Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de Usado em Stand - DUA em nome do vendedor é normal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de Usado em Stand - DUA em nome do vendedor é normal?

    Boas. Deparei-me com esta situação recentemente. Automóvel à venda num stand de usados e, ao pedir para ver o DUA, o documento estava em nome exactamente do vendedor do stand. Isto é normal? Não deveria o DUA estar em nome do antigo proprietário ou do stand? Pergunto porque o vendedor nega que fosse ele o dono do carro, mas que como é dono do stand, o documento ficou com aquele nome. A verdade é que isto conta como mais um registo (no total tem 2 registos, o do dono original do carro, e este do dono do stand).

    Para quem percebe melhor destas coisas de compras e vendas em stands de usados, agradeço que me esclareçam esta situação que considero bizarra. Obrigado.
    Editado pela última vez por Condutor9; 27 September 2020, 16:04.

    #2
    Faz todo o sentido que esteja em nome dele ou em nome do stand.... Se o carro tivesse sido teu e entregasses a um stand deixavas o carro continuar em teu nome? Ficas responsável pelo IUC, se o stand nao o pagar, ou alguma situação legal, imagina que o carro é roubado do stand, o carro para todos os efeitos é teu...

    Sinceramente não entendo o problema com os registos.... se tivesse 10 registos em 4 ou 5 anos entendia... mas nesse caso que diferença faz ter 1 registo a mais? Não valoriza nem desvaloriza mais o carro.

    Comentário


      #3
      Ha uns anos vendi um carro a um stand, e a condição foi ser passado de nome na hora.

      Já houve um caso na família em que apareceu uma multa de 180 km/h no túnel da CRIL. Felizmente resolveu-se a bem...

      Comentário


        #4
        Apagado
        Editado pela última vez por Condutor9; 27 September 2020, 16:04.

        Comentário


          #5
          Eu não torcia o nariz... Até porque nem vem nos novos DUA o numero de proprietários, não é toda a gente que se lembra disso sequer.

          Comentário


            #6
            os registos devem estar sempre no nome do stand, agora na grande maioria dos stands eles não fazem isso e muitos têm os carros à consignação. depois se venderem, como não é necessário o vendedor estar presente, vai o dono do stand fazer or egisto com o comprador e a maioria das pessoas nem sabe.

            é mais um registo, é verdade, mas hoje em dia não vem nada nos DUA (aliás, já há algum tempo até). se uma pessoa acha estranho 1 carro ter 3 ou 4 registos em 8 anos, por exemplo, pode investigar mais e ver se se trata de algum stand ou profissional do ramo. não é por aí.

            Comentário


              #7
              Eu penso que há uma opção de registo temporário para os stands... Não sei é porque é que nunca usam.

              Comentário


                #8
                Hmmm, isso do registo em nome do stand depende.

                O meu carro atual é importado e foi comprado a um stand relativamente ao qual tenho alguma confiança.

                O carro apenas tem dois registos, o meu e o do dono anterior.

                "Ganhou" o meu registo quando paguei o sinal e foi pedida a matrícula Portuguesa.

                Confesso que não tenho conhecimento de muitas situações em que o carro esteja registado em nome do stand, e na qualidade de comprador, iria questionar esse facto.

                Comentário


                  #9
                  Faz todo o sentido o carro estar no nome do stand e não do antigo proprietário, nem todos os carros se vendem no dia seguinte, alguns ficam lá bastante tempo, são experimentados por várias pessoas e inclusive não é de todo incomum serem utilizados pelos donos dos stands para deslocações.

                  Há uns anos um familiar trocou um carro num stand com oficina dando de retoma o anterior e o mesmo não foi trocado de nome. Acontece que esse carro chegou a ser utilizado como veículo de substituição para os clientes da oficina (meios pequenos, é fácil confirmar isto na 1a pessoa), e ao fim de uns tempos foi vendido a outra pessoa de outro concelho, não foi mudada a propriedade e o homem telefonava ao antigo proprietário porque lhe queria mandar o dinheiro para comprar o selo e enviar para ele
                  Não facilitem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                    Boas. Deparei-me com esta situação recentemente. Automóvel à venda num stand de usados e, ao pedir para ver o DUA, o documento estava em nome exactamente do vendedor do stand. Isto é normal? Não deveria o DUA estar em nome do antigo proprietário? Pergunto porque o vendedor nega que fosse ele o dono do carro, mas que como é dono do stand, o documento ficou com aquele nome. A verdade é que isto conta como mais um registo (no total tem 2 registos, o do dono original do carro, e este do dono do stand).

                    Para quem percebe melhor destas coisas de compras e vendas em stands de usados, agradeço que me esclareçam esta situação que considero bizarra. Obrigado.
                    Em nome do Stand não via problema, em nome do dono do stand pode ter outro objectivo por trás, uma empresa (stand) é obrigado a dar um ano de garantia, um privado (vendedor) não, poderá ser por aqui que o carro esteja em nome do vendedor?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                      Boas. Deparei-me com esta situação recentemente. Automóvel à venda num stand de usados e, ao pedir para ver o DUA, o documento estava em nome exactamente do vendedor do stand. Isto é normal? Não deveria o DUA estar em nome do antigo proprietário? Pergunto porque o vendedor nega que fosse ele o dono do carro, mas que como é dono do stand, o documento ficou com aquele nome. A verdade é que isto conta como mais um registo (no total tem 2 registos, o do dono original do carro, e este do dono do stand).

                      Para quem percebe melhor destas coisas de compras e vendas em stands de usados, agradeço que me esclareçam esta situação que considero bizarra. Obrigado.
                      Essa situação é perfeitamente normal e a mais correcta, o stand aceitar a viatura e ter as viaturas registadas em nome do stand para efeitos de impostos, embora muitos stand's optem por deixar no nome do antigo proprietário, o que muitas vezes acaba por dar galha quando surge IUC para pagar ou outras coisas e o carro ainda está registado no nome do dono anterior., quanto nº de registos isso hoje já não aparece no DUA e não é algo muito relevante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                        Hmmm, isso do registo em nome do stand depende.

                        O meu carro atual é importado e foi comprado a um stand relativamente ao qual tenho alguma confiança.

                        O carro apenas tem dois registos, o meu e o do dono anterior.

                        "Ganhou" o meu registo quando paguei o sinal e foi pedida a matrícula Portuguesa.

                        Confesso que não tenho conhecimento de muitas situações em que o carro esteja registado em nome do stand, e na qualidade de comprador, iria questionar esse facto.
                        Essa situação apesar de normal é a errada e ilegal...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Essa situação apesar de normal é a errada e ilegal...
                          Mais ou menos, porque é importado.

                          O stand ao qual comprei carro, foi comprar o meu carro à Mercedes lá na Alemanha. Deve ter ficado com algum registo provisório eventualmente na C. R. Autómovel alemã, senão era venda de bens alheios e o stand não me podia vender o carro se ele continuasse em nome da Mercedes XXXX, GmbH.

                          Cá em Portugal assinei os papéis em como o stand me vendeu o carro a mim. Com a questão das inspecções, matrículas portuguesas, declarações de circulação e afins, não sei em nome de quem é que o carro estava durante todo esse processo.

                          Comentário


                            #14
                            Apagado
                            Editado pela última vez por Condutor9; 27 September 2020, 16:01.

                            Comentário


                              #15
                              Apagado
                              Editado pela última vez por Condutor9; 27 September 2020, 16:03.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                                Certo, e isso é o que eu esperava ver. Mas a questão é o DUA estar em nome do vendedor, e não do stand onde ele trabalha.
                                Não pode, por acaso, tratar-se de uma Empresa em nome Individual (ENI)?

                                Comentário


                                  #17
                                  O que interessa é que o stand te dê garantia da viatura... garantia essa que terá de ser no mínimo de 1 ano, sem causas de exclusão.

                                  Quanto à questão de quem está registado no DUA... olha, desde que tenhas tudo direito... tanto te faz e esquece essa questão de ter não sei quantos registos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Claro que interessa, se o carro está em nome do Zé e não do Stand do Zé a garantia é zero!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                      Claro que interessa, se o carro está em nome do Zé e não do Stand do Zé a garantia é zero!

                                      É isso que ele tem de "explorar" agora na possivel compra...

                                      Se o stand dá garantia como sendo uma viatura do stand... ou se então, é como que uma venda "à consignação"/de particular... logo, sem garantia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A garantia legal é de dois anos; contudo, por mútuo acordo, pode ser reduzido para um ano.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alfanino Ver Post
                                          A garantia legal é de dois anos; contudo, por mútuo acordo, pode ser reduzido para um ano.

                                          Sim correcto...

                                          Mas por isso é que já referi um ano, atendendo que se trata de um bem usado e acreditando que é o mais certo a ser contratado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                            Mais ou menos, porque é importado.

                                            O stand ao qual comprei carro, foi comprar o meu carro à Mercedes lá na Alemanha. Deve ter ficado com algum registo provisório eventualmente na C. R. Autómovel alemã, senão era venda de bens alheios e o stand não me podia vender o carro se ele continuasse em nome da Mercedes XXXX, GmbH.

                                            Cá em Portugal assinei os papéis em como o stand me vendeu o carro a mim. Com a questão das inspecções, matrículas portuguesas, declarações de circulação e afins, não sei em nome de quem é que o carro estava durante todo esse processo.
                                            Nos importados é ainda pior...
                                            Porque assim quem importou o carro foste tu e não eles.
                                            Se eles fazem um esquema do iva, quem se lixa és tu.
                                            Se eles querem, dizem que nunca viram o carro e quem se lixa és tu.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Nos importados é ainda pior...
                                              Porque assim quem importou o carro foste tu e não eles.
                                              Se eles fazem um esquema do iva, quem se lixa és tu.
                                              Se eles querem, dizem que nunca viram o carro e quem se lixa és tu.
                                              Nunca viram? Eu celebrei o contrato com eles, tenho tudo documentado. Além de que não tenho qualquer negócio feito com o concessionário alemão. Eles foram intermediários no negócio, isso é certo. E tem de haver algum mecanismo associado a esse negócio e respetiva propriedade, caso contrário se o carro estivesse em nome da Mercedes alemã, eles (stand) careciam de legitimidade para celebrar esse negócio comigo, e não passava na conservatória aquando do registo a meu favor.

                                              Já se passaram dois anos e tudo sempre tranquilo, inclusivé na garantia, mas agora surgiu-me essa questão.

                                              Posso tentar ver na conservatória cá em Portugal, nem que seja por descargo de consciência, mas é um stand com bastante tradição de viaturas importadas e acho que são conhecidos pelo rigor.

                                              Portanto posso estar a ser injusto e o carro até ter sido registado em nome deles, mas não me parece nada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                Mais ou menos, porque é importado.

                                                O stand ao qual comprei carro, foi comprar o meu carro à Mercedes lá na Alemanha. Deve ter ficado com algum registo provisório eventualmente na C. R. Autómovel alemã, senão era venda de bens alheios e o stand não me podia vender o carro se ele continuasse em nome da Mercedes XXXX, GmbH.

                                                Cá em Portugal assinei os papéis em como o stand me vendeu o carro a mim. Com a questão das inspecções, matrículas portuguesas, declarações de circulação e afins, não sei em nome de quem é que o carro estava durante todo esse processo.
                                                Isso é fuga aos impostos. O "importador" foi você nesse caso. Se houver problemas com IVA, quem vai ser chamado a responder é você e não o seu conhecido de "confiança".... que rico amigo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quanto ao tema inicial, isso não deve ter nada a ver com garantia mas mais com margem de lucro. Na volta, o vendedor vai perguntar-lhe se não vê problemas em ter uma fatura de valor inferior ao preço de venda. A diferença "desaparecida" será no valor de uma eventual retoma ou de uma entrega de dinheiro não declarada. O costume...nada de novo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jorgui Ver Post
                                                    Isso é fuga aos impostos. O "importador" foi você nesse caso. Se houver problemas com IVA, quem vai ser chamado a responder é você e não o seu conhecido de "confiança".... que rico amigo.
                                                    Passaram dois anos, onde já vão os IVAs dessa aquisição

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                      Passaram dois anos, onde já vão os IVAs dessa aquisição
                                                      Não sei quando tempo demoram a prescrever os casos de IVA mas lembro-me das Finanças nos pedirem IUC de uma camioneta passado 5 anos, tendo a mesma sido roubada 10 anos antes

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                        Nunca viram? Eu celebrei o contrato com eles, tenho tudo documentado. Além de que não tenho qualquer negócio feito com o concessionário alemão. Eles foram intermediários no negócio, isso é certo. E tem de haver algum mecanismo associado a esse negócio e respetiva propriedade, caso contrário se o carro estivesse em nome da Mercedes alemã, eles (stand) careciam de legitimidade para celebrar esse negócio comigo, e não passava na conservatória aquando do registo a meu favor.

                                                        Já se passaram dois anos e tudo sempre tranquilo, inclusivé na garantia, mas agora surgiu-me essa questão.

                                                        Posso tentar ver na conservatória cá em Portugal, nem que seja por descargo de consciência, mas é um stand com bastante tradição de viaturas importadas e acho que são conhecidos pelo rigor.

                                                        Portanto posso estar a ser injusto e o carro até ter sido registado em nome deles, mas não me parece nada.
                                                        Não estou a dizer que eles não são sérios. (nem sei que stand falas).

                                                        A verdade é que muitos stands de importados funcionam assim e para mim era razão para não comprar.
                                                        Porque na realidade é o que tu dizes, eles são intermediários, mas isso significa que tu ficas com tudo em teu nome e o nome deles não está em lado nenhum, apenas num pseudo contrato que tens com eles.
                                                        Se algo corre mal, eles dizem que tu é que importaste o carro da alemanha e que eles só deram uma ajuda, não têm de dar garantia, nem os impostos do carro eram responsabilidade deles.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          condutor9, o comprovativo de venda que falaste mais atrás serve e é um documento legalmente aceite. Ainda assim, as multas, portagens, IUC, etc etc vêm todas para ti e és tu que tens que estar atento para depois passar a bola a quem de direito. Quando toda a gente é séria, não há problema nenhum porque tu pagas o iuc ou as portagens e eles pagam-te a ti, ou passas os documentos e pagam eles directamente.
                                                          O problema é se não são e não pagam. Vais perder uma eternidade com advogados, tribunais, julgados da paz, o que quer que seja, até teres o teu problema resolvido e não é garantido que recebas tudo o que gastaste neste processo.
                                                          é melhor que nada, mas o ideal é mesmo o registo na hora.

                                                          Quanto ao carro em nome do dono do stand, não há nada de mal desde que haja fatura
                                                          é frequente acontecer quando são vários sócios e existe a obrigação de 2 ou mais assinaturas para registos. é uma forma de ultrapassar isso e, desde que haja faturas, não é "esquema" nenhum.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                            Passaram dois anos, onde já vão os IVAs dessa aquisição
                                                            O prazo é de 5 anos. Todos acham que só acontece aos outros mas quando as finanças lhes batem à porta, é vê-los chorar como meninos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X