Colegas, faço 70 km diários em nacional com um 1.4 HDI caixa manual. Acontece q consigo ir a 80 km/h em 5ª e as rotaçoes mal tocam nas 2000 rpm. Estou a ponderar adquirir um veiculo com caixa auto p fazer esse percurso e a questão q coloco é: a essa velocidade em q relação irá uma caixa auto? As relações sobem exponencialmente com a velocidade ou o "sistema" também seleciona a relaçao mais alta mesmo a essa velocidade?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Relaçoes caixa automatica
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Depende muito do motor e da caixa. Há caixas automáticas de 8 e até de 9 velocidades e com essas é claro que a 80 km/h não irás na relação mais alta. Digamos que um Peugeot ou um Citroen 1.5 HDI com uma caixa auto de 8 velocidades conseguirá andar em 7ª e essa velocidade a umas 1300 rpm, mais ou menos. Mas o mais provável é que nem se aguente em 7ª
-
Eu tenho uma CMP há 6 anos e continuo a não perceber os comentários de fugir delas!
É preciso ter consciência que é uma caixa robotizada e não uma caixa automática. Logo é mais lenta e nada propícia para uma condução agressiva.
Todas as caixas automáticas, robotizadas, tipo DSG ou CVT escolhem a relação tendo em conta muitos parâmetros, a carga do motor, o teu input nos comandos, a temperatura, etc. Diria que em 80% das vezes escolhem melhor que nós no sentido da eficiência.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostEu tenho uma CMP há 6 anos e continuo a não perceber os comentários de fugir delas!É preciso ter consciência que é uma caixa robotizada e não uma caixa automática. Logo é mais lenta e nada propícia para uma condução agressiva. Todas as caixas automáticas, robotizadas, tipo DSG ou CVT escolhem a relação tendo em conta muitos parâmetros, a carga do motor, o teu input nos comandos, a temperatura, etc. Diria que em 80% das vezes escolhem melhor que nós no sentido da eficiência.
Comentário
-
Originalmente Colocado por edununo Ver PostPercebes, percebes..... Até acabaste por dizer quase tudo. É lenta, é brusca, prejudica as performances e acaba por ser menos fiável que a caixa manual. Pagar mais por uma caixa e ficar com uma experiência de condução pior, não muito obrigado.
Até agora não tenho qualquer evidência de que seja menos fiável. Aliás na minha empresa houve porradas destas caixas em Picassos e não me recordo de queixas de avarias.
A caixa não é lenta, é o que é, estás a comparar com uma caixa manual que não faz sentido. É de longe a solução mais acessível para quem quer esquecer o pedal de embraiagem e faz o seu trabalho sem problemas.
Comentário
-
Eu não pus palavras na tua boca. Disseste que era mais lenta ( e é muito lenta) e que não é propícia para condução agressiva. Digo mais, nem agressiva nem suave.
Foi um desenrrascanço da PSA. Colocar um robot numa caixa manual. O resultado é fraco.
Como aumentou a complexidade da caixa manual, tornou-a menos fiável. Há relatos de alguns problemas.
Eu não aconselho a ninguém essa caixa.
Comentário
-
Se pesquisarem no Google por problemas é isso que vão encontrar.
Tal como em todas as caixas auto, convém tentar perceber nos relatos de avarias se a manutenção preconizada foi feita. Na maioria das vezes nunca lhe tocaram. Nas 508 SW que vieram às porradas por importação para o nosso país basta tirar a proteção por baixo do motor e ver a cor do oleo no recipiente que é transparente para perceber se alguma vez foi mudado.
Comentário
-
Essa caixa tem 6 relações. Por ter conduzido um Citroen C4 com essa caixa posso dizer-te, se a memória me não falha, que em 6ª faz cerca de 55km/h por cada 1000 rotações. A caixa é particularmente lenta na passagem de 1ª para 2ª e depois melhora e se o carro tiver patilhas ao volante poderás usá-las nas situações em que quiseres ou precisares de uma mudança de relação mais rápida. Mas essa caixa não é lá muito agradável, pelo que recordo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostUma caixa auto terá sempre tendência para ir a uma rotação um pouco mais alta.
No meu A180 manual ando sempre a rotações bem mal elevadas do que no mesmo carro com a caixa 7g tronic.
A 7g tronic confia demasiado no binário do motor e é frequente circular as 1100/1200 rpm, que eu só uso em descidas e acho que nem isso.
Ainda assim é uma boa caixa e gostava imenso de a ter no meu.
Comentário
-
Originalmente Colocado por NothingFace Ver PostEu estive para comprar um C4 com caixa EGS e depois de pesquisar muito e recolher opinioes de proprietarios desisti.
Pelo que dizem nos grupos de C4 aqui do UK nas caixas EGS quando o atuador falha nao e possivel reparar, carro para a sucata logo.
Por isso sim e de fugir.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostA CMP(6) para caixa robotizada não é má.
Não se pode é usar ou esperar o comportamento de um conversor de binário moderno ou dupla embraiagem.
O maior problema da CMP6 é quando no 1.6 hdi estica a 1ª mudança até as 3500 rpm sem sequer ser numa subida. Nunca percebi este comportamento
Não me perguntes o que lá diz que infelizmente não sei, mas alguém aqui no fórum já comentou isso e pelos vistos tem " técnica ".
Comentário
-
Originalmente Colocado por edununo Ver PostEu não pus palavras na tua boca. Disseste que era mais lenta ( e é muito lenta) e que não é propícia para condução agressiva. Digo mais, nem agressiva nem suave.
Foi um desenrrascanço da PSA. Colocar um robot numa caixa manual. O resultado é fraco.
Como aumentou a complexidade da caixa manual, tornou-a menos fiável. Há relatos de alguns problemas.
Eu não aconselho a ninguém essa caixa.
Ou metes links ( ou eu que os procure lol ) acerca de dados oficiais das marcas ou oficinas ou nada feito.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostGrupos de C4 ou grupos de casas credenciadas em reparação de transmissões ?
E para alem disso por esta altura o preco da reparacao da caixa sera superior ao valor comercial do carro.
Comentário
-
Originalmente Colocado por NothingFace Ver PostRelatos de donos que mandaram o carro para a sucata porque a unica solucao era comprar uma caixa nova pois niguem se atrevia a mexer na caixa por nao conseguirem garantir o trabalho.
E para alem disso por esta altura o preco da reparacao da caixa sera superior ao valor comercial do carro.
A caixa é uma caixa manual que tem acoplado um robot eletro-hidraulico. Se avariar o robot, em último caso monta-se um novo ou reparado. Há no OLX a 200€ usados.
Mas eu não sou mecânico.
De certo que a mão de obra será onerosa.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostHá aí algo que não bate certo.
A caixa é uma caixa manual que tem acoplado um robot eletro-hidraulico. Se avariar o robot, em último caso monta-se um novo ou reparado. Há no OLX a 200€ usados.
Mas eu não sou mecânico.
De certo que a mão de obra será onerosa.
Dois exemplos de testemunho que encontrei em 2 min.
2. Cost of repairs. The box fitted to the C4 does seem to be better than that to the C2 but the clutch tends to last only 60-80k, replacing it costs north of a grand, as there's a combined internal concentric slave / release bearing, and the work can only be done by someone with Lexia or equivalent as this is needed to bleed and program the actuator. When they do go wrong, no one seems to be able to fix them, or not without spending vast sums of money - the actuator etc is well over a grand. Someone here paid out £2200 to a Cit dealer to get theirs fixed. My mate had one that lunched the gearbox, despite a replacement box and actuator parts, and spending something like 3 grand on it, it still wouldn't go and he sold for spares at a huge loss.
https://frenchcarforum.co.uk/forum/v...ic.php?t=58887looking to replace a zafira we were looking at a couple of c4Gp one being a 1.6 vtr+ with all the toys etc (EGS, digital climate etc..) 12moths warenty 12 months AA and full M.O.T for £3200 but someone beat me to this so was very disappointing i missed out, so with money burning a hole i looked around again and found a 2.0 hdi exclusive again with all the toys and then some (pneumatic suspension tints and blinds) perfect! and also a steal at £1600!!! (DING DING DING) Only downside was the auto hand brake wasn't working as such but i'm sure that could be fixed within budget for sure right? .....
WRONG after buying it and taking it to Citroen they lightened my pockets by £620 for a hand brake cable and reprogram, two front tyres and a tie rod, and a couple of ball joints... (ouch) but i suppose it was a necessary evil. so all was hunky dory for about two weeks when all of a sudden "Gearbox Faulty" along with "Suspension Faulty" flashes up and car goes divvy chucking it into neutral every now and again and reverse disappears completely...also suspension goes into comedy mode and make us look like we're driving a clown car bouncing down the road.
try three different garages and after the laughter they don't want to touch it including an auto box specialist, fourth garage takes it and tells me that the suspension compressor has died and also the gearbox actuator is dead... cost to sort £3000!!!!! so reluctantly I've had to pay it as i didn't really want to get rid as i could of scrapped it bought another and gone through the same process again whereas i know this car has had it done and it'll (hopefully) not need doing again
https://frenchcarforum.co.uk/forum/v...ic.php?t=57809
Comentário
-
Isso é uma pergunta que não tem uma resposta direta. Uma DSG de 7 velocidades de uma A6 CR190 às 2000rpm em 7ª vai a 160km/h. São 80km/h a cada 1000rpm. Portanto para ir a 80 deve ir em 6ª a umas 1200rpm se for estrada plana. Obviamente isto varia de motorização para motorização. É uma questão de pesquisares as relações de caixa do modelo que te interessa e fazer as contas (existem sites para isso)
Comentário
-
Originalmente Colocado por NothingFace Ver PostE um trabalho dificil de fazer e bastante caro, vais colocar pecas que nem sabes se vao funcionar como deve ser ?
Dois exemplos de testemunho que encontrei em 2 min.
A caixa robotizada destes veículos não é nenhuma complicação, o problema é a falta de interesse das oficinas pois a maioria nem sabe que até o software de diagnostico da Bosch tem o processo de ajustamento da caixa que tem que ser feito em estrada. Colocar um robot usado é tão arriscado como outra peça qualquer que se coloque usada além de que tal como disse acima os seus erros podem ser diagnosticados, eu por acaso até achei bastante barato o que encontrei numa primeira pesquisa.
No segundo caso que colocas, se bem me lembro os 2.0 Hdi vinham com uma caixa auto convencional. E o problema do compressor, esse sim é um defeito bem conhecido das grand picasso exclusive no entanto mais uma vez a manutenção tem parte da da culpa, pois creio que a marca a meio da vida passou a pedir manutenção ao sistema pneumático do eixo traseiro, que obviamente cá fora pelos mecânicos que acham que pagar assinaturas de actualização de máquinas de diagnóstico é desperdicio de dinheiro, simplesmente não era deito.
Comentário
-
já mexi numa serie delas, e realmente dão muitos problemas, especialmente a quem anda muito em cidade ou carro carregado. Dão muitos mais se o mecânico não quiser/souber seguir os passos que deve.
Mas dai a mandar o carro para a sucata, vai uma distancia grandita. é preciso ser-se muito rico, porque as reparações bem feitas não sequer chegam perto do valor do carro
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário