Olá a todos,
É a primeira vez que aqui 'posto', pelo que peço desde já que me desculpem se não o faço no local correto ou nos termos familiares aos utilizadores do fórum, e estejam à vontade para me corrigir ou fazer perguntas adicionais.
Vi que existe num tópico já antigo um conjunto de questões que poderá/deverá ser utilizada aquando de um pedido de conselho sobre compra de carro usado, pelo que aqui vão, com uma contextualização à minha/nossa situação pessoal [somos um casal jovem, e não temos de momento nenhum carro; moramos e trabalhamos no centro de Lisboa, e pretendemos continuar a utilizar o transporte público para o trabalho, já que é sem dúvida a opção mais rápida para o dia-a-dia; no entanto, a família crescerá em breve, e dá sempre jeito ter um carro para as necessidades inesperadas, passeios de fim-de-semana, férias e idas à praia].
Por fim, um dado que temos em consideração é o facto de termos uma profissão que nos obrigará, a médio-prazo, a mudar de país com alguma frequência (com direito a transportar carro connosco em contentor); e queremos que a próxima 'paragem' seja o continente americano (sul ou norte). Tudo isto são ainda dados desconhecidos, mas têm apoiado a minha inclinação para o Chrysler, que não sendo uma marca especialmente apreciada ou popular em PT, é-o do outro lado do atlântico, o que pode baixar o preço da manutenção lá(em contrapartida com o mais elevado dos carros de fabricantes europeus). Será assim?
Desde já agradeço todas as sugestões e ideias!
Maria João
É a primeira vez que aqui 'posto', pelo que peço desde já que me desculpem se não o faço no local correto ou nos termos familiares aos utilizadores do fórum, e estejam à vontade para me corrigir ou fazer perguntas adicionais.
Vi que existe num tópico já antigo um conjunto de questões que poderá/deverá ser utilizada aquando de um pedido de conselho sobre compra de carro usado, pelo que aqui vão, com uma contextualização à minha/nossa situação pessoal [somos um casal jovem, e não temos de momento nenhum carro; moramos e trabalhamos no centro de Lisboa, e pretendemos continuar a utilizar o transporte público para o trabalho, já que é sem dúvida a opção mais rápida para o dia-a-dia; no entanto, a família crescerá em breve, e dá sempre jeito ter um carro para as necessidades inesperadas, passeios de fim-de-semana, férias e idas à praia].
- Que tipo de carros gostas? Gostamos de modelos tipo sedan e coupé, mas estamos seriamente a considerar um cabrio.
- Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Estamos a avaliar o mercado dos cabriolets de 4 lugares (desejo da parte feminina do casal ). Como segundo plano, um C (pequeno familiar).
- Que marcas e modelos gostas e equacionas? Já vimos pessoalmente 3 modelos cabrio que gostámos, tanto de capota lona como rígida: VW EOS; Astra TwinTop e Chrysler Sebring (2002-2006, lona). Pelo que tenho andado a pesquisar, ambos têm as suas vantagens e inconvenientes. Agrada-nos a 'versatilidade' do hardtop, mas desagrada-nos o espaço que ocupa na mala e os relatos de leaks e o preço das reparações... Agrada-nos a rapidez e aparente simplicidade da abertura da lona, mas preocupa-nos o facto de este modelo poder ser demasiado 'vistoso' e termos de arranjar uma garagem (€€€) para prevenir problemas de segurança. Conduzimos o EOS e gostámos. Conduzimos o Sebring e gostámos muito (principalmente a pessoa que foi atrás, já que é substancialmente mais espaçoso). No 'backup plan', gostamos (falo de estética apenas, aqui), Volvo S40 e Citroën C5 (ou C-Elysee, ainda que nesse se comprometa o desempenho...). De forma geral tudo o resto (Audi A4 cabrio, Volvo C70, Saab 9-3, BMW..) está para lá do budget.
- Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Apenas, se tudo correr bem, bebés. Adultos, em circunstâncias mais raras.
- Precisarás de levar carga com frequência? Apenas para férias (e carrinhos e afim parafernália).
- Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Estimamos não mais de 10.000km/ano.
- Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Maioritariamente nacionais e auto-estrada (ocasionais idas ao Porto). Menos em cidade.
- Os consumos terão grande importância? Não têm demasiada importância. Mais do que os consumos (que podem ser altos, mas são um gasto 'certo', tendo em conta que não seria um carro para o dia-a-dia), preocupa-nos o preço de revisões, peças, reparações, futuros problemas desconhecidos, etc... Estamos a comprar para manter vários anos, se tudo correr bem, e já tive uma experiência anterior algo negativa com um bmw série 1 (118d) que trouxe da Alemanha depois de ter vivido lá, e cujos custos de revisões/reparações ficavam sempre bem para lá do que neste momento queríamos comportar....
- A potência do motor terá grande importância? Tem alguma importância. No caso do EOS, estaríamos a olhar para o 1.4. TFSI, 112 cv (ouvi dizer que o 1.4 a 160cv deu muitos problemas...) ou 2.0 (estes últimos há poucos no nosso orçamento), o Astra 1.6 ou 1.8, e o Sebring é 2.0 com 140cv. Apenas vimos gasolina (menor custo de manutenção pesa mais uma vez, mas não é um dogma).
- Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Apreciamos, mas não é coisa que acabemos por fazer com muita frequência. Diria que é secundário.
- Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 8000-9000€ máx.
- Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Com o orçamento que temos, penso que usados entre 2002 e 2010. Seria bom um anterior a 2007 por causa do IUC antigo, mas não é determinante se o imposto não ultrapassar cerca de 150€. Idealmente, uma quilometragem até aos 120-130 mil.
Por fim, um dado que temos em consideração é o facto de termos uma profissão que nos obrigará, a médio-prazo, a mudar de país com alguma frequência (com direito a transportar carro connosco em contentor); e queremos que a próxima 'paragem' seja o continente americano (sul ou norte). Tudo isto são ainda dados desconhecidos, mas têm apoiado a minha inclinação para o Chrysler, que não sendo uma marca especialmente apreciada ou popular em PT, é-o do outro lado do atlântico, o que pode baixar o preço da manutenção lá(em contrapartida com o mais elevado dos carros de fabricantes europeus). Será assim?
Desde já agradeço todas as sugestões e ideias!
Maria João
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