Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Industria Automovel do Médio Oriente - Saipa -Pars Khodro- IKCO -Tofaş

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Industria Automovel do Médio Oriente - Saipa -Pars Khodro- IKCO -Tofaş

    A industria automovel Iraniana consiste em essencialmente em duas empresas a Saipa e a Pars Khodro (IKCO).



    Baseado no Kia Pride o Saipa Saiba foi (e ainda é) dos carros preferidos para taxi em muitos paises do Médio Oriente.



    Saipa 151 (Pick Up)




    Saipa 111



    Saipa 141


    #2
    Baseado na plataforma do Kia Pride mas utilizando a carroceria do Renault 5 (!)

    A Pars Khodro produziu o PK (Sepand K)




    Restyle New PK





    https://driventowrite.com/2020/03/04...-iran-history/

    The Régie Renault and Iranian manufacturer SAIPA signed a licensing agreement in 1976 to produce the popular 5 under the name Sepand. As in Europe, the 5/Sepand proved to be a popular car and sold quite well at first. However, the Sepand did not benefit from the arrival of the all-new Supercinq in 1984 and had to soldier on with the old body and hardware; its sales performance dipped markedly as the nineties dawned.In 1993 SAIPA acquired the licensing rights to the first generation Mazda 121/KIA Pride (type DA), which was of a similar size as the Sepand but technically somewhat more current. It was thus decided to replace the Sepand with the 121. With the switch to producing the Mazda, SAIPA had no more need for the tooling of the Sepand and sold it to their domestic competitor Pars Khodro.
    Until the advent of the millennium Pars Khodro produced the Sepand virtually unchanged but in 2000 Renault cut all technical ties with them, which meant no more supplies of engines and other essential parts. Shortly after, Pars Khodro was taken over entirely by SAIPA. The Sepand’s tooling was thus right back where it started. But what to do with it? (you probably can guess what’s coming next)

    SAIPA took a leaf out of Iran Khodro’s book and decided to utilise the technical base – engine, chassis, gearbox and all – of the Mazda 121, mounting the old Sepand body on top while taking the opportunity to restyle it slightly. As the DTW readership is doubtless aware, the 5 had a longitudinally mounted engine, while the 121’s powerplant was mounted transversally.

    Editado pela última vez por NothingFace; 01 May 2020, 18:30.

    Comentário


      #3
      IKCO Samand (Plataforma Peugeot 405)


      Comentário


        #4
        Parabéns pela criação deste tópico temático. Fiquei a conhecer marcas que desconhecia.

        Infelizmente não tenho muito a acrescentar.

        Outro tópico interessante seria o da indústria russa e ex-URSS.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
          Parabéns pela criação deste tópico temático. Fiquei a conhecer marcas que desconhecia.

          Infelizmente não tenho muito a acrescentar.

          Outro tópico interessante seria o da indústria russa e ex-URSS.
          Subscrevo a traço grosso!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Palef Ver Post
            Subscrevo a traço grosso!
            Isto é só sucata com décadas... Pensei que ao menos produzissem alguma coisa decente minimamente moderna com engenharia própria. Até os indianos têm carros com tecnologia própria e desenvolvem motores.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TSG Ver Post
              Isto é só sucata com décadas... Pensei que ao menos produzissem alguma coisa decente minimamente moderna com engenharia própria. Até os indianos têm carros com tecnologia própria e desenvolvem motores.
              "Até a India"? A Índia está entre as 10 maiores economias do mundo.

              Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

              Comentário


                #8
                Porque tem muita gente mas é um dos países mais miseráveis do Mundo. Em termos de PIB per capita é um dos piores países.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TSG Ver Post
                  Isto é só sucata com décadas... Pensei que ao menos produzissem alguma coisa decente minimamente moderna com engenharia própria. Até os indianos têm carros com tecnologia própria e desenvolvem motores.
                  Não te esqueças de desde a Revolução que o acesso à tecnologia é muito limitada no Irão.
                  Cheguei a ler artigos há uns anos que eles, para manterem as frotas de B747 e A300 recorriam a peças feitas localmente com moldes que os mesmos produziam.
                  Até há pouquíssimos anos ainda havia B707 a voar no Irão.
                  A Índia não tem qualquer embargo que limite o acesso à tecnologia.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X