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Activar Garantia de Usado - Stand faz tudo ou só tem de pagar?

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    Activar Garantia de Usado - Stand faz tudo ou só tem de pagar?

    Boas. Tenho uma dúvida em relação às garantias para automóveis usados.

    Se o automóvel tiver um problema dentro do período de garantia e, devido a urgência, o proprietário resolve pagar logo à oficina da marca para arranjar, ainda pode activar a garantia junto ao stand onde comprou o veículo (apresentando a factura do serviço em causa)? Ou a garantia só mantém-se válida se for o stand a tratar do arranjo (incluindo a escolha de que oficina usar para o serviço)?

    #2
    Depende da garantia de usado "acordada" (não há cá grandes acordos, ou são 2 anos ou 1 por mútuo acordo), também depende do valor do carro, depende se é daquelas garantias compradas pelo Stand à Mafre, depende do tipo de avaria, do custo da avaria, depende também do intervalo de tempo entre o momento em que te foi entregue a viatura e o da avaria (Isto para despistar se foi algo que se deveu a mau uso ou não...), da confiança que tenhas com o Stand...



    Pelos dados que apresentas o que indica é que vão-te mandar dar uma volta e dizer que devias ter ido lá ou pelo menos teres comunicado a avaria e pedires permissão, devido à urgência, para resolveres o problema, de forma mais breve e prática, noutra oficina.


    Não perdes nada em tentar ir lá e explicar a situação, mas de uma forma geral e pelos dados que apresentas, não tenhas grande fé que o Stand vá cobrir esse custa da reparação.

    Comentário


      #3
      Terás de ver com o stand que te vendeu... ou consultar o contrato que tens da garantia.

      Pode dar-se o caso do próprio stand ter oficina própria... ou oficina com a qual trabalham e como tal, irão reparar lá.

      O stand tem de te entregar a viatura reparada... mas podes sempre os abordar, se te é possível ir a outra oficina e apresentar depois a conta...

      Comentário


        #4
        Apagado
        Editado pela última vez por Condutor9; 27 September 2020, 15:58.

        Comentário


          #5
          Não sei se será na maioria dos casos, mas habitualmente os stands que nâo têm oficina adquirem a garantia a uma empresa 3ª (mapfre, por exemplo). Na folha da garantia vem lá tudo explicado de peças que cobre e não cobre, bem como o valor da desvalorização (valor que terás de ser tu a suportar) das peças novas - penso que o mais alto, em carros mais antigos, é de 30%. Essas seguradoras trabalham com algumas oficinas (as mais conhecidas, como Bosch), em que se fores lá é mais rápido, pois a própria coordena com a seguradora. Se escolheres outra oficina, a seguradora vai dizer que o carro tem de ser avaliado por perito deles antes do arranjo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por drifit Ver Post
            Não sei se será na maioria dos casos, mas habitualmente os stands que nâo têm oficina adquirem a garantia a uma empresa 3ª (mapfre, por exemplo). Na folha da garantia vem lá tudo explicado de peças que cobre e não cobre, bem como o valor da desvalorização (valor que terás de ser tu a suportar) das peças novas - penso que o mais alto, em carros mais antigos, é de 30%. Essas seguradoras trabalham com algumas oficinas (as mais conhecidas, como Bosch), em que se fores lá é mais rápido, pois a própria coordena com a seguradora. Se escolheres outra oficina, a seguradora vai dizer que o carro tem de ser avaliado por perito deles antes do arranjo.
            Mas o que o seguro garantia não cobrir tem de ser suportado pelo stand, certo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
              Mas o que o seguro garantia não cobrir tem de ser suportado pelo stand, certo?
              A única vez que tive garantia da mapfre, a lista de coberturas era extensa e fora dela só estava aquilo que provavelmente num litígio o stand conseguia alegar ser material de desgaste. E recorri à garantia a contar que iam levantar problemas e afinal foi tudo tranquilo - tratava-se de um motor de corrente, que passado pouco tempo levei ao mecânico para manutenção habitual e referiu notar um "grilar", apesar do carro estar ainda longe do prazo de substiuição da mesma. Recorri à garantia, não levantaram problemas, fiz numa oficina que trabalhava com eles (bosch car service), paguei apenas uma percentagem do kit.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                A única vez que tive garantia da mapfre, a lista de coberturas era extensa e fora dela só estava aquilo que provavelmente num litígio o stand conseguia alegar ser material de desgaste. E recorri à garantia a contar que iam levantar problemas e afinal foi tudo tranquilo - tratava-se de um motor de corrente, que passado pouco tempo levei ao mecânico para manutenção habitual e referiu notar um "grilar", apesar do carro estar ainda longe do prazo de substiuição da mesma. Recorri à garantia, não levantaram problemas, fiz numa oficina que trabalhava com eles (bosch car service), paguei apenas uma percentagem do kit.
                granda garantia

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                  granda garantia
                  Verdade, mas é como trabalham todas essas empresas de garantia, estava bem explícito quando comprei, e tendo resultado num valor que roundou os 10€, considerei que valia menos que o tempo perdido em chamadas e discussões.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                    Mas o que o seguro garantia não cobrir tem de ser suportado pelo stand, certo?


                    Certo... mas como e já muitas vezes referido, para fazer valer os direitos... muitas vezes só por via judicial...

                    Comentário


                      #11
                      Quando assinamos uma garantia com um stand, estamos a prescindir da garantia total, durante dois anos, como está previsto na lei
                      Foi esta a informação que me deram à uns anos atrás.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                        Quando assinamos uma garantia com um stand, estamos a prescindir da garantia total, durante dois anos, como está previsto na lei
                        Foi esta a informação que me deram à uns anos atrás.
                        Os stands para maximizarem o lucro, por norma propõem logo à cabeça essas garantias subcontratadas, que criam restrições logo à partida dependendo da idade do veiculo em 2ª mão.

                        Raramente referem a garantia obrigatória de 2 anos, nem tão poucos as garantias de algumas marcas de maior extensão, caso o veiculo tenha sido sempre assistido em reparadores autorizados.


                        Na questão em apreço...a pressa é inimiga da perfeição. Quando é ativada a garantia, antes de ser dada ordem de reparação/substituição do componente a empresa que detém a garantia liga ao cliente a confirmar a deficiencia do componente ou a reparação em si.
                        É ler bem nas letras pequenas, pois o cliente até ter a reparação validada não pode mexer no veiculo (nem tão pouco mandar repará-lo por si). Imaginemos que há um diagnóstico de terceiro que tem de se mudar a peça e vem a verificar-se que bastaria uma reparação/limpeza/whatever... a empresa da garantia pode entender que a ação do cliente foi lesiva e cessar nesse ponto a garantia porque o cliente agiu de suposta má fé....


                        Tudo tem de dar lucro e o zé povinho é que se lixa, por isso, não inventem com ações de reparação antes do aval da empresa que detém a garantia senão arriscam-se ou a ficar de mãos a abanar ou a gastar outro tanto em advogados.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                          Mas o que o seguro garantia não cobrir tem de ser suportado pelo stand, certo?
                          Tem de constar no contrato ou em algum documento escrito e assinado pelas partes.

                          Esclareçam-se bem antes de comprar, nem todos os stand são iguais...nem todos seguem o mesmo código de conduta.

                          esse Certo é dedução lógica ou consta em algum documento??

                          Para mim é Errado...então se o stand contrata uma garantia para os seus veículos é para se exonerar de qualquer responsabilidade nesse efeito. Limpinho e clarinho.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                            Quando assinamos uma garantia com um stand, estamos a prescindir da garantia total, durante dois anos, como está previsto na lei
                            Foi esta a informação que me deram à uns anos atrás.


                            Mas apenas podem restringir na redução de 2 anos para 1 ano...


                            Todas as outras cláusulas que os stands gostam de "impor" são nulas legalmente... no entanto e como bem se sabe, se a pessoa quiser fazer valer os seus direitos, terá de recorrer às devidas instâncias...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Mas apenas podem restringir na redução de 2 anos para 1 ano...


                              Todas as outras cláusulas que os stands gostam de "impor" são nulas legalmente... no entanto e como bem se sabe, se a pessoa quiser fazer valer os seus direitos, terá de recorrer às devidas instâncias...
                              A informação que me deram à uns anos atrás, é que basta ter a fatura do stand ou mesmo o comprovativo de pagamento, que já temos garantia total de 1 ou 2 anos, do tempo não estou certo.
                              Caso assinemos um contrato de garantia, anula a garantia total e valida o que está no contrato.

                              Claro, que como dizes e bem, para fazer valer os nossos direitos, com um stand... em principio, só recorrendo a tribunal, infelizmente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                A informação que me deram à uns anos atrás, é que basta ter a fatura do stand ou mesmo o comprovativo de pagamento, que já temos garantia total de 1 ou 2 anos, do tempo não estou certo.
                                Caso assinemos um contrato de garantia, anula a garantia total e valida o que está no contrato.

                                Claro, que como dizes e bem, para fazer valer os nossos direitos, com um stand... em principio, só recorrendo a tribunal, infelizmente.


                                A garantia será sempre de 2 anos... no entanto e num bem usado móvel, poderá ser reduzida para 1 ano, por acordo das partes.


                                No entanto e de forma alguma, é possível colocar clausulas de exclusão e a existirem, serão nulas e como tal, nunca poderão produzir efeitos...

                                Mesmo que assines esse "contrato de garantia", como refiro a conter "exclusões"... as mesmas são nulas...

                                Mas infelizmente para que o consumidor possa fazer valer os seus direitos, terá em muitas das vezes recorrer a instâncias, o que e como bem se sabe... protela no tempo, o que faz que muitos dos casos nada se faça e aceite as condições dos stands... ainda que sejam contra as disposição legais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                  Tem de constar no contrato ou em algum documento escrito e assinado pelas partes.

                                  Esclareçam-se bem antes de comprar, nem todos os stand são iguais...nem todos seguem o mesmo código de conduta.

                                  esse Certo é dedução lógica ou consta em algum documento??

                                  Para mim é Errado...então se o stand contrata uma garantia para os seus veículos é para se exonerar de qualquer responsabilidade nesse efeito. Limpinho e clarinho.
                                  Para mim a lei é clara. O stand pode contratar um seguro garantia mais ou menos abrangente para reduzir mais ou menos o seu risco mas é sempre responsável por assegurar integralmente a viatura.

                                  O problema é como já disseram, que para o comprador fazer valer os seus direitos poderá ter de avançar judicialmente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                    Para mim a lei é clara. O stand pode contratar um seguro garantia mais ou menos abrangente para reduzir mais ou menos o seu risco mas é sempre responsável por assegurar integralmente a viatura.

                                    O problema é como já disseram, que para o comprador fazer valer os seus direitos poderá ter de avançar judicialmente.
                                    O stand ao contratar uma garantia...essa garantia é que vai cobrir os problemas com o veiculo se estiverem nas clausulas do mesmo.

                                    O que estás a escrever é que o stand teria de dar duas garantias...e isso não está na lei...

                                    Comentário


                                      #19
                                      A legislação prevê duas garantias: a garantia legal e a garantia voluntária. O seguro garantia é uma garantia voluntária. A garantia voluntária não afeta os direitos do consumidor no que há garantia legal diz respeito.

                                      Esta é a interpretação que faço da legislação das garantias.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                        O stand ao contratar uma garantia...essa garantia é que vai cobrir os problemas com o veiculo se estiverem nas clausulas do mesmo.

                                        O que estás a escrever é que o stand teria de dar duas garantias...e isso não está na lei...



                                        O que a garantia contratada não cobrir, terá de ser o stand a garantia...

                                        Mais uma vez, está na questão de não ser possível incluír claúsulas de exclusão... que a serem incluídas, são consideradas nulas (conforme é preceituado legalmente).

                                        No entanto é pratica corrente, os stand incluírem essas tais clausulas de exclusão (ainda que nulas como se referiu)... mas e perante o "consumidor", se quiser fazer valer os seus direitos, muitas vezes apenas pelas vias judiciais conseguirá fazer com que o stand cumpra com o preceituado legalmente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O NTO já disse e muito bem, o problema não é a lei, é o cumprimento da lei.

                                          Por norma, nestes casos, se uma das partes entra em conflito com a outra (neste caso o comprador), só por via judicial é que consegue efetivar os seus direitos.

                                          Ora, a não ser que o caso em si seja muito grave, a maior parte das pessoas esquece o assunto pois não quer gastar dinheiro em advogados e custas processuais e esperar meses (ou até anos), para resolver um conflito que tanto pode dar para um lado como para o outro.

                                          Posto isto, muitas vezes as pessoas preferem pegar o arranjo do seu bolso e nunca mais ter qualquer interacção com o Stand.

                                          Comentário

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