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Compra de Carrinha familiar - Segmento C ou D

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    Compra de Carrinha familiar - Segmento C ou D

    Boa tarde,

    Estou neste momento a começar a preparar a troca de carro, sendo que a previsão da troca até ao final do ano. A ideia é comprar uma carrinha com prevalência familiar, mais espaçosa, mais moderna e "Hitech" que o meu atual focus tdci de 2008.

    1. Que tipo de carros gostas?
    - Desportivos e carrinhas, mas a escolha terá que ser uma carrinha.

    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração?
    - Carrinha familiar (segmento C ou D)

    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?

    - Seat Leon ST (pós restyling)
    - Peugeot 308 SW (pós restyling)
    - Renault Megane ST
    - Ford Mondeo SW
    - Peugeot 508 SW
    - Renault Talisman SW
    - Mais alguns modelos mas que saem fora do orçamento.

    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?

    - Diariamente com duas crianças ainda na cadeira auto.

    5. Precisarás de levar carga com frequência?

    - As coisas das crianças, e as compras.

    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    - 15.000km, tem sido esta a média, e em principio será para manter.

    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    - Maioritariamente em nacional e sem muito transito, cerca de 25km diários.

    8. Os consumos terão grande importância?

    - Alguma como é óbvio.

    9. A potência do motor terá grande importância?

    - Não será um fator preferencial, mas algo que me permita andar comodamente sem preocupações com o carro cheio, e que seja preferencialmente superior ao meu atual focus 1.6tdci 90cv.

    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    - Não

    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    - Valores máximos nos 16/17k€, a contar obter um mínimo de 4000€ pelo meu focus tdci de 2008.

    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    - Pouco usado preferencialmente a partir de 2016/2017 até 30/40kkm, ou até um máximo de 75kkm se o negócio compensar essa questão, ou se permitir subir o segmento.

    Para complemento ao formulário tenho mais uns pontos a ter em consideração:

    Como equipamento terá que ter obrigatoriamente vidros escurecidos, sensores de estacionamento à frente e atrás mais camara traseira, e travão de parque eléctrico no caso dos modelos que coloque acima.

    Estão excluídos alguns modelos que não gosto da estética tais como Opel Astra, Toyota Auris, Skoda Octavia, Ford focus da geração anterior e Kia Ceed da geração anterior.

    Sei que me enquadro mais na típica escolha a gasolina até pela questão do FAP, mas o mercado de usados ainda apresenta muito mais escolha a diesel e a preços iguais, para além da alternativa aos diesel ser quase sempre os 1.0, e se a escolha for para modelos a gasolina, em principio os modelos com motores 1.0 não serão considerados.

    Já tirei algumas dúvidas sobre os Leon no tópico dos db deste modelo, já que têm aparecido muitas carrinhas recentes com poucos km e cheias de equipamento, mas outros modelos estão também em equação.

    A titulo de exemplo tenho estes nos meus favoritos do Standvirtual.

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#362dc6cd25

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#2b9695260d

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#60f29a0bff

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#244fb6d795

    Desde já obrigado

    #2
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#20feb63a73

    E algo deste género?

    Comentário


      #3
      Não sei por que ambientes te moves (mais citadino, mais auto-estrada), mas tinha bem em conta a sugestão do ina1982.

      Como sabes, sou "proprietário" de uma Leon ST há 4 anos e reconheço bem todas as qualidades e defeitos do carro, onde as qualidades sobressaem, contudo, há que reconhecer que podendo aceder ao Vw Passat, o resto das opções só faz sentido se o tamanho do carro te trouxer grandes inconvenientes.

      Outra opção que não vi mencionada foi a Vw Golf Variant.

      Comentário


        #4
        Ando maioritariamente por estradas nacionais, e municipais numa pequena cidade da periferia do Porto sem apanhar transito intenso.

        Relativamente às VW Golf Variant, não coloquei nas preferências mas também não as excluo. Até gosto da estética exterior, mas não gosto do excesso de plástico cinza da consola central e que ainda por cima se estende até ao painel de instrumentos. Para além disso quase não há exemplares com vidros escurecidos.

        A opção do ina1982 já me agrada mais, teria de colocar películas nos vidros, mas subir de segmento já justificaria isso em detrimento dos vidros escurecidos de origem.
        Por acaso não percebi ainda muito bem porque quase não se encontram golf e passat com vidros escurecidos nos usados.

        Em relação ao tamanho, uma carrinha de segmento D não cabe na minha garagem, pelo que teria que ficar no género de um alpendre.

        Comentário


          #5
          Podes só explicar o porquê dos vidros escurecidos? Nunca ouvi essa, de ser um potencial factor eliminatorio na compra dum carro ,ter vidros escurecidos ou não.
          Já ouvi falar em não comprar carro por não ter caixa auto, ou tecto de abrir, ou travão elétrico, ou até por não ter as luzes ambiente que agora estão na moda em vermelho, azul, verde... Agora os vidros escurecidos nunca ouvi? É quê, atrás? Por causa de alguma criança?

          Comentário


            #6
            Até porque um bom profissional faz isso com boa qualidade e sem preços exagerados. Não é nenhuma intervenção mecânica em que se fique apreensivo por alguém mexer ali...

            Comentário


              #7
              E uma MPV como uma Scenic ou uma Picasso? É maior do que um segmento C e não é tão grande como um D. Excelente opção

              Comentário


                #8
                É apenas um requisito meu para melhoria do conforto interior nos bancos de trás para os miúdos, para além da melhoria estética que acrescenta ao carro. No meu carro atual tenho cortinas em todos os vidros traseiros por exemplo.

                Em quase todas as marcas só as versões mais baixas é que já não trazem, com excepção dos VW em que ainda aparecem versões highline sem vidros escurecidos.

                Não excluo a hipótese de colocar películas se assim se justificar como por exemplo no caso da passat apresentada, mas prefiro os vidros a películas.

                Comentário


                  #9
                  Os monovolume não são de todo a minha preferência assim como SUV, sei que seria muito mais versátil, principalmente no banco de trás.

                  Uma grand scenic já me poderia fazer mudar de opinião, apesar de me causar alguma apreensão as jantes de 20, seja a nível de conforto seja a nível de preço de pneus, mas não pesquisei sequer.
                  Editado pela última vez por superveloce; 05 May 2020, 10:01.

                  Comentário


                    #10
                    Em termos de value for money nada bate a Leon, mas atenção, o conforto num carro deste género é importante! Tenho um como sabem e sei do que falo, se fizer a comparação com o meu antigo 3008 ou com a Corolla fica muito aquém.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                      Em termos de value for money nada bate a Leon, mas atenção, o conforto num carro deste género é importante! Tenho um como sabem e sei do que falo, se fizer a comparação com o meu antigo 3008 ou com a Corolla fica muito aquém.
                      Se as corolla híbridoas estivessem dentro do orçamento seria quase de certeza a escolha, mas ainda são muito caros.

                      Comentário


                        #12
                        Compra um carro que tenha o motor 1.6 DCI, o Passat esquece, arrasta se, até no Leon não é famoso quanto mais no Passat e se tens uma garagem limitada, escolhe um segmento C em detrimento do D porque já satifaz bastante, dito isto, a minha escolha recaia numa Megane 1.6 DCI.

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Eu até ia procurar uns links para sugerir, mas nesse orçamento e restantes requisitos tens imensas opções, e não estás a fechar tanto o espectro como p.e. o Drifting no tópico ali ao lado (quer mesmo segmento D, num orçamento parecido).

                          Volta e meia faço as minhas pesquisas para ver como pára o mercado (mais agora nesta fase que estamos mais por casa e que os preços dos carros parecem estar a descer), e vejo muitas carrinhas segmento D a bom preço (Passat ou Talisman, p.e.), mas ficaria com uma "dor de cabeça" parecida com a tua, não me caberiam na garagem. Não tendo essa hipótese alpendre, iam mesmo ter que ficar na rua. Mesmo uma Golf Variant ("progressão" que até poderia ser natural para o meu Golf 5p) já ficaria ali resvés, e nem é das carrinhas maiores do segmento (a Mégane ou a Focus são maiores, a 308 ou a Leon são parecidas).

                          Posto isto, se dás valor ao espaço interior (e também à maior qualidade), sugeriria que subisses de segmento, porque uma Passat Variant 1.6 TDi 120cv deve ser mais do que suficiente. Se ficares no mesmo segmento, tentaria arranjar algo com o mínimo de kms possível, e conseguem-se arranjar opções abaixo dos 30/40 mil kms nas Carnexts e afins. A partir daí, julgo que será mesmo uma questão de preferências. No meu caso, p.e. entre uma 308 ou Leon teria tendência para a 1ª, a 2ª não me diz nada, mas não hesitaria se arranjasse um bom negócio.

                          Comentário


                            #14
                            https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
                            https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                              Compra um carro que tenha o motor 1.6 DCI, o Passat esquece, arrasta se, até no Leon não é famoso quanto mais no Passat e se tens uma garagem limitada, escolhe um segmento C em detrimento do D porque já satifaz bastante, dito isto, a minha escolha recaia numa Megane 1.6 DCI.

                              Cumps
                              A Megane agrada-me, mesmo que ainda fosse com o 1.5dci, e então se for para gasolina a par da 308 são as que tenho preferencia.

                              Até tenho ideia do FAP não ser muito chato, isto tendo em consideração apenas 2 casos que conheço de perto, 1 megane 3 de 2009 com menos de 100 mil km, e um classe A que também faz poucos km, e ambos não têm dado problemas.

                              Só tenho uma resalva em relação à megane que tem a ver com o espaço disponivel na mala, que em comparação às concorrentes fica muito abaixo.

                              A Renault anuncia o seguinte: Gasolina: 501 a 521 / Diesel: 446 a 449 consoante versões enquanto a concorrência anda à volta dos 600 litros. É 25% de capacidade a menos.
                              https://www.renault.pt/veiculos-pass...ificacoes.html

                              Ainda não sei bem o que isto significa na pratica pois ainda não andei a ver carros ao vivo, e com a situação do COVID ainda vou esperar umas semanas.


                              Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                              Eu até ia procurar uns links para sugerir, mas nesse orçamento e restantes requisitos tens imensas opções, e não estás a fechar tanto o espectro como p.e. o Drifting no tópico ali ao lado (quer mesmo segmento D, num orçamento parecido).

                              Volta e meia faço as minhas pesquisas para ver como pára o mercado (mais agora nesta fase que estamos mais por casa e que os preços dos carros parecem estar a descer), e vejo muitas carrinhas segmento D a bom preço (Passat ou Talisman, p.e.), mas ficaria com uma "dor de cabeça" parecida com a tua, não me caberiam na garagem. Não tendo essa hipótese alpendre, iam mesmo ter que ficar na rua. Mesmo uma Golf Variant ("progressão" que até poderia ser natural para o meu Golf 5p) já ficaria ali resvés, e nem é das carrinhas maiores do segmento (a Mégane ou a Focus são maiores, a 308 ou a Leon são parecidas).

                              Posto isto, se dás valor ao espaço interior (e também à maior qualidade), sugeriria que subisses de segmento, porque uma Passat Variant 1.6 TDi 120cv deve ser mais do que suficiente. Se ficares no mesmo segmento, tentaria arranjar algo com o mínimo de kms possível, e conseguem-se arranjar opções abaixo dos 30/40 mil kms nas Carnexts e afins. A partir daí, julgo que será mesmo uma questão de preferências. No meu caso, p.e. entre uma 308 ou Leon teria tendência para a 1ª, a 2ª não me diz nada, mas não hesitaria se arranjasse um bom negócio.
                              Eu dou valor ao espaço interior, mas a questão do espaço da garagem também é importante, eu prefiro que o carro fique dentro da garagem fechada.

                              A minha procura aponta principalmente para o segmento C porque consigo normalmente carros mais novos, com menos km e com mais equipamento do que os de segmento D pelos mesmos preços. Se eventualmente aparecer uma boa proposta para um segmento D posso optar por aí.

                              Obrigado pela resposta, mas esses modelos não fazem parte das escolhas. O Astra porque não gosto, e o volvo porque vai para valores superiores ao que pretendo gastar.

                              Comentário


                                #16
                                Como eu dizia, opções não te faltam, e eu iria preferencialmente para o carro com o menor nº de kms, mesmo que isso obrigue a sacrificar algum equipamento ou motor.
                                Por outro lado, a questão diesel vs otto pode fazer sentido, porque se encontra o mesmo modelo, com idade e quilometragem aproximada, também ao mesmo preço. Nestes casos não sei se faz sentido comprar a gasolina, mas eventualmente sim.

                                Pesquisando até 35 mil kms no sítio do costume, do segmento D só me apareceu esta 508:
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#c33fd83a55

                                De resto tens as habituais Focus, 308 ou Leon, há imensas. As opções normalmente mais baratas são as Astra e as Tipo, e já disseste que não gostas das primeiras (por acaso eu também não, mas lá está, comprava se o negócio fosse imbatível).

                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#50b7ee325a
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#860da6b517
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#599e901d70
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#fa91728212

                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ee14de867a
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#634399aea9
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#599e901d70
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#08ebc3a078
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#3eeee0184d
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#9fecc22ec5

                                Comentário


                                  #17
                                  Um amigo meu comprou à um ano um Focus e fiquei surpreendido, principalmente com a resposta do 1.0 ecoboost de 125cv, já no conforto ficou um pouco aquém do que esperava. Mas o conforto pode compensar o comportamento exemplar.

                                  Quanto à Corolla devo confessar que está cara mesmo a 1.2T

                                  Comentário


                                    #18
                                    Relativamente aos vários modelos 1.0 a gasolina (admito que com algum preconceito e desconhecimento) não fazem parte dos planos.

                                    Se a escolha recair para o lado da gasolina, a escolha restringe-se ao 308 SW e megane ST. Os 1.5 ou 1.4 do grupo VW ficam de parte por causa do preço.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se não for entrave o IUC mais caro que um 1.6.

                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OC0DC.html

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                        Relativamente aos vários modelos 1.0 a gasolina (admito que com algum preconceito e desconhecimento) não fazem parte dos planos.

                                        Se a escolha recair para o lado da gasolina, a escolha restringe-se ao 308 SW e megane ST. Os 1.5 ou 1.4 do grupo VW ficam de parte por causa do preço.
                                        Temos um Mercedes A160 e cumpre bem, não sei como será numa Mégane Tourer (as potências não são exactamente as mesmas, este motor tem muitas variações), mas acredito que também chegue perfeitamente.
                                        O grosso das opções são realmente motores 1.0, só conduzi em carro (Focus, de aluguer, um manual e outro automático) e não desgostei (longe disso).

                                        A questão é que com a tua quilometragem anunciada talvez não faça sentido ir para gasolina, sendo os preços tão aproximados como eu demonstrei...
                                        Na altura em que comprei o Golf também cheguei a ponderar gasolina, mas com essa falta de diferença nos preços (em usados) não me fez sentido ir para o combustível mais caro (e ainda bem, porque passados uns meses aumentei a quilometragem anual praticamente para o dobro).
                                        Em novos a coisa já não é bem assim.

                                        Aliás, como referi, quando tenho tempo de fazer umas breves pesquisas, dou por mim a ponderar comprar uma carrinha a gasolina, mantendo o Golf em vez de o trocar directamente. Não seria para o dia-a-dia, seria para viagens maiores, mas confesso que depois acabo sempre por afastar tal ideia porque fico com "medo" aos consumos, o quanto poderiam pesar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                          Se não for entrave o IUC mais caro que um 1.6.

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OC0DC.html
                                          Por acaso até gosto muito dessas mondeo, mas tem 2 contras, o facto de se particular, é os km.

                                          O carro é para manter por bastantes anos, e daqui a 5 anos teria 200.000, e quero comprar com garantia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                                            Temos um Mercedes A160 e cumpre bem, não sei como será numa Mégane Tourer (as potências não são exactamente as mesmas, este motor tem muitas variações), mas acredito que também chegue perfeitamente.
                                            O grosso das opções são realmente motores 1.0, só conduzi em carro (Focus, de aluguer, um manual e outro automático) e não desgostei (longe disso).

                                            A questão é que com a tua quilometragem anunciada talvez não faça sentido ir para gasolina, sendo os preços tão aproximados como eu demonstrei...
                                            Na altura em que comprei o Golf também cheguei a ponderar gasolina, mas com essa falta de diferença nos preços (em usados) não me fez sentido ir para o combustível mais caro (e ainda bem, porque passados uns meses aumentei a quilometragem anual praticamente para o dobro).
                                            Em novos a coisa já não é bem assim.

                                            Aliás, como referi, quando tenho tempo de fazer umas breves pesquisas, dou por mim a ponderar comprar uma carrinha a gasolina, mantendo o Golf em vez de o trocar directamente. Não seria para o dia-a-dia, seria para viagens maiores, mas confesso que depois acabo sempre por afastar tal ideia porque fico com "medo" aos consumos, o quanto poderiam pesar.
                                            A duvida pela questão gasolina ou gasóleo é mais pela questão do FAP. Faço muitos percursos pequenos durante a semana, ao fim de semana é que faço mais alguns kms.

                                            Mas nos usados os gasolina são ao mesmo preço ou mais caros que os equivalentes a gasóleo.

                                            Isto é um indicativo de que os valores de mercado estão a mudar, mas não pretendo trocar o carro tão cedo, por isso quando o for vender ele já vai valer pouco e já.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Até porque um bom profissional faz isso com boa qualidade e sem preços exagerados. Não é nenhuma intervenção mecânica em que se fique apreensivo por alguém mexer ali...
                                              Mas a homologação e IPO B encarece o processo. E nunca é igual.

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                                                #24
                                                E que tal esta Mondeo?

                                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#14ae0b268e

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                                  A duvida pela questão gasolina ou gasóleo é mais pela questão do FAP. Faço muitos percursos pequenos durante a semana, ao fim de semana é que faço mais alguns kms.

                                                  Mas nos usados os gasolina são ao mesmo preço ou mais caros que os equivalentes a gasóleo.

                                                  Isto é um indicativo de que os valores de mercado estão a mudar, mas não pretendo trocar o carro tão cedo, por isso quando o for vender ele já vai valer pouco e já.
                                                  Mesmo por isso a escolha de um híbrido faz todo o sentido. No meu caso mudei todo o meu "parque automóvel" para gasolina. No caso do Leon passou para GPL para utilização diária em que no último ano perfez 16k km. Claro está não é fácil achar no mercado dos usados, no meu caso estava aqui em casa e comprado novo. A escolha foi porque fazia poucos km diários sem ser uma arrastadeira mil

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                    Já tinha visto esta mondeo, mas não gosto dos interiores claros.

                                                    Já está à venda desde meados do ano passado, e estava julgo eu por valores próximos dos 19 mil €.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                                                      Mesmo por isso a escolha de um híbrido faz todo o sentido. No meu caso mudei todo o meu "parque automóvel" para gasolina. No caso do Leon passou para GPL para utilização diária em que no último ano perfez 16k km. Claro está não é fácil achar no mercado dos usados, no meu caso estava aqui em casa e comprado novo. A escolha foi porque fazia poucos km diários sem ser uma arrastadeira mil
                                                      O teu leon é o 1.4 ou 1.5 a gasolina?

                                                      Mas hibrido no orçamento só mesmo a auris, e não consigo gostar dela.

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                                                        #28
                                                        É o 1.4 125cv

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                                                          #29
                                                          Eu sei que as insígnias são muito mal amadas, principalmente as 2.0, mas é as 1.6? Tenho conhecimento da situação do barulho da correia, mas de resto não sei.

                                                          Gosto muito desta versão a nível de aspecto e de vez em quando aparecem algumas bem equipadas a a preços baixos, já que sofrem muito de desvalorização.

                                                          Por exemplo, o que acham desta? Os bancos claros é que não gosto nada.

                                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OQEZf.html

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                                            Os monovolume não são de todo a minha preferência assim como SUV, sei que seria muito mais versátil, principalmente no banco de trás.

                                                            Uma grand scenic já me poderia fazer mudar de opinião, apesar de me causar alguma apreensão as jantes de 20, seja a nível de conforto seja a nível de preço de pneus, mas não pesquisei sequer.
                                                            A nível de preço dos pneus até posso compreender.
                                                            A nível de conforto não percebo o problema. São jantes 20" mas os pneus não são de baixo perfil. São 195/55R20.

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