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[Ajuda na compra de carro usado]

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    [Ajuda na compra de carro usado]

    Olá a todos,

    É a primeira vez que aqui 'posto', pelo que peço desde já que me desculpem se não o faço no local correto ou nos termos familiares aos utilizadores do fórum, e estejam à vontade para me corrigir ou fazer perguntas adicionais.

    Vi que existe num tópico já antigo um conjunto de questões que poderá/deverá ser utilizada aquando de um pedido de conselho sobre compra de carro usado, pelo que aqui vão, com uma contextualização à minha/nossa situação pessoal [somos um casal jovem, e não temos de momento nenhum carro; moramos e trabalhamos no centro de Lisboa, e pretendemos continuar a utilizar o transporte público para o trabalho, já que é sem dúvida a opção mais rápida para o dia-a-dia; no entanto, a família crescerá em breve, e dá sempre jeito ter um carro para as necessidades inesperadas, passeios de fim-de-semana, férias e idas à praia].
    1. Que tipo de carros gostas? Gostamos de modelos tipo sedan e coupé, mas estamos seriamente a considerar um cabrio.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Estamos a avaliar o mercado dos cabriolets de 4 lugares (desejo da parte feminina do casal ). Como segundo plano, um C (pequeno familiar).
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Já vimos pessoalmente 3 modelos cabrio que gostámos, tanto de capota lona como rígida: VW EOS; Astra TwinTop e Chrysler Sebring (2002-2006, lona). Pelo que tenho andado a pesquisar, ambos têm as suas vantagens e inconvenientes. Agrada-nos a 'versatilidade' do hardtop, mas desagrada-nos o espaço que ocupa na mala e os relatos de leaks e o preço das reparações... Agrada-nos a rapidez e aparente simplicidade da abertura da lona, mas preocupa-nos o facto de este modelo poder ser demasiado 'vistoso' e termos de arranjar uma garagem (€€€) para prevenir problemas de segurança. Conduzimos o EOS e gostámos. Conduzimos o Sebring e gostámos muito (principalmente a pessoa que foi atrás, já que é substancialmente mais espaçoso). No 'backup plan', gostamos (falo de estética apenas, aqui), Volvo S40 e Citroën C5 (ou C-Elysee, ainda que nesse se comprometa o desempenho...). De forma geral tudo o resto (Audi A4 cabrio, Volvo C70, Saab 9-3, BMW..) está para lá do budget.
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Apenas, se tudo correr bem, bebés. Adultos, em circunstâncias mais raras.
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Apenas para férias (e carrinhos e afim parafernália).
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Estimamos não mais de 10.000km/ano.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Maioritariamente nacionais e auto-estrada (ocasionais idas ao Porto). Menos em cidade.
    8. Os consumos terão grande importância? Não têm demasiada importância. Mais do que os consumos (que podem ser altos, mas são um gasto 'certo', tendo em conta que não seria um carro para o dia-a-dia), preocupa-nos o preço de revisões, peças, reparações, futuros problemas desconhecidos, etc... Estamos a comprar para manter vários anos, se tudo correr bem, e já tive uma experiência anterior algo negativa com um bmw série 1 (118d) que trouxe da Alemanha depois de ter vivido lá, e cujos custos de revisões/reparações ficavam sempre bem para lá do que neste momento queríamos comportar....
    9. A potência do motor terá grande importância? Tem alguma importância. No caso do EOS, estaríamos a olhar para o 1.4. TFSI, 112 cv (ouvi dizer que o 1.4 a 160cv deu muitos problemas...) ou 2.0 (estes últimos há poucos no nosso orçamento), o Astra 1.6 ou 1.8, e o Sebring é 2.0 com 140cv. Apenas vimos gasolina (menor custo de manutenção pesa mais uma vez, mas não é um dogma).
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Apreciamos, mas não é coisa que acabemos por fazer com muita frequência. Diria que é secundário.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 8000-9000€ máx.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Com o orçamento que temos, penso que usados entre 2002 e 2010. Seria bom um anterior a 2007 por causa do IUC antigo, mas não é determinante se o imposto não ultrapassar cerca de 150€. Idealmente, uma quilometragem até aos 120-130 mil.

    Por fim, um dado que temos em consideração é o facto de termos uma profissão que nos obrigará, a médio-prazo, a mudar de país com alguma frequência (com direito a transportar carro connosco em contentor); e queremos que a próxima 'paragem' seja o continente americano (sul ou norte). Tudo isto são ainda dados desconhecidos, mas têm apoiado a minha inclinação para o Chrysler, que não sendo uma marca especialmente apreciada ou popular em PT, é-o do outro lado do atlântico, o que pode baixar o preço da manutenção lá(em contrapartida com o mais elevado dos carros de fabricantes europeus). Será assim?

    Desde já agradeço todas as sugestões e ideias!

    Maria João
    Editado pela última vez por mariaj; 28 May 2020, 23:53.

    #2
    1° ponto, se a família vi aumentar, como que falando de ter um bebé, e arranjar um cabrio, diria que its not a very good idea! Isto por causa do espaço que um cabrio, principalmente de hardtop tem a menos! Mas não quer dizer que não se ande com as tralhas do bebé na mesma atrás, mas poderá em certas vezes se tornar não muito prático! Agora se disserem que a família vai aumentar porque vão arranjar um bulldog francês, aí ok! Quanto as escolhas deixarei quem mais entendido fale

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      #3
      o que é a "médio-prazo"? Consoante o tempo que tiverem o carro, eu equacionaria balançar muito bem o gosto/vendável.

      Transportar seja que carro for para o outro lado do atlântico não faz qualquer sentido, principalmente um carro já "velho"

      Comentário


        #4
        Obrigada pela opinião @Pittboxer! Como disse na pergunta 4., é bebés mesmo, definitivamente não um buldogue francês hehe Mas sim, esse é um argumento que temos em conta. Os hardtop por causa do espaço que ocupam na mala podem acabar por ser muito pouco práticos para quem tem de estar sempre a pôr e tirar coisas da mala, mas aí imagino que as pessoas acabem por andar com a capota fechada a maior parte das vezes...

        Seria óptimo ouvir experiências de alguém que tenha este tipo de carro!

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          #5
          Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
          o que é a "médio-prazo"? Consoante o tempo que tiverem o carro, eu equacionaria balançar muito bem o gosto/vendável.

          Transportar seja que carro for para o outro lado do atlântico não faz qualquer sentido, principalmente um carro já "velho"
          Será provavelmente daqui a 1-2 anos. Mas como disse são dados desconhecidos ainda: sabemos que vamos sair de Lisboa, mas não sabemos para onde, pelo que nada disto pode assumir uma importância determinante. Mesmo saindo, voltaríamos a PT 3-4 anos depois, por isso o valor de revenda/desvalorização futura do carro não é uma preocupação muito grande. Compramos para manter o máximo de tempo possível.

          Quanto a transportar para o outro lado do atlântico (que seria o destino de 'eleição', mas que não controlamos!), percebo o que diz, mas a variável essencial aqui é que não pagamos pelo transporte, nem temos nunca de o 'importar' ou legalizar no país para onde formos (que pode ser Brasil, mas também pode ser Espanha ) Obrigada!

          Comentário


            #6
            Não sei se serão opções, mas há por exemplo ainda o Mégane CC... ou ainda o Focus CC...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Não sei se serão opções, mas há por exemplo ainda o Mégane CC... ou ainda o Focus CC...
              Mégane tínhamos excluído, mas se alguém tiver sentimentos fortes a favor, força!
              Focus CC de facto é bonito, mas oferta parece ser escassa, só encontro dois: https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Oc0DA.html (um pouco over budget) e https://www.custojusto.pt/porto/desc...nfari-30323384.

              Obrigada!

              Comentário


                #8
                Se fosse a vocês, esqueceria já 2 coisas:

                - Chrysler Sebring: é dos piores carros que se pode comprar em termos de qualidade/durabilidade e em relação a peças é sempre uma incógnita
                - Levar carro daqui para os EUA ou outro país que obrigue a usar contentor. Custa uma pequena fortuna só o transporte + despesas de legalização e burocracia no país de destino, quando forem a ver pagaram 2 carros e não apenas 1. E, com o dinheiro de venda do carro aqui, conseguem arranjar um localmente e com sorte até mais barato, tendo em conta a inflação do nosso mercado.

                Posto isto, e se não fizerem muitos percursos curtos, e vendo apenas de 2005 para cá, a minha escolha seria esta:

                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#86c2d20d1f - bom motor e bagageira grande devido ao facto de ser baseado no Astra Sedan.

                Depois, se gostam do EOS, eu iria para os motores 1.6. Andam menos e talvez bebam mais, mas não são verdadeiras bombas-relógio como os TSI. Exemplos:

                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#86c2d20d1f (combinação algo estranha de cores interiores, questão de gosto)
                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#86c2d20d1f

                Ou este: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#86c2d20d1f - aqui aplica-se o mesmo que o Astra no que diz respeito aos trajectos curtos. Sendo PSA, também poderá ter sistema eléctrico e electrónico algo mais fraco que o Astra. Daí ter dito que o Astra, neste grupo, seria o meu favorito, apesar do interior tristonho.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Se fosse a vocês, esqueceria já 2 coisas:

                  - Chrysler Sebring: é dos piores carros que se pode comprar em termos de qualidade/durabilidade e em relação a peças é sempre uma incógnita
                  - Levar carro daqui para os EUA ou outro país que obrigue a usar contentor. Custa uma pequena fortuna só o transporte + despesas de legalização e burocracia no país de destino, quando forem a ver pagaram 2 carros e não apenas 1. E, com o dinheiro de venda do carro aqui, conseguem arranjar um localmente e com sorte até mais barato, tendo em conta a inflação do nosso mercado.

                  Posto isto, e se não fizerem muitos percursos curtos, e vendo apenas de 2005 para cá, a minha escolha seria esta:

                  https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#86c2d20d1f - bom motor e bagageira grande devido ao facto de ser baseado no Astra Sedan.

                  Depois, se gostam do EOS, eu iria para os motores 1.6. Andam menos e talvez bebam mais, mas não são verdadeiras bombas-relógio como os TSI. Exemplos:

                  https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#86c2d20d1f (combinação algo estranha de cores interiores, questão de gosto)
                  https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#86c2d20d1f

                  Ou este: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#86c2d20d1f - aqui aplica-se o mesmo que o Astra no que diz respeito aos trajectos curtos. Sendo PSA, também poderá ter sistema eléctrico e electrónico algo mais fraco que o Astra. Daí ter dito que o Astra, neste grupo, seria o meu favorito, apesar do interior tristonho.
                  Obrigada @LinoMarques!

                  Por partes:

                  - Sebring é assim tão mau?!? Não tinha mesmo essa ideia mas agradeço o feedback. Achei o carro bem bonito
                  - A questão da mudança futura: eu sei que contentor fica caríssimo, mas o que faz diferença aqui é que devido à nossa profissão, não pagamos nada por esse transporte, nem temos de legalizar nem pagar qualquer imposto local por um automóvel que levemos para outro país. Na prática, é como se ele ficasse em Portugal (vai para fora e é-lhe atribuída uma matrícula especial, e quando regressa a PT 'recupera' a mesma matrícula, não tem de ser re-importado...).

                  Dito isto, o Astra tb é o nosso favorito em termos de estética (até nem acho o interior "tristonho"!). Temo só que o EOS seja superior ao nível da condução, e que tenha uma capota mais fiável (parece de longe menos complexa)... Porque dizes que os TSI são 'bomba-relógio'?

                  (Já fomos ver esse do 1º link que enviaste. Estava em mauzito estado de pintura e estofos e o livro de revisões não tinha basicamente nada.)

                  O que colaste é diesel, acharias preferível mesmo com previsão de pouca rodagem?
                  Que te parecem estes:

                  https://www.olx.pt/anuncio/opel-astr...tml#d593a99fae

                  https://www.custojusto.pt/porto/lige...abrio-29242947

                  https://www.autocompraevenda.pt/carr.../Astra/748338/ (motor um bocado too much, paga 293€ IUC)..
                  Editado pela última vez por mariaj; 30 May 2020, 11:27.

                  Comentário


                    #10
                    Bem, esse último Astra está mesmo muito bonito, sobretudo pelo interior, que se destaca de toda a vulgaridade que se vê nestes carros. E depois, o facto de ter o 1.6 Turbo de 180 CV ainda mais raro e interessante o torna. Coitados dos 2 outros com o motor 1.6 atmosférico, que se arrasta autenticamente nessa carroçaria pesada. Eu, no vosso lugar, e escolhendo o Astra Twin Top, não hesitaria um segundo em escolher o do auto compra e venda!

                    Em relação à fiabilidade da capota do Eos: esqueçam. É uma capota extremamente complexa, tripartida e que tem a rara característica de permitir um tecto de abrir como num carro fechado, mas já li horrores em revistas alemãs sobre essa capota. Que a fiabilidade é um desastre e que as reparações são extremamente dispendiosas devido à sua complexidade. E é o cabo dos trabalhos para encontrar alguém aqui que mexa nisso. E que é virtualmente impossível encontrar uma capota dessas que seja estanque.

                    E essa é uma das coisas que devem fazer ao experimentar qualquer cabrio: levá-lo a uma lavagem de pressão e lavar a parte de cima da carroçaria (acima da chamada "linha de cintura", ou seja, a partir da parte inferior dos vidros para cima) com jacto de água para ver o que acontece. Basta uns breves segundos a toda a volta para avaliar a estanqueidade da capota.

                    É verdade que a capota do Astra também é do tipo CC e pode sempre dar chatices, mas a do Eos tem de longe pior fama.

                    Se fazem efectivamente trajectos curtos com frequência, o Diesel é de desaconselhar, sobretudo se tiver filtro de partículas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Bem, esse último Astra está mesmo muito bonito, sobretudo pelo interior, que se destaca de toda a vulgaridade que se vê nestes carros. E depois, o facto de ter o 1.6 Turbo de 180 CV ainda mais raro e interessante o torna. Coitados dos 2 outros com o motor 1.6 atmosférico, que se arrasta autenticamente nessa carroçaria pesada. Eu, no vosso lugar, e escolhendo o Astra Twin Top, não hesitaria um segundo em escolher o do auto compra e venda!

                      Em relação à fiabilidade da capota do Eos: esqueçam. É uma capota extremamente complexa, tripartida e que tem a rara característica de permitir um tecto de abrir como num carro fechado, mas já li horrores em revistas alemãs sobre essa capota. Que a fiabilidade é um desastre e que as reparações são extremamente dispendiosas devido à sua complexidade. E é o cabo dos trabalhos para encontrar alguém aqui que mexa nisso. E que é virtualmente impossível encontrar uma capota dessas que seja estanque.

                      E essa é uma das coisas que devem fazer ao experimentar qualquer cabrio: levá-lo a uma lavagem de pressão e lavar a parte de cima da carroçaria (acima da chamada "linha de cintura", ou seja, a partir da parte inferior dos vidros para cima) com jacto de água para ver o que acontece. Basta uns breves segundos a toda a volta para avaliar a estanqueidade da capota.

                      É verdade que a capota do Astra também é do tipo CC e pode sempre dar chatices, mas a do Eos tem de longe pior fama.

                      Se fazem efectivamente trajectos curtos com frequência, o Diesel é de desaconselhar, sobretudo se tiver filtro de partículas.
                      Sim, está bonito, eu já falei para lá, os estofos são assim de uma cor ferrugem e o exterior é azul claro. Aparentemente foi comprado novo por alguém da Embaixada da China, teve matrícula diplomática uns tempos e depois revendido, mas será por isso que tem este motor e + extras que o habitual.

                      Obrigada pelos conselhos!

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                        #12
                        Num registo totalmente diferente e alternativo, há os Saab 9-3 Cabrio (apenas recomendáveis os da última geração), mas são carros com manutenção mais complexa e onerosa...

                        Se a cor não vos chocar, parece-me estar aqui um excelente exemplar, com bom motor, poucos km e IUC antigo:

                        https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#37db1f899c
                        Editado pela última vez por LinoMarques; 30 May 2020, 11:42.

                        Comentário


                          #13
                          Também já o tinha visto e falei com o senhor ao telefone. Carro que esteve vários anos no Algarve, com pouca rodagem e parece muito estimado. Mas temos dificuldades em 'ultrapassar' a cor

                          Mas sobre os Saab: o facto de a marca já ter falido há tanto tempo (li que supostamente garantiam peças por 10 anos, mas os 10 anos praticamente já lá vão....) não pode ter influência sobre a dificuldade de encontrar manutenções nos próximos anos...?

                          Comentário


                            #14
                            Belo pedido de ajuda que foge à monotonia dos carros normais e ultra racionais, ainda para mais se a ideia é transportar crianças e por as questões práticas um pouco de lado, gosto disso!, Mas vais receber muitas opiniões sempre a dar para trás e a dizer que vocês estão malucos

                            Adiante, não será fácil encontrar o que pretendem, precisamente porque não é fácil encontrar estes carros cá em Portugal.
                            A parte de transportar para outro país esquecia um pouco e pensava de outra maneira: quando acontecer, fazer ao contrário, trazer de lá para cá, com mais oferta e melhores preços, usufruindo também das vantagens da legalização de viaturas enquanto emigrante (se este caso se aplicar).

                            O Sebring também esquecia, à parte a qualidade ou falta dela será um 31 para o vender, sobretudo com pressa, e a mesma coisa em termos de peças.

                            Esse astra azul de 180cv parece-me até agora a opção mais interessante.

                            Outros carros que colocava em consideração, +/- por ordem de preferência:
                            Volvo C70
                            Audi A4 cabrio, ou o A3 cabrio também.
                            BMW série 1 ou 3 cabrio
                            Mercedes CLK

                            Não há muita oferta, e o mais difícil é encaixar algumas destas opções no orçamento.

                            Numa perspetiva um pouco diferente, mais compactos, recentes e 4 lugares:
                            Mini cabrio
                            Fiat 500c

                            Bagageira é que desaparece, e com bebés será preciso muita ginástica para viver com ele, mas é tudo uma perspectiva de modo de vida.

                            Boa sorte com a escolha, que não será certamente fácil

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mariaj Ver Post
                              Também já o tinha visto e falei com o senhor ao telefone. Carro que esteve vários anos no Algarve, com pouca rodagem e parece muito estimado. Mas temos dificuldades em 'ultrapassar' a cor

                              Mas sobre os Saab: o facto de a marca já ter falido há tanto tempo (li que supostamente garantiam peças por 10 anos, mas os 10 anos praticamente já lá vão....) não pode ter influência sobre a dificuldade de encontrar manutenções nos próximos anos...?
                              Pode, não será tanto pela manutenção mas principalmente pelas peças de reposição De qualquer modo, isso também acontece com outros modelos de marcas ainda no ativo, a dada altura deixam de as produzir e pode ser um filme para as encontrar. Se as mesmas tiverem muita procura pode ser difícil se estiverem sempre sem stock, modelos mais raros/menos vendidos também pode ser complicado.
                              Em suma, qualquer carros destes não vai ser tão fácil encontrar determinadas peças como para os irmãos fechados muito mais vendidos, e como gostaste do Sebring, não contes que para esse seja mais fácil encontrar peças do que para o Saab, pelo menos cá em Portugal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                Belo pedido de ajuda que foge à monotonia dos carros normais e ultra racionais, ainda para mais se a ideia é transportar crianças e por as questões práticas um pouco de lado, gosto disso!, Mas vais receber muitas opiniões sempre a dar para trás e a dizer que vocês estão malucos

                                Adiante, não será fácil encontrar o que pretendem, precisamente porque não é fácil encontrar estes carros cá em Portugal.
                                A parte de transportar para outro país esquecia um pouco e pensava de outra maneira: quando acontecer, fazer ao contrário, trazer de lá para cá, com mais oferta e melhores preços, usufruindo também das vantagens da legalização de viaturas enquanto emigrante (se este caso se aplicar).

                                O Sebring também esquecia, à parte a qualidade ou falta dela será um 31 para o vender, sobretudo com pressa, e a mesma coisa em termos de peças.

                                Esse astra azul de 180cv parece-me até agora a opção mais interessante.

                                Outros carros que colocava em consideração, +/- por ordem de preferência:
                                Volvo C70
                                Audi A4 cabrio, ou o A3 cabrio também.
                                BMW série 1 ou 3 cabrio
                                Mercedes CLK

                                Não há muita oferta, e o mais difícil é encaixar algumas destas opções no orçamento.

                                Numa perspetiva um pouco diferente, mais compactos, recentes e 4 lugares:
                                Mini cabrio
                                Fiat 500c

                                Bagageira é que desaparece, e com bebés será preciso muita ginástica para viver com ele, mas é tudo uma perspectiva de modo de vida.

                                Boa sorte com a escolha, que não será certamente fácil
                                Obrigada pelos conselhos @brunomeleiro!

                                De facto parece um desejo irracional para quem está a começar família, maaaaaas ainda temos um pingo de razoabilidade e para ser único carro, Mini Cabrio e Fiat 500c excluímos logo por causa do tamanho da mala

                                BMW, Mercedes e Audi difícil encaixar no nosso orçamento, mas não tenho demasiada pena. Volvo C70 gosto mais, mas também não encontro nada abaixo do budget.

                                O Astra até agora parece ser a opção mais tentadora!

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                                  #17
                                  Não perdem nada em ir vê-lo, avaliar a atitude do vendedor, etc.

                                  Comentário


                                    #18
                                    realmente o astra penderá muito mais neste momento na balança. se têm a possibilidade de voltar a põ-lo com matrícula de embaixada, olha ele já está minimamente mentalizado para isso! o IUC seria até um mal menor, pois esse motor deverá ser bastante interessante.

                                    o saab tem uma cor muito esquisita e para vendê-lo será mais difícil, não só pela falta de peças porque só será vendido para apaixonados pela marca e mesmo esses vão torcer o nariz à cor. mal por mal se ainda fosse amarelo...

                                    focus havia 3, até fui ver se um dos anúncios seria um que estava à venda há muitos meses. ainda há 1 semanita e meia estava à venda. devem ter mas é desistido! motores razoáveis não dão grandes chatices mas atenção que se esses 2.0tdci forem de 2008, por exemplo pagam 260€ de imposto. depois para o venderem, não vai ser qualquer um que pega num veículo desses. acho que a gasolina iria mais depressa que a gasóleo.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      realmente o astra penderá muito mais neste momento na balança. se têm a possibilidade de voltar a põ-lo com matrícula de embaixada, olha ele já está minimamente mentalizado para isso! o IUC seria até um mal menor, pois esse motor deverá ser bastante interessante.

                                      o saab tem uma cor muito esquisita e para vendê-lo será mais difícil, não só pela falta de peças porque só será vendido para apaixonados pela marca e mesmo esses vão torcer o nariz à cor. mal por mal se ainda fosse amarelo...

                                      focus havia 3, até fui ver se um dos anúncios seria um que estava à venda há muitos meses. ainda há 1 semanita e meia estava à venda. devem ter mas é desistido! motores razoáveis não dão grandes chatices mas atenção que se esses 2.0tdci forem de 2008, por exemplo pagam 260€ de imposto. depois para o venderem, não vai ser qualquer um que pega num veículo desses. acho que a gasolina iria mais depressa que a gasóleo.
                                      Sim, se o levarmos para fora depois volta a ter uma matrícula dessas

                                      Pois, é isso mesmo. O Saab pode ser muita coisa, mas aquela cor.... é difícil de 'engolir' e provavelmente quase impossível de vender!

                                      Obrigada pelos conselhos!

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