, não irão utilizar a luz da anomalia da injeção mostrada no painel, porém isso é perigoso.
                        Uma vez que o condutor não saberá desse problema, ou insiste em continuar trafegando normalmente com esse veículo acabará por acarretar alguns problemas descritos abaixo:

                        Valvula Canister


                        Problemas mais comuns relacionados ao Canister
                        Conforme é do conhecimento de todos, alguns problemas são comuns e devem ser evitados, porque podem te fazer gastar muito dinheiro. É preciso citar que as vezes um pequeno defeito pode desencadear algo muito maior, o que é sempre perigoso.
                        Para conseguir superar esse tipo de adversidade é preciso mostrar alguns pontos cruciais e que vão auxiliar as partes a não enfrentar problemas. Confira a seguir os pontos que merecem atenção, porque isso será de grande valia para todos, veja:
                        Causa um defeito no sistema de injeção eletrônica, ou seja, no longo prazo pode fazer com que o motor precise ser retificado;
                        Em alguns veículos a válvula canister pode ficar montada próximo do para-lama e é escondida pela proteção do barro. Uma colisão pode afetar essa válvula e aí ninguém irá perceber, portanto, irá causar vários tipos de problemas.
                        O canister atua no controle do fluxo de gases acumulados no local, porém os mesmos devem ser reabsorvidos do tanque e entrará novamente no sistema de combustível. Caso exista alguma obstrução no meio do caminho, é provável que esse tipo de sistema seja afetado, ou seja, é algo bem perigoso.
                        A válvula de purga do canister, como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de emissão de poluentes será afetada, assim como a queima e consumo do carro.
                        Os problemas elétricos podem ser a origem alguns problemas bem complicados de se encontrar, por exemplo: erros na unidade de comando da injeção. Caso isso aconteça, fará com o sistema seja colocado em emergência e funcionará fora das condições normais a qual foi projetado a fim de evitar danos maiores.
                        Com defeitos na válvula canister, irá aumentar o consumo de combustível e o desempenho do motor também será prejudicado, gerando, inclusive, ruídos de motor batendo. Também existirá um forte cheiro de combustível, ou seja, é algo que vai merecer muita atenção por parte das pessoas."

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          O teu pode ter atrás da cava da roda frente direita se não falha a memória.


                          eblase, então também terá essa válvula ? Um dia destes quando oportuno irei tentar verificar somente por curiosidade.

                          Muito obrigado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                            Obrigado eblase.

                            Carlos, já ficamos com as nossas dúvidas mais que esclarecidas.


                            Coloco aqui este artigo idêntico (deduzo que também de origem Brasileira), mas com o Português um pouco menos incorrecto:



                            "O que é canister? Quais os problemas da válvula
                            Por: Allana Jéssika 12/07/2018 | 11:54
                            3
                            Categoria: Manutenção


                            É do conhecimento de todos que os carros podem possuir vários problemas, especialmente aquelas peças do conjunto mecânico. Um veículo é criado para ter todo um sistema interdependente dentro de si e esse tipo de situação é preocupante. A válvula canister pode ser efetiva, porém se der problema, terminará te fazendo ir até uma oficina e gastar muito dinheiro.
                            A principal questão aqui é entender como a válvula funciona e conseguir fazer a identificação de quando os problemas aparecem. É justamente esse tipo de atitude que te auxiliará a conseguir perceber o defeito com antecedência, pois será o principal.
                            O que é a válvula canister?
                            Trata-se de um reservatório de carvão que é responsável por fazer o armazenamento dos gases de combustível. Os mesmos podem evaporar do tanque e dessa forma, o motor passa a funcionar essa válvula canister é acionada. O módulo eletrônico é o que fará o controle da própria injeção, ou seja, para que esse motor queime todos esses gases. Obviamente que estará relacionado aos gases de combustível armazenados, portanto, é algo primordial.
                            Quando a válvula canister é defeituosa pode conseguir levar o sistema de injeção a trabalhar em estado de emergência. Alguns veículos da Volkswagen, por exemplo, não irão utilizar a luz da anomalia da injeção mostrada no painel, porém isso é perigoso.
                            Uma vez que o condutor não saberá desse problema, ou insiste em continuar trafegando normalmente com esse veículo acabará por acarretar alguns problemas descritos abaixo:

                            Valvula Canister


                            Problemas mais comuns relacionados ao Canister
                            Conforme é do conhecimento de todos, alguns problemas são comuns e devem ser evitados, porque podem te fazer gastar muito dinheiro. É preciso citar que as vezes um pequeno defeito pode desencadear algo muito maior, o que é sempre perigoso.
                            Para conseguir superar esse tipo de adversidade é preciso mostrar alguns pontos cruciais e que vão auxiliar as partes a não enfrentar problemas. Confira a seguir os pontos que merecem atenção, porque isso será de grande valia para todos, veja:
                            Causa um defeito no sistema de injeção eletrônica, ou seja, no longo prazo pode fazer com que o motor precise ser retificado;
                            Em alguns veículos a válvula canister pode ficar montada próximo do para-lama e é escondida pela proteção do barro. Uma colisão pode afetar essa válvula e aí ninguém irá perceber, portanto, irá causar vários tipos de problemas.
                            O canister atua no controle do fluxo de gases acumulados no local, porém os mesmos devem ser reabsorvidos do tanque e entrará novamente no sistema de combustível. Caso exista alguma obstrução no meio do caminho, é provável que esse tipo de sistema seja afetado, ou seja, é algo bem perigoso.
                            A válvula de purga do canister, como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de emissão de poluentes será afetada, assim como a queima e consumo do carro.
                            Os problemas elétricos podem ser a origem alguns problemas bem complicados de se encontrar, por exemplo: erros na unidade de comando da injeção. Caso isso aconteça, fará com o sistema seja colocado em emergência e funcionará fora das condições normais a qual foi projetado a fim de evitar danos maiores.
                            Com defeitos na válvula canister, irá aumentar o consumo de combustível e o desempenho do motor também será prejudicado, gerando, inclusive, ruídos de motor batendo. Também existirá um forte cheiro de combustível, ou seja, é algo que vai merecer muita atenção por parte das pessoas."
                            Amigo, obg pela partilha

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                              eblase, então também terá essa válvula ? Um dia destes quando oportuno irei tentar verificar somente por curiosidade.

                              Muito obrigado.
                              Deve ter. Teria que ver no Servicebox para confirmar. Podes seguir as tubagens do colector de admissão para facilitar a procura.

                              Comentário


                                #16
                                Deve fazer parte do sistema EGR
                                EXHAUST GAS RECIRCULATION VALVE - https://www.motor-doctor.co.uk/agr/c...axo/saxo-s0-s1

                                Deduzo eu não conheço os motores PSA ao promenor

                                Comentário

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