[Test-drive] Testemunhos e Opiniões

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Título: Testemunhos e Opiniões

  1. #1
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    Post Testemunhos e Opiniões

    Bom Dia.

    Para a minha Irmã vou comprar um Carro.
    Entre muitos já vistos, reduzimos a lista a Citroen C3 Gasolina ou Ford Focus 1.6 Gasolina. Afinal é para cidade, e uns 10000Km ano!?!

    Mas ao visitar um Stand surgiu uma Mercedes Classe A 140 de ano 2000 Gasolina. É a versão Advantgard.

    Podem, quem os conhece dar o testemunho sobre comportamento em estrada, consumos, e qual a escolha mais acertada?

    C3 por 2000€
    Ford por 1400€
    Mercedes 3000€

    Help Please...


  2. #2
    DuQ
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    Por Defeito

    Esquece o Mercedes muito sinceramente.

  3. #3
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    Por Defeito

    Se o carro estiver em condições e com trabalhar certinho eu optaria pelo Focus, é o melhor entre esses 3!

    Tem bom chassis, tem mais espaço, o motor é fiável...
    1975 gosta disto.

  4. #4
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    Elas costumam gostar desse Mercedes A, mas estão muito sobrevalorizados, por isso esquece.

    Se é só para andar na cidade e se acabou de tirar carta, C3 sem duvida!

    O Focus é mais carro, mas também gasta mais e manutenção um pouco mais cara.
    EscapeLivre gosta disto.

  5. #5
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
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    o focus com esse 1.6 em cidade vai consumir muito mesmo. motor bastante antigo, fiável, no entanto vais andar com valores sempre de 8 a 9lts. o C3 qual é a motorização? 1124cc? ou 1360cc? eu tentava encontrar um 1.4, não são raros. se falássemos no C2, aí sim, poderia ser bastante mais difícil. além do mais, o C3 é mais novo um bocado que esse focus...


  6. #6
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    C3..... é mais barato de manter.

    Esquece o Mercedes.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    C3..... é mais barato de manter.

    Esquece o Mercedes.

    Engraçado, até agora ainda ninguém foi a favor do Mercedes. Aquilo é só aparência?
    Suspensão e estabilidade, e segurança ...
    É um bocado a pensar também no miúdo de 5 anos (Um corsa B numa batida não tem segurança)

    Obrigado desde já

  8. #8
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
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    O Mercedes é extremamente prático pelo seu tamanho minúsculo por fora e espaço bastante razoável por dentro. Para além da posição de condução relativamente alta que favorece a visibilidade. Se anda muito em cidade e realmente precisa de andar com crianças, acaba mesmo por ser a melhor opção dos 3.

    A segurança passiva (em caso de acidente) é bastante razoável (4 airbags) e o carro tem um comportamento minimamente seguro (ABS e ESP de série e vários melhoramentos por causa do episódio do teste do alce). Mas, para tal, isso teve como consequência uma suspensão algo dura e seca.

    Quando à qualidade, está abaixo daquilo que se espera de um Mercedes, mas isso parece-me perfeitamente secundário em carros com esta idade e preço.
    Última edição por LinoMarques : 23-05-20 às 12:27:49

  9. #9
    Pedestre Condutor9's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por MarceloFM Ver Post
    Engraçado, até agora ainda ninguém foi a favor do Mercedes. Aquilo é só aparência?
    Suspensão e estabilidade, e segurança ...
    É um bocado a pensar também no miúdo de 5 anos (Um corsa B numa batida não tem segurança)
    Há ainda o mito que um carro de uma determinada marca é automaticamente mais seguro. Talvez em tempos a marca fosse sinónimo de alguma coisa, mas hoje em dia, com as parcerias, trocas de informação tecnológica, e exigências legais, o melhor sinal de segurança é quão recente é o modelo - desde os níveis de desaceleração num embate (áreas de deformação), até às gerações mais recentes do ABS (que são, obviamente, mais eficazes que os ABS antigos), um carro mais moderno de marca Francesa ou Italiana pode perfeitamente dar 10 a 0 num carro mais antigo de marca Alemã ou Japonesa.

    Sugiro, nestas coisas da segurança, ver o que a EuroNCAP diz sobre os modelos em causa.

    - Citroen C3 (1ª Geração)
    - Citroen C3 (2ª Geração)
    - Citroen C3 (3ª Geração)

    - Ford Focus (1ª Geração)
    - Ford Focus (2ª Geração)
    - Ford Focus (3ª Geração)

    - Mercedes-Benz Classe A (1ª Geração)

    Presumindo que os carros em causa são todos da 1ª geração, como se pode ver, é o Citroen que tem o melhor resultado (28), enquanto o Mercedes ficou-se por 27 e o Ford 25.

    Em resumo, pelo argumento da segurança, mas também pelos argumentos levantados pelo eblase e caditonuno, o meu voto também iria para o Citroen C3 como melhor opção.

    E aqui ficam os videos:

    - Citroen C3 (1ª Geração)
    - Ford Focus (1ª Geração)
    - Mercedes-Benz Classe-A (1ª Geração)
    Última edição por Condutor9 : 23-05-20 às 14:28:36

  10. #10
    Piloto de Testes brkncrss's Avatar
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    Passei aqui só para me rir dos 3000€ pedidos por uma absoluta carroça com 20 anos.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Passei aqui só para me rir dos 3000€ pedidos por uma absoluta carroça com 20 anos.
    Completamente. Se fosse uma versão a diesel talvez pudesse justificar o preço para uma pessoa que olha para o símbolo, mas de resto está longe de valer o preço.

    Além de ser um carro muito prático como referiu o LinoMarques, não lhe vejo grandes vantagem. Não é algo seco, é mesmo duro como a ***** e horrivelmente desconfortável para se andar atrás. O Focus está a um bom preço e o motor era jeitoso, mas se é para andar mais em cidade eu talvez escolhesse o Citroen, mas dada a disparidade de preço, ele teria era de estar em muito bom estado. Se for o 1.1, para fazer viagens não é grande coisa pois falta-lhe fôlego, portanto convinha saber um pouco mais sobre os modelos (motor, equipamento, quilometragem)
    LinoMarques gosta disto.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Passei aqui só para me rir dos 3000€ pedidos por uma absoluta carroça com 20 anos.
    Sandwich mais cara de sempre

  13. #13
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    Entre o C3 e o Focus escolhia o que estiver em melhor estado, tendo em consideração que o o Focus ainda é a 1a geração (bastante compacto para os padrões atuais e quase ao nível de um segmento B contemporâneo) e o C3 que pode até já ser posterior a 2007, mais recente, e como tal a nível de custos anuais (excepto gasolina) ficar ela por ela com o Focus.

    O Mercedes em princípio descartava, a menos que seja uma unidade num estado irrepreensível e valha o dinheiro comparativamente aos outros que podem estar todos escafiados. Isto não é uma ciência exacta.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Passei aqui só para me rir dos 3000€ pedidos por uma absoluta carroça com 20 anos.
    Eu soube de quem tenha dado 5 mil exactamente pelo A140, numa idade avançada (penso que 16 anos). Quando falei nisso, recebi a resposta de que era um Mercedes. Meti a viola no saco.

  15. #15
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    Claramente o focus.

    O 1.6 é mais homogéneo que o 1.4, gasta o mesmo e anda mais.

    O motor dizem que é antigo mas é igual a qualquer 16v atmosférico.

    Consumos de 7,8 litros e uma agilidade melhor que o c3 e o Mercedes, aliás... Foi uma referência nesse aspecto.

    Manutenção barata, velas sempre as motorcraft super, óleo 5w30 e nada mais.

    Falo do que sei pois já fiz swap de 1.4 para 1.6 num focus mk1.5 e tenho mais uma carrinha 1.6 ambos com mais de 300 mil kms

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por MarceloFM Ver Post
    Engraçado, até agora ainda ninguém foi a favor do Mercedes. Aquilo é só aparência?
    Suspensão e estabilidade, e segurança ...
    É um bocado a pensar também no miúdo de 5 anos (Um corsa B numa batida não tem segurança)

    Obrigado desde já
    O problema desses Mercedes é a sobrevalorização...pedem demasiados por eles para aquilo que são as reais qualidades. Não é que o carro seja mau...conheço quem tenha comprado um A170 CDI novo e ainda o mantenha e está satisfeito.

    De resto, é um minimovolume segmento C com 20 e tal anos...

    Sem querer denegrir o C2/ C3 que acho que são carros porreiros para uso urbano e normalmente bem equipados, se vamos falar em "carroças" como falaram aí atrás, então o C3 é pior. Aqueles interiores tendem a ser uma sinfonia de ruídos. Mas lá está, em carros destas idades não podemos ser exigentes.

    O carro irá fazer viagens longas periodicamente?

    Em segurança passiva (em caso de acidente), os 3 são muito semelhantes.

    Em estabilidade, o Focus é incomparavelmente superior.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Claramente o focus.

    O 1.6 é mais homogéneo que o 1.4, gasta o mesmo e anda mais.

    O motor dizem que é antigo mas é igual a qualquer 16v atmosférico.

    Consumos de 7,8 litros e uma agilidade melhor que o c3 e o Mercedes, aliás... Foi uma referência nesse aspecto.

    Manutenção barata, velas sempre as motorcraft super, óleo 5w30 e nada mais.

    Falo do que sei pois já fiz swap de 1.4 para 1.6 num focus mk1.5 e tenho mais uma carrinha 1.6 ambos com mais de 300 mil kms
    7.8 em cidade?

  18. #18
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    hoje, por sinal, vi um merc A 140, mas era de 99.

    falaram aí do focus com motor 1.6 e nem me lembrei da carroça da minha mulher! a ford feia dela ainda rola!
    detesto carrinhas, detesto ainda mais as ford focus. a da minha mulher é de 2001, é o básico 1.4 com tampões. levou 4 pneus esta semana e velas, que pelos vistos andavam sem polos. mandaram-me meter uma de platina, eram mais caras 1.5€ cada uma. ficaram em 35€. de resto, tem sido quase sempre a rolar neste pouco tempo que tem nas mãos dela. teve dois donos anteriormente, um deles de lisboa, comprovado por nós e o outro era uma cliente da minha mulher. pagou 900€ por ela.
    tem a pintura algo descascada no tejadilho, mas por dentro estava muito direitinha. tinha que trocar os pneus da frente, pelo menos, mas ainda andou uns meses assim. agora parece que tem que trocar a correia do alternador, mas pelo que visualizei, acho que aquilo é uma correia "dupla" ou lá o que é, pelo que me parece que terei que trocar tudo. deu apenas um problema no fecho centralizado até ao momento, logo no 2º dia. resultado: se fosse com comando, 120€, se fosse só chave codificada, 45€. claro que optei pela 2ª possibilidade. uns dias depois o fecho andava a abrir só uma porta e de vez em quando abre todas, outras vezes só uma porta. dá também uma luz do motor de vez em quando, mas aquilo é mau contacto. consumos nunca fiz média, mas gasta bastante.
    para ela serve perfeitamente, para mim é mais uma pandeireta que nem motor de jeito tem! de resto vêem-se muitas, principalmente de 1999, 2000, 2001.

    é um pouco como os fiats puntos MKI, ainda se vão vendo bastantes, pois são carros que não têm praticamente eletrónica e vão sendo veículos fáceis de arranjar. a mesma coisa para os C3, que se vêem menos, mas são quase iguais. agora com 3000€ arranjas carros bem melhorzitos e mais recentes, aí de 2004, 2005. sempre são uns 4 ou 5 anos a menos e projetos mais recentes. não podem haver outras opções? em que zona estás a procurar?

  19. #19
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    Nesses orçamentos, é o que estiver em melhor estado.

    Assumindo que estão todos num patamar de conservação semelhante, o C3 será o que dará menos despesas, pois o motor até é fiável e as peças são baratas, até porque há imensas de "marca branca" e partilha muitas com outros carros, como o 206, o 106, etc. Confortável, fácil de guiar. Motor para ir andando e não para andar.

    O Focus será o mais divertido dos três, mas provavelmente o mais guloso. Se tem um filho, não descurar que é o que tem a melhor bagageira destes de longe.

    O Mercedes A será o mais caro, mais desconfortável e o mais seguro. A manutenção poderá não ser barata.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Passei aqui só para me rir dos 3000€ pedidos por uma absoluta carroça com 20 anos.
    Mas vendem-se. Faz-me lembrar a malta a comprar os 190D vindos da Alemanha com 500.000km e 25 anos por 5000€.

    E os usados estão a preços absurdos nalguns casos. Ainda há pouco mais de um ano vendi um 206 1.1 a um mês de fazer 20 anos por 900€. Nunca pensei que fosse por tanto. Versão só com um airbag e vidros elétricos. Nem ar condicionado tinha. Eu ainda sou do tempo em que um segmento B com 20 anos ia por 500€ num dia bom.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    hoje, por sinal, vi um merc A 140, mas era de 99.

    falaram aí do focus com motor 1.6 e nem me lembrei da carroça da minha mulher! a ford feia dela ainda rola!
    detesto carrinhas, detesto ainda mais as ford focus. a da minha mulher é de 2001, é o básico 1.4 com tampões. levou 4 pneus esta semana e velas, que pelos vistos andavam sem polos. mandaram-me meter uma de platina, eram mais caras 1.5€ cada uma. ficaram em 35€. de resto, tem sido quase sempre a rolar neste pouco tempo que tem nas mãos dela. teve dois donos anteriormente, um deles de lisboa, comprovado por nós e o outro era uma cliente da minha mulher. pagou 900€ por ela.
    tem a pintura algo descascada no tejadilho, mas por dentro estava muito direitinha. tinha que trocar os pneus da frente, pelo menos, mas ainda andou uns meses assim. agora parece que tem que trocar a correia do alternador, mas pelo que visualizei, acho que aquilo é uma correia "dupla" ou lá o que é, pelo que me parece que terei que trocar tudo. deu apenas um problema no fecho centralizado até ao momento, logo no 2º dia. resultado: se fosse com comando, 120€, se fosse só chave codificada, 45€. claro que optei pela 2ª possibilidade. uns dias depois o fecho andava a abrir só uma porta e de vez em quando abre todas, outras vezes só uma porta. dá também uma luz do motor de vez em quando, mas aquilo é mau contacto. consumos nunca fiz média, mas gasta bastante.
    para ela serve perfeitamente, para mim é mais uma pandeireta que nem motor de jeito tem! de resto vêem-se muitas, principalmente de 1999, 2000, 2001.

    é um pouco como os fiats puntos MKI, ainda se vão vendo bastantes, pois são carros que não têm praticamente eletrónica e vão sendo veículos fáceis de arranjar. a mesma coisa para os C3, que se vêem menos, mas são quase iguais. agora com 3000€ arranjas carros bem melhorzitos e mais recentes, aí de 2004, 2005. sempre são uns 4 ou 5 anos a menos e projetos mais recentes. não podem haver outras opções? em que zona estás a procurar?
    Se carregares uma vez no comando para abrir as portas abre só a do condutor, se carregares 2 vezes abre as portas todas. Assim como se tiver tranca dupla ao premires fixo no botão para fechar as portas fecha te os vidros também. É programável.

    A luz do motor pode não ser mau contacto. Verifica a sonda lambda e limpa a com benzina e deixa secar.

    Se tiver maf limpa o sensor devidamente que tudo isto melhora os consumos e resposta do motor

  22. #22
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    Para andar a equacionar um Classe A por 3.000€ talvez consigas arranjar um Focus MK2 a gasolina que deixa qualquer um dos restantes candidatos a um canto seja em que factor.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Mas vendem-se. Faz-me lembrar a malta a comprar os 190D vindos da Alemanha com 500.000km e 25 anos por 5000€.

    E os usados estão a preços absurdos nalguns casos. Ainda há pouco mais de um ano vendi um 206 1.1 a um mês de fazer 20 anos por 900€. Nunca pensei que fosse por tanto. Versão só com um airbag e vidros elétricos. Nem ar condicionado tinha. Eu ainda sou do tempo em que um segmento B com 20 anos ia por 500€ num dia bom.
    Com 15 anos custou 500 euros o meu Fiat Uno 60 SX na década passada.

  24. #24
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    Eu neste caso punha de lado a hipotese do Mercedes.
    Ficaria indeciso entre o Focus e o C3.
    Iria optar pelo que estivesse em melhor estado.
    Mas o consumo do C3 1.1 em cidade não é baixo, o do Focus talvez assuste um bocado, já que cidade não é o habitat natural dele.
    Óbvio que tem muito mais força que o C3 1.1 . Aliás mesmo o C3 1.4i já é bem melhor que o 1.1i

    Mas o ponto principal é que se o focus consumir mais 2L que o C3 , em 10 mil KM / ANO isso significa uma diferença de uns 250 euros em gasolina.
    É dinheiro, mas facilmente deixa de compensar se o C3 estiver em pior estado.
    Para igualdade de circunstancias possivelmente é mais barato de manter que o focus.

  25. #25
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    Cá por casa já passou um Mercedes A de 98, à vários anos... Comparando com os outros dois modelos que apresentas, não tem nada a ver...

    Mercedes é muito mais exclusivo, e isso paga-se, é um carro que para quem gosta, e muito interessante...

    Aqui em casa só embirramos com a posição de condução e com os estofos em pele (escorregava muito). Acabamos por vender e comprar o concorrente da época... Audi A2, que também podes encontrar a bom preço...

    Claro que os custos das peças são diferentes das de um Citroen... Mas também não é a mesma coisa... É para quem gosta de um carro com personalidade... É uma escolha mais emotiva em relação aos outros dois que apresentas.

    Só uma nota, tem um bom espaço interior e uma boa mala.

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  26. #26
    nto
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    Como já referido, colocaria de parte o Mercedes.

    Depois em C3 e Focus... ver o que está em melhor estado.

    O Focus tenderá a gastar um pouco mais que o C3... mas como também indicado, o Focus 1.6 gasta basicamente o mesmo que o 1.4...


    No entanto e se estás disposto a dar 3000€... se procurares bem, encontraras viaturas mais recentes que todas essas, já dentro desses valores.
    EscapeLivre gosta disto.

  27. #27
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  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Mas vendem-se. Faz-me lembrar a malta a comprar os 190D vindos da Alemanha com 500.000km e 25 anos por 5000€.

    E os usados estão a preços absurdos nalguns casos. Ainda há pouco mais de um ano vendi um 206 1.1 a um mês de fazer 20 anos por 900€. Nunca pensei que fosse por tanto. Versão só com um airbag e vidros elétricos. Nem ar condicionado tinha. Eu ainda sou do tempo em que um segmento B com 20 anos ia por 500€ num dia bom.
    o 206 desde que saiu sempre foi um segmento B mais caro que os outros ao ser vendido como usado, fruto do seu design e bom marketing. não é à toa que os vemos com 20 anos e 1000€ ou mais. para quem os vende é sempre bom.


    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Se carregares uma vez no comando para abrir as portas abre só a do condutor, se carregares 2 vezes abre as portas todas. Assim como se tiver tranca dupla ao premires fixo no botão para fechar as portas fecha te os vidros também. É programável.

    A luz do motor pode não ser mau contacto. Verifica a sonda lambda e limpa a com benzina e deixa secar.

    Se tiver maf limpa o sensor devidamente que tudo isto melhora os consumos e resposta do motor
    não tem comando. já vinha assim, apenas com chave que destranca todas as portas. foi feita nova, à minha frente. bem que demorei 1h e tal. o tipo metia na carcaça, aquilo não detetava, tirava o chip para fora e aquilo já trancava e destrancava. até que finalmente conseguiu abrir e fechar com a carcaça lá metida. quanto à luz do motor, hei-de ver. penso que já desde o início aquilo andava a acender de longe a longe. deve ser mau contacto, pois, das poucas vezes em que fui obrigado a andar, penso que também chegou a acender a das portas abertas. benzina como? gasolina?

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Passei aqui só para me rir dos 3000€ pedidos por uma absoluta carroça com 20 anos.
    Há piores, no SV há os á venda por 6000€ de 2002...
    se fosse TDI..ia para os 20.000€...lol
    Mas tambem já vi A3 motor 1.6. de 1998 por 3000€...por isso
    Por 3000€ já se encontram Clios, Fiestas, Corsas ai de 2007 com menos de 180.000kms.

  30. #30
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    Por Defeito

    A3 de 98 por 3 mil euros.....osga-se
    Mas ainda se vai encontrar aí alguém a dizer que faz sentido.
    Comprem-nos , à vontade, para que se eu quiser comprar um chaço para a maria, talvez alguém nos compre o Polo 1.2 de 2004 por 3 mil paus

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