Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Agora escolha!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Agora escolha!

    AUTOMÓVEL A

    MODELO: ------------------------------
    Utilitário (classe B)
    COMBUSTÍVEL: ------------------------
    Díesel
    CILINDRADA: --------------------------
    1.4
    Nº CILINDROS: ------------------------
    4
    POTÊNCIA: ----------------------------
    68 CV/4000 rpm
    BINÁRIO: -----------------------------
    160 Nm/2000 rpm
    RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA: -----------
    17,2
    Nº RELAÇÔES CAIXA: ----------------- 5

    AUTOMÓVEL B

    MODELO: ------------------------------
    Utilitário (classe B)
    COMBUSTÍVEL: ------------------------
    Gasolina
    CILINDRADA: --------------------------
    1.0
    Nº CILINDROS: ------------------------
    3
    POTÊNCIA: ----------------------------
    101CV/5000 rpm
    BINÁRIO: -----------------------------
    160 Nm/2750 rpm
    RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA: -----------
    12,2
    Nº RELAÇÔES CAIXA: ----------------- 5

    Com estes dados, em teoria, qual deste dois automóveis terá um melhor comportamento em percurso de autoestrada, a velocidade moderada (120/130 km/h)? Porquê?
    Desde já agradeço todas as respostas!
    Editado pela última vez por albuhera; 18 April 2020, 12:46.

    #2
    Falta algo essencial: o número de relações de caixa e quão longa é.

    Comentário


      #3
      O B, por tudo e mais alguma coisa.

      Comentário


        #4
        Peço desculpa: enganei-me no nº de cilindros do automóvel B. Já corrigi.

        Comentário


          #5
          Comportamento? Nunca ouvi dizer que um Diesel fosse mais perigoso que um gasolina e vice-versa...

          Comentário


            #6
            Comportamento melhor: B
            Consumos: A
            Agradabilidade: B

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rafomaniac Ver Post
              Comportamento melhor: B
              Consumos: A
              Agradabilidade: B
              Por causa do valor da potência?

              Comentário


                #8
                B.....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Comportamento? Nunca ouvi dizer que um Diesel fosse mais perigoso que um gasolina e vice-versa...
                  Realmente ainda não percebi a lógica do "comportamento" neste contexto. Associei imediatamente à rotação de velocidade cruzeiro

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por albuhera Ver Post
                    Por causa do valor da potência?
                    Por causa da cavalagem sim. É mais fácil manter/acelerar numa subida/reta/ultrapassagem num carro com menor relação peso/potência.
                    Não te esquecas também de ver a relação de mudanças como referido anteriormente, já andei em carros com uma relação demasiado longa em que são agradáveis de conduzir em velocidade cruzeiro a plano, mas quando aparece uma inclinação é necessário reduzir ao ponto de parecer que o motor pede misericórdia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                      Realmente ainda não percebi a lógica do "comportamento" neste contexto. Associei imediatamente à rotação de velocidade cruzeiro
                      Sim, nesse sentido. Talvez não tenha usado o termo mais correto.
                      Tenho consciência que nenhum dos 2 automóveis se sentirá como "peixe na água" em autoestrada. No entanto, de acordo com os dados que coloquei, qual dos 2 automóveis fará um esforço menor nesse percurso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por albuhera Ver Post
                        Sim, nesse sentido. Talvez não tenha usado o termo mais correto.
                        Tenho consciência que nenhum dos 2 automóveis se sentirá como "peixe na água" em autoestrada. No entanto, de acordo com os dados que coloquei, qual dos 2 automóveis fará um esforço menor nesse percurso.
                        O que tem mais potência... Mas falta saber quantas relações tem a caixa e quão longa é.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por albuhera Ver Post
                          AUTOMÓVEL A

                          MODELO: ------------------------------
                          Utilitário (classe B)
                          COMBUSTÍVEL: ------------------------
                          Díesel
                          CILINDRADA: --------------------------
                          1.4
                          Nº CILINDROS: ------------------------
                          4
                          POTÊNCIA: ----------------------------
                          68 CV/4000 rpm
                          BINÁRIO: -----------------------------
                          160 Nm/2000 rpm
                          RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA: -----------
                          17,2
                          Nº RELAÇÔES CAIXA: ----------------- 5

                          AUTOMÓVEL B

                          MODELO: ------------------------------
                          Utilitário (classe B)
                          COMBUSTÍVEL: ------------------------
                          Gasolina
                          CILINDRADA: --------------------------
                          1.0
                          Nº CILINDROS: ------------------------
                          3
                          POTÊNCIA: ----------------------------
                          101CV/5000 rpm
                          BINÁRIO: -----------------------------
                          160 Nm/2750 rpm
                          RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA: -----------
                          12,2
                          Nº RELAÇÔES CAIXA: ----------------- 5

                          Com estes dados, em teoria, qual deste dois automóveis terá um melhor comportamento em percurso de autoestrada, a velocidade moderada (120/130 km/h)? Porquê?
                          Desde já agradeço todas as respostas!
                          È absolutamente indiferente nessas condições. O carro a diesel será mais económico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                            O que tem mais potência... Mas falta saber quantas relações tem a caixa e quão longa é.
                            Isso não é muito importante.
                            Não estou a dizer que não faça diferença mas para o Otto de 101cv ter mais dificuldades que o diesel só se as relações de caixa fossem estudadas por chimpanzés.
                            O 1.4 com 68cv é certamente um Ford/PSA e segundo sei, só com caixa de 5v.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                              Realmente ainda não percebi a lógica do "comportamento" neste contexto. Associei imediatamente à rotação de velocidade cruzeiro
                              Comportamento no sentido de como mantém ritmos de AE sem quebras. Se no caso de ter de reduzir de velocidade, demora muito ou pouco a voltar à velocidade de cruzeiro. Se morre muito ou pouco nas subidas. Se obriga a trabalhar com a caixa ou não.
                              Isto também é "comportamento".

                              Comentário


                                #16
                                Portanto, estás indeciso se trocas ou não o (carro do teu avatar) por um Clio V ou Micra novo, é isso?

                                Acho uma pergunta sem sentido, o veículo B será muito melhor, afinal de contas serão quase 20 anos de diferença.
                                Comportamento não há dúvidas, performance vai conduzir um e tira as tuas próprias conclusões

                                Eu passei por algo semelhante mas mais drástico: 1.5d 58cv atmosférico para 1.0T 125cv, e não há comparação possível.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                  Comportamento no sentido de como mantém ritmos de AE sem quebras. Se no caso de ter de reduzir de velocidade, demora muito ou pouco a voltar à velocidade de cruzeiro. Se morre muito ou pouco nas subidas. Se obriga a trabalhar com a caixa ou não.
                                  Isto também é "comportamento".
                                  Nenhum deles vai-te proporcionar andar sempre na mudança mais longa sem te obrigar a reduzir numa subida mais íngreme, a essas velocidades de cruzeiro.
                                  Mas só o poderás comprovar na prática. É toda uma equação entre binário disponível a que rotações e escalonamento das relações.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                    Isso não é muito importante.
                                    Não estou a dizer que não faça diferença mas para o Otto de 101cv ter mais dificuldades que o diesel só se as relações de caixa fossem estudadas por chimpanzés.
                                    O 1.4 com 68cv é certamente um Ford/PSA e segundo sei, só com caixa de 5v.
                                    Clio ou Micra, de certeza.
                                    Não sei se tem diferenças entre eles, mas fui ao carcatalog comparar o Fiesta 1.4tdci 68cv com o Micra 1.0 100cv e aparece isto:

                                    Speed range (max speed on gears in km/h / mph):
                                    Micra 1.0
                                    Fiesta tdci

                                    I:
                                    49 / 30
                                    40 / 25

                                    II:
                                    89 / 55
                                    75 / 47

                                    III:
                                    137 / 85
                                    112 / 70

                                    IV:
                                    194 / 121
                                    151 / 94

                                    V:
                                    264 / 164
                                    190 / 118

                                    Nas primeiras relações não serão muito diferentes, mas em 5a a do Micra é claramente mais longa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Clio ou Micra, de certeza.
                                      Não sei se tem diferenças entre eles, mas fui ao carcatalog comparar o Fiesta 1.4tdci 68cv com o Micra 1.0 100cv e aparece isto:

                                      Speed range (max speed on gears in km/h / mph):
                                      Micra 1.0
                                      Fiesta tdci

                                      I:
                                      49 / 30
                                      40 / 25

                                      II:
                                      89 / 55
                                      75 / 47

                                      III:
                                      137 / 85
                                      112 / 70

                                      IV:
                                      194 / 121
                                      151 / 94

                                      V:
                                      264 / 164
                                      190 / 118

                                      Nas primeiras relações não serão muito diferentes, mas em 5a a do Micra é claramente mais longa.
                                      Porra. 264 na quinta? Com essa desmultiplicação e com o baixo binário estou a prever que qualquer subidazinha em AE obrigue a reduzir.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                        Porra. 264 na quinta? Com essa desmultiplicação e com o baixo binário estou a prever que qualquer subidazinha em AE obrigue a reduzir.
                                        Ummm...

                                        Nunca conduzi um de 100cv, mas no meu com mais 25 e caixa igualmente longa não noto nada disso.
                                        Faço muitas vezes a A4 Porto/Alijó e nunca preciso de reduzir.
                                        Mesmo nas subidas do Marão e Vila Real progride facilmente até aos 150/160, a entrar em baixo a cerca de 120.

                                        No meu caso, que também tem caixa de 5, a 5 "corta" aos 278, a 3a aos 159 e a 4a aos 218.
                                        Mesmo o top speed faz-se em 4a, que curiosamente em 5a não passa dos 200 nem a descer (de ponteiro), e em 4a já passei dos 210 no plano.

                                        Também é preciso ter em conta o regime de rotação que atinge cada motor, que neste caso será cerca de 4 mil para o HDI e 5 ou 6 mil para o 1.0.
                                        Para comparar o regime de rotação à mesma velocidade, e retirar 30% ao 1.0

                                        Comentário


                                          #21
                                          Micra:
                                          Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)
                                          1ª 7,9
                                          2ª 14,4
                                          3ª 22,3
                                          4ª 31,5
                                          5ª 42,7
                                          R 8,3

                                          A 120 reais vai nas +- 2800 rpms. Mesmo no regime de binário máximo. Terá a essa rotação uns 64cv.

                                          Fiesta.

                                          Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)
                                          1ª 8,8
                                          2ª 16,4
                                          3ª 24,7
                                          4ª 33,3
                                          5ª 41,7
                                          O Fiesta vai ligeiramente acima, já perto das 2900.
                                          O binário já está na fase decrescente, por isso já vai abaixo dos 160nm. No entanto a potência será muito semelhante à do Micra.



                                          A grande diferença é que se reduzir para 4a, no Fiesta pouca diferença vai fazer. No Micra o pulmão será outro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os meus dados são ligeiramente diferentes (Micra 5a 43.9 e Fiesta 5a 43.1), Mas é isso.

                                            Onde se nota muita diferença na falta de pulmão é quem gostar de andar em 5a a 70/80 km/h e queira que ele responda logo, mas é para isso que existe uma caixa de velocidades

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                              Portanto, estás indeciso se trocas ou não o (carro do teu avatar) por um Clio V ou Micra novo, é isso?

                                              Acho uma pergunta sem sentido, o veículo B será muito melhor, afinal de contas serão quase 20 anos de diferença.
                                              Comportamento não há dúvidas, performance vai conduzir um e tira as tuas próprias conclusões

                                              Eu passei por algo semelhante mas mais drástico: 1.5d 58cv atmosférico para 1.0T 125cv, e não há comparação possível.
                                              Eu não identifiquei os carros em questão para não influenciar, de alguma forma, a vossa resposta.
                                              O carro A é o Ford Fiesta 1.4 TDCi, meu rodinhas desde há 16 anos.
                                              O carro B é o Renault Captur TCe 100, muito provavelmente, a minha próxima aquisição.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                Os meus dados são ligeiramente diferentes (Micra 5a 43.9 e Fiesta 5a 43.1), Mas é isso.

                                                Onde se nota muita diferença na falta de pulmão é quem gostar de andar em 5a a 70/80 km/h e queira que ele responda logo, mas é para isso que existe uma caixa de velocidades
                                                Não é o meu caso. Aliás, eu devo ser dos poucos usuários aqui que não ligam nada a velocidades. Eu dou muito mais importância aos consumos e ao facto de poder fazer viagens tranquilas por este nosso lindo país. Obviamente, poderei fazer uma incursão ou outra em autoestrada e daí a minha pergunta inicial neste tópico: queria saber se irei sentir uma maior limitação com o Captur, em autoestrada, relativamente ao meu Fiesta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  Ummm...

                                                  Nunca conduzi um de 100cv, mas no meu com mais 25 e caixa igualmente longa não noto nada disso.
                                                  Faço muitas vezes a A4 Porto/Alijó e nunca preciso de reduzir.
                                                  Mesmo nas subidas do Marão e Vila Real progride facilmente até aos 150/160, a entrar em baixo a cerca de 120.

                                                  No meu caso, que também tem caixa de 5, a 5 "corta" aos 278, a 3a aos 159 e a 4a aos 218.
                                                  Mesmo o top speed faz-se em 4a, que curiosamente em 5a não passa dos 200 nem a descer (de ponteiro), e em 4a já passei dos 210 no plano.

                                                  Também é preciso ter em conta o regime de rotação que atinge cada motor, que neste caso será cerca de 4 mil para o HDI e 5 ou 6 mil para o 1.0.
                                                  Para comparar o regime de rotação à mesma velocidade, e retirar 30% ao 1.0
                                                  Também já fiz Porto-Lisboa no meu de 125cv já com caixa de 6, com CC nos 130km/h sem nunca precisar de reduzir... E iamos 4 pessoas + bagageira e AC ligado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por albuhera Ver Post
                                                    Eu não identifiquei os carros em questão para não influenciar, de alguma forma, a vossa resposta.
                                                    O carro A é o Ford Fiesta 1.4 TDCi, meu rodinhas desde há 16 anos.
                                                    O carro B é o Renault Captur TCe 100, muito provavelmente, a minha próxima aquisição.
                                                    Boa, não tinha pensado no Captur
                                                    Um carro é muito mais do que motor, e neste caso carros com 20 anos de diferença ainda pior, por isso a "embalagem" influencia sempre, e muito!
                                                    Experimenta, vê o que achas e tira as próprias conclusões. De qualquer modo, logo à partida vai mentalizando que vais gastar mais dinheiro em combustível.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                      Boa, não tinha pensado no Captur
                                                      Um carro é muito mais do que motor, e neste caso carros com 20 anos de diferença ainda pior, por isso a "embalagem" influencia sempre, e muito!
                                                      Experimenta, vê o que achas e tira as próprias conclusões.
                                                      Já fiz um curto test drive e fiquei bastante agradado e até surpreso com a desenvoltura e suavidade do motor, tendo em conta a sua potência e arquitetura, mas foram apenas alguns km em circuito urbano.

                                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                      De qualquer modo, logo à partida vai mentalizando que vais gastar mais dinheiro em combustível.
                                                      Talvez não, uma vez que ando a ponderar ir para a versão Bi-Fuel e, pelas minhas contas, a despesa com combustível até irá ficar ligeiramente mais barata, para além da menor emissão de gases poluentes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                                                        Também já fiz Porto-Lisboa no meu de 125cv já com caixa de 6, com CC nos 130km/h sem nunca precisar de reduzir... E iamos 4 pessoas + bagageira e AC ligado.
                                                        A3 Porto>Braga
                                                        Faz isso a 130 em sexta e diz-me se não precisas de reduzir para manter a velocidade.
                                                        Editado pela última vez por brkncrss; 18 April 2020, 18:04.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                          A3 Porto>Braga
                                                          Faz isso a 130 em sexta e diz-me se não precisas de reduzir para manter a velocidade.
                                                          Não
                                                          Nem estou a ver o porquê de referires essa, não estou a ver onde tenha uma subida assim fora do normal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                            A3 Porto>Braga
                                                            Faz isso a 130 em sexta e diz-me se não precisas de reduzir para manter a velocidade.
                                                            É deixar passar esta crise que infelizmente nos afeta a todos e testar.

                                                            Também fez a subida para Fátima em ambos os sentidos sem vacilar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X